Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Primeiras impressões?

É mais fácil perguntares o que te faz ter dúvidas. É técnico, é dificil apanhar certas chaves e é muita repetição, muitos braços e pernas doridos da pancada e tem um aquecimento que puxa muito ao nivel fisico e cardiovascular.

É um excelente treino que tem como sua componente, aprenderes defesa pessoal.

além disso uma dieta hiperproteica aumenta o risco de cancro, argumento de autoridade, isto foi-me dito por um catedrático de endocrinologia

Acho que o maior factor que aumenta o risco de cancro é está a ser desvalorizado, pelos catedráticos e opinion makers da saúde, pois ao afirmar que a dieta x, o alimento x, o ingrediente y, o quimico x aumenta o risco de cancro (descontando os mais óbvios claro), criam mais ansiedade e stress nas pessoas que levam em conta essas informações e tentam seguir à letra o que ouvem e lêem. A meu ver um dos maiores factores é o stress, ansiedade e preocupações em excesso que nos fazem constantemente uma quebra na imunidade.

Sejamos felizes e despreocupados QB que iremos baixar concerteza o risco de desenvolvimento, pois estas más celulas estão sempre no nosso corpo, o nosso sistema imunitário é que lhe vais tratando da saúde.

além disso uma dieta hiperproteica aumenta o risco de cancro, argumento de autoridade, isto foi-me dito por um catedrático de endocrinologia
ebmpyramid.jpg

Expor a doença do filho para promoção pessoal. Um senhor.

O último que me lembro de o ver a fazer algo semelhante foi o Duarte Lima, que até a doença conseguiu usar para benefícios próprios.

Tudo gente boa.

Voçês já tinham uma opinião sobre o senhor, um pré-conceito, eu não ! Foi a primeira vez que o ouvi, sinceramente não me pareceu mal.

Boa parte do que ele refere em relação a estilo de vida, alimentação, etc. foram coisas que já li há uns bons anos no "Primal Blue Print" do Mark Sisson e que genericamente me parecem fazer sentido.

Não achei que ele enveredasse particularente pela auto-promoção, a entrevista decorreu nos moldes normais do programa, voçês podem ter razão, mas do que se viu ali nada me pareceu excessivo, de resto nem sei bem em que consiste o seu trabalho, para além de escrever livros :confused:

Voçês já tinham uma opinião sobre o senhor, um pré-conceito, eu não ! Foi a primeira vez que o ouvi, sinceramente não me pareceu mal.

Boa parte do que ele refere em relação a estilo de vida, alimentação, etc. foram coisas que já li há uns bons anos no "Primal Blue Print" do Mark Sisson e que genericamente me parecem fazer sentido.

Não achei que ele enveredasse particularente pela auto-promoção, a entrevista decorreu nos moldes normais do programa, voçês podem ter razão, mas do que se viu ali nada me pareceu excessivo, de resto nem sei bem em que consiste o seu trabalho, para além de escrever livros :confused:

Levar 130€ de consulta a lorpas que vão lá ouvir patranhas que podiam ler de graça no conspiracaoglobal, semprequestione ou paleodescomplicado do Facebook.

Como todo o bom charlatão tem carisma, bom aspecto, cativante e bem falante. Faz parte do ofício.

Já assim era no Sporting, com os pais dos tóxicos e agora com estas tretas todas new age e da "medicina anti-envelhecimento".

Pois ..... não sei que diga.

Por outro lado temos boa parte dos médicos mais "convencionais" que se limitam ao mainstream já um bocado datado, eu há uns 5 anos tinha uns 205 de colestrol total e o meu ilustre médico de família receitou-me uns "comprimidinhos", para tomar tipo dia sim dia não ..... eu disse-lhe que não valia a pena, que fazia uma dieta.

Mas estes médicos de Centro de Saúde obviamente ganharão com estas prescrições, enfim não sei bem o que diga [:D]

Pois ..... não sei que diga.

Por outro lado temos boa parte dos médicos mais "convencionais" que se limitam ao mainstream já um bocado datado, eu há uns 5 anos tinha uns 205 de colestrol total e o meu ilustre médico de família receitou-me uns "comprimidinhos", para tomar tipo dia sim dia não ..... eu disse-lhe que não valia a pena, que fazia uma dieta.

Mas estes médicos de Centro de Saúde obviamente ganharão com estas prescrições, enfim não sei bem o que diga [:D]

Bons médicos e maus médicos, há em todo o lado.

O problema do MPC é que faz o papel de bruxo da aldeia, para apelar ao cada vez maior público "tinfoil hat" onde todos descobriram uma mega conspiração que mais ninguém sabe.

Depois a relação do gajo com os media é interessantíssima, e permite-se a escrever pérolas destas:

https://www.publico.pt/2015/07/26/sociedade/noticia/o-mito-do-colesterol-1703151
https://www.publico.pt/2015/04/01/sociedade/noticia/alzheimer-o-fim-do-pesadelo-1690919
https://www.publico.pt/2014/09/04/ciencia/noticia/virus-ebola-o-embuste-1668502

Que são asneiras atrás de asneiras, mentiras atrás de mentiras, intercalado aqui e ali com um bocadinho de verdade preferencialmente fora de contexto.

Como médico, não pode fazer isto. Que as pessoas vão ao Pedro Choi, fazer hidroterapia do cólon ao Humberto Barbosa, Reikis, homeopatias e naturopatias, eh pah, que sejam muito felizes e aliviem a carteira que a economia precisa de se por a mexer. Mas esses não são médicos. Não pertencem a uma ordem profissional, não têm um código deontológico, nem um conselho disciplinar para avaliar.

O grande problema aqui é esse. É este fulano se arvorar da sua autoridade profissional como médico e "doutorado" - mais um esquema, que é doutorado em "ciências da educação", não podendo fazer uso desse título académico enquanto exerce como médico, já que não é doutorado em medicina - e eventualmente privar as pessoas de medicação que mais do que comprovadamente reduz a mortalidade e os eventos cardiovasculares, mandar comer sal para tratar a hipertensão, ovos e abacates para tratar o colesterol, e outras charlatanices que tal.

A maneira que o queres descredibilizar também é tudo menos correcta. Generalizas demasiado e não esclareces absolutamente nada em relação aquilo que ele defende.

Basicamente ele fala de algo em concreto e tu disparas com um ataques de indole genérico e pessoal e nunca argumentando o conteúdo do que ele refere.... a chamada: "Argumentum ad hominem".

Isso também não está correcto.

Por exemplo, neste artigo que tu colocas:
https://www.publico.pt/2015/07/26/sociedade/noticia/o-mito-do-colesterol-1703151

O que nos podes tu esclarecer?

Digo isso porque de facto eu percebo pouco disto e como eu muitos outros não percebem. Este tal Manuel Pinto Coelho escreveu esse artigo que pode ajudar a esclarecer... tu vens dizer que não, que é tudo asneiras atrás de asneiras... mas ao menos podes colocar algo que sirva de esclarecimento???

A maneira que o queres descredibilizar também é tudo menos correcta. Generalizas demasiado e não esclareces absolutamente nada em relação aquilo que ele defende.

Basicamente ele fala de algo em concreto e tu disparas com um ataques de indole genérico e pessoal e nunca argumentando o conteúdo do que ele refere.... a chamada: "Argumentum ad hominem".

Isso também não está correcto.

Por exemplo, neste artigo que tu colocas:

O que nos podes tu esclarecer?

Digo isso porque de facto eu percebo pouco disto e como eu muitos outros não percebem. Este tal Manuel Pinto Coelho escreveu esse artigo que pode ajudar a esclarecer... tu vens dizer que não, que é tudo asneiras atrás de asneiras... mas ao menos podes colocar algo que sirva de esclarecimento???
Deixo-te a resposta da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que eu ainda posso andar aqui numa cruzada contra o homem, porque tenho inveja da privada dele...

https://www.publico.pt/2015/08/09/s...ue-ja-se-sabe-e-o-que-ainda-e-incerto-1704476

Alta definição, programa muito bem montado para fazer de quase toda a gente que lá vai uns coitadinhos e/ou muito boas pessoas.

Dito isto já vi uma ou outra entrevista que gostei, sem bullshit, agora o grosso é precisamente bullshit.

Ah e aquele Daniel Oliveira faz sempre as mesmas perguntas a toda a gente e quando não está a conseguir o quer faz a mesma pergunta de formas diferentes até arrancar algo que quer para emocionar ou causar polémica.

Mas não se pode pedir muito...

Deixo-te a resposta da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, que eu ainda posso andar aqui numa cruzada contra o homem, porque tenho inveja da privada dele...

https://www.publico.pt/2015/08/09/s...ue-ja-se-sabe-e-o-que-ainda-e-incerto-1704476

Obrigado.

É interessante verificar que em ambos os artigos debate-se da importância (ou não) dos LDL mas não na importância de reduzir os triglicéridos nem da relação deste com o HDLc no risco de doenças coronárias. (link)

Digo isso porque lembrei-me dum video do Dr. Berg (link) onde explica a relação entre Triglicéridos e HDL e a probabilidade de ter doenças cardíacas. (link)

É interessante verificar que o LDL não entra nessa fórmula. :confused:

A minha mulher por exemplo tem 220 de Colesterol Total, sim, come ovos e abacates ao pequeno almoço há anos. Mas possui um Rácio Triglicéridos/HDLc de ~0,6. Já eu tenho um rácio de ~0,9.

Curiosamente o Dr. Berg também afirma que se receita demasiadas Estatinas a pessoas que não deveriam necessitar. E curiosamente em nenhum dos artigos do Público se fala da relação dos açucares com o colesterol....:confused:

Última edição:
Obrigado.

É interessante verificar que em ambos os artigos debate-se da importância (ou não) dos LDL mas não na importância de reduzir os triglicéridos nem da relação deste com o HDLc no risco de doenças coronárias. (link)

Digo isso porque lembrei-me dum video do Dr. Berg (link) onde explica a relação entre Triglicéridos e HDL e a probabilidade de ter doenças cardíacas. (link)

É interessante verificar que o LDL não entra nessa fórmula. :confused:

A minha mulher por exemplo tem 220 de Colesterol Total, sim, come ovos e abacates ao pequeno almoço há anos. Mas possui um Rácio Triglicéridos/HDLc de ~0,6. Já eu tenho um rácio de ~0,9.

Curiosamente o Dr. Berg também afirma que se receita demasiadas Estatinas a pessoas que não deveriam necessitar. E curiosamente em nenhum dos artigos do Público se fala da relação dos açucares com o colesterol....:confused:

O cálculo do risco cardiovascular mais aceite é feito pela tabela SCORE, que tem em conta o sexo, a idade, tabaco, a pressão arterial e o colesterol total.
http://www.escardio.org/static_file/Escardio/Subspecialty/EACPR/Documents/score-charts.pdf

Nunca se demonstrou uma grande associação entre valores de triglicerídeos elevados e doença cardiovascular, ao contrário do colesterol total e LDL. Os triglicerídeos elevados e a HDL baixa, normalmente são é marcadores de outras coisas - abuso de álcool, hidratos de carbono em excesso, diabetes mal controlada, síndrome metabólico. Por isso também não deixa de estar relacionado, é um facto.

Em termos individuais é sempre mais relevante a relação LDL/HDL, ou condições que predisponham a LDL de baixa densidade, como a diabetes.

Nestas coisas de guidelines em saúde, fiarmo-nos no Dr. X ou Y da internet é meio caminho andado para a asneira. As melhores orientações são sempre de sociedades científicas europeias ou mundiais, que pegam na evidência disponível, fazem uma análises crítica, e chegam a uma conclusão da melhor conduta perante os dados disponíveis no momento. É trabalho de dezenas ou centenas de pessoas, escrutinável, não de alguns gurus que mais não fazem do que surfar umas modas, quase sempre para benefício pessoal, é esse o seu modelo de negócio.

Concordo inteiramente que se receitam demasiadas estatinas a pessoas que não necessitam. E o contrário também é verdade.
Agora a má prática de alguns não justifica a má prática de outros, nomeadamente com fundamentalismos que as estatinas não fazem nada, que o colesterol não aquece nem arrefece, e que têm efeitos secundários terríveis. É mentira. Têm efeitos secundários como qualquer outro fármaco (até a água se bebida em excesso mata...), mas globalmente são extremamente bem tolerados, e são dos fármacos que mais contribuíram para baixar a mortalidade cardiovascular nas últimas décadas. Estudos que globalmente devem ter englobado centenas de milhares de pessoas assim o demonstram.

Não podem é agora vir estes chicos-espertos desmentir evidências científicas de décadas, com evidentes benefícios p€ssoais, a enganar um certo público até chique e urbano onde estas modas new age da internet e adeptos das conspirações globais, e pior ainda (com a anterior não tenho grandes problemas), a sonegar às pessoas cuidados médicos conformes com o estado da arte. Com isso é que eu não posso.

Voltar
Superior