Se bem me recordo isto era assim.. durante um ano o cliente tem direito a 5% de desconto sobre
o consumo. No fim desse ano, o desconto é revisto, podendo manter-se, aumentar ou diminuir (menos provável), sendo que o que eu dizia sempre às pessoas era que o provável seria aumentar, à imagem do que aconteceu em Espanha por ex, onde o desconto já era bastante mais elevado. Não faria sentido nenhum o desconto diminuir porquê? Não há qualquer fidelização à empresa, podendo o cliente mudar para a EDP novamente quando assim entendesse, de forma gratuita.
Atenção que isto foi em finais de 2009 inicio de 2010, portanto à mais de ano e meio.
Agora, se me perguntarem a mim se compensa mudar, eu acho que sim. Em termos de qualidade de serviço vai ficar tudo igual, pois apenas a parte comercial altera (a factura), o resto é fornecido na mesma pela EDP. Há depois a eterna questão, que pode ser considerada a única desvantagem: Em caso de ser necessária assistência técnica, os técnicos da EDP deixam os clientes com facturação de outras empresas para último?
Uma falsa questão, na minha opinião, pois isso (qual a empresa que faz a facturação) nem sequer é levado em conta, caso seja necessária algum tipo de assistência
Finalmente, a situação do NIB. Podem fornecer o NIB à vontade e autorizar a gravação da chamada, pois é tudo feito com a máxima segurança, e com o vosso NIB também ninguém poderia fazer nada a não ser depósitos, a não ser que haja (como é o caso) uma autorização por escrito ou através de gravação de chamada. Essa autorização permitirá à Endesa descontar o valor no final do mês. Uma das principais dificuldades em vender era mesmo o único método de pagamento disponível ser o débito directo, mas nós tinhamos de tentar convencer os clientes.. (os velhotes então, coitados achavam sempre que os tavam a aldrabar [

])