Correntes de Neve

Eu tenho um carro que é

- RWD
- Distribuição de pesos 50/50
- Pneus Mistos (mais largos atrás que á frente)

Devo colocar as correntes atrás ou á frente? (elas são obrigatórias em algumas zonas... também)

Depois, ligo ou desligo o ESP?

Devo aumentar ou diminuir a pressão nos pneus?

Thanks...

As correntes devem ser colocadas nas rodas do eixo de tracção, neste caso atrás.
Relativemente ao ESP não estou a ver grande vantagem quer em activá-lo ou desactivá-lo porque o seu propósito é actuar em caso de perda de estabilidade, ou melhor, tenta corrigir a borrada do condutor na estrada, mas como nas zonas de correntes obrigatórias se deve andar devagar...
Penso que diminuir a pressão dos pneus é o mais indicado para manter uma boa aderência.

pelas instruções na embalagem das minhas correntes, a pressão dos pneus deve ser a normal (indicada pelo fabricante). Nem mais, nem menos. Até tem lógica, porque com os pneus mais vazios as correntes vão andar à solta. Também não enxas mais os pneus porque depois as correntes vão estar sempre na mesma zona do pneu e vai gastar mais essa parte. A corrente tem de andar a volta do pneu.

O ideal é nas 4 rodas, se as tiveres, visto que a travar também ajuda. Se só tens 2, é meter nas de tracção.

Em relação ao ESP, pode ser convinente desligá-lo, porque costuma vir associado ao controle tracção. De qualquer maneira aconselho-te a ler o manual de instruções do carro.

As correntes neve Fazem muita diferença... aconselho vivamente.

Nas 4. Tracção sem direcção não serve de muito eheheh

Cuidado com o uso das correntes, não uses se não houver, de facto, alguma neve na estrada.

Ouvi dizer que as correntes de neve estão a ser proíbidas um pouco por toda a Europa. Nâo sei quais os motivos.
Tipicamente, usa-se um jogo alternativo de pneus com espigões.

Nâo vejo qualquer vantagem em desligar o ESP ou outras ajudas electrónicas, pois elas podem fazer coisas pela estabilidade do carro que o condutor não consegue.
Assim de repente, lembro-me por exemplo que os Ferrari têm precisamente neve e gelo para descrever a posição mais interventiva das ajudas electrónicas.
Correcto?

Michael

Nas 4. Tracção sem direcção não serve de muito eheheh

Cuidado com o uso das correntes, não uses se não houver, de facto, alguma neve na estrada.

Não concordo. Não acho que o carro vire mais por ter as correntes. Mas não tenho a certeza.
Mas com tracção atrás até pode ter lógica ter correntes nas 4 rodas. As rodas de trás vao "empurrar" o carro e as da frente vão escorregar.
Já com tracção à frente bastam só 2 correntes. As rodas que "empurram" e viram são nas mesmas.
Estarei errado?

Ouvi dizer que as correntes de neve estão a ser proíbidas um pouco por toda a Europa. Nâo sei quais os motivos.
Tipicamente, usa-se um jogo alternativo de pneus com espigões.

Nâo vejo qualquer vantagem em desligar o ESP ou outras ajudas electrónicas, pois elas podem fazer coisas pela estabilidade do carro que o condutor não consegue.
Assim de repente, lembro-me por exemplo que os Ferrari têm precisamente neve e gelo para descrever a posição mais interventiva das ajudas electrónicas.
Correcto?

Michael

Sim, mas o ESP não contraria as leis da física, nomeadamente a do atrito...

isto é... o ESP não me pode agarrar o carro se este não tiver pode onde se segurar (i.e. aquaplaning, geloplaning, etc...)

isto é... o ESP não me pode agarrar o carro se este não tiver pode onde se segurar (i.e. aquaplaning, geloplaning, etc...)

O controlo de tracção aconselho a desligar, se houver neve na estrada ou gelo pois a função dele é evitar que as rodas patinem e na neve ou gelo isso é mt natural e por vezes necessário. É claro que quando se anda nestas condições deve-se andar muito devagar. Se o ABS tb der pra desligar tb se deve desligar pois com gelo ou neve ele alonga bastante as distâncias de travagens.

No meu caso aquilo que disse ajudou-me bastante no Gerês no fim de semana de 1 de Dezembro.

Quanto às correntes de neve nunca utilizei, mas devem ser sempre colocadas no eixo de tracção, é claro que se a neve for muita o melhor é não abusar pois dá mau resultado.

Cump

Eu tenho um carro que é

- RWD
- Distribuição de pesos 50/50
- Pneus Mistos (mais largos atrás que á frente)

Devo colocar as correntes atrás ou á frente? (elas são obrigatórias em algumas zonas... também)

Depois, ligo ou desligo o ESP?

Devo aumentar ou diminuir a pressão nos pneus?

Thanks...

É um BMW certo? [;)]

Há que ter atenção que certas medidas de pneus não suportam correntes de neve. Nomeadamente os pneus de perfil muito baixo.

Se fosse eu só desligava o Controlo de tracção quando houvesse muita neve ou gelo na estrada pois aí precisa-se que o carro tenha força para vencer a falta de atrito. No entanto como é um RWD (tb tenho um embora sem CT) e como tal a traseira solta-se com alguma facilidade e nessas condições então é melhor ter muito cuidado e não abusar pois por vezes as estradas nestas condições tornam-se muito estreitas. [;)]

Cump e boas viagens na neve

boas, um factor interresante é a pressao dos pneus, porque quanto mais frio estivar o volume de ar é melhor logo o pneu apresenta-se mais "vazio" que o normal. como pretendes utilizar correntes deves colocar a pressao dos pneus com os Bar correctos MAS numa altura em que tenhas realizado poucos KM's e que a temperatura seja muito baixa. isto para que quando houver a necessidade de utilizares as correntes o pneus apresente-se com a pressao ideal para 1 bom funcionamento e utilização......

cumprimentos e viagens seguras SEMPRE....

Nâo pode, mas ajuda mais do que se estiver desligado.
Um condutor experiente, por muito que queira, não pode ser selectivo relativamente às rodas que pretende travar, ou cortar binário.

Quanto ao ABS, depende do sistema. No gelo pode alongar as travagens, mas por outro lado, sem ele, será muito mais fácil seguir em frente numa curva, só porque 'tocámos' no travão.

Já agora, o ASR não tira força ao carro, só aquela que este não consegue passar para o chão ...e se não consegue, mais vale evitar derrapagem da roda, pois pode levar + facilmente a escorregamentos não intencionais.
No gelo, ou neve é fundamental a delicadeza e a sensbilidade, seja na direcção, seja em qualquer dos pedais.
Pessoalmente, recomendo manter as ajudas electrónicas.

(excepto claro, se a intenção for brincar um bocado)
[:D]
Michael

Correntes para a neve - como escolher?

Correntes para a neve - como escolher?

Para começar, em relação às medidas do pneu, penso que as medidas que estão impressas na embalagem das correntes são as que são compatíveis. Mas já fui a uma loja generalista de equipamento automóvel que não é muito bem cotada para muita gente e perguntei por correntes para determinada medida, que não constava no rótulo das que tinha visto lá. O empregado disse-me que aquilo eram intervalos de medidas, portanto até à medida que lá estava no rótulo, tudo era compatível. Por exemplo, imaginando que estava lá 195/60-14, servia para tudo o que era inferior em jante 14. Sei que há equivalências de largura/perfil mas achei estranho tanta equivalência. Como é que se vê as medidas, afinal? São só as que estão no rótulo ou há intervalos?

Outra questão é a qualidade delas. As de 9mm com 2mm de espessura são boas?
Têm alguma marca a recomendar na ordem dos 30€? É para usar muito ocasionalmente, no máximo 1 vez por ano. Mas lá por usar pouco não quero deitar 30€ à rua e ficar enrascado quando precisar delas.

Qualquer outro conselho é benvindo.

Correntes na Guarda, onde comprar?

Correntes na Guarda, onde comprar?

Amanhã vou à Serra da Estrela e estou na Guarda, onde posso comprar correntes para a neve? Já agora compra-se só 2 para as rodas da tracção (que penso ser as da frente - Auris 1.4 D-4D) ou 4 para todas as rodas?

Não sei se há na Guarda mas procura na Norauto e Stationmarché. Na Norauto aumentaram as da própria marca de 30 para 50 euros numa semana e são das que tem que se mover o carro; nada prático. Na Stationmarché havia a 20 euros e melhores.
Uma embalagem traz correntes para duas rodas e normalmente monta-se nas rodas de tracção. Se fosse 4X4 ou RWD era melhor pôr nas 4.

Serra da estrela

Serra da estrela

Bom dia pessoal. No fim de Março vou à Serra da Estrela. Está programado subir por Seia, parar na Torre e descer pela Covilhã, com vista a um belo passeio.
Com o tempo que tem estado, provavelmente se as coisas continuarem assim (está a ser um ano invulgar), vou apanhar bastante neve e gelo.
Como precaução já arranjei umas correntes para as rodas da frente, mas sobra uma dúvida.
Sem as correntes montadas, a pressão de ar das rodas deve ser superior ao normal como para tempo de chuva, ou ainda maior?
lmml

Bem... Agora que vem ai o Inverno está na altura de pensar outra vez neste assunto. É que eu, moro na região norte e trabalho a cerca de 40 Km's de casa. E no caminho atravesso uma zona que está a cerca de 1100 metros de altitude. Ultimamente o Inverno tem sido sempre um martírio.. Cada ano é pior que no anterior..

No meu antigo carro tinha umas correntes daquelas normais em aço. E apesar de sempre encarar as correntes, não como algo que me permitia ir para sítios com neve, mas como uma forma de conseguir chegar a casa quando a coisa fica feia.. A verdade é que nos últimos dois anos já me safaram por umas 4 ou 5 vezes, pelo que já tenho alguma experiência de como se montam e de como conduzir com elas.... Mas como a medida dos pneus do meu novo carro é muito diferente terei que comprar umas novas.

Agora a questão é a seguinte... Eu pela experiência que tenho sei bem os defeitos de umas correntes.

1º São uma porcaria de se montar. Na teoria é simples.. Mas depois na pratica é sempre difícil, porque está frio.. Os encaixes ficam cheios de neve que se transforma em gelo sólido.. Etc.. etc...

2º Com muita neve são espectaculares... Mas assim que a camada de neve diminui aquilo provoca uma trepidação incrível no carro que causa barulhos ao melhor dos carros..

Assim, para ultrapassar estes dois problemas estava a pensar comprar umas deste tipo:
fixgo5.jpg

Mas tenho algumas duvidas:
- Primeiro é a duração das mesmas.. Sendo aquilo em têxtil não se desfaz logo tudo?

- Em termos de eficácia, é de esperar o mesmo tipo de desempenho das correntes tradicionais?

- Será que compensa dar cerca de 65 Euros, que é o preço destas em textil se mandar vir da Amazon (é o melhor preço que vi sem ainda ter procurado muito), em vez de 29 euros que é o preço de umas tradicionais aqui no supermercado da zona, tendo em conta que o uso que eu lhes dou é de umas 2 ou 3 vezes por ano?

Voltar
Superior