Correntes de Neve

Nunca experimentei mas quando andei à procura, lembro-me de ver em algum lado que se desfazem facilmente se a neve não for suficiente, e faz todo o sentido.

Nunca experimentei mas quando andei à procura, lembro-me de ver em algum lado que se desfazem facilmente se a neve não for suficiente, e faz todo o sentido.

O problema é que se a neve não for suficiente as correntes tradicionais além de desconfortaveis estragam os pneus e partem-te o carro todo. Aquilo causa tanta vibração que até o melhor dos interiores começa a ficar com barulhos.

No meu antigo Ibiza, com 12 anos e mais de 250.000 KMS, era-me igual ao litro, até achava aquilo divertido [:D] . Mas agora com um carro novo não me apetece submete-lo à trepidação das correntes.

Além de que a montagem é sempre uma porcaria. Especialmente por causa do frio nas mãos. Depois com luvas é difícil, sem luvas ao fim de 2 minutos é impossível. Depois fica com gelo nos encaixes.. Etc.. Etc.. Etc..

Como o meu interesse é mesmo uma solução rápida que me permita chegar a casa em caso de emergência, estou mesmo interessado numas destas têxteis.

Em relação à eficácia, andei a investigar um pouco e parecem ser suficientemente boas para as condições que se apanham em Portugal:

YouTube - Sumex MULTIGRIP Snow Sock

YouTube - AutoSock - Presented by The Auto Channel

http://www.youtube.com/watch?v=AvaSUfyWEv4

Já agora, estou especialmente interessado numas desta marca:

41S-IHNCHZL._SL500_AA300_.jpg

Na Alemanha vendem-se a menos de 20 euros. Só me falta encontrar um sitio onde enviem para Portugal a preços decentes.

Última edição:
Depois de ter usado durante alguns anos umas correntes em tela da Autosock, por sinal muito boas e sem dar qualquer problema, comprei ontem para a carrinha nova umas correntes em rede da michelin.

Em sites de esqui, onde se discute alguns equipamentos, há vários relatos de que estas correntes são mais resistentes que as de tela, quando se passa por zonas com pouca neve ou gelo.

As correntes em questão são as easygrip da michelin e comprei-as na Norauto.

EasyGrip_Car.jpg

De certeza que as de 80 euros seria para uma medida de pneu mais pequena.

Para os pneus 225/45 17" é necessário a medida 12 deste tipo de correntes e ficaram por 104 euros.

De certeza que as de 80 euros seria para uma medida de pneu mais pequena.

Para os pneus 225/45 17" é necessário a medida 12 deste tipo de correntes e ficaram por 104 euros.

Os pneus do meu carro são iguai a esses..

Tenho um conhecido que trabalha em Andorra e me trouxe umas por 25 euros [;)] .. Não são da marca AutoSock mas são de muito boa qualidade, se quisesse mais em conta até me arranjava por menos de 15 euros..

Na Alemanha por exemplo, arranjas da Goodyear, que são tão boas ou melhores que as AutoSock por menos de 20 euros também: 2 GOODYEAR TEXTILE SCHNEEKETTEN Gr. D ANFAHRHILFE NEU bei eBay.de: Schneeketten (endet 18.12.10 20:10:51 MEZ)

Cá em Portugal é que é uma roubalheira essas coisas..

Boas.

Peço desculpa por me meter neste tópico mas tenho uma duvida sobre o actual assunto.

Tenho um Lexus IS200 e vou passar o natal a serra do Marão e a passagem de ano a Covilhã.
Queria como prevenção comprar umas correntes de neve mas uma dúvida persiste.
Compro duas ou quatro?
Se comprar duas instalo-as no eixo dianteiro ou no eixo traseiro?

Eu sei que o lexus é de tracção traseira e já li que se deve por nas rodas motoras ou seja no eixo traseiro mas também já li que se deve por também no eixo dianteiro o que certa parte até tem lógica porque se o eixo traseiro tem tracção o eixo dianteiro já não, ou seja, posso sair de frente numa curva.

Espero ter sido explicito nas minhas duvidas.

Abraço

Correntes de Neve

Boas Pessoal,

Nos tempos de hoje fazem de tudo para vender um determinado produto. Na época de neve nada substitui as verdadeiras correntes de neve e tanto quanto sei por experiência de 26 anos a conduzir carros em montanhas só estas é que poderão dar melhor aderência aos pneus. Produtos que se colem ao desenho dos pneus e preencham as suas cavidades de aderência só irão tornar - com o desgaste da camada inicial desses produtos - a face de rodagem numa faixa de rodagem completamente lisa e que colocará em risco o seu utilizador.

O preço das correntes é elevado e as últimas que usei na Serra da Estrela e mais tarde na Serra de Montemuro custavam cada par 130 euros. Bons pneus de marca para piso de inverno e calços de travões em excelentes condições com substituições anuais é o que tenho usado. A única diferença está na pressão interna usada na época de Verão e Inverno e nunca usar câmaras de ar.

Pessoal, também vou precisar de comprar um kit de correntes de neve.
Andei a ver o que há disponível e para além dos kits mais baratos que aparentam ser o mesmo material em todas as lojas (Cadena Nieve 9mm Grupo 9 : Norauto.es), vi também estas no site da Norauto que parecem ser interessantes e não muito mais caras que as mais baratuchas:
Cadena Nieve 9Mm Norauto 80 : Norauto.es

(o site é da Norauto em Espanha mas o artigo está no atual catálogo da Norauto).

Alguém já experimentou estas da Norauto? Será que valem a pena? E aquelas peças em plástico (os tensores automáticos), será coisa para resistir?

Para gastar 60 euros mais vale comprar logo umas de fibras texteis.. Não sei se já usaste correntes de neve metalicas, mas acredita que são uma porcaria para montar e são uma porcaria sempre que apanhas um pouco de estrada mais seca.

Dessas metálicas, quanto mais barato, melhor, porque é tudo semelhante. E em outras lojas arranjas por 20 e poucos euros, na Norauto é tudo caro.

Essas mangas têxteis também têm inconvenientes: na situação que referiste (estrada mais seca) estragam-se com facilidade. Além disso, se houver gelo (ou neve muito compactada), as mangas têxteis também não são muito eficazes, dado que não "picam" o gelo como as correntes fazem.
Entretanto acabei por comprar esse modelo mais elaborado, por 39,95€ (faz parte do catálogo de promoção atual da Norauto), pois parecem fáceis de aplicar (no vídeo de demonstração aparece uma dondoca que faz aquilo parecer fácil :) ) e ajustam a tensão automaticamente. Espero não precisar de as usar, mas se for o caso, depois partilho a minha experiência :).

Já agora, as mais baratas custam uns 29€ na Norauto.

Eu já usei várias vezes, tanto correntes de neve, como as "correntes" têxteis, porque moro no Norte e no percurso que antigamente fazia de casa trabalho passava por um ponto a cerca de 1100 metros de altitude e grosso modo apanhei com força todos os nevões que aconteceram na ultima meia dúzia de anos, já cheguei por mais do que uma vez a ficar bloqueado por períodos na ordem das 4 ou 5 horas... E acredita, a não ser que pretendas fazer quilómetros e quilómetros sobre a neve, o que em Portugal é quase impossível, as correntes em metal não têm qualquer vantagem a não ser o baixo custo, já que custam cerca de 3 vezes menos.

1º Em primeiro lugar montar e desmontar correntes em metal, com tempo seco já é um pouco complicado, mas com as mãos ao frio e com os encaixes a ficarem cheios de gelo duro mal os passas por detrás das rodas, a dificuldade é multiplicada várias vezes... A primeira vez que precisei delas teve que ser a GNR a ajudar-me a monta-las, entretanto fui apanhando o jeito, e já mais do que uma vez acabei por parar para dar uma mão a pessoas que simplesmente não conseguiram montar as correntes. Acabava por levar sempre umas luvas de neve junto às correntes, porque com as mãos frias é impossível. Com as têxteis não custa nada, pões por cima, andas meio metro, pões a outra parte, andas 500 metros e paras só para confirmar se estão OK.

2º É certo que as têxteis com alcatrão se degradam rapidamente, pelo que devem ser retiradas e colocadas novamente se voltares a apanhar uma zona com mais neve... As de metal são mais resistentes, embora já me tenha acontecido rebentar elos, mas essas correntes com alcatrão dão-te cabo do carro todo. Imagina que estás a andar sobre um piso em paralelo, e multiplica a trepidação por 10 vezes.. Ao fim de uns quilómetros se o carro não tinha barulhos, parabéns, agora já tem. Além do mal que faz aos pneus e suspensões.. Pelo que acredita em mim, se apanhares o que é normal em Portugal que é alguns pontos com alguma neve, intervalados com pontos sem neve, tu vais querer monta-las e retira-las, e ai voltamos à questão do primeiro ponto. Isso é muito fácil com as têxteis e bastante difícil com as de metal.

3º Em termos de tracção talvez haja uma ligeira vantagem em alguns casos nas de metal, mas acredita que com umas têxteis não ficas preso em nenhum lado, para algo que parece apenas um saco de nylon, elas fazem milagres... A única vez que não subi uma subida, foi porque me esqueci de desligar o controlo de tracção do carro, mas bastou parar, desligar e seguir.

Isto é apenas uma opinião pessoal que vale o que vale.. Mas eu, depois de usar pela primeira vez umas têxteis não volto às de metal. Aliás, tenho em casa dois conjuntos que até te oferecia se fosses meu vizinho, umas para 195/50 R15 e umas para 225/45 R17..

Última edição:
pois, compreendo o que referiste e dou-te toda a razão. Mas neste caso em concreto é mais por uma questão de precaução para o dia de ano novo do que outra coisa (até espero nem ter de as usar), pelo que se der mais trabalho a por e a tirar, há-de ser uma vez ou duas num ano. Paga-se o preço inferior com o tempo a mais que leva a montar :) e por 39,95€ (que foi o que paguei por elas) também não comprava umas de têxtil. De qualquer modo, eles fazem crer que o processo de montagem até é simples (a julgar pelo vídeo de demonstração), pelo que espero que um teste na garagem me ajude a concluir isso.

Em relação às correntes que aí tens, bem, de facto o outro carro que temos cá por casa tem essa essa medida de R17 :), mas para já a máquina de serviço para a neve tem R16. Mas agradeço à mesma pela gentileza.

Boas pessoal,

vou ressuscitar este tópico ;)

No próximo Sábado estava a pensar ir a Manzaneda (espanha) dá previsão de queda neve fraca http://pt.snow-forecast.com/resorts/Manzaneda/6day/mid

No meu anterior carro, Kia Ceed SW com pneus 225/45/R17 o manual desaconselhava o uso de correntes, neste "novo" 308 SW também com pneus 225/45/R17 confesso que ainda não vi o manual, mas acredito que como é a mesma medida e ainda para mais tem sensores de pressão de pneus, a corrente também seja desaconselhada.
Assim sendo estava a pensar nas telas, uso será esporádico 1 ou 2 idas à Serra (ou Serra da Estrela ou Manzaneda) por ano.

O que me aconselham?

No final de Fevereiro estou a pensar ir à serra da Estrela, como vou levar a miúda estava a pensar que todos os cuidados são poucos. Será que devo levar correntes?

Tenho uma BMW E91 com 225/45/17, e nem sei se "posso" meter correntes, ainda tenho que validar isso no manual.

Será que vale a pena? Confesso que já fui à Serra sem correntes, mas a ida com a pequena faz-me pensar com mais cuidado.

Voltar
Superior