[Crime] Dás gorjeta?

Mas tudo isto são pormenores o importante é que quem da gorjeta, em teoria, recebe um melhor serviço. É válido aqui, no México ou na China.

Diz antes na prática, porque se assumes perante ti e os outros que diferencias o serviço devido à gorjeta e assumes isso como algo correcto só te posso dizer que estás enganado e num sítio a sério que não o restaurante da esquina se isso for notado pelo teu supervisor, gestor, director vais ter problemas. [;)]

Aliás, gorjetas aos empregados é algo que em geral satisfaz a entidade patronal pois tendencialmente indica que o serviço foi bom/agrado do cliente, o preço do serviço não foi desadequado, satisfaz e motiva o empregado e já em casos mais rebuscados essa gorjeta ainda é taxada com uma parte para a casa.

No entanto e isto é importante referir porque é o que faz a diferença no nível da pessoa e casa é a postura a receber essa gorjeta. Nunca se deve evidenciar um serviço diferenciado em relação a outros clientes, jamais pôr o dinheiro ao bolso (como se vê muito em filmes americanos) ou desfazer-se em agradecimentos a quem a ofereceu. Um 'muito obrigado' e um sorriso/olhar reconhecido é suficiente.

Meu caro, é o hotel que paga o preço que provavelmente é exigido por eles. Se justifica ou não, é algo subjectivo que compete a cada um decidir. Uma exclusividade muito grande e servir mais que 'comida' tem o seu preço. Por exemplo ontem em 9h fizeram 500 pratos de sobremesa em que era um cisne de açucar a beber de uma poça (topping) de frutos vermelhos com uma bola de gelado champanhe bla bla, em que o cisne era esculpido à mão, e no local, prato a prato. Duvido que haja muitas equipas no mundo a conseguir fazê-lo assim em tempo record.

Há uns dias atrás houve um buffet de penne recheado com caviar com molho xpto e erva xiripiti. Dão um cozedura à massa e depois recheiam com uma máquina que conseguem rechear 3 a 3. Imagina servires um almoço assim para 300,400,500 pessoas... [:D]

Não é bem a mesma coisa que cozinhar uma feijoada que é só mandar para dentro de uma panela quanto maior melhor e deixar ao lume...

É um trabalho exaustivo, num ambiente stressante, e tem valor por isso. Mas por esse trabalho já há um reconhecimento geral da indústria de catering/restauração que é apresentado sobre a forma de salário ridiculamente alto.

Este valor aparece-me inúmeras vezes à frente, é cobrado pela equipa de cozinha ao hotel que por sua vez o cobra ao cliente final.

Pessoal da frente que dá a cara nem por isso... é só um empregado de mesa.

São eles que têm que organizar o serviço, limpar imensos pratos de maneira irrepreensível, decorar posições, menus alternativos e fazer a coreografia toda do serviço, levam com as queixas imediatas, pedidos extravagantes, lidam com longos períodos sem pausas, sem comida e por vezes até assédio por parte de clientes que por vezes acham que o serviço inclui a miúda que está a servir... E normalmente não ganham nada de jeito. [;)]
Ah, esse valor é o que o cliente paga, não o que os cozinheiros recebem...é bem diferente...também já vi clientes requisitarem um empregado de mesa para um iate, e pagaram 70 euros por hora, por um empregado que ganha 1200 mensais...;)
Eu sou bastante suspeito para comentar o que dizes sobre os empregados de mesa...mas acho que o trabalho de cozinha é bem mais difícil, e requer muitíssimo mais conhecimento, tecnica e experiência que o de um empregado de mesa...não é bem a mesma coisa, nem perto...

Já agora, se fazem esculturas e coisas moldadas em açucar, diz-lhes para contratarem Chineses :):)

Fui agora ali ao lado tirar foto para te mostrar o que é que um Chines faz por pouco dinheiro em Macau (na China seria menos de metade)

Esculpido em Chocolate, e o resto da equipa diz que o gajo até é fraquinho..

u5uqe9u9.jpg

gu6u2uze.jpg

Última edição:
Não dou. Quando recebo, fico sempre um pouco constrangido porque não fiz mais que a minha obrigação.
Mas agradeço educadamente, normalmente são as pessoas mais velhas a fazê-lo e é indelicado recusar.

No entanto, nos tempos que correm, vai sendo cada vez mais raro.

Ah, esse valor é o que o cliente paga, não o que os cozinheiros recebem...é bem diferente...também já vi clientes requisitarem um empregado de mesa para um iate, e pagaram 70 euros por hora, por um empregado que ganha 1200 mensais...;)
Eu sou bastante suspeito para comentar o que dizes sobre os empregados de mesa...mas acho que o trabalho de cozinha é bem mais difícil, e requer muitíssimo mais conhecimento, tecnica e experiência que o de um empregado de mesa...não é bem a mesma coisa, nem perto...

Já agora, se fazem esculturas e coisas moldadas em açucar, diz-lhes para contratarem Chineses :):)

Fui agora ali ao lado tirar foto para te mostrar o que é que um Chines faz por pouco dinheiro em Macau (na China seria menos de metade)

Esculpido em Chocolate, e o resto da equipa diz que o gajo até é fraquinho..

Pois... meu irmão recebia a volta dos 1k pelo mesmo tipo de trabalho relatado pelo Vindaloo :/

Agora como subchef recebe um bocadinho mais, mas não é raro trabalhar 16h por dia para garantir que está tudo perfeito.

Cá em Portugal, trabalhar num restaurante de topo ou num hotel 5* é considerado como "uma boa oportunidade", independente do teu talento, esforço e experiência.

às vezes parece que há pessoas que querem ser mais papistas que o próprio papa...

Parece que nunca ninguém trabalhou para receber uma compensação extra... :confused:
Eu trabalho para receber o que me é devido. Se por acaso acham que faço um serviço acima da média e que mereço algo extra óptimo, não vou é andar a dar tratamento especial a alguns, o tratamento é todo igual. Mas isso sou eu que prezo o que faço, independentemente de quem me aparece à frente.

Nos resorts onde andei e nos restaurantes onde andei (4* e 5*) as dicas de como sacar gorjetas vinham dos meus .... supervisores.

E é obvio que diferencias o cliente se ele for simpático ou se ele for antipático. Se ele der gorjeta ou se ele não dá. Se o cliente escreve uma carta ao director a elogiar o teu trabalho ou não. Da mesma forma que quando vou muitas vezes a um restaurante espero que me reconheçam e que tenham algumas atenções especiais. Nada melhor que entrar num restaurante onde foste 2 ou 3 vezes e veres que o empregado te reconhece e se esforça por te dar o melhor serviço possivel.

Diz antes na prática, porque se assumes perante ti e os outros que diferencias o serviço devido à gorjeta e assumes isso como algo correcto só te posso dizer que estás enganado e num sítio a sério que não o restaurante da esquina se isso for notado pelo teu supervisor, gestor, director vais ter problemas. [;)]

Aliás, gorjetas aos empregados é algo que em geral satisfaz a entidade patronal pois tendencialmente indica que o serviço foi bom/agrado do cliente, o preço do serviço não foi desadequado, satisfaz e motiva o empregado e já em casos mais rebuscados essa gorjeta ainda é taxada com uma parte para a casa.

No entanto e isto é importante referir porque é o que faz a diferença no nível da pessoa e casa é a postura a receber essa gorjeta. Nunca se deve evidenciar um serviço diferenciado em relação a outros clientes, jamais pôr o dinheiro ao bolso (como se vê muito em filmes americanos) ou desfazer-se em agradecimentos a quem a ofereceu. Um 'muito obrigado' e um sorriso/olhar reconhecido é suficiente.

não vou é andar a dar tratamento especial a alguns, o tratamento é todo igual.

Pois, mas isso é precisamente o oposto do que fazem todas as empresas (pelo menos as bens geridas) que é dar um tratamento preferencial e diferenciado aos clientes habituais e que mais gastam, sejam hotéis, restaurantes, companhias aérias, retalho, B2B etc.

É apenas normal que as pessoas façam o mesmo.

Por amor de deus, o que os administradores querem é receber as suas gorjetas!!!

É por essa razão que existem os planos de fidelização com descontos, promoções, etc. Só que alguns quando são as grandes empresas a fazer "É normal!", quando é um empregado de mesa "Mau trabalhador e mal formado!"

Pois, mas isso é precisamente o oposto do que fazem todas as empresas (pelo menos as bens geridas) que é dar um tratamento preferencial e diferenciado aos clientes habituais e que mais gastam, sejam hotéis, restaurantes, companhias aérias, retalho, B2B etc.

E onde é que isso serve de justificação para tal coisa?
Não devem ter percebido, o meu único problema é com a diferenciação propositada entre clientes só porque é mais provável que um deles deixe gorjeta.
Agora é obrigação do cliente dar a entender que depois dá gorjeta para ter um atendimento ao melhor nível? Se calhar sou muito inocente e deveria ser mais interesseiro para vingar...
Por amor de deus, o que os administradores querem é receber as suas gorjetas!!!

É por essa razão que existem os planos de fidelização com descontos, promoções, etc. Só que alguns quando são as grandes empresas a fazer "É normal!", quando é um empregado de mesa "Mau trabalhador e mal formado!"
Não, o que os administradores querem é cativar os clientes para estes os contratarem para prestação do serviço que eles façam.
É um bocado diferente de vou ali lamber as botas a um e deixar outro à espera porque assim sou capaz de receber uns trocados.

Última edição:
Não devem ter percebido, o meu único problema é com a diferenciação propositada entre clientes só porque é mais provável que um deles deixe gorjeta.
Agora é obrigação do cliente dar a entender que depois dá gorjeta para ter um atendimento ao melhor nível? Se calhar sou muito inocente e deveria ser mais interesseiro para vingar...

Basta ir ao Algarve para ver essa tal diferenciação no tipo de tratamento perante um Tuga ou um Ingles ... claro está que o Ingles em 100% das vezes deixa uma boa grojeta ...

Basta ir ao Algarve para ver essa tal diferenciação no tipo de tratamento perante um Tuga ou um Ingles ... claro está que o Ingles em 100% das vezes deixa uma boa grojeta ...
É isso que acho mal feito, ainda por cima para impressionar os de fora, desvalorizando os nossos. Mas é como em tudo.

A minha opinião está dada. Como tal, falta dizer que não deixo gorjeta a maioria das vezes porque não gosto de ser tratado com o objectivo de ser espremido.

Mas o assunto do tópico nem seria esse e, referindo-me a ele, vejo que o estudo do OP até terá alguma validade.

E que diferenciação é essa?

Por onde andei quem era mais mal tratado eram as crianças e os jovens. uma eternidade para serem servidos sempre.

Depende da diferenciação. Se for uma diferenciação positiva não tem mal nenhum. Se for uma diferenciação negativa concordo contigo.

Depende da diferenciação. Se for uma diferenciação positiva não tem mal nenhum. Se for uma diferenciação negativa concordo contigo.

Positiva nao é ... te garanto !! [:D]

Nunca foste ao Algarve ? ...

Começa na simpatia com que és tratado, muitas das vezes nem a um sorriso tens direito ... Mas se tiveres 1.90m e estiveres todo queimado eles já se arreganham todos , se há coisa que me tira do serio ... é restauração no Algarve nas zonas turísticas.

Não faço férias no Algarve [:cool:][:cool:][:cool:]

Mas isso já não é trabalhar para receber gorjetas, isso é ser mau profissional.

Começa na simpatia com que és tratado, muitas das vezes nem a um sorriso tens direito ... Mas se tiveres 1.90m e estiveres todo queimado eles já se arreganham todos , se há coisa que me tira do serio ... é restauração no Algarve nas zonas turísticas.

É por isso que detesto o Algarve em época alta, de Inverno já tratam os portugueses um bocadinho melhor...
Pessoalmente até prefiro ir para o Sul de Espanha, sinto que sou melhor tratado e a agua até é mais quente :)

Voltar
Superior