Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Vergonhoso

d24f7c7a-a5b6-4651-8786-cc8688248368

apesar de tudo tem melhorado bastante nos últimos anos, anos atrás estávamos bem pior

As horas de tempo livre e dinheiro para gastar em hobbies têm muita influência nessas estatísticas, embora haja um factor cultural.

Tenho frequentemente dias que se resumem a acordar, ir trabalhar, vir do trabalho e ir treinar (ou vice versa) e é hora de ir para a cama. Nem toda a gente está disposta a fazer isso.

Nem mais.
Basta olhar para os países com melhores taxas... São países onde se trabalham 7 ou 8h diárias e nem mais 1min. E onde se ganha acima da média.

Nem mais.
Basta olhar para os países com melhores taxas... São países onde se trabalham 7 ou 8h diárias e nem mais 1min. E onde se ganha acima da média.

Ora bem.

É muito habitual falar que os Portugueses são assim ou assado mas as nossas circun$tancia$ não são semelhantes às dos povos com os quais nos comparamos.

Porque não... se não tens infecções urinárias de repetição ou cálculos de oxalato de cálcio, é indiferente...

Têm de perceber uma coisa: excepto determinadas situações, como uma insuficiência renal terminal, ou indirectamente em situações particulares como infecções urinárias de repetição (onde é importante uma urina ácida) ou cálculos renais (sendo que a urina alcalina favorece o aparecimento de uns e ácida de outros...), é perfeitamente irrelevante se a dieta é ácida ou alcalina, ou neutra...

O pH do nosso corpo é finamente regulado entre 7.35 e 7.45, coma-se o que se comer, faça chuva ou faça sol, num corpo saudável. Possuímos poderosos sistemas tampão no plasma que permitem neutralizar imediatamente variações de pH, e logo a seguir o rim começa a excretar ácidos e a regenerar bicarbonato na acidose, e a excretar bicarbonato na alcalose.

Por isso é que isto da dieta alcalina é uma treta, não serve para nada, não previne nada, é uma irrelevância. Em exagero, pode até ter consequências muito graves, procurem o síndrome "milk-alcali" que era causado pelo tratamento das úlceras com dietas exageradas.

Tenho mesmo de comentar... eu não percebo muito de fisiologia humana mas há patetices onde só cai quem quer mesmo.

Esta do pH é das mais idiotas de sempre. O que mais me custa é ler e ouvir coisas como: recomendamos o sumo de limão que é acido mas no corpo torna-se alcalino, por isso é tão "alcalinizante" como beber água de Monchique, etc, com pH de 9...

Pelo amor da Santa, pelo menos sejam minimamente coerentes... assim fica difícil. Até um miúdo do 9 ano que faça titulações se ri.

há muitos países do leste europeu que fazem mais desporto/exercício que os portugueses e têm PIB menor
é uma questão cultural

Conheço muita gente que nem tempo tem para desporto. E digo-o literalmente. Mas como chegam a casa estourados, às tantas fazem mais exercício que quem vai ao ginásio...

também conheço algumas pessoas
algumas delas chegam a casa estouradas

algumas dessas pessoas que chegam a casa estouradas não chegariam a casa estouradas se fizessem algum exercício físico

*Roménia ;)

Deixa lá que eu faço 5 horas semanais de ginásio, mais correrias e bicicleta com o puto, e 'tou gordo que nem um texugo.

Tudo depende de que tipo de exercícios fazes nessas 5h semanais, além da questão da alimentação e descanso.
Mas preocupa-te é em ser feliz e fazer o puto feliz, o resto se vier vem por acréscimo.
Há quem consiga conjugar e há quem estabeleça prioridades...e as tuas estão certas, manteres-te ativo e cuidar bem do puto.

(...)
O pH do nosso corpo é finamente regulado entre 7.35 e 7.45, coma-se o que se comer, faça chuva ou faça sol, num corpo saudável. Possuímos poderosos sistemas tampão no plasma que permitem neutralizar imediatamente variações de pH, e logo a seguir o rim começa a excretar ácidos e a regenerar bicarbonato na acidose, e a excretar bicarbonato na alcalose.

Por isso é que isto da dieta alcalina é uma treta, não serve para nada, não previne nada, é uma irrelevância. Em exagero, pode até ter consequências muito graves, procurem o síndrome "milk-alcali" que era causado pelo tratamento das úlceras com dietas exageradas.

Oh Avant... longe de mim querer defender o Dr. Pinto Coelho. Mas o teu argumento também não ajuda nada a clarificar esta dúvida.

O "PH do Corpo" não existe a menos que o trituremos numa liquidificadora e meçamos o PH dessa pasta.... O Corpo tem vários níveis d PH, o estômago é obviamento ácido e assim deve permanecer... Já o sangue é ligeiramente alcalino entre os tais 7,35 e 7,45 tal como dizes.

Eu que não percebo nada disto (mesmo!!) acredito que essa dieta tem algum fundamento credível. O teste ao PH é feito (creio) que à Urina e não ao sangue (ou ao corpo????). Os alimentos não alteram o PH do corpo (o que quer que isso seja) ou do sangue mas deverão alterar o PH de algo que se reflecte na urina ou noutros componentes (??).

Não sei, o que sei é que a comunidade médica actual está e continua a estar totalmente desactualizada no que respeita à nutrição e a uma abordagem pró-activa no que se refere à saúde. A grande maioria dos médicos interessa-se em receitar e tratar sintomas do que a ter uma abordagem mais funcional.

É um tema que eu tenho curiosidade (apenas... ). Sigo o Sérgio Veloso e vou a consultas com ele, não para emagrecer ou engordar mas mais por uma questão de curiosidade e de perceber até que ponto a nossa alimentação poderá ser mais funcional e saudável. Este Dr. Pinto Coelho tem uma abordagem à alimentação talvez demasiado abrupta e faz alguns comentários que lhe poderão tirar credibilidade, creio que se mete mesmo a jeito para isso, mas de uma forma geral creio que é importante haver este tipo de alertas e debates nem que seja para nos por a questionar o que normalmente achamos como verdades absolutas.

Em relação a pequenos almoços com ovos e abacates, a minha cara metade faz precisamente isso há anos, mas aposta em ovos biológicos... As análises nunca tiveram tão boas com níveis de HDL e LDL invejáveis. Até eu, que não percebo nada do assunto, sei que é das maiores aldrabices dizer hoje em dia que para baixar colesterol temos que deixar de comer gorduras... ou que o colesterol é dos piores perigos para a saúde. É absurdo!

Por outro lado o que não falta é literatura a falar dos malefícios da Caseína, da aparente relação entre o Gluten e doenças Degenerativas como Alzheimer, ELA e outras etc etc

No entanto não penses que defendo isto radicalmente. Também tenho dúvidas e muitas! Como o meu "queijo", bebo as minhas cervejas (agora muito de vez em quando), e por vezes lá emborco um pouco de pão com Gluten. Mas tento ter algum bom senso.

No final e citando o Rocky Balboa [:D] no ultimo filme, "o tempo acabará por nos vencer a todos"... até lá há que aproveitar.

Última edição:
Há muita literatura a defender isso no semprequestione e na conspiracaoglobal, na Science, na Nature ou no New England arranja lá um artigo da caseína ou da dieta alcalina ou do glúten em doentes não celiacos...

O curso de medicina (pelo menos o meu da 4a classe do antigamente) tinha 2 anos de fisiologia humana e um de fisiopatologia, e um cadeirão de química fisiológica, onde eram dissecados até à exaustão toda a absorção e metabolismo de todos os nutrientes, hormonas, etc, etc.

Desculpem lá qualquer coisinha quando vejo que a caseína faz o intestino poroso.

Bom Post !

Por acaso não faço a mais pequena ideia mas o curso de medicina inclui alguma cadeira de nutrição ?

Não faço ideia. Creio que actualmente já se fala no assunto [:D]

Por acaso tive a sorte do meu médico de família ser um puto novo bastante actualizado e interessado nestas questões. Conhece o trabalho do Sérgio Veloso e até defende uma abordagem mais funcional e não tanto à base de tratar sintomas. De qualquer forma vai ter uma tarefa difícil. Faz parte da nossa cultura ir ao médico buscar um medicamento sempre que nos dói algo. Não queremos saber porque dói apenas queremos é que deixe de doer mesmo que a causa continue lá.

Há muita literatura a defender isso no semprequestione e na conspiracaoglobal, na Science, na Nature ou no New England arranja lá um artigo da caseína ou da dieta alcalina ou do glúten em doentes não celiacos...

O curso de medicina (pelo menos o meu da 4a classe do antigamente) tinha 2 anos de fisiologia humana e um de fisiopatologia, e um cadeirão de química fisiológica, onde eram dissecados até à exaustão toda a absorção e metabolismo de todos os nutrientes, hormonas, etc, etc.

Desculpem lá qualquer coisinha quando vejo que a caseína faz o intestino poroso.

Nao sei em que sites andas tu.... mas não, não tem nada a ver com isso que colocas.

Em relação ao Glutem tem havido investigação sobre o assunto, claro que isto de "estudos" tem muito que se diga, hoje diz-se uma coisa e amanhã outra, o trabalho do David Perlmutter (link) é dos mais conhecidos e claro, se quiseres descredibiliza-lo é facílimo de qualquer forma:

https://www.publico.pt/2015/02/22/sociedade/noticia/vamos-declarar-guerra-ao-gluten-1686750

Última edição:
Se eu sou alérgico à penicilina também não a devo tomar. Se tenho intolerância ao glúten, também não o devo comer.
Agora certamente 99% da população não tem qualquer intolerância ao glúten, é uma proteína como outra qualquer.
As grandes melhorias de muita malta que embarcou nessas tretas new age da alimentação sem glúten em 99% tem um nome - efeito placebo.

Voltar
Superior