(Des)emprego.... o poder das cunhas!

citação:Originalmente colocada por Jota17
Estava tudo tão bem feito! Todas as semanas. através da lista de graduação colmatava os lugares em falta! Mas alguém lembrou-se que as escolas precisavam de mais autonomia e entregaram o processo às escolas! Agora imaginem o que é uma escola organizar 300 candidaturas... Burocratizou-se e o que antes demorava uma semana a ser resolvido, demora agora no mínimo 15 dias!

Uh... a minha colocação actual demorou um dia a ser decidida... e a que recusei demorou uma semana... esse mínimo de 15 dias não é muito realista. :p

O terminar com as ciclicas só favorece as cunhas.
O ministério poupa recursos ao não ter de actualizar as listas e o partido coloca mais amigos.
É o descalabro!

citação:Originalmente colocada por Omega

Embora sendo funcionário publico a minha opinião é que o Estado tem que deixar de ser uma garantia de emprego para determinadas classes, nomeadamente médicos, enfermeiros, professores ....

O Estado tem que empregar as pessoas da mesma forma que empregam os privados....e isso é o que vai acontecer cada vez mais no futuro .... temos que nos adaptar e saber viver com isso.

Já agora a tua esposa dava aulas de quê ?

Omega, ninguem está por isso em causa! Mas se antes tinhas um sistema simples e eficaz, por que motivo se burocratizou o sistema? Quem pena com isto tudo são os alunos que ficam com a matéria atrasada!

citação:Originalmente colocada por Tux

É mesmo isso... Quer dizer ainda fizeram pior!
E depois dizem que o ensino está mau. Eles é que criam condições para o piorar!

Nisto concordo. Eu estou principalmente a ver como me daria como professor e para ganhar experiência (e até agora está a correr bastante bem, estou a descobrir que tenho bastante jeito para isto), mas a verdade é que não é uma carreira muito atractiva. Se continuar, provavelmente será só no privado. A ministra está a arranjar maneira de destruír o ensino público (o que é pena, porque é deste ensino que depende a formação da maioria dos nossos futuros adultos, logo não é uma área onde se devesse poupar ao máximo).

Obrigado Omega!... Pode ser que dê jeito... Já se inscreveu lá para alguns centros... Pena não ter nenhum em Viana, mas tb há alguns q não ficam mt longe!

Volto a insistir, toca a assinar a petição em:
http://www.ipetitions.com/petition/ciclicas/

Pelo menos dêem a oportunidade de facilitar a vida aos professores e às escolas.
Thanks

citação:Originalmente colocada por Tux

Obrigado Omega!... Pode ser que dê jeito... Já se inscreveu lá para alguns centros... Pena não ter nenhum em Viana, mas tb há alguns q não ficam mt longe!

Volto a insistir, toca a assinar a petição em:
http://www.ipetitions.com/petition/ciclicas/

Pelo menos dêem a oportunidade de facilitar a vida aos professores e às escolas.
Thanks

Não há nenhum em Viana ? Vocês são de Viana ?
O que é que estão à espera para criar um ?!?...

Sei que à custa desta porcaria de esquema de colocações, a minha mulher é obrigada a perder bastante tempo diariamente a procurar nas listas, a enviar mails, preencher vários formulários diferentes, aturar escolas com endereços de email do sapo ( curiosamente, sempre cheios ), endereços publicados, mas só para uso interno do Ministério da Educação...

enfim!

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Penso que com o novo diploma a candidatura vai ser electronica, à semelhança dos concursos nacionais

Infelizmente nem tudo o que se diz e se escreve é levado à letra... [xx(]

Do mesmo modo que as escolas teriam ao seu dispor um sistema electrónico facilitador à ordenação dos candidatos às ofertas, também estas seriam obrigatoriamente divulgadas nos "sites" das respectivas DRE's (Direcções Regionais de Educação)... O certo é que muitas são unicamente divulgadas nos "jornais da terrinha" ou no placard no IEFP da vila - sim, é uma realidade!

Quanto ao colega que afirmou que a escola apenas terá autonomia para definir os seus critérios a partir do próximo ano lectivo, está errado. Creio que a sua aprovação está prevista para dia 12 ou 14 do corrente mês.

Saliente-se, ainda, que o facto dos professores contestarem estas ofertas, em detrimento das famosas (e mui justas) colocações cíclicas, em nada se prende com o "ver" no Estado um emprego seguro... Simplesmente se exigia respeito pela posição que cada ocupava na lista.
O Ministério da Educação justificou o fim destas colocações a seu cargo, essencialmente, com um objectivo - tornar o processo menos moroso! [8)]
Como se tal fosse possível sem um suporte electrónico... Creio que foi na semana passada, que foi publicado num artigo segundo o qual, uma escola já tinha recebido cerca de 6 centenas de cartas e ainda faltava 1 dia para terminar o prazo de aceitação de candidaturas. Agora façam as vossas contas... 5 dias de publicação do aviso de abertura da vaga, aguardar a chegada da correspondência das candidaturas enviadas dentro do prazo, ordenar os candidatos, contactar o candidato apurado, aguardar a apresentação do mesmo...
Isto para não falar no quão dispendioso fica responder a uma oferta de escola - fotocópia do BI, Fotocópia do certificado de habilitações literárias, fotocópia do comprovativo de estágio pedagógico, fotocópia da declaração de tempo de serviço prestado, impressão do verbete no qual conste a nossa posição na lista, currículo e carta de apresentação - isto tudo enviado numa carta registada e com aviso de recepção! [|)]

Felizmente, consegui entrar por oferta de escola no mês de Outubro. Respondi à oferta dia 20 de Setembro e assinei contrato a 4 de Outubro, ou seja, 14 dias depois e, ainda, numa época em que poucos respondiam a ofertas de escola. Ah! Até então já tinha respondido a cerca de 20 ofertas... [xx(]

Eu continuo a achar que quem sai de cursos superiores para ir dar aulas está mal habituado...
Acham assim tanto responder a 20 ofertas antes de arranjar emprego numa área tão problemática quanto o ensino? Ainda para mais para terem um emprego de luxo, com grandes períodos de férias, ordenados acima da média, carga horária menor...

citação:Originalmente colocada por cuica

Eu continuo a achar que quem sai de cursos superiores para ir dar aulas está mal habituado...
Acham assim tanto responder a 20 ofertas antes de arranjar emprego numa área tão problemática quanto o ensino? Ainda para mais para terem um emprego de luxo, com grandes períodos de férias, ordenados acima da média, carga horária menor...

Então acha mal![|)]

Nos dias que correm acredite que só está no ensino quem já está "bem instalado" na carreira ou AMA esta profissão. Por mim falo, e escolhi o ensino por vocação, uma grande vocação... que a procuro transmitir em cada minuto que passo com os meus alunos.
Respondi a 20 ofertas em cerca de 15 dias... Felizmente, consegui entrar logo, agora imagine se respondesse a 40 ofertas mensais (em média) de Setembro a Fevereiro o dinheiro que já não teria desperdiçado... Uma média de 600 euros, quando não ganhava nenhum! [xx(]

Quanto ao emprego de luxo... [xx(] Será que falamos da mesma profissão?! Ou os parâmetros que temos em conta são distintos?!
Segundo os que aponta, lhe digo que o ensino em "luxúria" deixa muito a desejar... Onde estão os grandes períodos de férias?! As minhas férias não coincidem com as dos meus alunos, nem o meu horário... Já me aconteceu entrar na escola às 8h e sair de lá às 21:30.
Para mim o luxo reside unicamente no facto de exercer uma profissão gratificante, onde dou e recebo, e apesar de cada vez menos respeitada, continuo a vê-la como mui nobre.

Ordenados acima da média?! Sabe quanto ganha um professor contratado com 8h? E se ele estiver deslocado da sua área de residência?! Com esse ordenado, paga para trabalhar! E olhe que estes casos não são pontuais.

Carga horária menor?! 35 horas semanais - 22 delas lectivas e as restantes para preparar materiais pedagógicos, planificar aulas, corrigir trabalhos... Logicamente que um professor leva mais que esse tempo não lectivo a executar todas essas actividades. Experimente escrever 200 vezes (média de nº de alunos por professor) as anotações que um professor regista ao longo de uma ficha de avaliação e depois conclua o tempo dispendido para essa actividade... Acrescente-lhe ainda o tempo gasto na leitura da mesma, registo das cotações, comparação de fichas de avaliação, compilação das várias matrizes (de conteúdos, critérios de correcção, ...) ...
E... um professor não é só professor, essa figura que muitos vêem como um mero debitador de conhecimentos... Muitas vezes somos psicólogos, amigos, "pais ou mães" daqueles miúdos que, não raras vezes, procuram no professor o carinho e apoio que de outro lado não vem.

Apesar de procurar algum fundamento nas suas palavras, não consigo encontrá-lo. Será que se cruzou com algum mau profissional nesta área?! Se sim, não devia generalizar; pois, bons e maus profissionais estão presentes em todas as áreas.

Como referi escolhi esta profissão por amor, mas há muito que aprendi que gostos e vocações não enchem a barriga a ninguém.

Já agora, é de muito "mau tom" argumentar/generalizar desse modo acerca de uma realidade que desconhece (a provar pelos seus comentários).

-------------------------

Se gosta de ler, é professor, é pai ou deseja sê-lo aconselho uma leitura: "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" de Augusto Cury.
Um livro magnífico que não deixará ninguém indiferente. :)

De certa forma acabo por entender o ponto de vista dos porfessores.
Mas deixo aqui uma pergunta: há TANTOS anos que de fala da dificuldade de colocação de professores e ainda hoje se admiram por essas dificuldades continuarem?
E que tal terem escolhido outra profissão não? É que se já se sabe de antemão que as coisas estão dificeis nessa área e depois continuam a concorrer... estão á espera de quê? Milagres?
Pois...
Eu andei na Faculdade em Engenharia Geológica e, como vi que o curso não estava a correr como o previsto tentei a área de Informática.
E mesmo com um "acidente de percurso" (despedimento devido a redução de outsourcing da empresa onde estava - imprevisto!) não baixei os braços e nessa área continuo. Não fiquei parado!!!!

citação:Originalmente colocada por corsa

De certa forma acabo por entender o ponto de vista dos porfessores.
Mas deixo aqui uma pergunta: há TANTOS anos que de fala da dificuldade de colocação de professores e ainda hoje se admiram por essas dificuldades continuarem?
E que tal terem escolhido outra profissão não? É que se já se sabe de antemão que as coisas estão dificeis nessa área e depois continuam a concorrer... estão á espera de quê? Milagres?
Pois...
Eu andei na Faculdade em Engenharia Geológica e, como vi que o curso não estava a correr como o previsto tentei a área de Informática.
E mesmo com um "acidente de percurso" (despedimento devido a redução de outsourcing da empresa onde estava - imprevisto!) não baixei os braços e nessa área continuo. Não fiquei parado!!!!

Quanto ao facto do ensino estar "lotado"... Sim, há grupos com professores em excesso. Todavia, uma gestão racional dos recursos humanos do ponto de vista pedagógico, e não economicista como temos assistido, daria outra visão deste "excesso" camuflado. Curiosamente, o número de alunos inscritos em instituições públicas aumentou em mais de 20 000 e o número de professores diminuiu em cerca de 7 500... Corresponderá isto a um ensino com mais qualidade?!
A minha (ainda curta) experiência diz-me o contrário.

Não sei se se referia a outros aspectos no compreender em parte os professores, como o caso da existência de um exame de acesso à carreira, avaliação por parte dos pais, etc.
Quanto ao exame, venha ele... Até cá "chegar" passei por muitos... Mas se se fala que o ensino chegou a este "estado" - porque motivo só os professores com menos de 5 anos de serviço terão de o realizar?! Seremos nós, os "novatos" os culpados?! Os mais velhos não se "filtram"?!
Quanto à avaliação dos pais... Venha ela; até os alunos podem avaliar (era maneira de ter o meu lugar assegurado)... Mas, se me permitirem, também quero avaliar os pais... Se numa reunião de 30 alunos aparecerem mais de 4/5 encarregados de educação é motivo para festejar![xx(]

Se gosta da área em que trabalha, faz muito bem em não desistir! :) A sala de aula é o palco que partilho com muito prazer com os meus alunos e, enquanto tiver forças, também, será por isso que irei lutar... Trabalhar numa área para a qual não temos a menor apetência deve ser deveras desmotivante.

Sim, gosto da área em que trabalho. Felizmente posso dizer que trabalho numa área em que me sinto realizado.
Quando disse que compreendo os professores digo-o porque... acompanhei muito de perto a formação de 2 primos com idades que rondam a minha, e que actualmente são professores.;)

Voltar
Superior