[Crime] Dás gorjeta?

Quem da gorjeta recebe, por norma, um melhor serviço que os restantes.

Eu, como empregado de mesa, se saírem dois pratos da cozinha ao mesmo tempo levo primeiro o do cliente que sei que a probabilidade de me dar uma gorjeta é maior. O mesmo com as bebidas e/ou cartas de vinhos.

e como decides isso?? quais sao os teus criterios?

Não deveria ser assim?

Eu tenho cliente A e B. o cliente A deixa geralmente gorjeta, o cliente B nunca deixa. A quem sirvo primeiro a comida? A quem sirvo primeiro a bebida? A quem tiro o pedido primeiro?

Num hotel por onde andei havia um cliente que deixava sempre 3/4€ de gorjeta. Estava a viver no hotel à 15 dias e ainda la ia ficar mais 15 dias. Assim sempre que ele pedia um cafe americano nos cobravamos o preço de um cafe normal porque já sabiamos que ele era simpatico e deixava gorjeta.

Vais ao encontro do que sempre achei que acontecia. Não deveria ser assim, mas toda a gente gosta de ser gratificado e é natural que seja "mais simpático" com esse bom cliente.

Quanto ao pessoal do "não dou porque recebo o ordenado para fazer o meu trabalho" têm um argumento teoricamente inatacável. Mas na prática, de certeza que se o vosso patrão vos desse umas prendas ou gratificações de vez em quando para fazerem um trabalho ainda melhor "acontecia magia", não? E seria uma reacção plenamente natural, a vida custa a todos...

Geralmente é facil de perceber se o cliente deixa gorjeta ou não. Os estrangeiros deixam quase sempre. Os espanhois quase nunca.

Uma familia (quase) nunca deixa gorjeta se os putos não forem bem tratados. Mas se os putos são bem tratados geralmente sai gorjeta. Se um cliente entra no restaurante e está a escolher os pratos com base no preço (AI que isto é muito caro, isto é um roubo, ai que isto é demasiado) já sabes que não vai sair gorjeta. Quem lá anda já consegue ir vendo pequenas coisas que indicam mas como tudo na vida não é 100% fiável.

e como decides isso?? quais sao os teus criterios?

Não deveria ser assim?

Eu tenho cliente A e B. o cliente A deixa geralmente gorjeta, o cliente B nunca deixa. A quem sirvo primeiro a comida? A quem sirvo primeiro a bebida? A quem tiro o pedido primeiro?

Num hotel por onde andei havia um cliente que deixava sempre 3/4€ de gorjeta. Estava a viver no hotel à 15 dias e ainda la ia ficar mais 15 dias. Assim sempre que ele pedia um cafe americano nos cobravamos o preço de um cafe normal porque já sabiamos que ele era simpatico e deixava gorjeta.

Ou seja, roubavam o patrão para receber gorjeta?

Ou seja, roubavam o patrão para receber gorjeta?

Nop, tinhamos instruções do patrão para cobrar pelo americano o preço do normal dependendo do cliente. O mesmo com os couverts. Cobrava-se 4€ por pessoa. Mas se os cliente reclamassem tinhamos liberdade para oferecer/reduzir o numero de couverts.

Agora, o cliente não sabe disso e portanto podiamos cobrar 2€ ou 1€. A quem é simpático e da gorjeta, 1€. A quem é rude e não deixa nada, 2€.

Nop, tinhamos instruções do patrão para cobrar pelo americano o preço do normal dependendo do cliente. O mesmo com os couverts. Cobrava-se 4€ por pessoa. Mas se os cliente reclamassem tinhamos liberdade para oferecer/reduzir o numero de couverts.

Agora, o cliente não sabe disso e portanto podiamos cobrar 2€ ou 1€. A quem é simpático e da gorjeta, 1€. A quem é rude e não deixa nada, 2€.

Então era mesmo enganar só o cliente...

Quem da gorjeta recebe, por norma, um melhor serviço que os restantes.

Eu, como empregado de mesa, se saírem dois pratos da cozinha ao mesmo tempo levo primeiro o do cliente que sei que a probabilidade de me dar uma gorjeta é maior. O mesmo com as bebidas e/ou cartas de vinhos.
Portanto, descuras o teu dever porque há um que até pode deixar uns trocos? Porque raio é que alguém que potencialmente não deixa gorjeta deve receber um tratamento pior se já está a pagar por ele? Está engraçada essa...

Fui uma vez a um retaurante altamente recomendado por amigos meus em que levaram uma eternidade para trazer a carta das sobremesas, pelo que com estava com pressa não pedi a mesma, trouxeram-me a conta errada 3 vezes com coisas que não tinhamos consumido, pelo que pude ver eram das mesas do lado e a empregada ainda me disse que fazia bem em reclamar que ela quando ia fora tambem gostava de poupar!? Eu olhei para ela incrédulo e disse que não queria poupar pois para isso não ia comer fora, apenas queria ser servido e pagar o que realmente tinha consumido e que por falar em poupar ia poupar na gorjeta dela, que obviamente foi zero. Mas por norma se for bem atendido e gostar da refeição deixo, senão não tenho problemas em não deixar nada. Noutros serviços não tenho por hábito deixar gorjeta a não ser que ache que me estão a cobrar pouco pelo serviço prestado.

Eu tenho 17 anos e geralmente não sou eu que pago cafés, restaurantes, etc, mass os meus pais e avós a não ser que o serviço seja mesmo mau dão sempre gorjeta, o que eu nem considero bem.
Aconteceu-me uma coisa com gorjetas a taxistas em Paris que eu achei um escândalo: eramos 4 e apanhamos um táxi (peugetot 308 SW) , o percurso era pequeno e eu já tinha dito que pagava, pk fui eu que quiz chamar. O homem foi ao telemóvel o caminho todo a falar alto, o que para além de nao ser mt bem educado é perigoso e proibido e quando chegamos eram 4€ e qq coisa, eu paguei com 5€ e fiquei á espera do troco, mas ele não me dava. Eu fiquei mesmo escandalisado, poruque o serviço não é barato e foi péssimo. Só deixei ficar porque um colega me disse para deixar e porque estava com pressa, mas hoje arrependo-me de o ter feito. Passado um bocado apanhamos outro taxi (toyota prius) que dizia que era o eco-taxi ou qq coisa assim e eu mal entrei vi que ele dizia "minimum fare: 6€" e disse ao meu colega que ia pagar que já iamos pagar a mais, pk o percurso era praticamente o mesmo de há um bocado e o taxista era português e diz com uma grande lata "não são 6€, são 8€ pk o táxi vai cheio" eu fiquie compeltamente chocado porque ia-se pagar quase o dobro do que o outro tinha cobrado. Ao menos este taxista era simático e no final devolve os 2€ de troco ao meu amigo e ele devolve-os de gorjeta. Eu acho que as pessoas muitas vezes dão as grojetas, mais para impressionar do que para outra coisa, esse mesmo amigo também já deu 10£ a um táxista.

Última edição:
evito dar gorjeta só por dar, como se de um habito se trata-se. Mas se a qualidade e rapidez do atendimento assim o justificar, aí sim merece.

O meu irmão tem um amigo, que faz serviço de mesa num bar de praia. Os camones largam lá pipas de massa em gorjetas. Contou-me que o rapaz serviu uma imperial (julgo que o preço era 1,50€) a um inglês prontamente sacou de uma nota de 20€ e disse-lhe "o troco fica para ti!". Tira bastantes € em gorjetas, mas faz um atendimento muito bom

como recebem esse dinheiro todo?!?

Meu caro, é o hotel que paga o preço que provavelmente é exigido por eles. Se justifica ou não, é algo subjectivo que compete a cada um decidir. Uma exclusividade muito grande e servir mais que 'comida' tem o seu preço. Por exemplo ontem em 9h fizeram 500 pratos de sobremesa em que era um cisne de açucar a beber de uma poça (topping) de frutos vermelhos com uma bola de gelado champanhe bla bla, em que o cisne era esculpido à mão, e no local, prato a prato. Duvido que haja muitas equipas no mundo a conseguir fazê-lo assim em tempo record.

Há uns dias atrás houve um buffet de penne recheado com caviar com molho xpto e erva xiripiti. Dão um cozedura à massa e depois recheiam com uma máquina que conseguem rechear 3 a 3. Imagina servires um almoço assim para 300,400,500 pessoas... [:D]

Não é bem a mesma coisa que cozinhar uma feijoada que é só mandar para dentro de uma panela quanto maior melhor e deixar ao lume...

É um trabalho exaustivo, num ambiente stressante, e tem valor por isso. Mas por esse trabalho já há um reconhecimento geral da indústria de catering/restauração que é apresentado sobre a forma de salário ridiculamente alto.

Este valor aparece-me inúmeras vezes à frente, é cobrado pela equipa de cozinha ao hotel que por sua vez o cobra ao cliente final.

Pessoal da frente que dá a cara nem por isso... é só um empregado de mesa.

São eles que têm que organizar o serviço, limpar imensos pratos de maneira irrepreensível, decorar posições, menus alternativos e fazer a coreografia toda do serviço, levam com as queixas imediatas, pedidos extravagantes, lidam com longos períodos sem pausas, sem comida e por vezes até assédio por parte de clientes que por vezes acham que o serviço inclui a miúda que está a servir... E normalmente não ganham nada de jeito. [;)]

Então era mesmo enganar só o cliente...

enganar porque razão?

ainda ontem fui a um restaurante e no final o dono ofereceu a uns amigos digestivos. eu se quisesse ia ter de os pagar. estava-me a enganar?
cheguei agora de um jantar e a um colega meu como era amigo la do barman o gajo fez um preço simpático nas bebidas, está a enganar os outros clientes?

Aos clientes da casa dão-se sempre atenções ainda para mais quando o cliente é simpático.

lê lá o que citaste outra vez.

Tenho dois pratos prontos a sair. Qual o critério de escolha? Nenhum é o que calhar agarrar (partindo do principio que todas as outras condicionantes são iguais para os dois clientes) ou então posso decidir servir primeiro o cliente que me dá sempre gorjeta. Da mesma forma que quando amigos/familiares vão a um restaurante onde esteja a trabalhar são sempre a minha ultima prioridade pois já sei que percebem a situação.

Portanto, descuras o teu dever porque há um que até pode deixar uns trocos? Porque raio é que alguém que potencialmente não deixa gorjeta deve receber um tratamento pior se já está a pagar por ele? Está engraçada essa...

lê lá o que citaste outra vez.

Tenho dois pratos prontos a sair. Qual o critério de escolha? Nenhum é o que calhar agarrar (partindo do principio que todas as outras condicionantes são iguais para os dois clientes) ou então posso decidir servir primeiro o cliente que me dá sempre gorjeta. Da mesma forma que quando amigos/familiares vão a um restaurante onde esteja a trabalhar são sempre a minha ultima prioridade pois já sei que percebem a situação.
Se saíram os dois pratos ao mesmo tempo parece-me óbvio que o primeiro a ser servido é quem pediu primeiro, de certeza que não pediram os 2 ao mesmo tempo. Mas isto sou eu que não percebo nada da actividade...

faltou-te foi a parte entre parênteses. E sim, é possivel que duas pessoas peçam ao mesmo tempo, ou ainda que tu nem saibas quem pediu primeiro. Mas tudo isto são pormenores o importante é que quem da gorjeta, em teoria, recebe um melhor serviço. É válido aqui, no México ou na China.

Um exemplo, num resort all-inclusive onde andei não era permitido servir alcool a quem se apresentasse embriagado da mesma forma que se fosses ao balcão pedir 10 shots de tequilla não te davam porque era 1 por pessoa que ia ao balcão. Um hospede que se arme em parvo mesmo que eu veja que esta com os amigos na mesa digo que tem de vir todos ao balcão como mandam as regras. Se for um bom hospede entrego-lhe os shots para ele e para os amigos.

São nestas pequenas coisas que se diferencia a atenção ao cliente.

Se saíram os dois pratos ao mesmo tempo parece-me óbvio que o primeiro a ser servido é quem pediu primeiro, de certeza que não pediram os 2 ao mesmo tempo. Mas isto sou eu que não percebo nada da actividade...

O problema é que nessas pequenas coisas, a casa pode perder clientes, tu podes só ligar à gorjeta, mas um cliente se repara que outros tem tratamento melhor, pode não regressar.

Voltar
Superior