Engenharias

Não posso concordar. O Mestrado é essencial... E basta ver nos outros cursos onde a preferência por "Integrados" é muito maior.

Na UBI, conheço vários professores a alunos, e sei que é mesmo assim a relaçãoo entre ambos. Aliás, quando fui lá um dos alunos tinha estado com um dos professores num bar da zona na noite anterior [:D]... No IST não se vê disto [;)]

Não me parece que seja isso [;)]

Homem, o Mestrado é essencial sim, mas lá porque não é Integrado não significa que não o fizesses depois. Estar num Mestrado Integrado é até um pouco limitador, pois não te permite escolher outros Mestrados disponíveis na faculdade, por exemplo. Quanto a serem preferidos os cursos com Mestrado, também não significa muito. Cursos como sociologia ou psicologia continuam a encher (portanto, com abastada preferência) e aquilo não dá emprego simplesmente.

Na UBI conheces professores e alunos. E do IST, conheces alguém? Sinceramente não sinto falta de ir sair à noite com Professores. Aliás, o que eu quero dos meus professores é que sejam gajos geniais, e que me consigam ensinar. Se são porreiros ou amigos, ou se saem à noite comigo (pouco provável no IST em que a maior parte já são cotas) pouco me interessa.

O que eu procuro numa faculdade é rigor, exigência, e que me consiga proporcionar saídas profissionais. Questões como "relação entre professor e aluno" são perfeitamente secundárias. O que interessa num Professor Universitário é que te consiga explicar bem as matérias, que sejam tipos disponíveis nos horários de dúvidas, etc. E isto é que é complicado de encontrar.

Quanto à tua amiga, acredita no que quiseres. Tu dás-me esse exemplo; quantos exemplos queres de pessoal da Covilhã que foi para Lisboa (já nem digo IST)?

Já agora, gostava de saber como é que ela, sem nunca ter estudado no IST nem na UBI, soube logo que a UBI era melhor...LOL

Não conheço a realidade da UBI, mas os argumentos de selecção que invocas são no mínimo maus e revelam muita ingenuidade.

O IST tem acordos com algumas das principais faculdades do mundo da area de aeroespacial, a UBI também ? Se queres ir para o estrangeiro isto é um factor muito importante.

O IST está envolvido em projectos de investigação, ainda à poucos dias o Presidente do IST na televisão anunciou a construção de um edifício de 200mil€ para um projecto com a agência espacial europeia. A UBI na área de aeronáutica está envolvida em que projectos?
No IST, enquanto aluno, nem tem que ser no âmbito de tese, mesmo como aluno de 3º ano para a frente ( ou em alguns casos até de 2º ano), consegues participar em projectos de investigação, não sendo nada impossível conseguires bolsa. Na UBI, alem de se tem projectos interessantes, tu enquanto aluno podes participar? e se sim, ter bolsa é algo realista?

E não tenhas a mínima ilusão que mesmo que tenhas média de 14, um aluno do IST de aeroespacial vai te passar à frente, é justo? Se calhar não, mas o nome conta muito, e o IST tem nome. Independentemente da matéria/programa serem os mais indicados tecnicamente ou não, o facto é que as empresas sabem que é pessoas habituadas a trabalharem sobre pressão e com metas complicadas de atingir. Por algum motivo não pensam isso de outras faculdades, mas isso têns de lhes perguntar porquê.

Para finalizar, no IST, nos primeiros anos, tens alguma razão, com cadeiras com mais de 200inscritos, não há grande relação de proximidade com os professores, mas no entanto no geral não falham os horários de duvidas e grande parte mostra muita disponibilidade.

Do 3º ano para a frente, já começas a ter muito menos gente, cadeiras especificas, e ai já crias uma relação muito próxima e saudável com os professores . O que inclui por vezes responderem a duvidas por mail de madrugada e mostrarem disponibilidade para que compareças no gabinete/salas de duvidas fora de horas, o que inclui por vezes fins de semana. Mas sim, não tiram duvidas por facebook por isso todo este paragrafo é inútil.

Se tens média para o IST, não cometas o erro de ir para a Covilhã, não é que seja mau, mas não tem o prestigio que o IST tem, e isso pode te custar "aquele" emprego daqui a 5(?) anos.

Última edição:
Com média 19 e preterir o curso da UBI ao do IST é um crime. É que nem que acabes o curso com 20 se vais valer tanto como um que acabe no IST com 14. Eu tenho noção das duas realidades(porque já estives em projectos em que a UBI também participou, porque conheço as instalações, porque já tive contacto com alunos do curso), pois estou a tirar MEAer no IST e já estou no 5º ano e digo-te que há uma diferença brutal de dificuldade entre ambos os cursos principalmente nas disciplinas mais específicas como Aerodinâmicas e estruturas. E eu sou daquelas pessoas que não defende o seu curso, porque acho que está um bocado mal estruturado pois temos uma carga teórica até o 4º ano um bocado elevada. Mas de uma coisa eu sei, saímos muito melhor preparados do IST. Só para acabar, tenho colegas(muitos) a recusar propostas de emprego.

Ambos têm toda a razão, agradeço a vossa ajuda e tenho consciência do prestigio do IST. JMSVS, o "sair melhor preparado" também é subjectivo - tu próprio admitiste que a UBI tem melhores condições e a vertente práctica é muito maior, ao contrário do IST onde é muito teórico [;)] Mas relativamente ao prestigio admito-o, nunca o neguei, e até o disse anteriormente. :) Mas assim vamos voltar ao assunto que encheu estas 3 páginas, e para finalizar, volto a citar:

É melhor parar por aqui o offtopic pois não chegamos a lado nenhum e como já foi dito grande parte do valor está no estudante e não na universidade.

Ainda não sei com que média acabarei o secundário nem qual será a média de entrada na altura, pelo que não estou já a tomar nenhuma decisão definitiva.

O que interessa mesmo é seres um homenzinho, trabalhares e não seres apenas mais um nabo que se anda a fiar nos prestigiozinhos...

É que o mundo do trabalho, na vida real, faz cocó em cima do prestigio e limpa o rabo às médias.

A melhor faculdade que uma pessoa pode escolher é a que a leve mais rapidamente para dentro desse mundo
[;)]

Este ano, se tudo correr bem, lá me vou candidatar a aeronáutica :)

O que interessa mesmo é seres um homenzinho, trabalhares e não seres apenas mais um nabo que se anda a fiar nos prestigiozinhos...

É que o mundo do trabalho, na vida real, faz cocó em cima do prestigio e limpa o rabo às médias.

A melhor faculdade que uma pessoa pode escolher é a que a leve mais rapidamente para dentro desse mundo
[;)]

Cada vez mais tenho essa ideia...

Obrigado [;)]

Voltar
Superior