(Des)emprego.... o poder das cunhas!

citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

Se gosta de ler, é professor, é pai ou deseja sê-lo aconselho uma leitura: "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" de Augusto Cury.
Um livro magnífico que não deixará ninguém indiferente. :)

Excelente!!!

citação:Originalmente colocada por Janus

Não percebo o porque de tanta indignação com esta situação.
Será que o simples facto de um professor ter mais tempo no activo é sinónimo de maior competência??

Não. De facto não é sinónimo.

A indignação vem do facto de a única maneira de tu, por avaliação do CV e com uma entrevista, avaliares a capacidade de uma pessoa dar aulas, é através da sua média de faculdade e o seu tempo de serviço que se traduz em mais experiência. À partida, será um melhor profissional.

E foi precisamente este critério que foi/vai ao ar!

Com que critérios vais tu avaliar uma pessoa em 900, para ficar com um emprego?

Não sabes?! Digo-te eu... cunhas!

Em relação às cíclicas nunca foi dado como certo o seu termo no final do 1º período. Lá estava escrito que nunca seria "antes do término do 1º período", ou seja, poderiam terminar tanto em Janeiro, como em Maio.
Leia o diploma, as cíclicas terminam no 1º período. Não invente.
Em relação à negociação com os sindicatos... Até hoje apenas assisti a imposições e não a qualquer negociação entre estes e o Ministério da Educação!
Não fale do que não sabe, infelizmente os sindicatos têm muita culpa no cartório.
Por seu turno, se não for "previsto" um candidato de Braga concorrer a um horário incompleto em Faro... É melhor repensarem em cenários de falta de pessoal docente. Pois, a formação de professores nos vários grupos disciplinares não se distribui de modo equitativo pelo território nacional. ;)
Sabe porque é que não compreende, porque anda nisto há pouco tempo. Não conhece a realidade de há 10 anos atrás;)
Quanto aos critérios... Não entendi! [8)]
Até ao momento, o critério em vigor era a graduação do candidato (média final de curso + tempo de serviço). Agora, a partir do momento em que seja aprovado o novo diploma da contratação cada escola passará a definir os seus critérios - onde o tal factor residencial poderá ser primordial. Do meu ponto de vista, esta autonomia da escola na definição de critérios apenas faz sentido nos grupos tecnológicos, de modo a evitar que um técnico de tecidos vá leccionar uma disciplina ligada às madeiras. Para um professor das disciplinas gerais deverá ser respeitada a sua graduação... "O seu a seu dono!";)
Estou a ver que tem de se candidatar a Ministra da Educação... Achar é fácil...
Eu não me importo que as escolas tenham autonomia para recrutar pessoal docente, desde que este concurso estipule regras iguais para todos os estabelecimentos e seja um concurso tornado público e acessível a todos. Do mesmo modo, que um indivíduo de Braga se pode candidatar ao lugar de funcionário numa escola de Faro, também o professor o poderá fazer. Acha que um professor faz 8h a 300 km de casa por penitência?! Do meu ponto de vista fá-lo por vocação e luta por um lugar numa profissão onde o prazer e o desgaste caminham de mãos dadas. Nesse sentido, nenhum professor deve ser privado de concorrer para onde quer que seja e para o horário que seja, fomentando a igualdade de oportunidades. ;)

Vocação chamada desemprego...;)

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Em relação às cíclicas nunca foi dado como certo o seu termo no final do 1º período. Lá estava escrito que nunca seria "antes do término do 1º período", ou seja, poderiam terminar tanto em Janeiro, como em Maio.

Mauuuuuuuuuu! Se alguém aqui anda a inventar algo não sou eu meu caro!
Eu não disse que as cíclicas estavam em vigor! Leia bem o que escrevo! No diploma NUNCA foi referida uma data certa para o fim das cíclicas, apenas se fazia referência que o seu término nunca sucederia antes do 31 de Dezembro. Logo, tanto podiam terminar em Janeiro, como Fevereiro ou até Maio. Nunca foi apontada uma data como certa, daí a angústia e dúvida do seu fim se ter arrastado até ao dia em que tal se confirmou. Se tem dúvidas em relação a estes aspecto releia o diploma ou consulta a vastidão de fóruns de professores de que dispõe aqui na Internet.

Em relação à negociação com os sindicatos... Até hoje apenas assisti a imposições e não a qualquer negociação entre estes e o Ministério da Educação!
Não fale do que não sabe, infelizmente os sindicatos têm muita culpa no cartório.

Continuamos... [xx(]
Se por acaso julga que sou sindicalista ou defensora acérrima dos sindicatos está enganado. Mas, que o Ministério sempre impôs a sua vontade é uma realidade e das poucas vezes em que aceitou dialogar, logo se mostrou irredutável nos aspectos que mais polémica levantavam, logo os mais contestados. Pode confirmá-lo fazendo uma pesquisa nos sites dos vários jornais diários ou nos fóruns já referidos.

Por seu turno, se não for "previsto" um candidato de Braga concorrer a um horário incompleto em Faro... É melhor repensarem em cenários de falta de pessoal docente. Pois, a formação de professores nos vários grupos disciplinares não se distribui de modo equitativo pelo território nacional. ;)
Sabe porque é que não compreende, porque anda nisto há pouco tempo. Não conhece a realidade de há 10 anos atrás;)

O que é que eu não compreendi nessa minha afirmação?!
Olhe que, por exemplo, o Algarve não nada em professores de Geografia residentes, principalmente, novatos, que são os candidatos mais predispostos a fazer sacrifícios em horários pequenos só para alcançar uns dias de serviço...
A realidade de há 10 anos atrás em nada se prende com o meu argumento! [8)]

Quanto aos critérios... Não entendi! [8)]
Até ao momento, o critério em vigor era a graduação do candidato (média final de curso + tempo de serviço). Agora, a partir do momento em que seja aprovado o novo diploma da contratação cada escola passará a definir os seus critérios - onde o tal factor residencial poderá ser primordial. Do meu ponto de vista, esta autonomia da escola na definição de critérios apenas faz sentido nos grupos tecnológicos, de modo a evitar que um técnico de tecidos vá leccionar uma disciplina ligada às madeiras. Para um professor das disciplinas gerais deverá ser respeitada a sua graduação... "O seu a seu dono!";)
Estou a ver que tem de se candidatar a Ministra da Educação... Achar é fácil...

Quanto à sugestão dispenso-a! Mas também não gostava de o ver nesse lugar![|)]
Quanto ao "achar", estou no meu direito! Emitiu a sua opinião, eu emito a minha! [|)]

Eu não me importo que as escolas tenham autonomia para recrutar pessoal docente, desde que este concurso estipule regras iguais para todos os estabelecimentos e seja um concurso tornado público e acessível a todos. Do mesmo modo, que um indivíduo de Braga se pode candidatar ao lugar de funcionário numa escola de Faro, também o professor o poderá fazer. Acha que um professor faz 8h a 300 km de casa por penitência?! Do meu ponto de vista fá-lo por vocação e luta por um lugar numa profissão onde o prazer e o desgaste caminham de mãos dadas. Nesse sentido, nenhum professor deve ser privado de concorrer para onde quer que seja e para o horário que seja, fomentando a igualdade de oportunidades. ;)

Vocação chamada desemprego...;)

Para alguns! [xx(]
Infelizmente, o desemprego é uma realidade para todos, desde áreas da saúde ao ensino...

(...)

[|)]
Como lhe disse, se alguém estava enganado ou "inventou", não fui eu... [|)] Já fiz o trabalhinho de casa e aqui lhe deixo o excerto do dito cujo:

citação:
DL 20/2006
Artigo 59.o Oferta de escola

1 - As necessidades residuais de pessoal docente que não puderem ser supridas nos termos dos artigos anteriores são-no por contratação resultante de oferta de escola, nos termos seguintes:
a) Quando se tenha esgotado a lista definitiva de ordenação no respectivo grupo de docência ou disciplina;
b) Quando os horários declarados tenham sido recusados duas vezes.
2 - A Direcção-Geral dos Recursos Humanos de Educação determina, no aviso de abertura dos concursos, o momento a partir do qual suspende as contratações cíclicas, nunca antes do termo do primeiro período lectivo, substituindo-as por oferta de escola e fazendo cessar a vigência das listas de ordenação nacional dos não colocados.
3 - Compete ao órgão de gestão (...)

Ao não ser apontada uma data em concreto, o seu prolongamento além do 1º período seria sempre uma opção!

Vânia, eu não vou discutir consigo. Aliás neste tópico já disse coisas a mais.

Por alguma razão tenho confiança no que digo... Leia o Aviso de Abertura de Concurso do presente ano... Lembrando que os Avisos de Abertura só têm validade no concurso que publicitam...
"A Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação poderá suspender a colocação cíclica em data a definir."

E foi definido
200726105028_dgrhe.JPG

Download Attachment: dgrhe.JPG
51.68KB

E o que é que eu sempre disse?!

E o que é que eu sempre disse?!

Vânia, eu não vou discutir consigo. Aliás neste tópico já disse coisas a mais.

Por alguma razão tenho confiança no que digo... Leia o Aviso de Abertura de Concurso do presente ano... Lembrando que os Avisos de Abertura só têm validade no concurso que publicitam...
"A Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação poderá suspender a colocação cíclica em data a definir."

Vê como foi ao encontro do que eu sempre escrevi! "Em data a definir"!!!
Aquando da candidatura e início do ano lectivo nenhum professor tinha conhecimento de uma data para o fim das cíclicas, apenas sabiam que antes do término do 1º período tal não sucederia!

Se ler bem as minhas palavras, evitará equívocos!

Bem, pessoal já assinaram a petição??... Isto está a andar muito devagar! Vamos lá toca a assinar... e espalhem por aí... Ainda falta muito para as 5000 assinaturas...[kiss]

Tenho... Mas como é que são as coisas... Há sempre aquela discriminação!... Nunca fui mulher de ficar parada e fica sabendo que ja ajudei muitas vezes o meu pai nas obras e tb nas tarefas relacionadas com agricultura (Vindimas, desfolhadas, etc...) ... E não é assim tão fácil quanto isso... Por isso, como vês, o trabalho nunca me assustou... Agora claro que queria exercer aquilo para a qual tenho vocação... é a realização do meu sonho! [;)]

Vê como foi ao encontro do que eu sempre escrevi! "Em data a definir"!!!
Aquando da candidatura e início do ano lectivo nenhum professor tinha conhecimento de uma data para o fim das cíclicas, apenas sabiam que antes do término do 1º período tal não sucederia!

Se ler bem as minhas palavras, evitará equívocos!

Você é tal qual os velhos do restelo... Criam problemas de semântica em tudo o que não concordam...

Tenho... Mas como é que são as coisas... Há sempre aquela discriminação!... Nunca fui mulher de ficar parada e fica sabendo que ja ajudei muitas vezes o meu pai nas obras e tb nas tarefas relacionadas com agricultura (Vindimas, desfolhadas, etc...) ... E não é assim tão fácil quanto isso... Por isso, como vês, o trabalho nunca me assustou... Agora claro que queria exercer aquilo para a qual tenho vocação... é a realização do meu sonho! [;)]

Mande uma fotografia de corpo inteiro para a ERLog e logo se vê...

Peço desculpa, mas estando fora da situação há algo que gostaria de perguntar. Não faz sentido que sejam as escolas a decidir os seus docentes baseado nos seus proprios criterios de avaliação ?

Fazer faz. Todo o sentido mesmo.

Mas para isso terias que pôr as escolas a terem uma grande % do seu financiamento baseado nos resultados escolares.

Mas para isso terias que generalizar exames nacionais para todos os anos, para todas as disciplinas.

Porque se metes as escolas a escolherem os seus professores, sem estas prestarem contas ou beneficiarem/sofrerem com os resultados obtidos por esses mesmos professores, o que dá, neste belo país de brandos costumes sem ponta de meritocracia, é ainda mais cunha.

Se fosse meu aluno não desistia de si; mas, como não o é... Desisto de lhe explicar o evidente!

Contra factos não há argumentos!

Os critérios que as escolas irão usar são critérios objectivos!! Deixam de estar cegos ao tempo de serviço e classificação profissional. Porque o professor com mais tempo de serviço pode não ser o melhor para a situação. Mas atenção que têm de ser critérios objectivos...

Têm de ter o parecer Vinculativo do Conselho PEdagógico!!!

Têm o controlo da administração Central!!!

Dê o benefício da dúvida!!

PS: Eu não tenho idade para ser seu aluno, nem tão pouco me conseguiria ensinar algo... (E isto não é arrogância) ;)

Em relação ao fim das cíclicas... Está a querer ensinar a interpretar normas, como alguém supostamente quer ensinar-lhe como dar aulas?

Última edição:
Voltar
Superior