Entrevista Ryanair

been there, done that!!!

também passei nas primeiras fases, fui seleccionado e a primeira fase foi sem espinhas!

até que comecei a fazer cálculos!

primeiro, o contrato tem um limite de tempo....nunca poderás trabalhar mais de 2 anos na companhia.
depois, para assinar contrato, tens que fazer o curso como é óbvio! curso esse que custa a volta de 3mil euros, isto o que me disseram na apresentação...outras pessoas que passaram por lá já me disseram que há outras despesas que não estão "incluídas" e é normal alguém se esquecer de contar com elas! mas de qualquer forma, algumas já aqui foram referidas!
foi-me dado algumas modalidades de pagamento, quem pagava em avançado, tinha um grande desconto...sempre com a promessa de que caso o curso não fosse terminado com sucesso, o dinheiro seria devolvido...os custos e despesas "chapéu"!
depois o ordenado dependendo de vários factores, varia entre os 900 euros e os 1600 euros! alguns já aqui referidos também.
dos 12 meses do ano, não podes voar mais de 9 meses, sendo que apenas esses 9 meses serão pagos...como já aqui também foi referido!
ferias não existe, ou existe mas não são pagas, é como se não existissem, todo o tempo que não passas no ar, para eles é como se estivesses de folga.

e depois é o facto de ser uma companhia aérea low cost, que tem politicas distintas das restantes e as suas particularidades em situações típicas do seu tipo de clientes.

a mim não me convenceu...principalmente por causa da fraca perspectiva de carreira oferecida e o custo beneficio resultante da experiência.
durante esses 2 anos, fiquei convencido que não compensa.

Última edição:
No dia em que os trolls sejam contemplados nas regras do fórum, não duras cá 10 segundos.
É que é disparate atrás de disparate.

Outro a bombardear-me.

Quando um gajo não tem o ponto de vista de alguns ou admite/afirma coisas que são verdade,toca bombardear.

PS:Eu já trabalhei no Shooping(Norteshopping para ser mais preciso),por isso sei do que falo.

Elgatu, realmente concordo com essa visão, mas nem isso me vai fazer desistir de ir trabalhar com eles. Tenho completa noção disso tudo que mencionaste pelo que não vou completamente às cegas. Desde que consiga ganhar experiência na área e não passe fome nem tenha problemas de saúde sinceramente nem me do resto. Com a crise que aí está temos que aceitar todas as oportunidades.

Isso de só ser pago quando estamos no ar também acontece nas outras companhias aéreas?

Obrigado pelo testemunho.

Vais a um centro comercial(shopping,um dos mais movimentados) 50% ou mais dos funcionários das lojas fumam(restauração,textil,electrónica)não é por isso que as lojas não deixam ter facturação e clientes.

Aliás no restaurante onde trabalhava cerca 65/70% dos funcionários eram fumadores.

Se algum dia tiver o poder de contratar acredita que não ser fumador é um dos meus critérios, a pausazinha para o cigarro é um ataque à produtividade.

Se algum dia tiver o poder de contratar acredita que não ser fumador é um dos meus critérios, a pausazinha para o cigarro é um ataque à produtividade.

Então imaginemos que contratas uma pessoa,ele nem sequer é fumadora ou fumadora em ocasiões especiais,comeca a trabalhar na tua empresa e 1 mês depois comeca a fumar regularmente,qual o resultado..........................................................espera já sei,despedimento.

E perante lei ou por norma das empresas,todo o trabalhador tem 10/15 minutos de pausa(que é designado lanche ou café)por isso a pessoa em questão poderá fumar nesse tempo de intervalo.

E eu que não sou de fumar na hora de expediente,tirando essa hora de "intervalo",mas lá está fica o cheiro.

Última edição:
Artigo 213.º
Intervalo de descanso
1 – O período de trabalho diário deve ser interrompido por um intervalo de descanso, de duração não inferior a uma hora nem superior a duas, de modo que o trabalhador não preste mais de cinco horas de trabalho consecutivo.
2 – Por instrumento de regulamentação colectiva de trabalho, pode ser permitida a prestação de trabalho até seis horas consecutivas e o intervalo de descanso pode ser reduzido, excluído ou ter duração superior à prevista no número anterior, bem como pode ser determinada a existência de outros intervalos de descanso.
3 – Compete ao serviço com competência inspectiva do ministério responsável pela área laboral, mediante requerimento do empregador, instruído com declaração escrita de concordância do trabalhador abrangido e informação à comissão de trabalhadores da empresa e ao sindicato representativo do trabalhador em causa, autorizar a redução ou exclusão de intervalo de descanso, quando tal se mostre favorável ao interesse do trabalhador ou se justifique pelas condições particulares de trabalho de certas actividades.
4 – Não é permitida a alteração de intervalo de descanso prevista nos números anteriores que implicar mais de seis horas de trabalho consecutivo, excepto quanto a actividades de pessoal operacional de vigilância, transporte e tratamento de sistemas electrónicos de segurança e indústrias em que o processo de laboração não possa ser interrompido por motivos técnicos e, bem assim, quanto a trabalhadores que ocupem cargos de administração e de direcção e outras pessoas com poder de decisão autónomo que estejam isentos de horário de trabalho.
5 – Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos n.os 1 ou 4.

Artigo 214.º
Descanso diário
1 – O trabalhador tem direito a um período de descanso de, pelo menos, onze horas seguidas entre dois períodos diários de trabalho consecutivos.
2 – O disposto no número anterior não é aplicável:
a) A trabalhador que ocupe cargo de administração ou de direcção ou com poder de decisão autónomo, que esteja isento de horário de trabalho;
b) Quando seja necessária a prestação de trabalho suplementar, por motivo de força maior, ou por ser indispensável para reparar ou prevenir prejuízo grave para a empresa ou para a sua viabilidade devido a acidente ou a risco de acidente iminente;
c) Quando o período normal de trabalho seja fraccionado ao longo do dia com fundamento em característica da actividade, nomeadamente em serviços de limpeza;
d) Em actividade caracterizada pela necessidade de assegurar a continuidade do serviço ou da produção, nomeadamente a referida em qualquer das alíneas d) e e) do n.º 2 do artigo 207.º, com excepção da subalínea viii) da alínea e), e em caso de acréscimo previsível de actividade no turismo, desde que instrumento de regulamentação colectiva de trabalho assegure ao trabalhador um período equivalente de descanso compensatório e regule o período em que o mesmo deve ser gozado.
3 – Em caso previsto na alínea a) ou b) do número anterior, entre dois períodos diários de trabalho consecutivos deve ser observado um período de descanso que permita a recuperação do trabalhador.
4 – Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos n.os 1 ou 3.

.........

E um ataque ao nariz de quem tem de se sentar ao lado... Como ex fumador, sou muito mais sensível ao cheiro a tabaco, verdadeiramente horrível!

Caro MiguelCorreia, vou-te dizer aquilo que sei, pois trabalhei na Ryanair durante 2 anos.

No meu tempo de entrada 2011, responderam-me logo no dia a seguir. Foste à entrevista onde e por qual empresa? Crewlink, Groundlink?

De qualquer das formas, deixa fazer 15 dias, se não tiveres resposta entra em contacto com eles, pois é comum eles esquecerem-se. Sim, estou a falar muito a sério quando digo isto... [;)]

Vais ter que pagar o curso (no momento, não sei quais são os valores), mas podes sempre pedir uma ajuda e eles dão-te uma chamada "allowance" nos primeiros meses, mas se a aceitares, tens que ficar na companhia pelo menos 1 ano. Soube de pessoas que se forem embora antes disto, tendo recebido a dita allowance e não tiveram probemas.

Se passares nesta fase, vão-te dar a escolher a base que queres. Basicamente, não é verdade. Vais ser colocado numa base onde estejam "short of crew". Tanto pode ser Stansted, como pode ser Kaunas na Lituânia...

Os cursos são leccionados no Porto, na Alemanha (Hahhn - acho que é assim que se escreve) ou então em Dubin.

Se não me engano, nas novas entradas e dependendo das bases, és obrigado a tirar Unpayed Leave (tipo uma licença sem vencimento durante 2 ou 3 meses). No meu tempo, recebiamos um subsidio do governo da Irlanda (recebia cerca de 800€/mês) e vinha para Lisboa de férias... [;)]
Hoje em dia, não sei como é que isso se processa, pois a Ryanair é obrigada a descontar a segurança social no país em que tem as bases.

Basicamente relativamente a ordenados é uma questão de sorte. Se fores para uma base onde ganhas bem, até podes tirar para cima de 1000€ (liquidos). Se fores para uma base em que não voes tanto, o valor pode vir por aí abaixo. Em Bristol, base onde estive, num mês de inverno ganhei 500 libras.

As férias são pagas, pagam-te o dia de férias, mas em contrapartida não recebes subsidio de férias.

Tudo o que informam no contrato de trabalho é real. Pois aquilo está bem feito. Quero eu dizer, que o contrato não deixa muitas margens para processares a companhia, portanto com isso, eles não brincam.

Tens que olhar para a Ryanair como eu olhei: uma aventura! Uma aventura, na qual vais viver para um país distante e onde conheces pessoas fantásticas (amigos para a vida, acredita), pois os teus colegas de base estão tal e qual na mesma situanção que tu, deslocados do seu país de origem.
Trabalhas no máximo 15 dias por mês, pois o horário de trabalho é rígido, estipulado pela IATA (ou será CAA, já não me recordo!). Os restantes dias, ficas com tempo para estreitares relações com as tuas colegas de base... [;)]

Como te disse, encara a Ryanair como uma aventura que no futuro poderá abrir-te portas.
Não esperes mais da companhia do que aquilo que ela é, uma low cost com uma reputação medonha pela forma como trata os passageiros. Não esperes ser muito bem tratado pelos altos cargos, pois és carne para canhão.

Na aviação, costumamos dizer que os ex Ryanair, são os fuzileiros, pois aquilo é pior que a tropa. [:)]

Sou um fuzileiro, que saiu da Ryanair e entrou directamente para chefe de cabine numa outra companhia. Foi isto que a Ryanair me deu, capacidade de adquirir know-how para poder pular mais alto.
Hoje em dia não estou nada arrependido e quando vejo colegas meus a queixarem-se, só penso: "tinhas que trabalhar na Ryanair só 2 semanas para dares valor aquilo que te dão aqui!" [;)] Para teres uma ideia, até água para beberes durante o dia tens de levar... Para não falar da comida, lógico.

Qualquer dúvida, manda PM.

Boa sorte.

Ricardo Ferreira

Última edição:
achas q isso sao as pausas para fumar? [:D] [:D] [:D]

isso são pausas de pelo menos 1 hora e são usadas normalmente para almoço

apr:)apr:)apr:)apr:)

Sim,e?.

E não tens direito a ir á casa de banho nem nada?

Mas até quiseste levar isto para uma "guerra" entre fumadores e nao fumadores.

Jimbo a Primeiro Ministro "Prometo acabar,melhor torturar com os fumadores do país"

Artigo 197.º
Tempo de trabalho
1 – Considera-se tempo de trabalho qualquer período durante o qual o trabalhador exerce a actividade ou permanece adstrito à realização da prestação, bem como as interrupções e os intervalos previstos no número seguinte.
2 – Consideram-se compreendidos no tempo de trabalho:
a) A interrupção de trabalho como tal considerada em instrumento de regulamentação colectiva de trabalho, em regulamento interno de empresa ou resultante de uso da empresa;
b) A interrupção ocasional do período de trabalho diário inerente à satisfação de necessidades pessoais inadiáveis do trabalhador ou resultante de consentimento do empregador;
c) A interrupção de trabalho por motivos técnicos, nomeadamente limpeza, manutenção ou afinação de equipamento, mudança de programa de produção, carga ou descarga de mercadorias, falta de matéria-prima ou energia, ou por factor climatérico que afecte a actividade da empresa, ou por motivos económicos, designadamente quebra de encomendas;
d) O intervalo para refeição em que o trabalhador tenha de permanecer no espaço habitual de trabalho ou próximo dele, para poder ser chamado a prestar trabalho normal em caso de necessidade;
e) A interrupção ou pausa no período de trabalho imposta por normas de segurança e saúde no trabalho.
3 – Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto no número anterior.

......

Oh pá,pode nem haver uma lei especifica para esse ponto(casa banho,lanche,fumar)no minimo o que existe é bom senso da parte do patrão.Um gajo não é de ferro,oh pá ás 10.30 já lá está o relogio a dar horas.

Oh pá,pode nem haver uma lei especifica para esse ponto(casa banho,lanche,fumar)no minimo o que existe é bom senso da parte do patrão.Um gajo não é de ferro,oh pá ás 10.30 já lá está o relogio a dar horas.

Casa de banho ninguém te proíbe, mas vai para uma fábrica com linha de produção e depois vês que pausas é que tens...

Ou estás muito enganado do que é um trabalho (andas a saltaricar de trabalho em trabalho) ou estás mesmo numa de trollar a malta.

Caro MiguelCorreia, vou-te dizer aquilo que sei, pois trabalhei na Ryanair durante 2 anos.

No meu tempo de entrada 2011, responderam-me logo no dia a seguir. Foste à entrevista onde e por qual empresa? Crewlink, Groundlink?

De qualquer das formas, deixa fazer 15 dias, se não tiveres resposta entra em contacto com eles, pois é comum eles esquecerem-se. Sim, estou a falar muito a sério quando digo isto... [;)]

Vais ter que pagar o curso (no momento, não sei quais são os valores), mas podes sempre pedir uma ajuda e eles dão-te uma chamada "allowance" nos primeiros meses, mas se a aceitares, tens que ficar na companhia pelo menos 1 ano. Soube de pessoas que se forem embora antes disto, tendo recebido a dita allowance e não tiveram probemas.

Se passares nesta fase, vão-te dar a escolher a base que queres. Basicamente, não é verdade. Vais ser colocado numa base onde estejam "short of crew". Tanto pode ser Stansted, como pode ser Kaunas na Lituânia...

Os cursos são leccionados no Porto, na Alemanha (Hahhn - acho que é assim que se escreve) ou então em Dubin.

Se não me engano, nas novas entradas e dependendo das bases, és obrigado a tirar Unpayed Leave (tipo uma licença sem vencimento durante 2 ou 3 meses). No meu tempo, recebiamos um subsidio do governo da Irlanda (recebia cerca de 800€/mês) e vinha para Lisboa de férias... [;)]
Hoje em dia, não sei como é que isso se processa, pois a Ryanair é obrigada a descontar a segurança social no país em que tem as bases.

Basicamente relativamente a ordenados é uma questão de sorte. Se fores para uma base onde ganhas bem, até podes tirar para cima de 1000€ (liquidos). Se fores para uma base em que não voes tanto, o valor pode vir por aí abaixo. Em Bristol, base onde estive, num mês de inverno ganhei 500 libras.

As férias são pagas, pagam-te o dia de férias, mas em contrapartida não recebes subsidio de férias.

Tudo o que informam no contrato de trabalho é real. Pois aquilo está bem feito. Quero eu dizer, que o contrato não deixa muitas margens para processares a companhia, portanto com isso, eles não brincam.

Tens que olhar para a Ryanair como eu olhei: uma aventura! Uma aventura, na qual vais viver para um país distante e onde conheces pessoas fantásticas (amigos para a vida, acredita), pois os teus colegas de base estão tal e qual na mesma situanção que tu, deslocados do seu país de origem.
Trabalhas no máximo 15 dias por mês, pois o horário de trabalho é rígido, estipulado pela IATA (ou será CAA, já não me recordo!). Os restantes dias, ficas com tempo para estreitares relações com as tuas colegas de base... [;)]

Como te disse, encara a Ryanair como uma aventura que no futuro poderá abrir-te portas.
Não esperes mais da companhia do que aquilo que ela é, uma low cost com uma reputação medonha pela forma como trata os passageiros. Não esperes ser muito bem tratado pelos altos cargos, pois és carne para canhão.

Na aviação, costumamos dizer que os ex Ryanair, são os fuzileiros, pois aquilo é pior que a tropa. [:)]

Sou um fuzileiro, que saiu da Ryanair e entrou directamente para chefe de cabine numa outra companhia. Foi isto que a Ryanair me deu, capacidade de adquirir know-how para poder pular mais alto.
Hoje em dia não estou nada arrependido e quando vejo colegas meus a queixarem-se, só penso: "tinhas que trabalhar na Ryanair só 2 semanas para dares valor aquilo que te dão aqui!" [;)] Para teres uma ideia, até água para beberes durante o dia tens de levar... Para não falar da comida, lógico.

Qualquer dúvida, manda PM.

Boa sorte.

Ricardo Ferreira

Caro RickFerreira,

Antes de mais agradeço o testemunho e a informação dada. Havia alguns pormenores que desconhecia. Segundo o que me disseram na entrevista o curso vai ser mesmo em Hahn e vou ter mesmo de ir para fora, as bases do Porto e de Faro estão cheias.

De facto é verdade, trabalhar para a Ryanair vai ser uma aventura. Nem que seja por estar longe da família e dos amigos num país completamente diferente.

Se trabalhaste para a Ryanair de certeza que sabes responder-me a esta pergunta, quando ias no primeiro voo do dia como é que fazias para ir da tua casa até à base? É que segundo o que eu vi às vezes o primeiro voo é às 6 da manhã (e a essa hora obviamente não há transportes).

Mais uma vez obrigado. Se tiver mais alguma pergunto aviso.

Caro RickFerreira,

Antes de mais agradeço o testemunho e a informação dada. Havia alguns pormenores que desconhecia. Segundo o que me disseram na entrevista o curso vai ser mesmo em Hahn e vou ter mesmo de ir para fora, as bases do Porto e de Faro estão cheias.

De facto é verdade, trabalhar para a Ryanair vai ser uma aventura. Nem que seja por estar longe da família e dos amigos num país completamente diferente.

Se trabalhaste para a Ryanair de certeza que sabes responder-me a esta pergunta, quando ias no primeiro voo do dia como é que fazias para ir da tua casa até à base? É que segundo o que eu vi às vezes o primeiro voo é às 6 da manhã (e a essa hora obviamente não há transportes).

Ora viva e peço desculpa pela demora na resposta.

Tens de ir para o aeroporto pelos teus próprios meios. Daí a teres que escolher uma casa que fique perto do aeroporto (em que possas ir de táxi) ou então que passe o shutle para o aeroporto antes das 6 da manhã.

Isto resume tudo na Ryanair, tens que ser tu a arranjar uma solução...

Caro RickFerreira,

Os casos que eu conheço, alugaram apartamento próximo do aeroporto.

Depois têm serviço de táxis. Como funciona? Têm um "passe" pagam cerca de 60 euros a uma empresa de táxis. E então sempre que algum tem que ir para o aeroporto, mandam um sms a avisar. Ao fim de alguns minutos lá aparece o táxi para os levar. Geralmente um ou dois. E depois no táxi já lá estão outros colegas.

Os casos que conheço, chegam a entrar mais cedo do que as 6 da manhã. No regresso a casa é a mesma coisa.

Não tinha ideia disso ser tão duro nos Emirates. Segundo o meu familiar, um dos objectivos dele ao fim de 1 ano seria passar para essa companhia.
A nível dos relatos que o mesmo me faz, nesta companhia low-cost, tens de pagar tu a tua própria casa(se fores para uma base em Bruxelas como foi o caso deste, voas para Bruxelas numa noite e na outra tens de arranjar um Hostel e ir procurando casa, que eles não te dão nada de nada), as próprias contas, o próprio transporte para o trabalho, etc. Durante o teu trabalho, podes levar a marmita de casa se quiseres comer nas pausas, é o melhor pois sai mais barato. Como se trata de uma companhia low cost, tem de impingir produtos aos clientes, como o caso de cafés, sumos, etc etc. Uma vez por outra apanham uns sustos no avião.
Tem de haver uma paciência enorme para os clientes, normalmente ouço histórias de bradar aos céus de passageiros mal educados.
Os vencimentos são na ordem dos 1000 e tal € também, mas com despesas sobra pouco ao fim do mês.
A nível de voos, não apanha de longo curso, nos máximos vai até à Grécia e volta, dormem sempre na mesma casa pelo que anda sempre dentro dos mesmos fusos horários, pelo que não varia muito a cabeça. A nível físico é pior pois anda o dia inteiro a respirar "ar falso" feito pelo avião, a subir e a descer, etc.
Tem 2 folgas por semana, que por vezes sobem para 5, pois não tem horários fixos e ficam em "stand by" ou seja, de reserva. Num desses dias de stand by, imaginando que tensa folga a uma 3ª e 5ª, se tiveres stand by na 4ª e fores apanhar a bebedeira na 3ª de noite, podes estar à espera que te liguem às 3 da manhã para ir trabalhar! Nunca há certezas de nada, podes estar 3 dias seguidos em casa, como podes estar só nas folgas e chamarem-te sempre, como nem sequer teres de ir para stand by, etc.
Tens um máximo de horas diárias para voar, pois não é aconselhável ao corpo humano fazer tanta descida e subida, juntamente a andar no ar tanto tempo.
Resumindo, não é uma vida fácil! Mas sempre é melhor que o desemprego.

E mais não te disse tudo...
Para te dar um exemplo desta semana, ela estava a fazer Dubai-Melbourne(acho que era Melbourne mas não tenho a certeza, sei que era Austrália) e ao fim de 2h de voo um passageiro teve um ataque cardíaco. Tiveram de voltar ao Dubai e voltar a levantar voo rumo a Melbourne.

Ora como o voo está estipulado para 15h, ela recebe sobre as 15h. Não interessa que tenha voado na realidade 20h e mais as 3h que tem de estar antes do voo já no aeroporto. Portanto trabalhou 24h para receber 15h...

E quando lhe dão standby's? Ui! Ter de estar no aeroporto com malas feitas sem saber se vai fazer um voo de 3/4h ou um de 15h, sem saber para onde vai, e se for o horario da semana muda todo.

Toda a gente acha que a malta da Emirates ganha 4000€ e não faz nenhum mas não é nada assim...

Voltar
Superior