De quem é a culpa?

Ilyushin

Banido
Mais uma situação engraçada para a qual não encontrei resposta. Talvez tenha de repetir o exame de código.

Vejam a imagem abaixo:

2ijhwec.jpg

- as setas azuis indicam os sentidos das ruas. (único ou duplo).

- O carro vermelho vem a ultrapassar o carro azul perto de uma zona onde a rua fica mais estreita e passa a ser de sentido único.

- O carro amarelo entra à direita sem olhar, uma vez que não está à espera que ninguém venha a ultrapassar naquela zona.

- A rua principal está mal sinalizada, pois perto do cruzamento devia ter traço contínuo, mas no entanto está pintada exactamente como na figura.

Havendo um acidente, de quem é a culpa?

Obrigado pelas opiniões.

Carro vermelho.

Art 35

1- O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de
direcção, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma
que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.

Carro vermelho.

Art 35

1- O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de
direcção, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma
que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.

Mas isto é um bocado relativo. O condutor do carro vermelho pode pensar que nenhum "maluco" vai entrar sem olhar, além disso a sinalização no pavimento é contraditória [;)] Confesso que à primeira vista eu diria que a culpa é do amarelo

vamos colocar a coisa de outra forma: imaginem que o acidente não é muito perto do cruzamento, e que o carro amarelo entra com velocidade suficiente para atrapalhar a manobra de ultrapassagem do carro vermelho que ainda vem um bocado longe..

vamos colocar a coisa de outra forma: imaginem que o acidente não é muito perto do cruzamento, e que o carro amarelo entra com velocidade suficiente para atrapalhar a manobra de ultrapassagem do carro vermelho que ainda vem um bocado longe..

não... porque se não é perto do cruzamento, não há como o carro vermelho bater no amarelo, já que tem que fazer a ultrapassagem em segurança...

Aqui está uma foto do local, visto da rua principal e do ponto de vista do carro amarelo (segunda foto). Na rua de onde vem o carro amarelo não há sinalização vertical nenhuma. Já presenciei uma série de quase-acidentes neste local

2912m9z.jpg

2yws5du.jpg

Eu acho que devia de haver bons descontos no "reexames" de condução de muitos daqui.
Vá lá, marquem e digam que vão daqui.[:D]

O Karma já respondeu e bem.

Não se pode ultrapassar em cruzamentos. Resolvido.

Assim como em entroncamentos.

Tenho um amigo que teve, há já uns bons anos, um acidente parecido. Iniciou uma ultrapassagem e havia um entroncamento à esquerda. O carro que ele ia a ultrapassar lembrou-se de virar à esquerda quando estava a ser ultrapassado - nem deve ter visto o meu amigo - e kabum!

O meu amigo foi considerado 100% culpado por não poder ultrapassar perto de um cruzamento e/ou entroncamento. De referir que uma ultrapassagem é sempre uma manobra de risco.

Se a rua onde o vermelho está a ultrapassar tiver prioridade sobre a rua do carro amarelo, não é o amarelo o culpado?

Não há sinais verticais... E o vermelho já não devia estar a ultrapassar, pois devia tê-lo feito em segurança... vê-se claramente que a rua passa a ter sentido único...

Mas diz lá, Ilyushin, qual deles é o teu?[;)]

Mas diz lá, Ilyushin, qual deles é o teu?[;)]

Nenhum [:D][:D][:D] Eu como moro perto dessa zona, sempre achei aquilo perigoso e vejo situações mesmo muito próximas de um acidente grave. É de realçar que a rua "principal" é uma grande reta que acaba naquele ponto, há pessoal que chega ali a mais de 100km/h seguramente, apesar do limite ser 50km/h. Aquela paragem de autocarro que vês na primeira foto é "suicida", eu não ficava ali à espera do autocarro por nada...

Voltar
Superior