De quem é a culpa?

Todos os dias me deparo com esta situação, mas com uma nuance. Imaginemos que o carro azul esta estacionado, assim o vermelho tem mesmo de o ultrapassar. Se o amarelo não tiver cuidado e baterem de quem é a culpa?

Eu quando "sou" o azul, tenho o cuidado de ultrapassar rente aos carros, mas quando "sou" o amarelo já apanhei grandes sustos com os artistas que vêem completamente fora de mão. Eu bem que buzina mas desconfio se um dia me baterem a culpa também vai cá cair por estar a entrar numa via.

Isso não é ultrapassagem, é cruzamento de veículos. Quem contorna o obstáculo deve ceder passagem sempre que ao fazê-lo tenha de utilizar a parte esquerda da faixa de rodagem.

A ultrapassagem é por definição uma manobra perigosa e de recurso.

No entanto instalou-se de tal forma no nosso quotidiano que maioria do pessoal aqui se esquece disso.

Aliás, na dúvida quem se lixa sempre é o tipo que vai a ultrapassar, já assim era dantes nas rotundas antes de existir legislação especifica. Quem ia por dentro perdia sempre a razão, ainda que muitas vezes injustamente.

No entanto instalou-se de tal forma no nosso quotidiano que maioria do pessoal aqui se esquece disso.

Aliás, na dúvida quem se lixa sempre é o tipo que vai a ultrapassar, já assim era dantes nas rotundas antes de existir legislação especifica. Quem ia por dentro perdia sempre a razão, ainda que muitas vezes injustamente.

Se mudar de via de circulação e bater/for batido por outro veiculo que já circule nessa via, continua a perder.

Parece-me que isso continua na mesma, apesar da nova legislação sobre as rotundas...

Mais uma situação engraçada para a qual não encontrei resposta. Talvez tenha de repetir o exame de código.

Vejam a imagem abaixo:

2ijhwec.jpg

- as setas azuis indicam os sentidos das ruas. (único ou duplo).

- O carro vermelho vem a ultrapassar o carro azul perto de uma zona onde a rua fica mais estreita e passa a ser de sentido único.

- O carro amarelo entra à direita sem olhar, uma vez que não está à espera que ninguém venha a ultrapassar naquela zona.

- A rua principal está mal sinalizada, pois perto do cruzamento devia ter traço contínuo, mas no entanto está pintada exactamente como na figura.

Havendo um acidente, de quem é a culpa?

Obrigado pelas opiniões.
Do condutor do carro vermelho que começa a uma ultrapassagem antes de um entroncamento:

Artigo 41.º
Ultrapassagens proibidas

1 – É proibida a ultrapassagem:
a) Nas lombas;
b) Imediatamente antes e nas passagens de nível;
c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;
d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões;
e) Nas curvas de visibilidade reduzida;
f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente;
g) Sempre que a largura da faixa de rodagem seja insuficiente.

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu...onducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf

Última edição:

Até porque se pode querer levantar aqui esta questão que o Valium refere nesse tópico, convém esclarecer que a hierarquia entre sinais e regras apenas se aplica com referência AO MESMO condutor. Nunca se afere responsabilidade entre dois condutores pelo art. 7º do C.E. A hierarquia impõe-se para sanar conflitos de comportamento exigido a um condutor: ex. Eu apresento-me pela direita e tenho um STOP. O sinal prevalece sobre a regra e EU obedeço ao sinal.

Embora havendo um estreitamento da via, a ultrapassagem não é proibida. O amarelo para virar à direita só o pode fazer na certeza de que a faixa para onde vai entrar estará livre.

Além de que deverá sempre ter especial cuidado, pois os veículos que seguem neste via, tem sempre prioridade sobre ele. A culpa é do veículo que muda de direção, sem tomar as devidas precauções (nabice).

O Amarelo tb deve dar prioridade à direita.

Não sei até que ponto interessa se o vermelho está ou não a ultrapassar pois o traço é descontinuo, logo: nada o impede de ultrapassar se o fizer antes do entroncamento como parece ser o caso.

A regra da prioridade penso que se sobrepõe.

Há aqui pessoal, que devia de ir fazer novamente o exame de código.

Última edição:
Continuo pouco convencido que isto não daria um 50/50, dado que o outro carro também não verificou se havia as condições necessárias para mudar de direcção.

vou fazer uma exposição à câmara de Gaia, vou aproveitar e enviar o link deste tópico. Depois quando tiver resposta (se tiver), meto aqui o desfecho da situação.

vou fazer uma exposição à câmara de Gaia, vou aproveitar e enviar o link deste tópico. Depois quando tiver resposta (se tiver), meto aqui o desfecho da situação.

Conheço muito bem essas ruas. Ali a linha descontínua deveria ser eliminada, tal como foi no início da rua, mas isso não influencia na decisão sobre a responsabilidade, pois o entroncamento é visível. Quanto a andarem aí a 100 ou mais. Epá problema de quem anda a essas velocidades quando o limite é de 50.

Voltar
Superior