Endesa - Alguém é cliente?

Nem podiam ser diferentes. Estando tu no mercado regulado, o preço do kwh é fixado pela ERSE e não pelo operador. O que fazem é dar-te 5% de desconto.

Não é bem assim. Há uma parte regulada, que é o acesso às redes. A margem do comercializador é regulada para o comercializador de último recurso. Para os de mercado, essa margem é livre. Mas a parte da tarifa que é regulada é a "fatia de leão", logo a diferença de preço ao consumidor não pode ser muito diferente.

Mais informação (com boas imagens, que não cabem aqui por serem muito grandes): Portal ERSE - Tarifas e Preços

Também fui contactado pela Endesa.
O que disseram, após pedido de esclarecimento é que o desconto de 3%+2% incide apenas sobre o consumo de eletricidade, e não sobre o valor da factura.
O problema é que dizem que o desconto é permanente e no site deles diz, claramente, que é durante 1 ano. Pedi confirmação por escrito e ainda aguardo.

Quem já tem, pode confirmar os descontos?

Obrigado

Se bem me recordo isto era assim.. durante um ano o cliente tem direito a 5% de desconto sobre o consumo. No fim desse ano, o desconto é revisto, podendo manter-se, aumentar ou diminuir (menos provável), sendo que o que eu dizia sempre às pessoas era que o provável seria aumentar, à imagem do que aconteceu em Espanha por ex, onde o desconto já era bastante mais elevado. Não faria sentido nenhum o desconto diminuir porquê? Não há qualquer fidelização à empresa, podendo o cliente mudar para a EDP novamente quando assim entendesse, de forma gratuita.

Atenção que isto foi em finais de 2009 inicio de 2010, portanto à mais de ano e meio.

Agora, se me perguntarem a mim se compensa mudar, eu acho que sim. Em termos de qualidade de serviço vai ficar tudo igual, pois apenas a parte comercial altera (a factura), o resto é fornecido na mesma pela EDP. Há depois a eterna questão, que pode ser considerada a única desvantagem: Em caso de ser necessária assistência técnica, os técnicos da EDP deixam os clientes com facturação de outras empresas para último?

Uma falsa questão, na minha opinião, pois isso (qual a empresa que faz a facturação) nem sequer é levado em conta, caso seja necessária algum tipo de assistência

Finalmente, a situação do NIB. Podem fornecer o NIB à vontade e autorizar a gravação da chamada, pois é tudo feito com a máxima segurança, e com o vosso NIB também ninguém poderia fazer nada a não ser depósitos, a não ser que haja (como é o caso) uma autorização por escrito ou através de gravação de chamada. Essa autorização permitirá à Endesa descontar o valor no final do mês. Uma das principais dificuldades em vender era mesmo o único método de pagamento disponível ser o débito directo, mas nós tinhamos de tentar convencer os clientes.. (os velhotes então, coitados achavam sempre que os tavam a aldrabar [:D])

Bem, este mes tive uma desagradavel surpresa: recebi uma factura d luz d 100€, quando no mes passado recebi uma de 20€, o habitual.
Nao compreendo este valor, pois o consumo e o habitual!
Alguem esta numa situacao semelhante?

Bem, este mes tive uma desagradavel surpresa: recebi uma factura d luz d 100€, quando no mes passado recebi uma de 20€, o habitual.

Pode ter acontecido que as facturas anteriores estavam a ser emitidas com estimativas do consumo. Este mês, fizeram a contagem real e fizeram o ajuste.
Ou então com o frio ligaste um ou outro aquecedor ou ar condicionado e nem te apercebes do impacto que isso tem.

Pode ter acontecido que as facturas anteriores estavam a ser emitidas com estimativas do consumo. Este mês, fizeram a contagem real e fizeram o ajuste.
Ou então com o frio ligaste um ou outro aquecedor ou ar condicionado e nem te apercebes do impacto que isso tem.

Ar condicionado não tenho. E aquecedor liguei 2 vezes.
É um aumento brutal de uma mês para o outro! Recebo as facturas todos os meses e o valor costuma andar à volta dos 20€. Ainda por cima não passamos assim tanto tempo em casa e cada vez somos menos.

Ar condicionado não tenho. E aquecedor liguei 2 vezes.
É um aumento brutal de uma mês para o outro! Recebo as facturas todos os meses e o valor costuma andar à volta dos 20€. Ainda por cima não passamos assim tanto tempo em casa e cada vez somos menos.

O valor é sempre o mesmo? Ou tem variações?

Se for sempre o mesmo pode ser o que diz o Irascivel, era uma estimativa. E agora fizeram-te o acerto do ano.

Não há qualquer fidelização à empresa, podendo o cliente mudar para a EDP novamente quando assim entendesse, de forma gratuita.

Confirma-me lá isso, depois de ter passado um ano posso rescindir contrato e passa automaticamente para a EDP novamente?

Tenho tido alguns problemas com a endesa a nível da faturação, deixam de mandar qualquer fatura e depois num mês mandam duas seguidas. :\

20 euros por mês? Só?

Deves andar a viver à luz das velas, só pode![:D]

O valor é sempre o mesmo? Ou tem variações?

Se for sempre o mesmo pode ser o que diz o Irascivel, era uma estimativa. E agora fizeram-te o acerto do ano.

Estive a ver melhor a factura e, ao contrário da outras facturas, esta diz leitura real. Afinal penso ser mesmo o tal acerto!
Mas já agora, e se souberem responder, no próximo mês volto à leitura estimada ou à real?

Estive a ver melhor a factura e, ao contrário da outras facturas, esta diz leitura real. Afinal penso ser mesmo o tal acerto!
Mas já agora, e se souberem responder, no próximo mês volto à leitura estimada ou à real?

Será estimativa porque as empresas não fazem leituras reais todos os meses. O que não quer dizer que a nova estimativa vá ser novamente 20€. O mais provável é a Endesa fazer um reajustamento à tua estimativa, que antigamente estava sub-estimada, daí teres agora sofrido o acerto.

Se não quiseres ter mais surpresas deste tipo podes sempre ser tu a enviar a contagem real para lá. A EDP por exemplo permite enviar as leituras pela net, sms ou pelo telefone. A Endesa não que canais disponibiliza.

Confirma-me lá isso, depois de ter passado um ano posso rescindir contrato e passa automaticamente para a EDP novamente?

Tenho tido alguns problemas com a endesa a nível da faturação, deixam de mandar qualquer fatura e depois num mês mandam duas seguidas. :\

Sim, não há qualquer tipo de fidelização. Só estás na Endesa o tempo que quiseres.

Para mudar fala com a EDP, eles explicam-te como proceder.

Ligaram-me hoje com a proposta dos 5% mas, segundo leio aqui, omitiram o facto de ser válida por um ano ou vitaliciamente, assim como ser necessário aderir ao débito directo.
Aparentemente não há fidelização nem custos aderir e eventualmente mais tarde "des"aderir. A única coisa que muda é só mesmo o logótipo na factura e o facto de fazerem "um desconto de 5% sobre a factura actual" (sic).

Fiquei naquela...

Sabem indicar se existe alguma entidade a que nos possamos dirigir para efectuar queixas relativamente ao serviço da endesa.

A meu ver foi-me enfiado um belo barrete, a partir do momento que uma factura da electricidade passa-me de trinta e poucos €, para uma de 160€ algo está mal, e depois de contactar apenas me sabem dizer:"Foi o consumo que fez, tem de pagar". Atenção, o uso que faço de electricidade é o mesmo de sempre, ainda menos nesta altura pois já não existem aquecedores ligados, de ter em conta que durante o dia nunca está ninguém em casa, apenas de noite logo não entendo este disparo, sei de mais pessoas na mesma situação, em que pagavam trinta e poucos € e vêm facturas de 70 e 80€ para pagar.

Estou mais que arrependido de mudar para Endesa, o meu receio agora é mudar para Edp e voltar a levar outra talhada, pois neste país parece que se muda de coisas é sempre para levar talhadas.

Voltar
Superior