Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Estás em forma?

Se eu sou alérgico à penicilina também não a devo tomar. Se tenho intolerância ao glúten, também não o devo comer.
Agora certamente 99% da população não tem qualquer intolerância ao glúten, é uma proteína como outra qualquer.
As grandes melhorias de muita malta que embarcou nessas tretas new age da alimentação sem glúten em 99% tem um nome - efeito placebo.

A maioria da malta são mulheres. E as "nutricionistas" recomendam.

Agora há pão e pão, com fermento rápido que no dia seguinte é uma pedra, e com massa mãe como antigamente, que dura uma semana.

Última edição:
Há muita literatura a defender isso no semprequestione e na conspiracaoglobal, na Science, na Nature ou no New England arranja lá um artigo da caseína ou da dieta alcalina ou do glúten em doentes não celiacos...

O curso de medicina (pelo menos o meu da 4a classe do antigamente) tinha 2 anos de fisiologia humana e um de fisiopatologia, e um cadeirão de química fisiológica, onde eram dissecados até à exaustão toda a absorção e metabolismo de todos os nutrientes, hormonas, etc, etc.

Desculpem lá qualquer coisinha quando vejo que a caseína faz o intestino poroso.

Não sabendo nada do assunto, mas penso que todos os dias há novos desenvolvimentos na medicina e descobertas.
Pelo que não me choca que uma coisa que se pensava que fazia bem afinal não faça, ou ao contrário.

Também andámos anos com médicos a dizer que ovos faziam colesterol elevado. Hoje em dia dizem exactamente o contrário.
Aliás Hoje em dia usa-se muito mais a relação entre o LDL e o HDL, do que observar apenas o LDL como um bicho.

Se eu sou alérgico à penicilina também não a devo tomar. Se tenho intolerância ao glúten, também não o devo comer.
Agora certamente 99% da população não tem qualquer intolerância ao glúten, é uma proteína como outra qualquer.
As grandes melhorias de muita malta que embarcou nessas tretas new age da alimentação sem glúten em 99% tem um nome - efeito placebo.

Retirar farinhas refinadas da alimentacao nao fará bem?

Isto de se dizer que "eu como isto e tenho boas análises" ou "fulano só come ovos e tem níveis de colesterol optimos, logo..." é algo perigoso.

Generalizar com base em evidencias anedotais é cientificamente muito incorrecto.

Posso dar-vos um exemplo anedotal:

Eu e a minha mulher temos a sorte (ou azar!) de conseguir partilhar 95% das refeições. Sendo que ela é menos cuidada que eu nos restantes 5%.

Ela tem desde nascença uma TA baixissima (9-5) e níveis de colesterol miseráveis. Eu tenho um caso de hipercolesterémia familiar, algo muito curioso que leva a que primos vegetarianos tenham colesterol elevado assim como criancinhas com 12 anos e alimentação regrada o tenham também. Portanto deve ser um gene dominante... [:D]

Agora digam lá, devo generalizar a partir destes casos? Devo dizer que isso da alimentação é uma treta porque como o mesmo que a minha mulher e tenho 3x o colesterol dela (quase)? E que tenho primos vegetarianos com dislipidémias, logo...

Eu nem costumo partilhar esta info com ninguém porque as pessoas adoram generalizar... "ah fulano tem colesterol e só bebe água... vou beber vinho".

Fiem-se nos charlatães do mundo alcalino... e da curcuma...

3 semanas para subir ao palco

17022508_10212307816390062_1154170011714652397_n.jpg

Não sabendo nada do assunto, mas penso que todos os dias há novos desenvolvimentos na medicina e descobertas.
Pelo que não me choca que uma coisa que se pensava que fazia bem afinal não faça, ou ao contrário.

Nem vi este post... mas tenho de comentar.

Tens toda a razão. A ciência é dinâmica, acontece em todos os ramos. Também não me choca nada a mudança de 180º em certos paradigmas.

Só que um (bom) médico deve ter o conhecimento suficiente para distinguir o que aparece. Ou seja, deve ter ferramentas mentais para topar a charlatanice à distância e diga-se que no mundo da saúde sempre a houve, deve ser tão antigo como o homem. Eu não tenho essas ferramentas, a não ser em casos gritantes como o sumo de limão + água de monchique e afins.

Um exemplo, eu nem trabalho no meu ramo de formação. Portanto admito que no meu ramo devo estar bastante desactualizado. Mas tenho os conhecimentos das ciências base para entender tudo o que aparece e para rebater alguma "nova maravilha".

Infelizmente tenho cada mais reticencias naquilo que leio por essa net fora.

Eu tenho um caso de hipercolesterémia familiar, algo muito curioso que leva a que primos vegetarianos tenham colesterol elevado assim como criancinhas com 12 anos e alimentação regrada o tenham também. Portanto deve ser um gene dominante..

A minha mulher também é assim, tipicamente tem um colestrol de 280/300 mas com HDL de uns 110/120

A minha mulher também é assim, tipicamente tem um colestrol de 280/300 mas com HDL de uns 110/120

Há imensos casos assim.

Mas a verdade é que há médicos que olham para isso e ficam descansados, ainda para mais se o paciente é activo, não é gordo e faz desporto regular.

Enquanto outros médicos olham para isso e para a mesma pessoa, e metem-na imediatamente a tomar medicamentos para o resto da vida.

Quais os certos? :confused:

Também andámos anos com médicos a dizer que ovos faziam colesterol elevado. Hoje em dia dizem exactamente o contrário.
Aliás Hoje em dia usa-se muito mais a relação entre o LDL e o HDL, do que observar apenas o LDL como um bicho.
De acordo, mas as grandes descobertas normalmente são publicadas em revistas científicas muito conceituadas, peer reviewed pelas maiores autoridades sobre o assunto.

Não são coisas escritas em livros de edição de autor por "médicos celebridade", usando a falácia da autoridade, e que depois vai-se a ver e não têm um único artigo científico publicado, ou então têm uns artigos de opinião no "world global mega journal of science", dessas revistas predatórias,que desde que paguem publicam o que se quiser.

É muito diferente.

Há imensos casos assim.

Mas a verdade é que há médicos que olham para isso e ficam descansados, ainda para mais se o paciente é activo, não é gordo e faz desporto regular.

Enquanto outros médicos olham para isso e para a mesma pessoa, e metem-na imediatamente a tomar medicamentos para o resto da vida.

É um caso um bocado especial, porque apesar de fazer desporto, 5 a 6 vezes por semana (aulas de 45 min) tem um HDL de atleta de alta competição, no caso dela desde sempre que lhe disseram para ter cuidado mas não ligar muito.

A alimentação é moderadamente cuidada, se fizer uma dieta muito cuidada consegue chegar aos 250 de colestrol total.

Há imensos casos assim.

Os certos são os que medicam a pessoa e não o colesterol... [;)]

Oh Avant... longe de mim querer defender o Dr. Pinto Coelho. Mas o teu argumento também não ajuda nada a clarificar esta dúvida.

...

Sigo o Sérgio Veloso e vou a consultas com ele, não para emagrecer ou engordar mas mais por uma questão de curiosidade e de perceber até que ponto a nossa alimentação poderá ser mais funcional e saudável. Este Dr. Pinto Coelho tem uma abordagem à alimentação talvez demasiado abrupta e faz alguns comentários que lhe poderão tirar credibilidade, creio que se mete mesmo a jeito para isso, mas de uma forma geral creio que é importante haver este tipo de alertas e debates nem que seja para nos por a questionar o que normalmente achamos como verdades absolutas.

Comparar o Sérgio Veloso com o Pinto Coelho é o mesmo que um Fiat a um Ferrari. [:D]

Voltar
Superior