Deveres Militares?

Faz hoje precisamente 17 anos que fui para a guerra.

Portugal não estava em guerra com ninguém mas eu fui obrigado a ir para o Adriático.

Eu cumpria o SMO e ninguém me perguntou se queria ir ou não, vais e acabou.

E lá estivemos 45 dias em cenário de guerra real a fazer fiscalização marítima na costa da ex-Jugoslávia.

Ganhei cerca de 50 contos e quando regressei a casa e paguei o taxi tinha 300$00.

Estive uma tarde em casa de folga e tive de regressar no dia seguinte para nova missão.

Eu também tinha a mesma ideia que tu a respeito da "tropa". Hoje acho que me fizeram muito bem os 361 dias que lá passei.

Hoje as empresas fazem teambuildings para promover o trabalho entre colegas. Na "tropa" e em especial num navio há um teambuilding diário.

Portugal está em paz, continuará em paz mas infelizmente a vida n=ao é só peace and love. [;)]

Eu acho ridiculo, está mania de cumprir deveres e leis militares quando na somos militares, somos civis são essas leis que temos que cumprir.
Tu és civil até o teu país precisar que sejas militar.

Esta gente fala com o rei na barriga, mas esquecem-se que direitos são privilégios, e privilégios podem ser retirados.

Se vives num país e o país precisar de ti para se proteger de um ofensor, é o teu dever defendê-lo. Não queres, vai para outro país, mas de certeza que em termos de obrigações militares dificilmente encontras nação neste planeta mais branda que esta.

Como cidadão de Portugal, o estado estaria no seu direito de te obrigar a fazer serviço militar, ir lá para fora cumprir as obrigações do país nas missões da NATO. No entanto a única coisa que te obriga é a ires assistir a uma ou duas palestras, para se certificar que pelo menos ficas minimamente informado. E ainda te queixas?

...

mas ha casos de juventude perdida e desorientada, sem emprego, sem estudar, que passam os dias ao sol...a esses deveria ser obrigatorio o serviço militar! de certeza que a muitos so lhes ia fazer muito bem! ja para nao falar das opurtunidades que teram para estudar, prespectivas de carreira e futuro!
Exactamente. Em Espanha chamam-lhes os nini: Ni estudia, ni trabaja
Por cá são mesmo vadios.

Faz hoje precisamente 17 anos que fui para a guerra.

Portugal não estava em guerra com ninguém mas eu fui obrigado a ir para o Adriático.

Eu cumpria o SMO e ninguém me perguntou se queria ir ou não, vais e acabou.

E lá estivemos 45 dias em cenário de guerra real a fazer fiscalização marítima na costa da ex-Jugoslávia.

Ganhei cerca de 50 contos e quando regressei a casa e paguei o taxi tinha 300$00.

Estive uma tarde em casa de folga e tive de regressar no dia seguinte para nova missão.

Eu também tinha a mesma ideia que tu a respeito da "tropa". Hoje acho que me fizeram muito bem os 361 dias que lá passei.

Hoje as empresas fazem teambuildings para promover o trabalho entre colegas. Na "tropa" e em especial num navio há um teambuilding diário.

Portugal está em paz, continuará em paz mas infelizmente a vida n=ao é só peace and love. [;)]

O comandante na minha unidade foi também comandante das tropas na ex-Jugoslávia (Napoleão Paulo da Silva)

pacheco784
Olá, a muito tempo que ando indignado com isto dos Deveres Militares e das Leis Militares.

1- Um Cidadão comum é civil e não militar, então porque tem que fazer um rencenseamente militar e participar no Dia da Defesa Nacional, quando isso é regido por leis e deveres militares.

porque é um dever o cidadão do sexo masculino ect,ect. nem te chores muito que eu sou dos que acha que devem lá ir todos e não esta palhaçada que foi agora criada.

2- Depois o recenseamente serve para saber quem completou a idade minima para o serviço militar, mas então se eles me chamam e metem o meu nome em editais é porque já o sabem não? Ou não seria mais facil consultar o registo civil?

serve para informar que os nascidos no ano x naquela junta vão ter de lá ir.
se fores o ano anterior na junta vais aparecer lá nas listas com uma informação a dizer (aditamento de inscrição)
como é óbvio eles não sabem se estas vivo ou morto,maluco,fora de Portugal,ect,ect.
sabem sim que nasceste naquela freguesia por isso essas listagens.

3- Depois a convocatoria tanto para uma coisa como para outra é feita por afixação de editais, desde quando é que eu tenho que andar a procura de editais para saber quando sou chamado? O Ministerio da Defesa não sabe que existem meios de comunicação?

desde quando tens de ver editais.:confused:
desde o momento que és Português e vives em Portugal e te reges pelas leis de Portugal.
chega?
além que não queres que eles mandem cartas para todos,como na resposta a cima que te dei explica o porque da coisa.

4- Depois eu tenho que cumprir deveres militares porque se estamos em tempo de paz em Portugal? Justificava-se em tempo de Guerra, agora é parvoice.

eu sou nascido em 1981 e ja nessa altura não se tinha guerra faz uns valennnntes tempos e fui para a tropa no regime obrigatório ,
serve para aprenderes alguma coisa de geito,aprenderes valores,seres homem com H grande, serve para teres noção do que é uma possível guerra,
tem de haver gente com preparação (umas luzes) para se arrebentar alguma nao ires a seco para ela.
tirando que não temos gente nem tropa que chegue para fazer frente a alguém, mas isso já são outros 500.
o que conta é que temos de ter uma tropa e que se tem de ter gente semi preparada para uma eventual guerra.
já agora fui em regime obrigatório e depois entrei para outra em regime de RC em uma tropa que só se entrava em regime de RV.

5- Depois se eu nao quero direitos militares porque tenho que ter deveres?

pá voltamos ao mesmo tens de ter deveres pois és Português e tens que cumprir a nossa lei, e tens o dever de aprender a defender o nosso Portugal .
nada como ires para a tropa para perceberes o que te estou a tentar dizer.
ai sim ias aprender o que é respeito pela bandeira. ate lá isto não passa de balelas.

6- Dia da Defesa Nacional, o ridiculo dos ridiculos, quem foi sabe que aquilo não passa de uma lavagem cerebral para nos fazer crer que o Exercito e bonito e que tem armas e "brinquedos" engraçados, tipo visita de estudo da escola, com a diferença de que quem falta paga multa ou vai preso, engraçado é que quem rouba nao vai preso.

neste ponto não te posso responder não conheço o sistema implementado agora.
sei o que já ouvi putos a falar.
mas isso eles estão bem é a charrar e beber ate cair para o lado e a jogar no pc. por isso o que me dizem ate hoje é sempre um horror e tal.
imaginem se fossem da altura de irem obrigados [:D] cortavam os pulsos[:D][:D]

ps: eu digo que com muito mas muito orgulho cumpri o regime militar tanto o obrigatório como depois o rc e custa ver estas mentalidades da tropa ser um bicho papão e que é perca de tempo, e os coitadinhos arruínam a vida o tempo que iam la passar.[8b][8b]
fui para a tropa e já morava sozinho por razoes que não tem a ver para aqui.
e não morri estou aqui e sinto orgulho de ter prestado o meu contributo pela nossa bandeira.
sejam mas é homenzinhos e não se comportem como os revoltados da nação só porque tem de ir um dia .
se fossem do tempo do obrigatório então ia ser bonito.

Mariquices...

Só por causa de mentalidades fechadas... é que acho que o serviço militar obrigatório devia continuar. Apesar de considerar que isso é um atentado à liberdade (o SMO) em muitos casos só fazia bem.

...

Por coisas deste tipo se vê a mentalidade actual, só mesquinhês e atenção centrada em coisas/ideias fúteis.

já era tempo de alargar isso às mulheres. querem os direitos iguais, mas já os deveres está quieto.

Supostamente para o ano ou próximo, vai ser alargado.

Eu fui um dos primeiros (acho que foi o 2º ano do DDN) e, pelo menos para mim, foi um dia perdido.

Não aprendi nada e tive umas 8h a levar com propaganda sobre carreiras militares. A sorte é que fui com amigos por isso sempre deu para me distrair.

Não é um dia de defesa nacional. É um dia de propaganda militar, tão só.

Supostamente para o ano ou próximo, vai ser alargado.

Eu fui um dos primeiros (acho que foi o 2º ano do DDN) e, pelo menos para mim, foi um dia perdido.

Não aprendi nada e tive umas 8h a levar com propaganda sobre carreiras militares. A sorte é que fui com amigos por isso sempre deu para me distrair.

Não é um dia de defesa nacional. É um dia de propaganda militar, tão só.

Boas

Como aqui ja foi dito serve para esclarecer e dar a conhecer a realidade da "vida militar"!

Como eu ja disse serve também para "chamar" mão de obra para as Fileiras!

Se não se gosta de como está volta-se ao Serviço Militar Obrigatorio e em vez de se passar um dia (perdido ou não) na galhofa, ganha-se uma estadia de 4 meses, na melhor das hipoteses, num dos "Hoteis" das nossas Forças Armadas! E depois o que vão dizer? que estão a ser contraiardos de obrigados? Que está mal ser obrigado a abandonar as vidinhas para ir servir as Forças Armadas e que está mal?
Sendo assim devia era ser a doer! Sem adiamentos! Fazia-se 18 anos e toma lá umas férias na Defesa Nacional!

Se passar um dia no gozo e a passear e adiquirir algum conhecimento é algo sem sentido e desnecessario o que diriam se tivessem que ir passar uns meses na "tropa", caia o Carmo e Trindade!

Abraços

Era tão bom que quando se reclama o fizesse com conhecimento de causa...

(...)

2- Depois o recenseamente serve para saber quem completou a idade minima para o serviço militar, mas então se eles me chamam e metem o meu nome em editais é porque já o sabem não? Ou não seria mais facil consultar o registo civil?

O recenseamento é automático. Não tens que ir a lado nenhum.

3- Depois a convocatoria tanto para uma coisa como para outra é feita por afixação de editais, desde quando é que eu tenho que andar a procura de editais para saber quando sou chamado? O Ministerio da Defesa não sabe que existem meios de comunicação?

Pelos vistos o Ministério sabe... tu é que nem o google deves saber usar:

Ministério da Defesa Nacional

já era tempo de alargar isso às mulheres. querem os direitos iguais, mas já os deveres está quieto.

Andam desinformados. Desde 2007 que se iniciou um processo de transição de 2 anos em que o recenseamento das mulheres era também automático embora a presença no Dia da Defesa Nacional fosse facultativa. A partir de 2010 o regime é exactamente igual tanto para homens como para mulheres.

Boas

Como aqui ja foi dito serve para esclarecer e dar a conhecer a realidade da "vida militar"!

Como eu ja disse serve também para "chamar" mão de obra para as Fileiras!

Se não se gosta de como está volta-se ao Serviço Militar Obrigatorio e em vez de se passar um dia (perdido ou não) na galhofa, ganha-se uma estadia de 4 meses, na melhor das hipoteses, num dos "Hoteis" das nossas Forças Armadas! E depois o que vão dizer? que estão a ser contraiardos de obrigados? Que está mal ser obrigado a abandonar as vidinhas para ir servir as Forças Armadas e que está mal?
Sendo assim devia era ser a doer! Sem adiamentos! Fazia-se 18 anos e toma lá umas férias na Defesa Nacional!

Se passar um dia no gozo e a passear e adiquirir algum conhecimento é algo sem sentido e desnecessario o que diriam se tivessem que ir passar uns meses na "tropa", caia o Carmo e Trindade!

Abraços

Não foi um dia passado na galhofa ou no gozo. E é muito mau sinal que faças a associação só porque alguém te diz que não aprendeu nada nesse dia. Ter uma opinião ou discordar, não é igual a desrespeito.

Foi um dia passado a cumprir um proforma legal, tão só. Com o maior respeito possível, aliás, como é natural em qualquer jovem bem formado.

E não, não aprendi nada.

E não aprendi nada porque conhecer as carreiras militares não me dá nenhuma noção de pátria ou sequer do papel das forças armadas (que diga-se qualquer um já deve ter aos 18 anos).

Dá uma noção de umas forças armadas como agências de emprego.

E isso não é pátria, nem noção de responsabilidade. E como tal não cumpre o que supostamente deveria ser um DDN.

Eu (e julgo que a grande maioria) não preciso de passar por uma tropa para adquirir as características básicas que um cidadão deve ter. Se é preciso, então é muito mau sinal. Se chegamos aos 18 anos, sem saber o básico, é mesmo muito muito mau sinal, volto a dizer.

Era o que faltava que eu aos 18 anos tivesse que fazer obrigatoriamente uma pausa no meu percurso académico.

Nunca foi obrigatório (que se saiba quem estudava só ia após terminar os estudos), não havia agora ter que ser.

Para mais, com o destino de ir para um quartel em nome de fazer o trabalhinho chato que as patentes não querem fazer (ou não tivesse sido sempre esse o objectivo real, concreto, prático, do SMO [:p]).

E contrariamente ao que alguém disse aí, o fim do SMO acarretou maiores custos operacionais. Afinal de contas, a carne para canhão agora é profissionalizada, tem que ser recrutada (e aí reside o principal papel do DDN) e isso tem custos maiores.

Em relação ao serviço militar obrigatório, eu considero que pode ser utilíssimo para um subgrupo de jovens problemáticos, ou seja, os que não adquiriram o básico até essa idade, veja-se o enquadramento militar.

O que no fundo acaba por acontecer na prática, pelo menos tenta-se. Por isso até sou a favor da institucionalização de uma tendência, transversal a todos os países que é as forças armadas servirem para reencaminhar jovens problemáticos.

E eu sei que isto é muito pouco politicamente correcto de dizer, mas a vida é o que é e haverá sempre gente dessa.

De resto, o serviço militar nos dias de hoje só tem obviamente utilidade para todos os que querem seguir qualquer carreira militar e, esses, procuram-na. Não precisam que seja obrigatório, não precisam de ter que ir tal dia ao regimento mais próximo de casa. Alistam-se voluntariamente para a recruta [:p]

Última edição:
Boas

Não foi um dia passado na galhofa ou no gozo. E é muito mau sinal que faças a associação só porque alguém te diz que não aprendeu nada nesse dia. Ter uma opinião ou discordar, não é igual a desrespeito.

Foi um dia passado a cumprir um proforma legal, tão só. Com o maior respeito possível, aliás, como é natural em qualquer jovem bem formado.

Não tendo levado como desrespeito, e considerando como uma opinião eu apenas falei da galhofa em comparação com o que estava anteriormente!Compara (se tiveres alguem conhecido) o DDN com o dia a Inspecção!
Vais entender o que quiz dizer com galhofa! Alias ja foi aqui mensionado no tópico!

E não, não aprendi nada.

E não aprendi nada porque conhecer as carreiras militares não me dá nenhuma noção de pátria ou sequer do papel das forças armadas (que diga-se qualquer um já deve ter aos 18 anos).

Ainda bem que ja te consideras formado e que tens essas noções, não deves é ter noção da quantidade de pessoas da tua idade que não os adquiriram e talvez nem os queiram adquirir!
E se não aprendeste nada apenas os consolidaste os teus conhecimentos(para melhor ou pior).

Dá uma noção de umas forças armadas como agências de emprego.

E isso não é pátria, nem noção de responsabilidade. E como tal não cumpre o que supostamente deveria ser um DDN.

Que o são actualmente! Para o bem ou para o mal?
E sim o DDN é para dar a conhecer as opções existentes, mesmo como agencia de empregos, nos variados ramos e com variadas opções de progressão! E como tal cumpre! Já que as noções se não de que falas se não estiverem assimiladas ou o serão durante o precurso militar ou então nunca!

Eu (e julgo que a grande maioria) não preciso de passar por uma tropa para adquirir as características básicas que um cidadão deve ter. Se é preciso, então é muito mau sinal. Se chegamos aos 18 anos, sem saber o básico, é mesmo muito muito mau sinal, volto a dizer.

Não fazia mal a ninguem! Mesmo a quem ja adquiriu os conhecimentos! E quanto à maioria...

Era o que faltava que eu aos 18 anos tivesse que fazer obrigatoriamente uma pausa no meu percurso académico.

Nunca foi obrigatório (que se saiba quem estudava só ia após terminar os estudos), não havia agora ter que ser.

Lá está se o fizesses aos 18 a meio do teu precurso escolar/academico seria melhor que no fim do mesmo com prespectivas de emprego ou mesmo empregos gorados por falta do cumprimento do serviço militar!

Ai estas enganado! Se não fosse efectuado o pedido de adiamento a tempo e horas, se depois de 3 adiamentos, se não estou errado, não tivesses completado o curso ou então se tivesses chumbado 2 vezes ias e mais nada! Não me falta é exemplos de amigos que passaram por isso!
Eras obrigado sim!

Para mais, com o destino de ir para um quartel em nome de fazer o trabalhinho chato que as patentes não querem fazer (ou não tivesse sido sempre esse o objectivo real, concreto, prático, do SMO [:p]).

Mas isso irás fazer mesmo cá fora! Quer queiras quer não! Mesmo com mais estudos tens que te preparar para começar por baixo! Mais um valor a adquirir!

E contrariamente ao que alguém disse aí, o fim do SMO acarretou maiores custos operacionais. Afinal de contas, a carne para canhão agora é profissionalizada, tem que ser recrutada (e aí reside o principal papel do DDN) e isso tem custos maiores.

Concordo!

Em relação ao serviço militar obrigatório, eu considero que pode ser utilíssimo para um subgrupo de jovens problemáticos, ou seja, os que não adquiriram o básico até essa idade, veja-se o enquadramento militar.

O que no fundo acaba por acontecer na prática, pelo menos tenta-se. Por isso até sou a favor da institucionalização de uma tendência, transversal a todos os países que é as forças armadas servirem para reencaminhar jovens problemáticos.

E eu sei que isto é muito pouco politicamente correcto de dizer, mas a vida é o que é e haverá sempre gente dessa.

Concordo mas não pode ser obrigatorio para uns e para outros não! Logo as opções do DDN tanto servem para ti como para os menos formados e problematicos!

De resto, o serviço militar nos dias de hoje só tem obviamente utilidade para todos os que querem seguir qualquer carreira militar e, esses, procuram-na. Não precisam que seja obrigatório, não precisam de ter que ir tal dia ao regimento mais próximo de casa. Alistam-se voluntariamente para a recruta [:p]

Discordo! Se não se der ao conhecimento de tais opções há muita gente que nunca se lembraria de tal!

Para ti não serviu mas a propaganda que falas serve para dar o que fazer a muita gente que não sabe o que fazer à vida! Mesmo com estudos!

Abraços

Eu também acho que, depende muito do sítio onde tens de te apresentar. O meu dia foi em Novembro na Base Naval de Lisboa, no Alfeite (isto é que eu não vou muito à bola com a designaçaõ, a Base está em Almada, Laranjeiro, mas em Lisboa é que não está de certeza, e o Alfeite está visto que é lá dentro deles [:D]) e pronto até foi engraçado na medida em que visitei um dos navios da fragata Corte-Real: desde a ponte, ao convés, a algumas áreas comuns. Ainda houve a oportunidade de passar pela área dos Fuzileiros, mas fora isso, é como dizem aqui. É propaganda até mais não. Quem não esteja de todo interessado em seguir para as forças armadas pode passar um mau bocado.

Ainda assim, por ser tudo à pala, reforço da manhã, reforço da tarde, almoço e ainda uma caneta, e por alguns momentos de confraternização tanto com o resto do pessoal que vai no mesmo dia, como os próprios coordenadores da defesa nacional, de um momento para o outro já é hora de se ir embora.

Ao menos matei a curiosidade de ver como aquilo é por dentro.[:)] É um mundo. :O

rks disse:
Mas eu acho que o timming do Dia da Defesa Nacional não é o mais adequado, então eles mostram as oportunidades de seguimento no ensino superior a quem já concluiu o 1º semestre do 1º ano? Assim dificilmente levam para lá alguém.

Discordo. Uma das coisas que os representantes das 3 forças armadas que estavam ali naquele dia, todos tinham feito estudado e tirado inclusive licenciaturas, mas porque assim o quiseram, quando terminaram os cursos optaram por ingressar nas forças armadas. De alguma forma, aquilo até pode servir como um piscar de olhos.

Aliás, isto a gente não sabe as voltas que a vida dá. Como disse ali em cima, neste momento não estou de todo interessado em ir para a marinha, ou o exército ou para a força aérea. Mas não sabemos o dia de amanhã e de certo modo, as forças armadas quase que são um porto de abrigo, por assim dizer.

Última edição:
Eu sou um deles [;)]

O SMO nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrario.

Só se extinguiu o SMO por motivos financeiros, o que foi um erro. Cada vez mais tenho a noção que fazia muita falta a muita gente lá ir para deixarem de ser crianças e passarem a serem homens.

Boas.

Olha, eu já sou do tempo em que o SMO era quase uma miragem. Fui à inspecção (1 dia inteiro mais uma manhã) e sinceramente, salvo raras excepções, só veio corroborar a imagem que eu tinha da generalidade das pessoas que por lá se encontram: uma cambada de frustrados que não servem para mais nada além de andarem aos berros como forma de se afirmarem. Ser um homem assim? Não, obrigado, passo ...

A imagem que trouxe de lá foi por demais triste, desinteressante e em alguns momentos até nojenta. É muito triste ver por lá alguns acéfalos que se julgam mais do que os outros só porque estão por trás de uma farda. Deviam era respeitá-la e ao país a que servem.

Não precisei de "ir à tropa" para ser um homem com valores e ideais. Isto aprendi em casa juntos da família, mas também é verdade, sou de outro tempo.

Se o mundo militar poderia ser uma carreira aliciante? Poderia, mas até muita coisa teria de mudar. Quanto se coloca energúmenos a ensinar outras pessoas boa coisa não pode resultar.

Abraço,
McDriver

Boas.

Olha, eu já sou do tempo em que o SMO era quase uma miragem. Fui à inspecção (1 dia inteiro mais uma manhã) e sinceramente, salvo raras excepções, só veio corroborar a imagem que eu tinha da generalidade das pessoas que por lá se encontram: uma cambada de frustrados que não servem para mais nada além de andarem aos berros como forma de se afirmarem. Ser um homem assim? Não, obrigado, passo ...

A imagem que trouxe de lá foi por demais triste, desinteressante e em alguns momentos até nojenta. É muito triste ver por lá alguns acéfalos que se julgam mais do que os outros só porque estão por trás de uma farda. Deviam era respeitá-la e ao país a que servem.

Não precisei de "ir à tropa" para ser um homem com valores e ideais. Isto aprendi em casa juntos da família, mas também é verdade, sou de outro tempo.

Se o mundo militar poderia ser uma carreira aliciante? Poderia, mas até muita coisa teria de mudar. Quanto se coloca energúmenos a ensinar outras pessoas boa coisa não pode resultar.

Abraço,
McDriver

Boas

Podia dizer em parte que concordo contigo! Mas não! Se por um lado há impacto negativo pelos berros e suposta superioridade, depois de se estar lá dentro entende-se o porque de algumas situações!
Disse que podia concordar porque realmente por trás de muitos daqueles berros há alguns "acefalos" como lhes chamas mas há muita gente que sabe o que faz e o "teatro" éra mais um proforma do proprio dia!
Já na incorporação(apresentarção no quartel) lá se assistia a mais do mesmo!

Mas o mais engraçado que "cá fora" se algum chefe for mesmo um nhurro acefalo ou lá o que se pode chamar mais toda a gente come e cala!

Como ja disse ainda bem que tens familia na qual te incutiram os valores! Mas falta a muitos o que é passado pela convivencia em grupo o tão badalado "espirito de corpo" que não é mais que o saber viver com os nossos directos (iguais/superiores/inferiores) a niver da sociedade!
Eu fui militar durante 9 anos nunca fui militarista mas acho o que faz falta a muita gente a vida militar!
E sim é uma boa opção para a vida profissional e cada vez mais! E mal fiz eu em não ter feito por la ficar!

Abraços

Boas

...

Mas o mais engraçado que "cá fora" se algum chefe for mesmo um nhurro acefalo ou lá o que se pode chamar mais toda a gente come e cala!

Pois, mas não é o meu caso. Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito.

Como ja disse ainda bem que tens familia na qual te incutiram os valores! Mas falta a muitos o que é passado pela convivencia em grupo o tão badalado "espirito de corpo" que não é mais que o saber viver com os nossos directos (iguais/superiores/inferiores) a niver da sociedade!
Eu fui militar durante 9 anos nunca fui militarista mas acho o que faz falta a muita gente a vida militar!
E sim é uma boa opção para a vida profissional e cada vez mais! E mal fiz eu em não ter feito por la ficar!

Abraços

Obviamente que há excepções à regra, mas acredita, se já para lá fui com uma imagem um pouco má, quando de lá saí ainda vinha pior. É que fizeram exactamente o oposto daquilo que poderia ser feito para mostrar a vida militar ao pessoal, que, como referi, até poderia ser uma coisa boa e produtiva em todos os aspectos. No fundo limitaram-se a achincalhar ao invés de mostrarem o que bom aquilo por lá eventualmente teria, pois acredito que também existam coisas boas.

Em relação ao evento que se arranjou para substituir a inspecção eu até concordo. É marketing, sim, mas pelo menos mostra um pouco de tudo e pode ser que até se consigam pessoas verdadeiramente interessadas e não obrigadas.

Nunca lá estive mas sempre ouvi dizer que "lutar com um voluntário ao lado é melhor do que com cinco obrigados". E até acredito nisto. Vale mais um de alma e coração do que cinco por obrigação.

Abraço,
McDriver

Boas.

Abraço,
McDriver

Concordo em pleno, e concorco tambem com o Andre e quem diz que o SMO deveria voltar são certamente aqueles que quando la estiveram, "levaram" na cabeça forte e feito de esses frustrados de fatinho verde que não tem respeito por ninguem, e como eles passaram querem que agora os outros tambem sejam obrigados a passar, não me venham com tretas, pois a minha " madrasta" é de Espanha e lá nem tens SMO nem tens Dia da Defesa Nacional, quem vai quer e eles não tem falta de elementos nem de policia.

O Dia da Defesa Nacional[sim eu não fui] é o mais ridiculo que há, e devir ser aplicado sim mas durante os 16 ou até menos como visita de estudo ai sim ainda se vai a tempo para planear escolhar, porque aos 18 quem não as tem feitas, não é com a publicidade do exercito que a vai fazer.

Alem de aquilo ser uma lavagem cerebral para te mostar que o exercito é que é bonito e tal.

É muito simples, quem quer ir vai quem não quer nao vai, porque a muito quem va voluntariamente para o serviço militar e fazer carreira, por isso nao venham com a historia que se retiram o dia da defesa nacional nao tem carne para canhão.

O Dia da Defesa Nacional é ridiculo e não passa de uma visita de estudo para maiores de 18 anos.

Nem SMO, nem DDN, devemos aprender a ser homens e os nossos valores, com a educação e não com o serviço militar onde os frustrados andam todos os dias aos berros contigo como se fosses um animal. Em primeiro lugar eles e que deviam aprender a ser homens e ter repeito pelos outros em vez que querer ensinar algo que nem eles sabem.

Querem carne para canhão?

Peguem nesses criminosos juniores, e em vez de irem para casas de correcção ou para a cadeia enviem para o SM.

Se tu não foste ao SMO, obviamente, nem ao DDN como sabes se andam aos berros ou não?

Estás a ser preconceituoso para quem optou por uma carreira militar e ainda por cima com pouco conhecimento de causa.
E como já disseram se muitos não retiraram nada desse dia, muitos outros podem tirar uma ideia de algum futuro e ordenado certo a curto prazo.

É um dia chato, pode estar mal planeado, etc. mas parece-me melhor que a anterior Inspecção, pode ser que daqui a uns anos não haja e ficas feliz...

Concordo em pleno, e concorco tambem com o Andre e quem diz que o SMO deveria voltar são certamente aqueles que quando la estiveram, "levaram" na cabeça forte e feito de esses frustrados de fatinho verde que não tem respeito por ninguem, e como eles passaram querem que agora os outros tambem sejam obrigados a passar, não me venham com tretas, pois a minha " madrasta" é de Espanha e lá nem tens SMO nem tens Dia da Defesa Nacional, quem vai quer e eles não tem falta de elementos nem de policia.

O Dia da Defesa Nacional[sim eu não fui] é o mais ridiculo que há, e devir ser aplicado sim mas durante os 16 ou até menos como visita de estudo ai sim ainda se vai a tempo para planear escolhar, porque aos 18 quem não as tem feitas, não é com a publicidade do exercito que a vai fazer.

Alem de aquilo ser uma lavagem cerebral para te mostar que o exercito é que é bonito e tal.

É muito simples, quem quer ir vai quem não quer nao vai, porque a muito quem va voluntariamente para o serviço militar e fazer carreira, por isso nao venham com a historia que se retiram o dia da defesa nacional nao tem carne para canhão.

O Dia da Defesa Nacional é ridiculo e não passa de uma visita de estudo para maiores de 18 anos.

Nem SMO, nem DDN, devemos aprender a ser homens e os nossos valores, com a educação e não com o serviço militar onde os frustrados andam todos os dias aos berros contigo como se fosses um animal. Em primeiro lugar eles e que deviam aprender a ser homens e ter repeito pelos outros em vez que querer ensinar algo que nem eles sabem.

Querem carne para canhão?

Peguem nesses criminosos juniores, e em vez de irem para casas de correcção ou para a cadeia enviem para o SM.

Boas

Não Foste ao DDN e ainda vens para aqui dizer mal? Não Foste à tropa e dizes mal sem saber? É bonito!

O DDN mostra hipoteses de emprego e de opções de carreira!

E sim fui à tropa e estive dos dois lados, recebi e dei recrutas, e não havia gente sempre aos gritos de um lado para o outro! Se não sabes nem queres saber porque vir dizer que é um desperdicio de tempo e que não serve para nada!

Se não tens falta há muita gente que tem e que ve lá uma hipotese, lá não és obrigado a nada apenas ves opções!

Se fosse como antes, como ja disse e volto a repetir, ias e mais nada e nada recebias em troca, agora apenas tens de dispor um dia para te oferecerem opções de formação pessoal e profissional e ainda dizes mal!

Não são carne para canhão ja que não há guerra! Os que para lá vão são remunerados, no tempo da tropa recebiam o pré que no meu tempo nem a 7 contos chegava! E se fores com pelomenos o 12.º ano podes fazer o serviço militar, depois da recruta e especialidade(se ainda é assim) como Sargento, o que implica uma maior remuneração e outros tipos de ocupação!

Quanto ao adquirir os valores no seio familiar é bonito mas vejo isso cada vez mais dificil!

Quanto a paises em que não há DDN há coisas piores a meu ver, há intrevenção directa nas escolas que todos os anos e mais que uma vez la vão falar e mostrar, e nas ruas onde abordam os jovens e vendem "o peixe".

Mas não falem sem conhecimento!

Abraços

Voltar
Superior