Engenharias

Fiz licenciatura num politécnico e depois o "mestrado" na faculdade..há coisas más nos dois lados..não me senti de forma nenhuma inferior a quem já lá andava e não tive dificuldades nas cadeiras que lá tive.

Claro que alguns dizem que as cadeiras mais difíceis são as dos três primeiros anos, e essas, só apanhei quatro.

O que senti mais foi a diferença de estar dos alunos perante o curso, na politécnico o pessoal andava bem mais balda [:D] E claro, iam ficando [;)]

É melhor parar por aqui o offtopic pois não chegamos a lado nenhum e como já foi dito grande parte do valor está no estudante e não na universidade.

Carangueijo, que Mestrado estás a tirar/tiraste no IST?

Por acaso também estou interessado em saber e já agora quantos digitos tem a tua identificação do IST com a qual entravas no fénix? É que isto de dizer que se está a tirar um curso aqui ou acolá não vale nada.

Última edição:
Estou em civil, a cadeira foi aced no 1º semestre 09/10 com o Drummond.

Por acaso também estou interessado em saber e já agora quantos digitos tem a tua identificação do IST com a qual entravas no fénix? É que isto de dizer que se está a tirar um curso aqui ou acolá não vale nada.

JMSVS agora com essa é que mostras te a falta de classe que tens.. A minha palavra aqui vale tanto como a tua, alias a minha até vale mais porque eu não estou a denegrir ninguém, apenas estou a dizer que o real valor está noutro parâmetro. Mas para ficares descansado o meu log in no fenix é ist166XXX.

JMSVS agora com essa é que mostras te a falta de classe que tens.. A minha palavra aqui vale tanto como a tua, alias a minha até vale mais porque eu não estou a denegrir ninguém, apenas estou a dizer que o real valor está noutro parâmetro. Mas para ficares descansado o meu log in no fenix é ist166XXX.

Não é denegrir de forma alguma, tens todo o mérito. Mas como já deves ter visto aparece de vez em quando cada peça neste forum que o pessoal até já tira fotos com a revista do autohoje. Já acabaste o mestrado?

Não sei se me fiz entender bem, mas passo a explicar de forma mais simples. Os avaliadores sabem ver o que é um estudante bem preparado para o mundo de trabalho.

É verdade que, se os resultados na saída do curso fossem os mesmos em abas, a IST sairia privilegiada, mas pelo que disseram, no UBI a dificuldade do curso não é tão elevada, permitindo os alunos obter melhores resultados, e consequentemente compensar estes factores.

Para os que se estão a formar-se (ou já formados) nestes cursos, agradecia sobre que tipo de cargos ambicionam para o futuro, e em que empresas, para poder ter uma melhor ideia das possibilidades deste curso :)

Eu não sou de aeronáutica mas não seria um curso que recomendaria a alguém que queira fazer carreira em Portugal.

Não existem verdadeiras oportunidades por cá. O sector industrial aeronáutico é extremamente limitado e o curso é mal visto qd se concorre a áreas diferentes da aeronáutica.
"Aero quê?? Olha mais um maluquino dos aviões" Então se o seleccionador /avaliador for de outra especialidade de engenharia: é tiro e queda.

Quanto à diferença IST - UBI: Depende: se for para um tacheco qq em Portugal: IST tem sempre aquela mística mas não só. Tem normalmente mais antigos alunos que dão a mão aos mais novos e admitem tendencialmente gente do IST.

Se for para trabalhar lá fora UBI ou IST: é exactamente a mesma mrd. Ng sabe o que é IST de Badajoz para cima[:D][:D]

Última edição:
Se for para trabalhar lá fora: é exactamente a mesma mrd. Ng sabe o que é IST de Badajoz para cima[:D][:D]

Tu achas que uma boa multinacional quando contrata um profissional para integrar quadros não tem em conta a universidade onde se tirou o mestrado ou licenciatura?? Achas que a pessoa não é altamente seleccionada e essa selecção vai até ao 'pinte....' desde testes de despistagem de drogas a testes psicotécnicos ? Tá bem que nem tudo é assim nem todas o fazem mas...

Se achas achas... não vou pôr em causa mas eu não tenho NADA essa ideia.

Claro que se for para ir assentar azulejo...

Tu achas que uma boa multinacional quando contrata um profissional para integrar quadros não tem em conta a universidade onde se tirou o mestrado ou licenciatura?? Achas que a pessoa não é altamente seleccionada e essa selecção vai até ao 'pinte....' desde testes de despistagem de drogas a testes psicotécnicos ? Tá bem que nem tudo é assim nem todas o fazem mas...

Se achas achas... não vou pôr em causa mas eu não tenho NADA essa ideia.

Claro que se for para ir assentar azulejo...

Eu não falei de multinacionais. Falei de trabalhar fora de Portugal!
Muito vcs sonham com multinacionais.[:D]

[;)] Percebe que podem surgir dúvidas quando se afirmam certas coisas aqui no fórum. Se há algo a que o FAHO me ensinou, foi a duvidar do que muita gente diz [:D]

No entanto, se vieste para o IST acabar o teu curso, é porque sabias que seria melhor que a tua faculdade. Julgo que só esse facto é muito importante para demonstrar aquilo que muitos aqui estão a dizer.[;)]

Eu não sou de aeronáutica mas não seria um curso que recomendaria a alguém que queira fazer carreira em Portugal.

Não existem verdadeiras oportunidades por cá. O sector industrial aeronáutico é extremamente limitado e o curso é mal visto qd se concorre a áreas diferentes da aeronáutica.
"Aero quê?? Olha mais um maluquino dos aviões" Então se o seleccionador /avaliador for de outra especialidade de engenharia: é tiro e queda.

Quanto à diferença IST - UBI: Depende: se for para um tacheco qq em Portugal: IST tem sempre aquela mística mas não só. Tem normalmente mais antigos alunos que dão a mão aos mais novos e admitem tendencialmente gente do IST.

Se for para trabalhar lá fora UBI ou IST: é exactamente a mesma mrd. Ng sabe o que é IST de Badajoz para cima[:D][:D]

Se virmos bem, não existe nenhuma verdadeira oportunidade de emprego (legal [:D] ) aqui em Portugal :rolleyes: :sh)

Última edição:
[;)] Percebe que podem surgir dúvidas quando se afirmam certas coisas aqui no fórum. Se há algo a que o FAHO me ensinou, foi a duvidar do que muita gente diz [:D]

No entanto, se vieste para o IST acabar o teu curso, é porque sabias que seria melhor que a tua faculdade. Julgo que só esse facto é muito importante para demonstrar aquilo que muitos aqui estão a dizer.[;)]

Ou simplesmente precisa, (e como num curso como civil isso é importante), do reconhecimento da ordem dos engenheiros, porque muito possivelmente no politecnico que frequentou tal nao lhe era concedido. Portanto, uma coisa nem sempre implica a outra, embora neste caso especifico não saiba se foi essa a situacão. [;)](desculpem os acentos, mas estou num telemovel)

Última edição:
Agora estou no 2º ano do mestrado, é esta época de exames + 2 cadeiras e a tese no próximo semestre e termina a vida escolar por agora.

Vim para o IST por vários motivos, o meu politécnico não tinha mestrado e eu queria completar a minha formação ( Engenheiro vs Engenheiro técnico), e outro muito importante é o facto do técnico ser reconhecido pelas entidades empregadoras.

No meu primeiro ano de mestrado tive cadeiras de 1º,2º,3º e 4º ano.
No segundo ano só tive cadeiras de 5º ano.

O que pude observar, e até é bastante engraçado, é que os professores do 2º e 3º falam muito nas aulas sobre os alunos serem do técnico e serem a nata da engenharia e coisas assim do género. Mas os professores que dizem isso normalmente dão disciplinas que não tem haver com engenharia directamente. Os professores de 4º e 5º ano, grandes engenheiros com muito conhecimento e experiência, nunca os ouvi falar em tal argumento.

Última edição:
Meio ano depois...

Meio ano depois...

... Venho cá actualizar isto :)

Neste momento já estou decidido por Aeronáutica na Covilhã, e já estabeleci os meus objectivos para tal.

Como tinham dito, confirmo que o curso passará para Mestrado Integrado.

Depois o ambiente (que é subjectivo)... Agrada-me muito mais o da Covilhã. A relação entre os professores e alunos parece-me ser muito próxima também, ao contrário do IST.

No ano que entrar a média já deve estar acima dos 16, mas em principio não há crise :)

Abraço

Última edição:
... Venho cá actualizar isto :)

O facto de o curso ir passar brevemente a Mestrado Integrado, o que aumentará em muito o prestigio do curso :)

Ui... Pra cima de bué mesmo.[:D] Nem imaginas, vais ser um frenesim de empresas a lutarem por eles. [:)][:)][:)]

Queres um conselho de borla: se tens nota para o IST não te metas na Covilhã. É senso comum elementar. Por vezes os jovens não pensam racionalmente e depois cometem erros caros a longo prazo.

Queres um conselho de borla: se tens nota para o IST não te metas na Covilhã. É senso comum elementar. Por vezes os jovens não pensam racionalmente e depois cometem erros caros a longo prazo.

Esqueci-me de referir que já me mentalizei que assim que acabar o curso não ficarei cá muito tempo. As melhores ofertas conseguem-se lá fora e não me posso deixar prender a este país sem futuro.

Última edição:
O facto de o curso ir passar brevemente a Mestrado Integrado, o que aumentará em muito o prestigio do curso, foi mais um factor que me ajudou a tomar esta decisão :)

Esquece isso, não aumenta o prestígio.

Depois o ambiente (que é subjectivo)... Agrada-me muito mais o da Covilhã. A relação entre os professores e alunos parece-me ser muito próxima também, ao contrário do IST.

Que experiência tens do IST ou da UBI para dizeres isso? Não é porque ouviste dizer pois não?
Conheci também uma futura aluna que, apesar de ser de Lisboa, e ter média para o IST, foi visitar a UBI e ficou "apaixonada", pelo que preferiu a Covilhã... E isto mostra já muita coisa [;)]

Abraço

É que não mostra nada de nada! [:D] Quanto muito demonstra que está desesperada por sair de casa dos pais [:D]

Voltar
Superior