«Eles estão doidos!»

Mas isso das lavagens da louça, só não lavam a da esplanada?

Não me imagino a não poder levar um copo de vidro para a esplanada para beber uma cerveja. Espera... será que posso levar uma garrafa de vidro para a esplanada?

É o fim da picada. Compreendo que queiram aumentar a segurança mas estas medidas só contribuem é para se comer cada vez pior.
Que querem fazer? Obrigar toda a gente a engolir comida "segura" mas rasca?

Daqui a pouco fazem a comida em vácuo, selam e só abrem na mesa. Deve ser tão bom...

Eu estou a imaginar essa da esplanada à semelhança das práticas nos bares - Na rua só com copo de plástico. E terá mais a ver com questões de segurança física do que com questões de segurança alimentar.

O que acaba por ser manifestamente exagerado nalguns casos. Há excelentes restaurantes com excelentes esplanadas !

Vou beber o meu branco ou a minha sangria de champagne em copo de plástico? Não me parece !!

Eu até sou um fervoroso adepto das medidas duras em termos de higiene e segurança alimentar, mas acho este caso um completo e descabido absurdo a ser verdade !

Concordo com muita coisa que é aí dita, como por exemplo a proibição relativa à fava e ao brinde no bolo rei ou os copos de plástico nas esplanadas. Já apanhei muita chávena e copo de vidro mal lavado, se passarem a servir em copos de plástico é só deitá-los fora e não tenho que andar a limpar marcas de batom de outras pessoas para poder beber o café.

O uso dos copos de plástico ate concordo em algumas situações, mas de forma continuada, não concordo plenamente porque vai-se produzir muito mais lixo.
Estamos numa altura em que produzimos lixo em excesso e sem necessidade nenhuma, deveríamos adoptar medidas de forma a reduzir o lixo produzido.
Por exemplo quando vamos à compras deveríamos levar sacos de casa, ou ate mesmo sacolas de pano, sempre é uns sacos de plástico que se poupa. Concordo com os supermercados que apenas vendem sacos, assim já arrumamos melhor as compras para levar menos sacos.

A esplanada torna-se ridicula, porque só em locais ao ar livre é que se serve em plástico?
Para quem tem problemas com as chavenas sujas (e eu se usar baton limpo qdo acabo o meu café [;)] ) gosta mais de queimar as mãos para beber em plástico? E as colheres? Poucos sao os cafés que não trazem o pau de canela embalado ou aquelas colheres/paus de plástico tam´bém embalados.
Por mim café em copos de plástico é do pior. Aqui no emprego ao almoço acontece, e das duas uma ou nao bebo café ou espero que as chavenas saiam da maquina. queimar os dedos obrigado mas não.

È um exagero, quem viu a reportagem da ASAE reparou de certeza que só de legislação são mais de 300 leis e decretos leis!!! O que é um abuso, e disperdicio de informaçao quase de certeza.
Aquele restaurante´era só sujidade, mas se nós fossemos a pensar nisso, almoçavamos e jantavamos sempre em casa!!![:D]

A esplanada torna-se ridicula, porque só em locais ao ar livre é que se serve em plástico?
Para quem tem problemas com as chavenas sujas (e eu se usar baton limpo qdo acabo o meu café [;)] ) gosta mais de queimar as mãos para beber em plástico? E as colheres? Poucos sao os cafés que não trazem o pau de canela embalado ou aquelas colheres/paus de plástico tam´bém embalados.
Por mim café em copos de plástico é do pior. Aqui no emprego ao almoço acontece, e das duas uma ou nao bebo café ou espero que as chavenas saiam da maquina. queimar os dedos obrigado mas não.

È um exagero, quem viu a reportagem da ASAE reparou de certeza que só de legislação são mais de 300 leis e decretos leis!!! O que é um abuso, e disperdicio de informaçao quase de certeza.
Aquele restaurante´era só sujidade, mas se nós fossemos a pensar nisso, almoçavamos e jantavamos sempre em casa!!![:D]

É precisamente por causa destas afirmações que deve existir a ASAE e deve continuar o seu bom trabalho !

No outro dia estive na cozinha de um restaurante de topo em Lx a convite do chef.

Praticamente se podia lamber o chão. Naquele momento a cozinha estava a fechar, pelo que ainda não tinha havido tempo de limpar fosse o que fosse.

Quando lhe perguntei como ele geria a situação, ele foi lacónico: "Sou chef, mas se for preciso agarro no pano e na esfregona".

E estamos a falar de um chef "vedeta", desses mais reputados que aparecem nas revistas !

Mas isto diz uma coisa simples, a limpeza e a higiene são processos contínuos. E quem, neste momento encara o negócio da restauração a sério e de modo profissional e honesto não tem problemas de higiene garantidamente.

Os que têm esses problemas estão a fazer concorrência desleal e merecem ser punidos por isso !!

[OFFTOPIC]
Café em copos de plástico reduzem em 2/3 a actividade sexual: 1º queimam os dedos, depois queimam a língua...
[/OFFTOPIC]

Com estas proíbições todas, o pessoal vai deixar de ir comer fora... fica em casa...

Eu vou à aldeia, ao menos a ASAE não implica (ainda...) com a minha sogra, e com os folares, as bolas, e os pães, de massa amassada na masseira feita de madeira, assados no forno a lenha, com pó de carvão no fundo e sobre papeis...

E os doces, as geleias, os licores, a jeropiga, tudo caseiro, feito à antiga? Espero que nunca acabe...

POSSO IR CONTIGO????

O que eu penso deste tema, é que estamos numa segunda edição da lei seca. Onde os produtos caseiros não podem ser vendidos às claras, mas são vendidos pela porta do cavalo.
Acontece isso em vários lugares, não os podem ter à vista do cliente, mas o cliente habitual sabe que se vende ali, e vai lá comprar. O vendedor apenas não os tem à vista de todos. É mais dinheiro que entra porque n precisa de pagar impostos sobre esses bens que vende, logo o lucro é a 100%.

[OFFTOPIC]
Café em copos de plástico reduzem em 2/3 a actividade sexual: 1º queimam os dedos, depois queimam a língua...
[/OFFTOPIC]

Onde isso nos ía levar!!!

Mas não temos tempo![:)]

Mas agora pergunto eu: e as casas de café avulso? e os bolos ao quilo nas pastelarias e casas da especialidade? e as tão agora famosas casas gourmet??? Abrem portas para encerar logo a seguir porque os produtos naturais vindos directamente do produtor não podem ser vendidos!?

Onde isso nos ía levar!!!

Mas não temos tempo![:)]

Mas agora pergunto eu: e as casas de café avulso? e os bolos ao quilo nas pastelarias e casas da especialidade? e as tão agora famosas casas gourmet??? Abrem portas para encerar logo a seguir porque os produtos naturais vindos directamente do produtor não podem ser vendidos!?

As tais casas gourmet não vendem produtos que não estejam devidamente rotulados/ embalados.

Sou cliente de algumas e nunca vi nada que não fosse assim .

Mas não te esqueças q muitos produtos vindos do produtor têm rotulo e datas de validade e até são embalados, mas são "naturais" sem adição de conservantes não têm Es pelo meio e isso é que eles não querem. Vamos daqui a pouco comer tudo a saber a plástico, pois as coisas perdem o sabor com tantos aditivos.

E as barracas das farturas?? Estou triste!

Mas não te esqueças q muitos produtos vindos do produtor têm rotulo e datas de validade e até são embalados, mas são "naturais" sem adição de conservantes não têm Es pelo meio e isso é que eles não querem. Vamos daqui a pouco comer tudo a saber a plástico, pois as coisas perdem o sabor com tantos aditivos.

Desculpa que te diga mas não há nenhuma lei que preveja tal coisa...

Quanto à barraca das farturas, ela pode existir na mesma se cumprir com os padrões de higiene e segurança alimentar em vigor !

É assim que começam os mitos...

A ASAE quer "E's" ??? Onde? A ASAE quer é as coisas bem feitas.

Podes vender um Bolo com 1 dia de validade, mas tem de ter o rótulo a dizer os ingredientes, e a dizer a data de fabrico e a validade! Assim como a identificação do produtor!

A validade pode ser 1 dia ou 10 anos! Tanto faz!

O que é que a ASAE pensa daqueles restaurantes de self-service em que uma pessoa paga X e come o que quiser? Também não me paerce muito higiénico, teoricamente, andar a pôr comida no prato que está ao alcance de todos os clientes.
E os copos de água dos casamentos, etc...?
Acho que estão a combater mal o problema.

O que é que a ASAE pensa daqueles restaurantes de self-service em que uma pessoa paga X e come o que quiser? Também não me paerce muito higiénico, teoricamente, andar a pôr comida no prato que está ao alcance de todos os clientes.
E os copos de água dos casamentos, etc...?
Acho que estão a combater mal o problema.
Então como deviam combater?

Voltar
Superior