Eu já usei várias vezes, tanto correntes de neve, como as "correntes" têxteis, porque moro no Norte e no percurso que antigamente fazia de casa trabalho passava por um ponto a cerca de 1100 metros de altitude e grosso modo apanhei com força todos os nevões que aconteceram na ultima meia dúzia de anos, já cheguei por mais do que uma vez a ficar bloqueado por períodos na ordem das 4 ou 5 horas... E acredita, a não ser que pretendas fazer quilómetros e quilómetros sobre a neve, o que em Portugal é quase impossível, as correntes em metal não têm qualquer vantagem a não ser o baixo custo, já que custam cerca de 3 vezes menos.
1º Em primeiro lugar montar e desmontar correntes em metal, com tempo seco já é um pouco complicado, mas com as mãos ao frio e com os encaixes a ficarem cheios de gelo duro mal os passas por detrás das rodas, a dificuldade é multiplicada várias vezes... A primeira vez que precisei delas teve que ser a GNR a ajudar-me a monta-las, entretanto fui apanhando o jeito, e já mais do que uma vez acabei por parar para dar uma mão a pessoas que simplesmente não conseguiram montar as correntes. Acabava por levar sempre umas luvas de neve junto às correntes, porque com as mãos frias é impossível. Com as têxteis não custa nada, pões por cima, andas meio metro, pões a outra parte, andas 500 metros e paras só para confirmar se estão OK.
2º É certo que as têxteis com alcatrão se degradam rapidamente, pelo que devem ser retiradas e colocadas novamente se voltares a apanhar uma zona com mais neve... As de metal são mais resistentes, embora já me tenha acontecido rebentar elos, mas essas correntes com alcatrão dão-te cabo do carro todo. Imagina que estás a andar sobre um piso em paralelo, e multiplica a trepidação por 10 vezes.. Ao fim de uns quilómetros se o carro não tinha barulhos, parabéns, agora já tem. Além do mal que faz aos pneus e suspensões.. Pelo que acredita em mim, se apanhares o que é normal em Portugal que é alguns pontos com alguma neve, intervalados com pontos sem neve, tu vais querer monta-las e retira-las, e ai voltamos à questão do primeiro ponto. Isso é muito fácil com as têxteis e bastante difícil com as de metal.
3º Em termos de tracção talvez haja uma ligeira vantagem em alguns casos nas de metal, mas acredita que com umas têxteis não ficas preso em nenhum lado, para algo que parece apenas um saco de nylon, elas fazem milagres... A única vez que não subi uma subida, foi porque me esqueci de desligar o controlo de tracção do carro, mas bastou parar, desligar e seguir.
Isto é apenas uma opinião pessoal que vale o que vale.. Mas eu, depois de usar pela primeira vez umas têxteis não volto às de metal. Aliás, tenho em casa dois conjuntos que até te oferecia se fosses meu vizinho, umas para 195/50 R15 e umas para 225/45 R17..