[Crime] Dás gorjeta?

Restaurantes de 40 euros são de gama alta? Ok. Confirma-se o que disse no post anterior

Por vezes tambem gosto de encher "o bandulho" com uma boa feijoada, mas sejamos honestos, verdadeiros restaurantes são muito raros em Portugal, e esquece os avillezes desta vida que isso não passa de pseudo qualidade hiper merketerizada para caçar o tipico tuga tal qual rede de arrasto, aquele que se gosta de gabar nas redes sociais que foi a um restaurante in
Eu categorizaria assim:
Baixo - 10€/pessoa
Médio - 20€/pessoa
Alto - 30€/pessoa
Luxo - Sei lá... 100€/pessoa?

considerando que fazem o trabalho bem feito, que tipo de prestadores de serviços merecem ou não receber gorjeta? onde fazem a distinção?
Eu não faço distinção por isso nunca dou gorjeta. Mas os serviços que escolho também nunca tento negociar o preço. E muitos são bem pagos. Se me pedem 100 euros pela refeição, é o que pago. Se me pedem 50 mais gorjeta, já não me parece bem.

Exemplo. Estamos num fórum auto. Quantos daqui já deram gorjeta a um vendedor por terem sido muito bem atendidos?

Falamos de um bem que pode custar dezenas de milhares de euros.

Outro exemplo. Quem é que já deu gorjeta a um piloto por ter feito um voo impecável onde tudo correu bem?

Eu não faço distinção por isso nunca dou gorjeta. Mas os serviços que escolho também nunca tento negociar o preço. E muitos são bem pagos. Se me pedem 100 euros pela refeição, é o que pago. Se me pedem 50 mais gorjeta, já não me parece bem.

Exemplo. Estamos num fórum auto. Quantos daqui já deram gorjeta a um vendedor por terem sido muito bem atendidos?

Falamos de um bem que pode custar dezenas de milhares de euros.

Outro exemplo. Quem é que já deu gorjeta a um piloto por ter feito um voo impecável onde tudo correu bem?

Eu nem aplaudo, quanto mais dar gorjeta [:D]

Mas percebo o teu ponto de vista. Porquê dar gorjeta a quem nos serve uma refeição de 5€, e não a quem nos vende um ramo de flores de 20€, um móvel de 500€, um carro de 30.000€ ou uma casa de 400.000€?

Eu nem aplaudo, quanto mais dar gorjeta [:D]

Mas percebo o teu ponto de vista. Porquê dar gorjeta a quem nos serve uma refeição de 5€, e não a quem nos vende um ramo de flores de 20€, um móvel de 500€, um carro de 30.000€ ou uma casa de 400.000€?
Exacto. O que motiva a dar gorjeta? Não pode ser só pelo bom serviço, porque isso até numa repartição pública pode acontecer.

Gratificar não gratifico, mas pelo natal lá seguem uma garrafas de whiskey para o comercial, para o chefe da oficina, etc.

E também para o despachante, o transitário, o advogado, etc.

Não recebem em dinheiro mas recebem em géneros uma vez por ano. [:D]

Restaurantes de 40 euros são de gama alta? Ok. Confirma-se o que disse no post anterior

Por vezes tambem gosto de encher "o bandulho" com uma boa feijoada, mas sejamos honestos, verdadeiros restaurantes são muito raros em Portugal, e esquece os avillezes desta vida que isso não passa de pseudo qualidade hiper merketerizada para caçar o tipico tuga tal qual rede de arrasto, aquele que se gosta de gabar nas redes sociais que foi a um restaurante in

Restaurantes onde só o prato custa 40 euros, são claramente gama alta.

Acho que tu estás a confundir restaurantes de gama alta com restauntes de luxo.
São coisas diferentes.

Gratificar não gratifico, mas pelo natal lá seguem uma garrafas de whiskey para o comercial, para o chefe da oficina, etc.

Mas isso é o que também faço, até com família, mas não lhes chamo gorjetas. [:D]

Curto. banalidade de justificação, um restaurante pode apresentar um ambiente luxuoso e simultaneamente ser acessível financeiramente, ou um carro moderno por mero exemplo.

Excentricidade, talvez seja uma coisa difícil de alcançar na restauração.

Curto. banalidade de justificação, um restaurante pode apresentar um ambiente luxuoso e simultaneamente ser acessível financeiramente, ou um carro moderno por mero exemplo.

Excentricidade, talvez seja uma coisa difícil de alcançar na restauração.

Se um determinado item é acessivel, então passa a ser corriqueiro. Algo corriqueiro jamais pode ser designado como luxo.

Se amanhã chuvessem diamantes e toda a gente passasse a ter uma tonelada de diamentes em casa, os diamentes continuavam a ser um item de luxo?

Se um determinado item é acessivel, então passa a ser corriqueiro. Algo corriqueiro jamais pode ser designado como luxo.

Se amanhã chuvessem diamantes e toda a gente passasse a ter uma tonelada de diamentes em casa, os diamentes continuavam a ser um item de luxo?

Isso dava para tanta conversa, mas em geral tens razão. O luxo não é necessariamente melhor, muitas vezes apenas muito exclusivo.

Eu categorizaria assim:
Baixo - 10€/pessoa
Médio - 20€/pessoa
Alto - 30€/pessoa
Luxo - Sei lá... 100€/pessoa?

isto querer uma regionalização, porque por 10€ por pessoa onde eu estou aposto que almoço muito melhor que eu Lisboa com os 30...

Quando tenho de dar mais de 20€ por pessoa (sem bebida sobremesa etc etc) em princípio já torço o nariz, já sei que vou comer qualquer coisa gour***** ou do género [:D]

Acho que está é a melhor forma de agir, são 20€ por "amigo" por ano que se traduzem em grandes poupanças em favores e favorzitos no decurso do ano seguinte.

Voltar
Superior