Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
nos states é uma espécie de "instituição", se fores a um restaurante bom entre 15% a 20% é retirado automaticamente e ainda podes dar mais em cima, mas num restaurante bom o serviço é espantoso! Aliás a maioria dos empregados que lidam com público nos EUA são bons
Em PT costumo dar entre 5% a 10% do valor final mas depende, claro, do serviço e do restaurante em si.
Não sei se ainda é assim, mas uma coisa que reparei é que em Espanha as gorjetas são sempre moedas pretas, assim tipo 1,2, 5 cent. e não passava muito dai. Lembro-me de ter ido a um restaurante em Madrid e deixou-se uma moeda de 2€ de gorjeta. Nunca mais me esqueço, no fim os empregados todos a dizer obrigado, com grandes sorrisos e todosq simpáticos, até parecia que a gorjeta tinha sido a maior que alguma vez recebere.
Ah, e o empregado de mesa que os atendeu era um estagiario, e nem era dos melhores...
E desde então acho que só dei uma vez, numa tasca, e foi porque os preços eram muito abaixo da média.Nunca me deram gorjeta por trabalho que sou pago para fazer
Nos EUA tens de dar gorjeta a toda a gente, é uma doença. No café, restaurante, ao porteiro, no hotel a toda a gente com quem falas, à senhora da limpeza, ao balconista, ao gajo que lava o carro, ao gajo que te vai fazer um qualquer serviço a casa (canalizador, pintor, tratador de piscina, etc), ao gajo que vai instalar a tv cabo... cum catano, parece uma doença!!
Nunca deixo gorjeta.
Mas também nunca peço factura...[]