1 ou 2%?
Ingleses e Alemães que conheço, normalmente dão ~10% e faz parte da cultura deles. Franceses e Italianos já não, é tipo Português.
E russos , são mãos largas normalmente
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
1 ou 2%?
Ingleses e Alemães que conheço, normalmente dão ~10% e faz parte da cultura deles. Franceses e Italianos já não, é tipo Português.
Não sei que Europa nem que restaurantes conheces, mas os franceses, alemães, ingleses, nórdicos etc etc nunca deixam apenas 1%ou 2%, da conta, em restaurantes de um certo nível. (por norma).
E russos , são mãos largas normalmente
Aqui no Japão é mal visto... dar gorjeta[] Portanto... nop, nunca dou[
][
]
Eu não tenho por hábito dar.E na verdade num mundo ideal deveria ser assim em todo lado
É sinal de que estás a fazer o teu trabalho e a ser recompensado proporcionalmente por isso, e sendo assim não precisas de ajudas
Por maioria de razão a esses ainda sinto que faz mais sentido, porque imagino que sejam especialmente mal pagos. Refiro-me àqueles que levam comida lá a casa, porque os outros nunca os vejo é portanto não os posso gratificar.Mas, por exemplo, aos tipos que vêm entregar as compras online, também dão?
Eu pergunto isto porque já faço as minhas compras de supermercado online vai para uns 6 anos, não tinha o hábito de dar gorjeta, mas desde há uns tempos para cá por vezes fico com a sensação de que o tipo que as entrega esperava qualquer coisa.
Ultimamente é quase tudo self-service... Mas quando há funcionário sim dou.(...)Numa bomba de combustível?(...)
Nem sei o que é isso!E no valet parking dos hotéis?
E no valet parking dos hotéis?
Não só não dou gorgeta, como nem deixo o carro em valet... segundo os termos e condições das empresas de valet parking, eles podem roubar o que quiserem, fazer os kms que quiserem, rebentar o carro todo, e a culpa é tua porque lhes deste as chaves de boa vontade, e se baterem noutro carro ainda és tu que pagas... é o serviço mais caricato que conheço! [8b][8b]
Quando estive nos US não faltava malta a deixar o carro nos vallet, principalmente em restaurantes []
Num hotel que costumo ficar em Cascais, têm esse serviço, dou sempre gorjeta.Não só não dou gorgeta, como nem deixo o carro em valet... segundo os termos e condições das empresas de valet parking, eles podem roubar o que quiserem, fazer os kms que quiserem, rebentar o carro todo, e a culpa é tua porque lhes deste as chaves de boa vontade, e se baterem noutro carro ainda és tu que pagas... é o serviço mais caricato que conheço! [8b][8b]
Num hotel que costumo ficar em Cascais, têm esse serviço, dou sempre gorjeta.
Agora com essas condições que referes, não tinha conhecimento que assim fosse!!
O carro vai para a garagem, e só sai de lá quando o proprietário assim o desejar.
Já deixei numa empresa de estacionamento do aeroporto de Lisboa, com valet parking, e nada de mal aconteceu. Não dei gorjeta.