Diesel ou GPL.

Parece-me evidente que o GPL é actualmente a opção mais adequada.

O GPL não tem acompanhado da mesma forma e proporção as subidas da gasolina e diesel.

Além disso conseguem-se arranjar bons carros a gasolina e bem equipados por valores significativamente mais baixos que os diesel.

N se esqueçam, q a questapo do estacionamento, n é importante em tdo o país.
Lembrem-se, o país n é só as grandes cidades, a sério.

Neste momento nem me vou dar ao trabalho de ler o que está para trás...

GPL sem dúvida...

O petróleo está numa escalada imparável...

O GPL só vence o Diesel pelo factor preço (actualmente) porque a nível de eficiência o Diesel não tem rival (a não ser um Diesel Híbrido...).

A chatice do GPL nem é o estacionamento subterrâneo (para mim)... é mais o facto de se ter que voltar à bomba 3 vezes mais vezes do que é costume (no meu caso).

Outro factor é o estilo de condução. Há quem prefira a eficiência do Diesel a baixa rotação, há quem prefira a desportividade da gasolina/GPL (eu não gosto no dia-a-dia).

Um carro que gaste 12 litros aos 100 de GPL equivale em termos de custos de combustível a um carro que gasta 6 litros aos 100 de gasóleo (aos preços acutais).

No entanto, não se esqueçam do factor autonomia onde esta é muito menor no caso dos carros a GPL (embora possam sempre andar a gasolina mas isso é um bocado contra-senso)

O problema é que muitas vezes o pessoal quando começa à procura de carros usados para GPl, começa a ver Volvos e BMW's a preços da chuva e entusiasma-se e acaba por comprar um carro que vai gastar mais combustível do que devia.

Um carro em bom estado , não muito antigo, com 1400 ou 1600cc e à roda dos 100cv é o ideal.

A chatice do GPL nem é o estacionamento subterrâneo (para mim)... é mais o facto de se ter que voltar à bomba 3 vezes mais vezes do que é costume (no meu caso).

Deverias ter optado por um deposito maior.

Eu no meu carro vou menos vezes à bomba de GPL do que ia antigamente a gasolina, pois consigo fazer mais km's com 1 deposito de gás do que com o de gasolina.

Ao contrário do q é vendido em Portugal, mais de 60% do GPL é extraído do GN, curioso cmo pca gente sabe isto.

Mas a palavra petróleo fala mais alto que a palavra butano ou propano [:D] É verdade, já sabes de alguma coisa sobre Biogás? Já li aí na net sobre umas experiências de utilização de biogás nos carros a GPL, mas não foi nada cientifico, nem sei se funciona tão bem como nos carros a GN.

O problema é que muitas vezes o pessoal quando começa à procura de carros usados para GPl, começa a ver Volvos e BMW's a preços da chuva e entusiasma-se e acaba por comprar um carro que vai gastar mais combustível do que devia.

Um carro em bom estado , não muito antigo, com 1400 ou 1600cc e à roda dos 100cv é o ideal.

O problema é esse, têm um pequeno utilitário a gastar 6 litros a gasóleo e lançam-se logo para um V8 de 400cv que faz 12 porque o GPL é barato. Mas assim estão a poluir mais e vão ter despesas superiores. Um 1.2, 1.4 ou 1.6 pode ser perfeitamente conversível sem perdas de potência nem aumentos brutos no consumo, desde que com um kit de injecção sequencial.

GPL all the way. Kits recentes sem perdas de potência...

O que me chateia é o raio do autocolante e não poder estacionar nos subterrâneos...

E outra coisa não perceber porque não existem indicadores analógicos ou digitais com um manómetro de pressão do gás para saber quanto está o depósito...

Não sei como são montados em outros sítios, mas onde o meu irmão montou é um sistema de led's que passados 100km já está no Red, quando ainda tem mais 900km para andar.

Voltar
Superior