[Crime] Dás gorjeta?

Já dei mais.

Agora pago quase sempre com cartão por isso gorja só se for um serviço acima do aceitável.

Ainda à dias num restaurante, onde comi super bem e fui muito bm servido, no fim pedi a conta e pedi o MB, quando a empregada (outra diferente que o que nos atendeu) trouxe o aparelho dei-lhe o cartão que calhou a ser o de crédito e não funcionou, quando lhe disse que era CC ela fica com umas trombas e disse que devia ter dito logo porque era outro aparelho, nada que eu nunca tenha visto mas não era preciso ser antipática, disse-lhe que não precisava de ir buscar a outra máquina e paguei com o de débito. Não levou gorjeta como é óbvio!

Já lá voltei e fui atendido por essa mesma empregada super simpática e atenciosa e no fim deixei-lhe uma gorjeta mesmo tendo pago com cartão.

nos states é uma espécie de "instituição", se fores a um restaurante bom entre 15% a 20% é retirado automaticamente e ainda podes dar mais em cima, mas num restaurante bom o serviço é espantoso! Aliás a maioria dos empregados que lidam com público nos EUA são bons

Em PT costumo dar entre 5% a 10% do valor final mas depende, claro, do serviço e do restaurante em si.

Em certas cidades como Miami, que vivem de turismo, é quase obrigatório dar gorjetas em todo lado, desde taxis,bares,discotecas. Mas la esta, o serviço é 5 estrelas e eles fazem tudo para agradar o cliente.Não é como aqui, que muitas vezes o cliente é obrigado a levar com o mau humor dos empregados.

Última edição:
Não sei se ainda é assim, mas uma coisa que reparei é que em Espanha as gorjetas são sempre moedas pretas, assim tipo 1,2, 5 cent. e não passava muito dai. Lembro-me de ter ido a um restaurante em Madrid e deixou-se uma moeda de 2€ de gorjeta. Nunca mais me esqueço, no fim os empregados todos a dizer obrigado, com grandes sorrisos e todosq simpáticos, até parecia que a gorjeta tinha sido a maior que alguma vez recebere.

sempre? nem por isso, depende dos sitios que frequentas. em Tenerife vi MUITAS gorjetas generosas, de 10/20/50 euros...a maior que vi (mas nao foi a maior que la tiveram) foi de 400 euros, num restaurante informal de praia num hotel de luxo. Uma mesa com 4 Russos, com quase 2500 euros de conta ao almoco. ;)

Ah, e o empregado de mesa que os atendeu era um estagiario, e nem era dos melhores...

no verão num restaurante de um hotel da Caparica dei gorja a um empregado desses que está a aprender. Ainda foram 4 euros, só para ver se ele acalmava. Estava quase a rebentar de nervos por estar a começar, mas esforçou se.

Dou gorjeta quando acho que é merecida, o valor monetário depende do serviço que me foi prestado. Também as costumo receber e há clientes certos outros que surpreendem pela positiva porque naquele dia estavam bem dispostos.

Nos EUA tens de dar gorjeta a toda a gente, é uma doença. No café, restaurante, ao porteiro, no hotel a toda a gente com quem falas, à senhora da limpeza, ao balconista, ao gajo que lava o carro, ao gajo que te vai fazer um qualquer serviço a casa (canalizador, pintor, tratador de piscina, etc), ao gajo que vai instalar a tv cabo... cum catano, parece uma doença!!

Eu dou algumas vezes ... Se o serviço me agradar.

Seja cá ou estrangeiro (a menos que venha na factura)

Vejo a grojeta como uma recompensa de um bom trabalho , não uma obrigação.

Cá cada vez menos. A menos que a conta seja de grupo e com os arredondamentos fica sempre qualquer coisa.
No estrangeiro é dificil não se dar, em alguns países que não vem na factura é considerado de mau tom não dar. Aconteceu-me num restaurante em Viena que o serviço foi tão mau, ao ponto de trocarem pedidos e outros ainda hoje não terem aparecido, que no final a conta foi feita ao cêntimo sem gorjeta. Tendo a empregada perguntado muito surpreendida o porquê! Não levou nem resposta, ela sabia bem o porquê.

Nos EUA tens de dar gorjeta a toda a gente, é uma doença. No café, restaurante, ao porteiro, no hotel a toda a gente com quem falas, à senhora da limpeza, ao balconista, ao gajo que lava o carro, ao gajo que te vai fazer um qualquer serviço a casa (canalizador, pintor, tratador de piscina, etc), ao gajo que vai instalar a tv cabo... cum catano, parece uma doença!!

Realmente é o que mais me irrita quando lá vou [8b][8b][8b]

Já agora, porque razão se dá gorjeta ao gajo que apenas serve á mesa e não se dá ao cozinheiro por fazer boa comida??? [;)]

Talvez me caiam em cima por isto, mas que se lixe:

Há uns tempos mudei de casa. A empresa de mudanças mandou 3 homens mais franzinos que eu. Ora, era MUITA COISA, incluindo frigorífico, sofá, centenas de livros e outros móveis pesados. Tirá-los do t1 foi um pesadelo mas trazê-los pelas escadas para o 4º andar e sótão sem elevador ainda pior. O trabalho pesado que aqueles homens tiveram durante todo o dia tinha que ser recompensado. Assim quando perguntei o preço final do serviço a secretária da empresa fez a pergunta sacramental: Com ou sem fatura? Eu bem sei que fiz uma ilegalidade, mas disse "sem fatura, obrigado".

O iva de 60 euros foi repartido em gorjetas de 20 por cada um daqueles homens. Senti que o mereciam mais que o Vítor Gaspar.

Última edição:
Normalmente não dou, mas se o serviço prestado me agradou bastante ou se de alguma forma mereciam recompensa como incentivo, dou.

Vejo a gorjeta como recompensa e não como obrigação.

Voltar
Superior