De quem é a culpa?

Assim como em entroncamentos.

Tenho um amigo que teve, há já uns bons anos, um acidente parecido. Iniciou uma ultrapassagem e havia um entroncamento à esquerda. O carro que ele ia a ultrapassar lembrou-se de virar à esquerda quando estava a ser ultrapassado - nem deve ter visto o meu amigo - e kabum!

O meu amigo foi considerado 100% culpado por não poder ultrapassar perto de um cruzamento e/ou entroncamento. De referir que uma ultrapassagem é sempre uma manobra de risco.

É isto.

No entanto o do carro vermelho pode accionar um processo contra a câmara (ou JF?) responsável pela deficiência/ausência de sinalização no local.

Nenhum [:D][:D][:D] Eu como moro perto dessa zona, sempre achei aquilo perigoso e vejo situações mesmo muito próximas de um acidente grave. É de realçar que a rua "principal" é uma grande reta que acaba naquele ponto, há pessoal que chega ali a mais de 100km/h seguramente, apesar do limite ser 50km/h. Aquela paragem de autocarro que vês na primeira foto é "suicida", eu não ficava ali à espera do autocarro por nada...

Pois, parece ser uma zona residencial... Há malta que não tem noção nenhuma de onde está... e depois acontecem estas coisas. Claro que aqui no forum somos TODOS (eu inclusivé) condutores super conscienciosos e nunca cometemos infracções :sh)[:D]

É isto.

No entanto o do carro vermelho pode accionar um processo contra a câmara (ou JF?) responsável pela deficiência/ausência de sinalização no local.

Não sei se pode... os sinais de aproximação de cruzamento ou entroncamento não são habituais nas localidades e sim apenas fora delas. Dentro das localidades a velocidade máxima autorizada permite ver os arruamentos sem necessidade dessa sinalização.

Aqui está uma foto do local, visto da rua principal e do ponto de vista do carro amarelo (segunda foto). Na rua de onde vem o carro amarelo não há sinalização vertical nenhuma. Já presenciei uma série de quase-acidentes neste local

2912m9z.jpg

2yws5du.jpg

Mais um exemplo da boa sinalização existente nas nossas estradas [8b] :sh)

Mas como já disseram o culpado é sempre o carro que vai fazer a ultrapassagem, pelo facto de o estar fazer em zona perigosa.

Pois, parece ser uma zona residencial... Há malta que não tem noção nenhuma de onde está... e depois acontecem estas coisas. Claro que aqui no forum somos TODOS (eu inclusivé) condutores super conscienciosos e nunca cometemos infracções :sh)[:D]

Essa zona em particular é "mais ou menos" residencial, não há muitas casas nessa zona da rua em específico. Piso bom, marcações visíveis, ausência de curvas... caldo entornado.

Diria que um morador consciencioso faria uma exposição à JF a pedir a análise à sinalização e uma passagem de traço descontínuo a contínuo no final dessa rua, no troço indicado pelo Ilyushin.

Repara no que está imediatamente antes desse cruzamento. Não é difícil peceber porque motivo o pessoal chega ali a 100, 120.. E a foto só mostra menos de metade da reta, é capaz de ter quase 1Km.. ou coisa parecida.

2195195.jpg

Apesar de se aplicar em princípio o que o Karma falou, acho que há aqui matéria para processar a Autarquia ou a entidade que for responsável pela sinalização, dado que ela está errada. Numa situação destas o traço nunca poderia ser descontínuo.

Apesar de se aplicar em princípio o que o Karma falou, acho que há aqui matéria para processar a Autarquia ou a entidade que for responsável pela sinalização, dado que ela está errada. Numa situação destas o traço nunca poderia ser descontínuo.

Poder pode, mas deve ser contínuo antes do cruzamento... o entroncamento, neste caso.

Repara no que está imediatamente antes desse cruzamento. Não é difícil peceber porque motivo o pessoal chega ali a 100, 120.. E a foto só mostra menos de metade da reta, é capaz de ter quase 1Km.. ou coisa parecida.

Verdade... E não há sinalização que mostre que a rua vai acabar "abruptamente"...

Não sei se pode... os sinais de aproximação de cruzamento ou entroncamento não são habituais nas localidades e sim apenas fora delas. Dentro das localidades a velocidade máxima autorizada permite ver os arruamentos sem necessidade dessa sinalização.

No meu entender existe sinalização horizontal que induz os automobilistas em erro, a sinalização deveria ser alterada/reforçada ainda por cima foi dito que se trata de um local perigoso. Algumas estradas de 2 sentidos nem sequer sinalização horizontal têm mas naquele local e para quem não conhece e circula de noite acho que aquele tracejado devia passar a contínuo uns metros antes do entrocamento.

Embora havendo um estreitamento da via, a ultrapassagem não é proibida. O amarelo para virar à direita só o pode fazer na certeza de que a faixa para onde vai entrar estará livre.

Voltar
Superior