[Crime] Dás gorjeta?

Pensamento parvo do dia: será que o facto de darmos gorjetas não é um incentivo aos patrões para pagarem menos, com essa desculpa do "ah, depois recebes gorjetas"?

Eu não uso esses serviços, por isso não me posso pronunciar, mas na modernice da Uber nunca dei...

Não sei que Europa nem que restaurantes conheces, mas os franceses, alemães, ingleses, nórdicos etc etc nunca deixam apenas 1%ou 2%, da conta, em restaurantes de um certo nível. (por norma).

Alemães e Inglesses deixam gorjetas no Algarve. Quem viveu na Alemanha sabe que lá eles não deixam 1 centimo de gorjeta em lado nenhum. Idem para os nórdicos.

De for bem atendido dou, se não for não dou. Em Portugal é muito raro dar grojeta, então se for em locais de turismo em.epoca alta então é ridiculo como se é discriminado no proprio país.

Também dou gorjeta em função do trabalho do prestador de serviço, quando vejo que mostra vontade e esforça-se ao máximo para agradar o cliente..às vezes fazendo mais que a obrigação dele.

Agora noto é que, nos Hoteis de gama alta, em Portugal, sou mais "mal tratado" do que nos hoteis similares no Estrangeiro pois, infelizmente, tendo a concordar com a visão daqueles que acham que, quando é português é desdenhoso.. ainda por cima se tiver um pouco mais de dinheiro no bolso pior... face aos ingleses/alemães (provavelmente a inveja e o tratar mal o compatriota seja muito nosso lol)

Última edição:
E na verdade num mundo ideal deveria ser assim em todo lado

É sinal de que estás a fazer o teu trabalho e a ser recompensado proporcionalmente por isso, e sendo assim não precisas de ajudas
Eu não tenho por hábito dar.

Quem nos está a atender não tem escrito na testa se ganha muito ou pouco, se já recebeu muita grojeta nesse mês ou não, se têm ou não filhos para precisar de apoio, se faz uma gestão cuidada do seu dinheiro para merecer uma ajuda...

Numa loja de roupas também dão grojeta se forem bem atendidos? Numa bomba de combustível? Num supermercado? Pois...

Mas, por exemplo, aos tipos que vêm entregar as compras online, também dão?
Eu pergunto isto porque já faço as minhas compras de supermercado online vai para uns 6 anos, não tinha o hábito de dar gorjeta, mas desde há uns tempos para cá por vezes fico com a sensação de que o tipo que as entrega esperava qualquer coisa.
Por maioria de razão a esses ainda sinto que faz mais sentido, porque imagino que sejam especialmente mal pagos. Refiro-me àqueles que levam comida lá a casa, porque os outros nunca os vejo é portanto não os posso gratificar.

(...)Numa bomba de combustível?(...)
Ultimamente é quase tudo self-service... Mas quando há funcionário sim dou.

Última edição:
E no valet parking dos hotéis?

Não só não dou gorgeta, como nem deixo o carro em valet... segundo os termos e condições das empresas de valet parking, eles podem roubar o que quiserem, fazer os kms que quiserem, rebentar o carro todo, e a culpa é tua porque lhes deste as chaves de boa vontade, e se baterem noutro carro ainda és tu que pagas... é o serviço mais caricato que conheço! [8b][8b]

Não só não dou gorgeta, como nem deixo o carro em valet... segundo os termos e condições das empresas de valet parking, eles podem roubar o que quiserem, fazer os kms que quiserem, rebentar o carro todo, e a culpa é tua porque lhes deste as chaves de boa vontade, e se baterem noutro carro ainda és tu que pagas... é o serviço mais caricato que conheço! [8b][8b]

Quando estive nos US não faltava malta a deixar o carro nos vallet, principalmente em restaurantes [:D]

Dou gorgeta quando sinto que tive um serviço superior ao normal.
Regularmente faço entregas porta a porta e curiosamente quem costuma de dar gorjetas é quem tem menos posses, por vezes até pedem desculpa por não poderem dar mais, parece que se sentem obrigados.

No meu ginasio tambem dão um papelinho desses ... agora se aquilo tem algum fundamento legal nao sei ... Mas tenho confiança, deixo sempre o carro com o arrumador. Não dou gorgeta pois vou lá 3x por semana mais valia alugar uma garagem lol

Num hotel que costumo ficar em Cascais, têm esse serviço, dou sempre gorjeta.
Agora com essas condições que referes, não tinha conhecimento que assim fosse!!
O carro vai para a garagem, e só sai de lá quando o proprietário assim o desejar.
Já deixei numa empresa de estacionamento do aeroporto de Lisboa, com valet parking, e nada de mal aconteceu. Não dei gorjeta.

Num hotel que costumo ficar em Cascais, têm esse serviço, dou sempre gorjeta.
Agora com essas condições que referes, não tinha conhecimento que assim fosse!!
O carro vai para a garagem, e só sai de lá quando o proprietário assim o desejar.
Já deixei numa empresa de estacionamento do aeroporto de Lisboa, com valet parking, e nada de mal aconteceu. Não dei gorjeta.

Obviamente que eles escrevem a coisa de forma diferente, e nem todas as empresas terão os mesmos T&Cs, mas o normal é:

- não são responsáveis se desaparecer alguma coisa do carro
- não são responsáveis se alguém bater no carro
- não são responsáveis se tiverem de fazer mais uns kms para estacionar o carro (indefinido o nº de kms)
- o cliente é responsável se algo acontecer com o carro
- o cliente aceita os termos e condições ao entregar as chaves

Voltar
Superior