Deveres Militares?

pacheco784

New member
Olá, a muito tempo que ando indignado com isto dos Deveres Militares e das Leis Militares.

1- Um Cidadão comum é civil e não militar, então porque tem que fazer um rencenseamente militar e participar no Dia da Defesa Nacional, quando isso é regido por leis e deveres militares.

2- Depois o recenseamente serve para saber quem completou a idade minima para o serviço militar, mas então se eles me chamam e metem o meu nome em editais é porque já o sabem não? Ou não seria mais facil consultar o registo civil?

3- Depois a convocatoria tanto para uma coisa como para outra é feita por afixação de editais, desde quando é que eu tenho que andar a procura de editais para saber quando sou chamado? O Ministerio da Defesa não sabe que existem meios de comunicação?

4- Depois eu tenho que cumprir deveres militares porque se estamos em tempo de paz em Portugal? Justificava-se em tempo de Guerra, agora é parvoice.

5- Depois se eu nao quero direitos militares porque tenho que ter deveres?

6- Dia da Defesa Nacional, o ridiculo dos ridiculos, quem foi sabe que aquilo não passa de uma lavagem cerebral para nos fazer crer que o Exercito e bonito e que tem armas e "brinquedos" engraçados, tipo visita de estudo da escola, com a diferença de que quem falta paga multa ou vai preso, engraçado é que quem rouba nao vai preso.

Concordam?

E sorte tens tu de ser "novinho" e não ter um SMO (serviço militar obrigatório) que te obrigue a cumprir 6 meses, ou os anteriores 9 ou 3 anos no tempo do Ultramar. [;)]

Não me parece que seja assim "tão" mau perderem um dia do vosso tempo, aliás se calhar para muitos jovens e não tão jovens, é uma boa hipotese de emprego.

Quanto à questão do Edital por acaso já podiam pensar noutra alternativa, mas não sei até que ponto o MDefesa terá dados.[;)]

já os oiço a virem todos orgulhosos dizer que no tempo deles é que era, que a recruta devia ser para toda a gente que só faz é bem que separa os putos dos homens.
Tens razão deve ser chato, mas também é só um dia que perdes e para algumas pessoas até se pode transformar numa ocupação.

Em parte sim, mas é apenas um dia da tua vida que perdes, para muitos que ganham [;)]

Nota: Ou muito me engano ou o tópico vai ser movido para o Off topic (:

Eu acho ridiculo, está mania de cumprir deveres e leis militares quando na somos militares, somos civis são essas leis que temos que cumprir.

No "vosso" tempo tinham 6 meses de recruta porque secalhar estavam em tempo de guerra ou com possiblidades disso, hoje em dia em Portugal estamos em tempo de paz, depois se eles tem os meus dados basta acederem ao registo(alias é tão verdade que agora o recenseamente é automatico sem ter que ir a lado nenhum) para que vou eu para la fazer de parvinho tipo visita de estudo.

E depois quem quer cumprir serviço militar cumpre não é com estas iniciativas que vao ter mais militares, conheço so na minha zona 5 ou 6 pessoas que estão no serviço militar, força armada, Grupo de Intrevenção de livre vontade, sem ter que haver iniciativas destas, é simples deixem -se disso quem quiser ir vai na mesma, quem não quer não vai e nao e com estas iniciativas que muda de ideias, se já antigamente se fugia para nao ir a tropa quanto mais agora.

Eu acho ridiculo, está mania de cumprir deveres e leis militares quando na somos militares, somos civis são essas leis que temos que cumprir.

No "vosso" tempo tinham 6 meses de recruta porque secalhar estavam em tempo de guerra ou com possiblidades disso, hoje em dia em Portugal estamos em tempo de paz, depois se eles tem os meus dados basta acederem ao registo(alias é tão verdade que agora o recenseamente é automatico sem ter que ir a lado nenhum) para que vou eu para la fazer de parvinho tipo visita de estudo.

E depois quem quer cumprir serviço militar cumpre não é com estas iniciativas que vao ter mais militares, conheço so na minha zona 5 ou 6 pessoas que estão no serviço militar, força armada, Grupo de Intrevenção de livre vontade, sem ter que haver iniciativas destas, é simples deixem -se disso quem quiser ir vai na mesma, quem não quer não vai e nao e com estas iniciativas que muda de ideias, se já antigamente se fugia para nao ir a tropa quanto mais agora.

Mas que lei militar é que um civil está sujeito?
Tens é uma lei civil que te obriga a fazer o recenseamento aos 18 anos.

Lá que tu tenhas ideias esclarecidas em não querer seguir essa carreira, podem haver muitos jovens que após essa visita de estudo, como lhe chamas, possam pensar 2x, principalmente para os que tem pouca escolaridade, pouca formação e pouca perspectiva de emprego - apesar de não ser no Serviço Militar que ganhe uma carreira (por norma).

Há 9 anos onde é que havia guerra ou possibilidade disso, e eu e muitos outros, fizemos os 6 meses de Serviço Militar... pelo menos para mim deu para abrir os olhos e o impulso final para estudar mais, entre outras coisas. [;)]
Agora não tens a Inspecção tens essa visita...

Última edição:
Mas que lei militar é que um civil está sujeito?
Tens é uma lei civil que te obriga a fazer o recenseamento aos 18 anos.

Lá que tu tenhas ideias esclarecidas em não querer seguir essa carreira, podem haver muitos jovens que após essa visita de estudo, como lhe chamas, possam pensar 2x, principalmente para os que tem pouca escolaridade, pouca formação e pouca perspectiva de emprego - apesar de não ser no Serviço Militar que ganhe uma carreira (por norma).

Há 9 anos onde é que havia guerra ou possibilidade disso, e eu e muitos outros, fizemos os 6 meses de Serviço Militar... pelo menos para mim deu para abrir os olhos e o impulso final para estudar mais, entre outras coisas. [;)]
Agora não tens a Inspecção tens essa visita...

A lei militar a que estas sujeito é simples, se faltares vais ser julgado como um militar e é a lei militar que te pune. Ora se eu sou civil.

Tinhas planos para esse dia? Azar

Inda vais comer à pala, eu por exemplo, comi lasanha e ainda convivi com um membro dos 4taste e com o gajo que passou o dia todo a gozar com ele, portanto é um dia bem passado amigo [;)]

Última edição:
tb sou da opniao....offtopic com isto! :)

em relaçao ao assunto, nao sou contra o serviço militar obrigatorio. apenas teria que se estudar bem algumas situaçoes.

o meu exemplo, na altura que fui obrigado a marchar...fui contrariado, estudava e trabalhava, passei a ganhar 20x menos! sai prejudicado ao fim de 6 meses, pois quando voltei ao meu emprego, muita coisa tinha mudado, "predi alguns comboios"!

depois de toda aquela experiencia, que ate gostei (RL2), sinto que ate tem alguma logica todo aquele sistema, mas acho que é mal aplicado!
no meu caso deveriam-me ter dado a escolher, se queria ou nao cumprir o serviço militar.

mas ha casos de juventude perdida e desorientada, sem emprego, sem estudar, que passam os dias ao sol...a esses deveria ser obrigatorio o serviço militar! de certeza que a muitos so lhes ia fazer muito bem! ja para nao falar das opurtunidades que teram para estudar, prespectivas de carreira e futuro!

já os oiço a virem todos orgulhosos dizer que no tempo deles é que era, que a recruta devia ser para toda a gente que só faz é bem que separa os putos dos homens.

Eu sou um deles [;)]

O SMO nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrario.

Só se extinguiu o SMO por motivos financeiros, o que foi um erro. Cada vez mais tenho a noção que fazia muita falta a muita gente lá ir para deixarem de ser crianças e passarem a serem homens.

Isso agora é um dia bem passado, vais passar o dia a ver armar, tanques, etc, é como ir ao museu, no meu tempo esse dia era a inspecção e em vez de serem todos simpaticos como são hoje era totalmente o oposto apassavam o dia a ralhar em tom de amiassador e a gozarem com a gente, nem sabiamos o que fazer nem porque ranhavam tanto, andava toda a gente nervoso de um lado para o outro feitos patinhos.
Ainda foi envergonhado uma vez em frente a quela malta toda, e tive de andar nú, por isso não vejo qual o teu problema.

Última edição:
Isso agora é um dia bem passado, vais passar o dia a ver armar, tanques, etc, é como ir ao museu, no meu tempo esse dia era a inspecção e em vez de serem todos simpaticos como são hoje era totalmente o oposto apassavam o dia a ralhar em tom de amiassador e a gozarem com a gente, nem sabiamos o que fazer nem porque ranhavam tanto, andava toda a gente nervoso de um lado para o outro feitos patinhos.
Ainda foi envergonhado uma vez em frente aa quela malta toda, e tive de andar nú, por isso não vejo qual o teu problema.

Deve ter perdido umas horas de playstation para ir ao Dia da Defesa [:D]

Olá, a muito tempo que ando indignado com isto dos Deveres Militares e das Leis Militares.

1- Um Cidadão comum é civil e não militar, então porque tem que fazer um rencenseamente militar e participar no Dia da Defesa Nacional, quando isso é regido por leis e deveres militares.

Porque nesse dia, estás "sob alçada" militar, ao entrares no recinto do exército, fica adstrito ás "leis" deles.

2- Depois o recenseamente serve para saber quem completou a idade minima para o serviço militar, mas então se eles me chamam e metem o meu nome em editais é porque já o sabem não? Ou não seria mais facil consultar o registo civil?

Se assim fosse, o pessoal também se queixava que não podia haver recensamento automático...

3- Depois a convocatoria tanto para uma coisa como para outra é feita por afixação de editais, desde quando é que eu tenho que andar a procura de editais para saber quando sou chamado? O Ministerio da Defesa não sabe que existem meios de comunicação?

Obviamente para não estarem a gastar muito + € em correspondência a enviar para a casa de cada um... Mas sinceramente o pessoal tem de ser + activo, não custa muito ir à junta uma vez pra saberes o dia que tens de ir [;)]

4- Depois eu tenho que cumprir deveres militares porque se estamos em tempo de paz em Portugal? Justificava-se em tempo de Guerra, agora é parvoice.

Estamos em paz, agora... 1 dos componentes ESSENCIAIS de 1 Estado/Nação é ter 1 exército...(alias, vê-se bem o poder dos EUA, que em parte está muito relacionado com a força do seu exército)

5- Depois se eu nao quero direitos militares porque tenho que ter deveres?

Simplesmente, porque se fazes parte do Estado português, tens de te sujeitar a esses deveres [;)]

6- Dia da Defesa Nacional, o ridiculo dos ridiculos, quem foi sabe que aquilo não passa de uma lavagem cerebral para nos fazer crer que o Exercito e bonito e que tem armas e "brinquedos" engraçados, tipo visita de estudo da escola, com a diferença de que quem falta paga multa ou vai preso, engraçado é que quem rouba nao vai preso.

Eu já fui à 5anos (acho eu)... Não tinha objectivo de ficar no exército, e obviamente não fiquei...
Mas foi 1 dia que gastei... Vi as instalações do exército, percebi os cursos e saidas profissionais que tinham, e o € que recebiam... Aquilo nem é mau[;)] e vi pessoal a alistar-se...

Concordam?

No geral, não [;)]
Acho que já só haver o dia da defesa nacional é muito bom, mesmo pra quem não quer ficar...o saber não ocupa lugar [kiss]

Mas eu acho que o timming do Dia da Defesa Nacional não é o mais adequado, então eles mostram as oportunidades de seguimento no ensino superior a quem já concluiu o 1º semestre do 1º ano? Assim dificilmente levam para lá alguém.

Eu sou um deles [;)]

O SMO nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrario.

Só se extinguiu o SMO por motivos financeiros, o que foi um erro. Cada vez mais tenho a noção que fazia muita falta a muita gente lá ir para deixarem de ser crianças e passarem a serem homens.

Boas

x2...

Alias eu passei 2 anos a ministrar recrutas(SMO)!

Se o SMO fazia bem al algumas pessoas... sim!
Não como a quando da minha passagem por lá, ja que quem passava pelas Escolas Práticas (SMO de Oficiais/Sargentos) ainda lhe saia do cabedal, agora os Soldados dos Regimentos (falo no meu caso e de outros que tive conhecimento) o caso era diferente, eles tinham que "ser despachados" a saber o basico para depois durante o restante do SMO servirem nos retantes Estabelecimentos Militares!
Alguns dos "valores" que se deviam incutir eram postos um pouco de lado!
Eu na altura chamava isto de "engordar frangos"!
Penso que agora esteja diferente!

Quanto ao tópico, o dia da Defesa Nacional, seve basicamente como mais uma ferramenta de angariação de voluntarios para as fileiras, é um dia onde esclarece os prós e contras de se optar ou não pela "vida militar"!
É marketing como outro qualquer, com a diferença que és obrigado ir![:)]
É uma desvantagem da vantagem de não ter Serviço Militar Obrigatorio!!

Se se gosta ou não é como tudo também há Leis das quais não gosto mas tenho de as cumprir como bom cidadão!

Abraços

Mas eu acho que o timming do Dia da Defesa Nacional não é o mais adequado, então eles mostram as oportunidades de seguimento no ensino superior a quem já concluiu o 1º semestre do 1º ano? Assim dificilmente levam para lá alguém.

Boas

Hoje é mais uma opção de inicio, continuação ou complemeto de uma carreira academica ou profissional!
Na parte academica pode-se optar por continuar nas Academias e postreriormente ingressar nas fileiras, ou optar pelo voluntariado onde podes prestar serviço ao varios ramos das Forças Armandas ser remunarado por isso e ainda assim permitem que continues a estudar "cá fora", não me parece assim tão mau!

Mas esse dia é mais direcçionado para o possivela voluntariado, para angariar mão de obra!

Abraços

Voltar
Superior