[Crime] Dás gorjeta?

Nunca dei gorjeta, já estao a ser pagos para me servirem.

Este verao esteve cá a minha familia dos USA, e fomos almoçar a um restaurante, e ele sacou 2 euros para deixar de gorjeta, e eu disse lhe, isto nao é os States, cá nao é obrigatório deixar, só deixas se quiseres, dá me antes esses 2 euros a mim.

Ele ficou supreendido por a maioria das pessoas nao dar gorjeta.

Nunca dou gorjeta, simplesmente as pessoas já estão a ser pagas, senão por essa lógica dariamos gorjeta ao cozinheiro, ao ajudante de cozinheiro, ao patrão, ao empregado que nos atende, e á empregada que mantém o sitio bem limpo....

E se um dia trabalhar num restaurante ou assim, se não me derem gorjeta, também não esperava por ela [:D]

Já na tailandia ... nao podia dar 2 passos sem ter que dar 500 bhats a alguem ... Dei grojeta a toda a gente ... policias para me deixarem em paz a andar de moto , gajos da recepção , empregados de mesa , condutores dos barcos ... A malta vive daquilo. [8b]

Talvez me caiam em cima por isto, mas que se lixe:

Há uns tempos mudei de casa. A empresa de mudanças mandou 3 homens mais franzinos que eu. Ora, era MUITA COISA, incluindo frigorífico, sofá, centenas de livros e outros móveis pesados. Tirá-los do t1 foi um pesadelo mas trazê-los pelas escadas para o 4º andar e sótão sem elevador ainda pior. O trabalho pesado que aqueles homens tiveram durante todo o dia tinha que ser recompensado. Assim quando perguntei o preço final do serviço a secretária da empresa fez a pergunta sacramental: Com ou sem fatura? Eu bem sei que fiz uma ilegalidade, mas disse "sem fatura, obrigado".

O iva de 60 euros foi repartido em gorjetas de 20 por cada um daqueles homens. Senti que o mereciam mais que o Vítor Gaspar.

E fizeste tu muito bem.

Deixo quando o serviço é bom.
Deixo quando o preço é aceitável.

O valor? 10% a 15% da conta.

Onde geralmente dou é ao homem da pizza nos dia de chuva. O pobre coitado vem ao cu de judas entregar uma pizza e não apanha uma pneumonia porque não calha Lol.

Com que não concordo é deixar sempre, apenas e só, porque sim. Vou almoçar com os meus avos e deixam sempre 2€ ou 3€ mesmo quando somos mal servidos.

Btw, quem trabalha em hotelaria sabe mas para quem não trabalha, um cozinheiro ganha, em médio, pelo menos mais 20% que um empregado de mesa. Se o empregado ganha 500€ o cozinheiro 600€ e por ai fora. Estive num hotel onde um empregado de mesa com 5 anos de casa + subsidio de linguas + fundo de caixa a juntar ao salário de empregado de 1ª recebia menos cerca de 75€ que a cozinheira mais mal paga.

Num hotel muito especial daqueles que nem estrelas têm em Londres na área de eventos, a equipa cozinha que consiste em 15-17 elementos leva perto de 25mil libras por noite. Não sei como é a distribuição mas apostaria que 20% vai para o head chef.

Nesse mesmo hotel os empregados de mesa trabalham por 6 libras por hora. A comida pode estar excelente, mas se alguém merece uma tip não é a equipa de cozinha...

Num hotel muito especial daqueles que nem estrelas têm em Londres na área de eventos, a equipa cozinha que consiste em 15-17 elementos leva perto de 25mil libras por noite. Não sei como é a distribuição mas apostaria que 20% vai para o head chef.

Nesse mesmo hotel os empregados de mesa trabalham por 6 libras por hora. A comida pode estar excelente, mas se alguém merece uma tip não é a equipa de cozinha...
Oi? Explica la isso melhor...

Por norma não dou... Mas maior parte das vezes é porque pago com cartão e nunca ando com moedas.
De outra vez fomos a um restaurante mais ou menos "fino" daqueles que so se come com os olhos, a empregada mete uma caixinha com a factura lá dentro e uma cena a dizer "saudações" e como não tinha moedas virei aquilo para baixo para pensarem que não vi lol... Não tinha moedas/notas porque se tivesse teria dado. Depende sempre um pouco do serviço e do sitio onde estou...

Em certas cidades como Miami, que vivem de turismo, é quase obrigatório dar gorjetas em todo lado, desde taxis,bares,discotecas. Mas la esta, o serviço é 5 estrelas e eles fazem tudo para agradar o cliente.Não é como aqui, que muitas vezes o cliente é obrigado a levar com o mau humor dos empregados.

convém não generalizar, em miami fui transportado por um taxista porto riquenho super antipático e no fina da corrida com modos mal educados apontou-me para a tabela de tips na janela do taxi e paguei e mais nada. e numa esplanada em south miami beach, serviço super apressado, no final conta de 36 dls, paguei com 40 e ficaram com o troco...

É raríssimo ir a um restaurante sozinho. Em grupo, geralmente a conta é dividida e se pagar com MB, o que é o mais comum, até posso pagar um pouco mais fruto arredondamento, mas aí não se pode considerar gorjeta pois o valor vai para o patrão. Só penso em deixar gorjeta quando sinto que fui muito bem servido - na comida e no atendimento.

convém não generalizar, em miami fui transportado por um taxista porto riquenho super antipático e no fina da corrida com modos mal educados apontou-me para a tabela de tips na janela do taxi e paguei e mais nada. e numa esplanada em south miami beach, serviço super apressado, no final conta de 36 dls, paguei com 40 e ficaram com o troco...

Eu não posso queixar porque fui bem atendido practicamente em todo lado.E tive por la um bom tempo[;)]

Quem da gorjeta recebe, por norma, um melhor serviço que os restantes.

Eu, como empregado de mesa, se saírem dois pratos da cozinha ao mesmo tempo levo primeiro o do cliente que sei que a probabilidade de me dar uma gorjeta é maior. O mesmo com as bebidas e/ou cartas de vinhos.

Quem da gorjeta recebe, por norma, um melhor serviço que os restantes.

Eu, como empregado de mesa, se saírem dois pratos da cozinha ao mesmo tempo levo primeiro o do cliente que sei que a probabilidade de me dar uma gorjeta é maior. O mesmo com as bebidas e/ou cartas de vinhos.

Vais ao encontro do que sempre achei que acontecia. Não deveria ser assim, mas toda a gente gosta de ser gratificado e é natural que seja "mais simpático" com esse bom cliente.

Quanto ao pessoal do "não dou porque recebo o ordenado para fazer o meu trabalho" têm um argumento teoricamente inatacável. Mas na prática, de certeza que se o vosso patrão vos desse umas prendas ou gratificações de vez em quando para fazerem um trabalho ainda melhor "acontecia magia", não? E seria uma reacção plenamente natural, a vida custa a todos...

Não, não dou. E como tenho amigos que gostam de ser generosos em gorjetas tenho sempre pequenos atritos com este assunto. Eu para dar gorjeta tenho que ter tido um serviço muito bom, o que é raro. E para mim bom não é um tipo a se desfazer elogios e sempre a melgar se preciso de algo, se está tudo bem, mas sim ser alguém direto e competente.

Normalmente até pago com cartão, para não deixar dinheiro de gorjeta (mas agora o MB já tem a opção da gorjeta). Mas a deixar, raramente passa os 2euros.

E detesto o sistema americano das gorjetas, especialmente porque além da gorjeta ainda temos que acrescentar o IVA lá do sitio, o preço a pagar a brincar a brincar já subiu 20% em relação ao fixado.

Voltar
Superior