Endesa - Alguém é cliente?

gonexplorer

New member
Ligaram-me hoje para casa, da Endesa, concorrente da EDP a perguntarem se não queríamos mudar. Disseram que ofereciam 5% de desconto, mas esse desconto, já estive a ver, só se aplica no 1º ano.
Alguém é cliente? Existe alguma vantagem sobre a EDP? Tirando os 5% de desconto o preço é mais baixo que o da EDP (que se diz vai aumentar os preços em cerca de 2%)?
Só pelo facto de a EDP ser uma empresa sanguessuga já dá vontade de mudar, mas se os outros forem piores também não vale a pena.

É tudo uma questão de €€€

Quem fizer mais barato ganha.

Aqui não me põe o factor qualidade, pois a electricidade é toda igual [;)]

Eu assinei contrato com eles faz hoje 8 dias, ou seja, ainda não tenho efeitos práticos.

Chamou-me à atenção duas coisas:

1- O desconto de 5% dura um ano. Eu não me recordo da vendedora ter falado no prazo de um ano, mas posso ter sido eu a prestar pouca atenção.

2 - A intenção "anunciada" deles é tentar fazer a EDP baixar os preços gradualmente. Não percebo nada desse mercado, mas a concorrência costuma de facto ter esse efeito.

No entanto, o motivo pelo qual aderi foi outro e simples:

Eu gasto cerca de 45 euros de electricidade por mês. 5% ao fim de um ano são 27 euros, o que não é muito, mas fica do lado de cá.
Mas acima de tudo é a possibilidade de contribuir para mudar um pouco as coisas. Eu negoceio o preço anualmente com a TV Cabo, negoceio com o banco o empréstimo da casa, e só não negoceio com a EDP porque não posso.
Portanto esta adesão à endesa é para lhes dar alguma força e de certa forma foi a minha negociação possível com a EDP.

Daqui a um ano, analiso tudo outra vez.

Tb me ligaram a propor isso mas como tenho bi-horário, no 2º contacto outra pessoa diferente disse-me que afinal ainda nao conseguiam abranger esses clientes.

Mas a minha decisão será a de me manter na EDP, pois já tive a minha
dose de experiência de sub-contratação de serviços.

Veja-se na internet: podemos ter um serviço mais barato ao da PT, mas sempre que há algum problema temos esse operador a chutar a bola para a responsabilidade da PT, que é um assunto que não pode fazer nada e nada faz.
para mim, um concorrente deve ter uma infraestrutura própria de forma a fazer concorrência a alguem. Usando as mesmas infraestruturas dos tubarões, é mais um deles...

Tb me ligaram a propor isso mas como tenho bi-horário, no 2º contacto outra pessoa diferente disse-me que afinal ainda nao conseguiam abranger esses clientes.

Mas a minha decisão será a de me manter na EDP, pois já tive a minha
dose de experiência de sub-contratação de serviços.

Veja-se na internet: podemos ter um serviço mais barato ao da PT, mas sempre que há algum problema temos esse operador a chutar a bola para a responsabilidade da PT, que é um assunto que não pode fazer nada e nada faz.
para mim, um concorrente deve ter uma infraestrutura própria de forma a fazer concorrência a alguem. Usando as mesmas infraestruturas dos tubarões, é mais um deles...

Bem, a EDP também utiliza as infraestruturas da REN..

Essa Endesa trabalha em todo o território nacional?Vou ficar à espera de ser contactado.Para mais barato muda-se sempre se a qualidade for a mesma...

Já me ligaram 2 ou 3 vezes e já me fiz explicar que não estava interessado.

1º Na primeira abordagem fui espreitar o site deles e os preços eram EXACTAMENTE iguais aos da EDP, para mudar para igual não vale a pena.

2º Passaram a oferecer os 5% e a mim disseram-me que eram para sempre... :sh)... Pois já a mentir...

3º Não têm contratos para bi-horário, logo não me serve.

Eu não me importo de mudar, mas quando mudo é porque vejo vantagens. E mudar para a Endenssa neste momento não vejo qualquer vantagem .

Essa Endesa trabalha em todo o território nacional?Vou ficar à espera de ser contactado.Para mais barato muda-se sempre se a qualidade for a mesma...

A única coisa que pode mudar é a qualidade do papel da factura e da tinta que a imprime.

Ah, e a facturação é mensal e não de dois em dois meses (eu prefiro).

Ligaram-me hoje para casa, da Endesa, concorrente da EDP a perguntarem se não queríamos mudar. Disseram que ofereciam 5% de desconto, mas esse desconto, já estive a ver, só se aplica no 1º ano.
Alguém é cliente? Existe alguma vantagem sobre a EDP? Tirando os 5% de desconto o preço é mais baixo que o da EDP (que se diz vai aumentar os preços em cerca de 2%)?
Só pelo facto de a EDP ser uma empresa sanguessuga já dá vontade de mudar, mas se os outros forem piores também não vale a pena.

Desculpa lá, mas fui agora ao site e os preços são iguaizinhos aos da EDP:

Endensa:

endensa.jpg

EDP:

edp.jpg

Os valores são iguais.

Ou seja a vantagem é apenas os 5% de desconto que só oferecem há pouco tempo, porque antes não ofereciam nada.

"Apenas" 5%?!

Achas pouco?:confused:
Depende...

Só dá para os utilizadores normais e não serev para os bi-horário.

Prometiam "para sempre" e afinal é apenas no 1º ano.

Para quem gasta 20€ mês, 5% são 12€ de desconto.
Acho que 12€ não vale as possíveis chatices de mudanças que podem haver...

Edit: e só dão os 5% se fizeres débito directo...

Depende...

Só dá para os utilizadores normais e não serev para os bi-horário.

Prometiam "para sempre" e afinal é apenas no 1º ano.

Para quem gasta 20€ mês, 5% são 12€ de desconto.
Acho que 12€ não vale as possíveis chatices de mudanças que podem haver...

Edit: e só dão os 5% se fizeres débito directo...

Lá está, isso cabe a cada um avaliar no seu caso.

No meu caso, eu gasto 45 euros mês, logo são 27 euros ano.

Mas acima de tudo, tem mais que ver com o princípio. A EDP nunca deu nada nem coisa nenhuma. 5% pode ser um começo, e ao fim do primeiro ano, eu posso tentar negociar, ao passo que na EDP não negoceio nada.

27 euros é pouco dinheiro, mas dá (por exemplo) para 400 km de gasóleo na minha carrinha, ou um jantar, ou uma prenda para a minha filha.

Mas mais importante que isto é que estes 27 euros, a juntar aos mais de 100 anuais que negociei com a tv cabo, mais o que negociei nos seguros, mais o que negociei no empréstimo da casa, possivelmente vão dar um ordenado mínimo nacional, o que já dá uma perspectiva diferente.

Mais ainda, se todos pensarem como eu, a EDP é obrigada a baixar preços.
Se todos pensarem que não vale a pena, a electricidade vai continuar a subir e toda a gente a paga, reclamando do valor, mas sem fazer nada para mudar.

a Endesa só vende serviços. não tem infraestrutura

é como os operadores de telefone (CLIX, ONI, etc) a funcionar sobre as linhas da PT, ou mesmos os operadores móveis (UZO, Rede4, Continente Mobile, etc) a funcionar sobre a TMN, VOD ou OPT
se tiveres uma avaria, a Endesa não faz mais do que comunicar à EDP que tem uma avaria e quem vai reparar é a EDP.

daí conseguirem valores "baixos"

neste momento, os bens de primeira necessidade numa casa são água e luz.
e ficar sem luz\água em casa, nem que seja por um dia, não é preocupação que quero ter tão cedo.

(...)

2 - A intenção "anunciada" deles é tentar fazer a EDP baixar os preços gradualmente. Não percebo nada desse mercado, mas a concorrência costuma de facto ter esse efeito.

(...)
Se não existir concertação de preços... [:D]

Se eles á partida querem entrar no mercado português, mas depois também não oferecem preços mais baixos, mas sempre, não só durante uns tempos, também não me parece que venham com boas intenções, ou a pensar nos consumidores...

Quando conseguir vender a minha casa, e for para uma vivenda, então penso nisso, de contactar a endesa, apesar de tudo quero acreditar que mais fornecedores, melhor para os clientes...

Voltar
Superior