[Crime] Dás gorjeta?

O iva de 60 euros foi repartido em gorjetas de 20 por cada um daqueles homens. Senti que o mereciam mais que o Vítor Gaspar.

E mereciam mais do q os a q faltam tratamentos no SNS por n haver €? Dos q trabalharam uma vida e recebem uma miséria Sinceramente esses argumentos...

Dou gorjeta se por ex chegar ao barbeiro e já passou da hora de fecho e ele ainda me atender. Uma vez dei uma de uns 8€ a um taxista pq me deu 2 cigarros, estava a chegar a casa de táxi de madrugada e pedi para passar nas bombas de gasolina para comprar tabaco, o sistema informático estava em baixo por isso foi impossível e o homem sem eu pedir nada deu-me o maço dele q só tinha 2 cigarros e disse q logo comprava para ele noutra bomba qualquer. Eu nem sabia q o homem fumava ele podia ter ficado quieto q nem mal visto ficava, foi um gesto do caraças, ainda fiquei umas horas em casa a trabalhar e qd no fim fumei o ultimo cigarro estava com uma fé na humanidade como poucas vezes tive. [:D]

Nunca dou. Nenhum cliente me dá gorjeta por fazer o meu trabalho, porque é que tenho que dar aos outros?

Bonificações é entre o patrão e o empregado.

E mereciam mais do q os a q faltam tratamentos no SNS por n haver €? Dos q trabalharam uma vida e recebem uma miséria Sinceramente esses argumentos...

Eu bem sei que tens razão. Mas como o dinheiro não abunda, e vi o sacrifício daqueles trabalhadores, preferi e assumo, não cumprir a lei.

Nos EUA tens de dar gorjeta a toda a gente, é uma doença. No café, restaurante, ao porteiro, no hotel a toda a gente com quem falas, à senhora da limpeza, ao balconista, ao gajo que lava o carro, ao gajo que te vai fazer um qualquer serviço a casa (canalizador, pintor, tratador de piscina, etc), ao gajo que vai instalar a tv cabo... cum catano, parece uma doença!!
Mesmo aos vendedores de rua, como por exemplo, os de cachorros quentes?

Por acaso a esses nunca dei sem ser para arredondar o troco, e tb nunca dou qd os gajo vêem q somos camones e escrevem na conta à mão qs sempre a vermelho o valor da gorjeta recomendada... (isto se n tiver a pensar voltar lá.)

Num bar em NY sempre q se dava um gorjeta a empregada tocava o sino esforçando-se ao máximo para abanar bem as mamas, acho q recebia mais gorjetas do q bebidas q servia. [:)]

Realmente é o que mais me irrita quando lá vou [8b][8b][8b]

Já agora, porque razão se dá gorjeta ao gajo que apenas serve á mesa e não se dá ao cozinheiro por fazer boa comida??? [;)]

A razão é muito simples, em qualquer lado o cozinheiro ganha (dependendo do sítio) razoavelmente bem, já o empregado, normalmente faz 2 ou 3 USD por hora, mais gorjetas seja lá onde for. [;)]

Apenas dou gorjeta em sitios e a pessoas com quem já estou familiarizado e onde me tratam ainda com mais atenção do que aquilo que lhes seria exigivel...

isso é bem abaixo do salário mínimo.

[TABLE="class: wikitable"]
[TR]
[TD]Tipped[/TD]
[TD]$2.13[/TD]
[TD]The Fair Labor Standards Act requires a minimum wage of $2.13 for tipped workers with the expectation that wages plus tips total $7.25 per hour. The employer must pay the difference if total income does not add up to $7.25 per hour.[SUP][5][/SUP][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Non-tipped[/TD]
[TD]$7.25[/TD]
[TD]Per the Fair Minimum Wage Act of 2007 since July 24, 2009.[SUP][6][/SUP][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
retirado da wikipedia

sempre? nem por isso, depende dos sitios que frequentas. em Tenerife vi MUITAS gorjetas generosas, de 10/20/50 euros...a maior que vi (mas nao foi a maior que la tiveram) foi de 400 euros, num restaurante informal de praia num hotel de luxo. Uma mesa com 4 Russos, com quase 2500 euros de conta ao almoco. ;)

Não sei se é sempre, mas generalizei, em Madrid, todos os sitios que fui as gorjetas eram só moedas pretas. Tambem não fui a nenhum restaurante XPTO, mas em restaurantes e cafes normais as gorjetas que eu vi foram todas muito baixas.

[TABLE="class: wikitable"]
[TR]
[TD]Tipped[/TD]
[TD]$2.13[/TD]
[TD]The Fair Labor Standards Act requires a minimum wage of $2.13 for tipped workers with the expectation that wages plus tips total $7.25 per hour. The employer must pay the difference if total income does not add up to $7.25 per hour.[SUP][5][/SUP][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Non-tipped[/TD]
[TD]$7.25[/TD]
[TD]Per the Fair Minimum Wage Act of 2007 since July 24, 2009.[SUP][6][/SUP][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
retirado da wikipedia

Eles têm um regime de salário mínimo nacional diferente para trabalhadores que recebem gorjas? por isso é que a gorjeta é tão usada.

Mas atenção que o estudo não versa a gorjeta mas o perfil daquele que dá gorjeta, como sendo um potencial corruptor.

Pensam que quem está sempre disposto a deixar dinheiro é um subornador nato?

Voltar
Superior