Boas
Como aqui ja foi dito serve para esclarecer e dar a conhecer a realidade da "vida militar"!
Como eu ja disse serve também para "chamar" mão de obra para as Fileiras!
Se não se gosta de como está volta-se ao Serviço Militar Obrigatorio e em vez de se passar um dia (perdido ou não) na galhofa, ganha-se uma estadia de 4 meses, na melhor das hipoteses, num dos "Hoteis" das nossas Forças Armadas! E depois o que vão dizer? que estão a ser contraiardos de obrigados? Que está mal ser obrigado a abandonar as vidinhas para ir servir as Forças Armadas e que está mal?
Sendo assim devia era ser a doer! Sem adiamentos! Fazia-se 18 anos e toma lá umas férias na Defesa Nacional!
Se passar um dia no gozo e a passear e adiquirir algum conhecimento é algo sem sentido e desnecessario o que diriam se tivessem que ir passar uns meses na "tropa", caia o Carmo e Trindade!
Abraços
Não foi um dia passado na galhofa ou no gozo. E é muito mau sinal que faças a associação só porque alguém te diz que não aprendeu nada nesse dia. Ter uma opinião ou discordar, não é igual a desrespeito.
Foi um dia passado a cumprir um proforma legal, tão só. Com o maior respeito possível, aliás, como é natural em qualquer jovem bem formado.
E não, não aprendi nada.
E não aprendi nada porque conhecer as carreiras militares não me dá nenhuma noção de pátria ou sequer do papel das forças armadas (que diga-se qualquer um já deve ter aos 18 anos).
Dá uma noção de umas forças armadas como agências de emprego.
E isso não é pátria, nem noção de responsabilidade. E como tal não cumpre o que supostamente deveria ser um DDN.
Eu (e julgo que a grande maioria) não preciso de passar por uma tropa para adquirir as características básicas que um cidadão deve ter. Se é preciso, então é muito mau sinal. Se chegamos aos 18 anos, sem saber o básico, é mesmo muito muito mau sinal, volto a dizer.
Era o que faltava que eu aos 18 anos tivesse que fazer obrigatoriamente uma pausa no meu percurso académico.
Nunca foi obrigatório (que se saiba quem estudava só ia após terminar os estudos), não havia agora ter que ser.
Para mais, com o destino de ir para um quartel em nome de fazer o trabalhinho chato que as patentes não querem fazer (ou não tivesse sido sempre esse o objectivo real, concreto, prático, do SMO [

]).
E contrariamente ao que alguém disse aí, o fim do SMO acarretou maiores custos operacionais. Afinal de contas, a carne para canhão agora é profissionalizada, tem que ser recrutada (e aí reside o principal papel do DDN) e isso tem custos maiores.
Em relação ao serviço militar obrigatório, eu considero que pode ser
utilíssimo para um subgrupo de jovens problemáticos, ou seja, os que não adquiriram o básico até essa idade, veja-se o enquadramento militar.
O que no fundo acaba por acontecer na prática, pelo menos tenta-se. Por isso até sou a favor da institucionalização de uma tendência, transversal a todos os países que é as forças armadas servirem para reencaminhar jovens problemáticos.
E eu sei que isto é muito pouco politicamente correcto de dizer, mas a vida é o que é e haverá sempre gente dessa.
De resto, o serviço militar nos dias de hoje só tem obviamente utilidade para todos os que querem seguir qualquer carreira militar e, esses, procuram-na. Não precisam que seja obrigatório, não precisam de ter que ir tal dia ao regimento mais próximo de casa. Alistam-se voluntariamente para a recruta [

]