Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Se eu sou alérgico à penicilina também não a devo tomar. Se tenho intolerância ao glúten, também não o devo comer.
Agora certamente 99% da população não tem qualquer intolerância ao glúten, é uma proteína como outra qualquer.
As grandes melhorias de muita malta que embarcou nessas tretas new age da alimentação sem glúten em 99% tem um nome - efeito placebo.
Há muita literatura a defender isso no semprequestione e na conspiracaoglobal, na Science, na Nature ou no New England arranja lá um artigo da caseína ou da dieta alcalina ou do glúten em doentes não celiacos...
O curso de medicina (pelo menos o meu da 4a classe do antigamente) tinha 2 anos de fisiologia humana e um de fisiopatologia, e um cadeirão de química fisiológica, onde eram dissecados até à exaustão toda a absorção e metabolismo de todos os nutrientes, hormonas, etc, etc.
Desculpem lá qualquer coisinha quando vejo que a caseína faz o intestino poroso.
Se eu sou alérgico à penicilina também não a devo tomar. Se tenho intolerância ao glúten, também não o devo comer.
Agora certamente 99% da população não tem qualquer intolerância ao glúten, é uma proteína como outra qualquer.
As grandes melhorias de muita malta que embarcou nessas tretas new age da alimentação sem glúten em 99% tem um nome - efeito placebo.
*Roménia
Deixa lá que eu faço 5 horas semanais de ginásio, mais correrias e bicicleta com o puto, e 'tou gordo que nem um texugo.
Não sabendo nada do assunto, mas penso que todos os dias há novos desenvolvimentos na medicina e descobertas.
Pelo que não me choca que uma coisa que se pensava que fazia bem afinal não faça, ou ao contrário.
Eu tenho um caso de hipercolesterémia familiar, algo muito curioso que leva a que primos vegetarianos tenham colesterol elevado assim como criancinhas com 12 anos e alimentação regrada o tenham também. Portanto deve ser um gene dominante..
A minha mulher também é assim, tipicamente tem um colestrol de 280/300 mas com HDL de uns 110/120
De acordo, mas as grandes descobertas normalmente são publicadas em revistas científicas muito conceituadas, peer reviewed pelas maiores autoridades sobre o assunto.Não sabendo nada do assunto, mas penso que todos os dias há novos desenvolvimentos na medicina e descobertas.
Pelo que não me choca que uma coisa que se pensava que fazia bem afinal não faça, ou ao contrário.
Também andámos anos com médicos a dizer que ovos faziam colesterol elevado. Hoje em dia dizem exactamente o contrário.
Aliás Hoje em dia usa-se muito mais a relação entre o LDL e o HDL, do que observar apenas o LDL como um bicho.
Repara que eu até acho que a dieta paleo tem algum sentido fisiológico.Retirar farinhas refinadas da alimentacao nao fará bem?
Há imensos casos assim.
Mas a verdade é que há médicos que olham para isso e ficam descansados, ainda para mais se o paciente é activo, não é gordo e faz desporto regular.
Enquanto outros médicos olham para isso e para a mesma pessoa, e metem-na imediatamente a tomar medicamentos para o resto da vida.
Quais os certos?![]()
sinceramente nao sei mas a "olho" rondara os 10%
Há imensos casos assim.
Mas a verdade é que há médicos que olham para isso e ficam descansados, ainda para mais se o paciente é activo, não é gordo e faz desporto regular.
Enquanto outros médicos olham para isso e para a mesma pessoa, e metem-na imediatamente a tomar medicamentos para o resto da vida.
Quais os certos?![]()
Oh Avant... longe de mim querer defender o Dr. Pinto Coelho. Mas o teu argumento também não ajuda nada a clarificar esta dúvida.
...
Sigo o Sérgio Veloso e vou a consultas com ele, não para emagrecer ou engordar mas mais por uma questão de curiosidade e de perceber até que ponto a nossa alimentação poderá ser mais funcional e saudável. Este Dr. Pinto Coelho tem uma abordagem à alimentação talvez demasiado abrupta e faz alguns comentários que lhe poderão tirar credibilidade, creio que se mete mesmo a jeito para isso, mas de uma forma geral creio que é importante haver este tipo de alertas e debates nem que seja para nos por a questionar o que normalmente achamos como verdades absolutas.