Erro na encomenda

Boas!

Deixo as minhas últimas duas experiências de viaturas novas que comprei (encomenda de fábrica) e que não correram como planeado.

Peugeot 5008, chegou um mês depois da data prevista, com jantes diferentes das encomendadas. Em função disso tinha que usar sempre pneus de 205 em vez de 225 como era suposto se tivessem vindo as jantes encomendadas, o que não me entrou na cabeça de forma nenhuma pois para um carro daquele tamanho uns pneus tão finos davam-me a sensação de insegurança, até porque gosto de fazer umas curvas/rotundas assim mais "à pressa" de vez em quando. Uma questão de hábito.

Depois de muito debate e algumas questões pelo meio, ofereceram-se para tratar do averbamento da nova medida de pneu no DUA e depois trocariam as jantes+pneus quando estivesse averbado. Quando estava para se completar o processo, o que até deu jeito pois ia andar um ano com pneus "grátis", vendi o carro e a Peugeot como não tinha chegado a fazer o averbamento (desleixaram-se) ofereceram manutenção grátis por 4 anos, no valor de 800 euros.

Fui chato e deu luta, mas até nem correu mal.

E sim, não é de forma alguma comparável com este problema do OP, caixa diferente é bem mais complicado e não se pode resolver sem vir outro de fábrica.

Mais recentemente, a 17 de Fevereiro deste ano, encomendei um C5 Aircross. Data prevista de chegada, última semana de Abril. A 20 de Abril telefonaram-me a dizer que houve uma actualização e a nova data prevista de chegada é a primeira semana de Junho.

Portanto, não estamos muito longe. Se estes te falam em Julho e os da Citroen me falam em Junho, é a diferença de um mês. Mas no meu caso nem foi porque tivesse vindo com erro, foi mesmo por atrasos nas fábricas por motivos que me transcendem. E agora vamos ver se chega mesmo na primeira semana de Junho, porque isto às vezes quando começa a correr mal, depois acaba por ser ainda pior. Espero que pelo menos venha tudo correcto com o meu, pois é uma configuração extremamente específica.

Boa sorte com isso. Já te deram bons conselhos, acho que o carro de substituição é o mínimo que podem fazer. Ou que te aluguem um "igual" ao preço da prestação que ias pagar (caso fosse a crédito). Assim também ficas praticamente na mesma.

-

Incumprimento do stand: o stand tem de ressarcir os danos.

Quase todos tocaram num ponto importante para resolução, mas não o analisaram com a devida profundidade. Falam em ser cedido pelo stand um carro até à chegada da encomenda conforme.

Mas não especificaram um ponto muito importante: para ser bem feito, é para cederem um carro idêntico, isto é, um Focus Auto. Isto é que é a forma de mitigar o dano causado à contraparte no âmbito do processo negocial.

Portanto, coloca-se outra questão: se a Ford não tiver em stock um Focus Auto, como é?

A meu ver, devem alugar um com estas características, a expensas do stand. Se é para darem um Focus manual, para isso o user aceita o que veio, não faz grande sentido.

Quase todos tocaram num ponto importante para resolução, mas não o analisaram com a devida profundidade. Falam em ser cedido pelo stand um carro até à chegada da encomenda conforme.

Mas não especificaram um ponto muito importante: para ser bem feito, é para cederem um carro idêntico, isto é, um Focus Auto. Isto é que é a forma de mitigar o dano causado à contraparte no âmbito do processo negocial.

Portanto, coloca-se outra questão: se a Ford não tiver em stock um Focus Auto, como é?

A meu ver, devem alugar um com estas características, a expensas do stand. Se é para darem um Focus manual, para isso o user aceita o que veio, não faz grande sentido.

Eu acho que tu estas aí é com profundidade mais.

Alias, o ideal era ser da mesma cor e tudo não vá ofender a vista face ao previamente encomendado e ele não sentir empatia com a viatura de substituição....! Ou com as mesmas jantes porque se fossem maiores, e como ele passa todos os dias numa estrada com buracos, a condução não era mesma do que do carro que ele comprou.

É um carro de substituição :sh)

Salvo existir algum motivo particular (deficiência por exemplo) e que impossibilite a condução de um carro manual acho que é de bom tom aceitar. É um erro...não é nenhuma vigarice.

Pensa lá um bocadinho: quanto é que custa alugar um carro igual, automático, durante três meses ? Nesse cenário, sai mais barato ao stand devolver o sinal em dobro do que vender o carro que ele encomendou com o que custa o aluguer versus a margem que o carro liberta. Alem disso, e se fosse esse o cenário, ele ficava a pé durante três meses ao ir encomendar outro carro igual noutro local. Achas que essa solução interessa a alguma das partes ??

"Salvo existir algum motivo particular (deficiência por exemplo) e que impossibilite a condução de um carro manual acho que é de bom tom aceitar. É um erro...não é nenhuma vigarice."

no outro dia pensei nisto. se houvesse um problema físico tudo bem, se não houvesse, andava com o carro que lhe emprestassem, nem que fosse um fiesta. ou então, lembrei-me agora, andava com esse carro da encomenda a fazer a rodagem e depois trocava para o novo com caixa automática.

Uma historia real de um amigo meu que encomendou um carro novo num stand.

"Quero o carro assim, assim e assim, com o extra X YZ, Cor Azul"
"Ok Sr.XXXX está aqui a nota de encomenda, assine aqui aqui e aqui"

8 meses depois chegou um carro amarelo, sim amarelo. Pelo que se consta o comercial quando fez o pedido colocou o código da cor errada e o meu amigo assinou atras sem ler...
Conclusão, não teve muito por onde se agarrar. O stand bateu sempre o pé que o carro estava de acordo com a nota de encomenda assinada. Para ajudar o comercial que a preencheu já la não trabalhava. E pronto foi isto.

Eu acho que tu estas aí é com profundidade mais.

Alias, o ideal era ser da mesma cor e tudo não vá ofender a vista face ao previamente encomendado e ele não sentir empatia com a viatura de substituição....! Ou com as mesmas jantes porque se fossem maiores, e como ele passa todos os dias numa estrada com buracos, a condução não era mesma do que do carro que ele comprou.

É um carro de substituição :sh)

Salvo existir algum motivo particular (deficiência por exemplo) e que impossibilite a condução de um carro manual acho que é de bom tom aceitar. É um erro...não é nenhuma vigarice.

Pensa lá um bocadinho: quanto é que custa alugar um carro igual, automático, durante três meses ? Nesse cenário, sai mais barato ao stand devolver o sinal em dobro do que vender o carro que ele encomendou com o que custa o aluguer versus a margem que o carro liberta. Alem disso, e se fosse esse o cenário, ele ficava a pé durante três meses ao ir encomendar outro carro igual noutro local. Achas que essa solução interessa a alguma das partes ??

Mas tu não consegues ser imparcial, porque obviamente trabalhas nisso.

Erros acontecem, mas eu, talvez devido à minha formação, tenho sempre associado ao erro uma compensação/retorno à parte lesada.

A solucao que propões é sem dúvida a mais simples e operacionalizável. Mas quem tem aqui que decidir é quem sofreu o dano.

Se efetivamente a pessoa for portadora de uma deficiência, o que o stand diz ou oferece pouco importa.

Pensa ao contrário: compras o carro X, com a configuração Y e com o pressuposto de o mesmo te ser entregue na data Z. Há um incumprimento e dão-te um carro que não é aquele que tu pediste. Em que é que a parte lesada é beneficiada pelo erro que não lhe é imputável? Ganhar um carro com matrícula 3 meses mais nova? Epa, ok.

É que isto é tudo muito bonito , mas eu se deixar o carro na revisão por um prazo superior ao da manutenção, levo com taxas de parqueamento. Mas quem é que é a parte contratualmente mais débil? É o stand ou o grupo, ou é o particular que lá vai gastar o €? Então eu como particular tenho um prejuízo patrimonial se me atrasar a ir buscar o carro, e o stand já não tem?

Eu acho que a solução de emprestarem o carro deve ser associada a um desconto pelo erro.

E SIM, o stand pode perder dinheiro na venda de um carro por um erro seu. Só não erra quem não faz, e portanto as perdas financeiras decorrentes de erros operacionais estão mais que provisionadas.

Agora só falta virem dizer que o comprador é que é esquisito porque encomendou um Auto e lhe deram um manual para a mão. Não entendo muito bem esta compaixão para com os stands, marcas e afins, mas deve depender certamente da minha exigência enquanto cliente.

quem disse que foi erro da fábrica, deve achar que o cliente é dos que "não sabe nem nunca vai saber".

A percentagem de erros desses na produção é praticamente nula. Mais facilmente apanha um coagulo no sangue por causa da vacina, e a taxa disso anda pelos 0,000002%...
O mais frequente é haver danos na montagem, má montagem, riscos, etc, e mesmo assim são a conta gotas...

Já os stands ford têm fama de fazer umas avarias jeitosas, tanto nas encomendas como na distribuição dos carros pelos clientes. Não é de agora.

Como duvido que te devolvam 12000€ (500 do sinal + 5500€ da retoma x2) sem uma valente luta, o melhor a fazer é exigir um carro de substituição equivalente até o teu chegar. Se é deles, novo, usado, ou de aluguer, é problema deles..
E lembra-los que, quando esse carro chegar, vais verificar tudo bastante bem para ter a certeza que não cortaram algum outro extra "para compensar" (lá está, mais truques dos stands ford...)

Eu não cheguei ao preciosismo do "idêntico", mas disse algo semelhante:

Oferecido [:D]

Muito mau de facto. Eu fazia uma nova encomenda apenas se houvesse direito a desconto ou, em alternativa, como já disseram, com uma viatura de substituição equivalente para esses 2/3 meses de interregno.

Por equivalente referia-me a um carro da mesma gama e segmento, essencialmente, e não a um carro exatamente igual. Mas claro que só ficava bem ao stand, aliás, quanto mais medidas de ressarcimento propuserem ao cliente, mais joga a favor deles, porque o erro foi claramente deles. Mas sabemos como as coisas são muitas vezes, o que tentam é 'oferecer' o mínimo possível, que seja suficiente apenas para o cliente não fazer muito barulho. E se o cliente não fizer nenhum, com sorte ainda acabava por gramar com o carro de caixa manual. Descaramento para isso teriam eles possivelmente.

Última edição:

Erros acontecem, mas eu, talvez devido à minha formação, tenho sempre associado ao erro uma compensação/retorno à parte lesada.

A solucao que propões é sem dúvida a mais simples e operacionalizável. Mas quem tem aqui que decidir é quem sofreu o dano.

Se efetivamente a pessoa for portadora de uma deficiência, o que o stand diz ou oferece pouco importa.

Pensa ao contrário: compras o carro X, com a configuração Y e com o pressuposto de o mesmo te ser entregue na data Z. Há um incumprimento e dão-te um carro que não é aquele que tu pediste. Em que é que a parte lesada é beneficiada pelo erro que não lhe é imputável? Ganhar um carro com matrícula 3 meses mais nova? Epa, ok.

É que isto é tudo muito bonito , mas eu se deixar o carro na revisão por um prazo superior ao da manutenção, levo com taxas de parqueamento. Mas quem é que é a parte contratualmente mais débil? É o stand ou o grupo, ou é o particular que lá vai gastar o €? Então eu como particular tenho um prejuízo patrimonial se me atrasar a ir buscar o carro, e o stand já não tem?

Eu acho que a solução de emprestarem o carro deve ser associada a um desconto pelo erro.

E SIM, o stand pode perder dinheiro na venda de um carro por um erro seu. Só não erra quem não faz, e portanto as perdas financeiras decorrentes de erros operacionais estão mais que provisionadas.

Agora só falta virem dizer que o comprador é que é esquisito porque encomendou um Auto e lhe deram um manual para a mão. Não entendo muito bem esta compaixão para com os stands, marcas e afins, mas deve depender certamente da minha exigência enquanto cliente.

Não tem nada haver com trabalhar, ou não, na área. Nem com formação.

É uma altura muito difícil para as empresas, que muitas tiveram de dispensar trabalhadores ou colocar pessoas em lay-off, em que os que ficaram tem de se sub-dividir por três ou quatro funções. Eles apresentaram desde logo uma solução: encomendar outro carro. Ele só tem de pedir um para a mobilidade dele.

Sabes quantos stands tiveram desistências de encomendas pelo Covid ? Seja por perderem o emprego ou terem receio ? Centenas. Sabes quantos foram os clientes que tiveram de abdicar do sinal e que os stands lhes disseram " Olhe, paciência, desistiu perde o sinal". Muito, muito poucos.

Sabes quantas encomendas, de empresas, com frotas grandes foram canceladas e que existia, contratualmente, a necessidade de indemnização pelo cancelamento ? Muitas. Sabes quantas foram cobradas ? Zero.

Eu encomendei agora chão, rodapé, e mais coisas para a minha casa e houve um erro numa das referências. E agora ? Explicaram-me que houve um erro e estão a resolver: eu é que não posso pedir chão de substituição. Compreendi, eles pediram desculpa, disseram que foi um erro num funcionário deles, que estavam com menos pessoas e tal. Vou dizer o quê ? "Seus malandros....indemnizem-me já".

Não estamos em tempos normais. Sai um bocadinho da bolha.

De alguns dos colegas que por cá reponderam, os mesmos tem a mesma formação que tu e inclusive andam na barra.. [;)]

Mas e como sabido através do provérbio... "mais vale um mau acordo do que uma boa demanda"... [;)]

Com isto, mais vale ser permeável e chegar a uma solução... isto é, desde que seja entregue uma viatura de substituição, tanto melhor... do que criar entraves que me nada ajuda a resolução. [;)]

Sabes quantas encomendas, de empresas, com frotas grandes foram canceladas e que existia, contratualmente, a necessidade de indemnização pelo cancelamento ? Muitas. Sabes quantas foram cobradas ? Zero.
Obrigado... a minha empresa também é flexível com os melhores clientes, é elementar, não os queremos perder, já deram muito a ganhar no passado e provavelmente vão continuar a dar muito a ganhar no futuro, não vais criar hostilidades por um percalço.[:D]

Não tem nada haver com trabalhar, ou não, na área. Nem com formação.

É uma altura muito difícil para as empresas, que muitas tiveram de dispensar trabalhadores ou colocar pessoas em lay-off, em que os que ficaram tem de se sub-dividir por três ou quatro funções. Eles apresentaram desde logo uma solução: encomendar outro carro. Ele só tem de pedir um para a mobilidade dele.

Sabes quantos stands tiveram desistências de encomendas pelo Covid ? Seja por perderem o emprego ou terem receio ? Centenas. Sabes quantos foram os clientes que tiveram de abdicar do sinal e que os stands lhes disseram " Olhe, paciência, desistiu perde o sinal". Muito, muito poucos.

Eu encomendei agora chão, rodapé, e mais coisas para a minha casa e houve um erro numa das referências. E agora ? Explicaram-me que houve um erro e estão a resolver: eu é que não posso pedir chão de substituição. Compreendi, eles pediram desculpa, disseram que foi um erro num funcionário deles, que estavam com menos pessoas e tal. Vou dizer o quê ? "Seus malandros....indemnizem-me já".

Não estamos em tempos normais. Sai um bocadinho da bolha.

Essa coisa dos concessionarios serem bonzinhos e devolverem sinais , acontece 1 vez num milhão, mas não acredito que o erro tenha sido feito na fabrica, o erro foi cometido do concessionario , quando foi feita a encomenda, a encomenda é feita numa aplicação do fabricante , entra na fabrica tal e qual foi inserida no concessionario. Posto isto é sempre melhor entrar em acordo com o concessionario, há sempre varias opções , a primeira delas é ficar com o carro como ele veio, obviamente com um grande desconto adicional, penso que o concessionario o fará para não ficar com um carro em stock , a segunda é fazerem uma nova encomenda, e eventualmente o stand arranjar um carro emprestado até chegar o novo, a terceira é receber o sinal que pagou , a quarta é tentar que devolvam o sinal a dobrar, mas isso vai para tribunal na certa , vai ter que se meter com aldrabão de um advogado , vai gastar dinheiro , não vai ganhar nada com isso.

Bons dias,

Venho colocar uma dúvida. Em Janeiro encomendei um Ford Focus SW novo. A Ford ligou-me há pouco a dizer que o automóvel tinha acabado de chegar da Alemanha, só que... em vez de caixa automática como pedi vem com caixa manual... O fabricante enganou-se. Ora, caixa automática para mim era importantíssimo. Não quero nada com caixa manual.

A proposta da Ford foi fazer uma nova encomenda, o que nos leva a Julho no contexto actual.

Ainda não tomei decisão sobre o que fazer a seguir. Agora com o desconfinamento estava mesmo a precisar do automóvel, o que me vai causar algum transtorno.

Isto já aconteceu a alguém daqui? Estou a pensar pedir um desconto em jeito de indemnização, mas não sei se a Ford alinha nisto.

Cumps

Boas ,

Isso parece-me um "barrete" que o concessionario está e tentar enfiar , provavelmente têm um carro semelhante ao que encomendas-te, mas com caixa manual , eu em qualquer outro extra dizia-te para pedires um grande desconto adicional extra, mas a caixa automatica não é um extra que se prescinda assim , para mim eles têm que fazer uma nova encomenda, e arranjar-te um carro de substituição até receberes o novo , eu não prescindia da caixa automatica .

Quem é o concessionario que fez essa linda obra ?

A nota de encomenda tem lá umas clausúlas que ninguém lê e entre encomendar e a fábrica produzir o encomendado, podem existir alterações de produto que podem levar a alterações e/ou atrasos.

Houve um erro crasso, não é um mero pormenor e é extrema importância, pelo que se exige é que haja uma resolução, de preferência que agrade a ambas as partes. O que implica negociar e muitos não o sabem fazer e até na postura.

Claro que o cliente terá direito a uma contrapartida, contrapartida essa que poderá ser um desconto, obtenção de serviços ou acessórios, por exemplo.

Agora partir para uma negociação apenas e só para lesar sem dó nem piedade uma entidade... [:D]

Mas não pensem que do lado do concessionário é só xico-espertos, mais facilmente eles conseguem melhor aconselhamento legal ao preço de amendoins.

Essa coisa dos concessionarios serem bonzinhos e devolverem sinais , acontece 1 vez num milhão, mas não acredito que o erro tenha sido feito na fabrica, o erro foi cometido do concessionario , quando foi feita a encomenda, a encomenda é feita numa aplicação do fabricante , entra na fabrica tal e qual foi inserida no concessionario. Posto isto é sempre melhor entrar em acordo com o concessionario, há sempre varias opções , a primeira delas é ficar com o carro como ele veio, obviamente com um grande desconto adicional, penso que o concessionario o fará para não ficar com um carro em stock , a segunda é fazerem uma nova encomenda, e eventualmente o stand arranjar um carro emprestado até chegar o novo, a terceira é receber o sinal que pagou , a quarta é tentar que devolvam o sinal a dobrar, mas isso vai para tribunal na certa , vai ter que se meter com aldrabão de um advogado , vai gastar dinheiro , não vai ganhar nada com isso.

Não há Focus em stock. Eles despacham-no logo....

Obrigado... a minha empresa também é flexível com os melhores clientes, é elementar, não os queremos perder, já deram muito a ganhar no passado e provavelmente vão continuar a dar muito a ganhar no futuro, não vais criar hostilidades por um percalço.[:D]

Eu estou a responder-lhe ao que ele está a dizer que os concessionários são do demonio e não perdoam aos clientes que não cumprem [;)]

Não há Focus em stock. Eles despacham-no logo....

O que é certo é que a historia está mal contada, o erro nunca pode ter sido na fabrica, porque no caso da ford a encomenda que é metida no stand , é exactamente a mesma que logistica utiliza para mandar as peças para a fabrica..., os dados introduzidos no stand são os que vão até à fabrica, o que quer dizer pela teoria do vendedor a encomenda foi feita no stand como automatico e na fabrica é que trocaram é falsa , até podia haver um erro daqueles muito raros na fabrica, mas neste caso duma troca duma transmissão automatica por uma manual, o carro nunca sairia da fabrica assim , e é muito simples de explicar , se a encomenda entrou como automatico, o carro quando é montado tem varias linhas diferentes , são quase no fim é que se juntam , uma das linhas tem a carroçaria e é montado todo o interior, chega a um ponto em que se vai unir com a segunda linha , onde é feito o chamado "casamento" , é unida carroçaria com com o motor a transmissão e basicamente tudo o que vai debaixo do carro, e aí é que está grande problema,úm erro de troca de transmissão obriga à paragem de toda a linha de montagem , porque a carroçaria aparece para o "casamento" com a consola da caixa automatica , se está uma transmissão manual para a união , basicamente têm que parar a produção , porque não vai ser possivel montar a dita.

Basicamente um carro que a encomenda entra para produção como automatico , nunca sai manual....

Última edição:
Uma historia real de um amigo meu que encomendou um carro novo num stand.

"Quero o carro assim, assim e assim, com o extra X YZ, Cor Azul"
"Ok Sr.XXXX está aqui a nota de encomenda, assine aqui aqui e aqui"

8 meses depois chegou um carro amarelo, sim amarelo. Pelo que se consta o comercial quando fez o pedido colocou o código da cor errada e o meu amigo assinou atras sem ler...
Conclusão, não teve muito por onde se agarrar. O stand bateu sempre o pé que o carro estava de acordo com a nota de encomenda assinada. Para ajudar o comercial que a preencheu já la não trabalhava. E pronto foi isto.

há quase 20 anos, quando o meu pai foi comprar o seu volvo à autosueco, tendo depois comprado lá mais 2, o comercial que te tornou "amigo" dele contou-lhe que poucos anos antes tinham pedido uma encomenda à fábrica numa determinada cor e que até acharam estranho, ao fazerem o pedido, que o código da cor seria aquele (imaginemos uma cor normal, preto ou algo assim). acharam estranho, mas se estava na nota de encomenda, lá encomendaram. quando o cliente veio levantar o carro aquilo foi motivo de conversa e risos. o cliente chegou, viu o carro e não era aquilo que queria. tinham pedido o volvo... branco!!! ainda por cima na altura dos volvos 700 e tal, 900 e tal, aqueles grandalhões quadradões.

entretanto o carro ficou por ali e depois lá o conseguiram despachar para amarante, marco de canaveses ou algo assim... os comerciais chamavam-no "o carro da noiva". [:)]

há quase 20 anos, quando o meu pai foi comprar o seu volvo à autosueco, tendo depois comprado lá mais 2, o comercial que te tornou "amigo" dele contou-lhe que poucos anos antes tinham pedido uma encomenda à fábrica numa determinada cor e que até acharam estranho, ao fazerem o pedido, que o código da cor seria aquele (imaginemos uma cor normal, preto ou algo assim). acharam estranho, mas se estava na nota de encomenda, lá encomendaram. quando o cliente veio levantar o carro aquilo foi motivo de conversa e risos. o cliente chegou, viu o carro e não era aquilo que queria. tinham pedido o volvo... branco!!! ainda por cima na altura dos volvos 700 e tal, 900 e tal, aqueles grandalhões quadradões.

entretanto o carro ficou por ali e depois lá o conseguiram despachar para amarante, marco de canaveses ou algo assim... os comerciais chamavam-no "o carro da noiva". [:)]

Mas o cliente não ficou com o carro? De quem foi o erro?

No caso que falei o cliente teve que ficar com o carro, e ainda levar com piadas do carro do Noddy durante um tempo. :(

Voltar
Superior