contas comuns em casais

contas comuns em casais

• sim

Votos: 84 62,7%
  • não

Votos: 50 37,3%

• Total de eleitores
    134
pra já não tenho nenhuma conta em comum (solteira), mas um dia penso que irei ter, pois pelo que vejo do meu namorado, ele não é muito gastador e eu muito menos! [:D]
mas isso são coisas a discutir só depois... daqui a muitos anos! [:)]

mas moram juntos?que idade têm?

Não moramos juntos... eu tenho 23 e ele 24... ainda falta uns tempos pra viver juntos (penso eu de que [:D]). só tou a dizer que do que eu o conheço (7 anos) sei que não é muito gastador... daí provavelmente ser uma boa opção uma conta comum.

mas também tenho de ver que ele ainda não trabalha, ao contrário de mim, logo também não tem muito que gastar... é uma situação a avaliar no momento certo [:D]

Conheço alguns casos desses.

Também conheço casos, em que elas casam, não entram com património nenhum, depois separam-se e querem levar(algumas conseguem) carro, casa, etc.

Comigo é separação total de bens, o que é meu é meu, o que é dela é dela, não quero nada dela, mas também não quero ser comido [;)]

Há uns anos, era a favor do casamento com comunhão de bens, agora sou a favor dos bens adquiridos, mas acho que cada vez mais caminho para a separação de bens...:(

A vida é madrasta...:sh)

Cá em casa todas as contas estão no meu nome e no da minha namorada.

As contas à ordem cada qual tem a sua e acho isso extremamente importante para que possa haver alguma indepência de gastos e autonomia pessoal.

Apenas as contas a prazo é que são conjuntas, mas tb não são para mexer :)

Nós os dois achamos que esta é a melhor forma de estarmos bem :)

Há uns anos, era a favor do casamento com comunhão de bens, agora sou a favor dos bens adquiridos, mas acho que cada vez mais caminho para a separação de bens...:(

A vida é madrasta...:sh)

Eu sou totalmente a favor da separação de bens.
Para bem do casamento! [;)]

O problema é que geralmente a premissa é negativa e a decsão não é tomada por pruridos e ideias pré-concebidas. Erro crasso.

É o melhor regime para assegurar a longevidade do casamento.
Geralmente, os problemas não têm origem no casal mas sim nas famílias.
E se mete empresas, então é fundamental.

É certo Pé Leve, mas repara, com certeza tens uma esposa consciente e que sabe o que as coisas custam. Mas isso poderia não ser assim.

Vejo casos de esposas que não sabem controlar e derretem tudo, e casos de maridos que também não sabem controlar e derretem tudo.

Aí, infelizmente, acho que as coisas têm que ter um travão, e têm que se separar.

Eu compreendo o teu ponto de vista, só que nem todas as pessoas são, no campo do dinheiro, as ideias para lidar com ele.
Tens razão, caro amigo.

No meu caso tive a sorte de encontrar uma mulher "a toda a prova" e plena de confiança, pois para além de ser uma companheira incrível, que me acompanhou sempre nestes últimos 28 anos (8 de namoro e 20 de casamento), revelou-se de uma estabilidade e discernimento acima de qualquer dúvida, pelo que ao longo dos tempos só fui podendo confirmar o que tive o privilégio de conhecer dela e, por isso, nunca tive dúvidas em partilhar com ela também as contas bancárias!

Mas, como dizes, nem sempre encontramos pessoas assim, sendo que nesses casos a prudência é quem reina! Porém, não sendo possível uma relação de plena confiança não consigo entender como é que muitos casais convivem e se entendem sem esse equilíbrio, sem esse compromisso de confiança pleno!

Não sei o meu dia de amanhã, claro, mas hoje permito-me, felizmente, pensar assim!

Se o casal tem sentimentos suficientemente fortes para casar-se e confiar plenamente um no outro não fazem sentido contas separadas!

Por cá as que existem são conjuntas, uma delas ainda antes do casamento! E já somos casados há vinte anos!

A única alteração que faço a isto é relativamente aos meus quase 10 anos de casamento.....

Quanto à questão colocada .... se um de vocês ficar desempregado como é que fazem ? O que fica desempregado vai para a beira da estrada ou como é ?!?!?

A única alteração que faço a isto é relativamente aos meus quase 10 anos de casamento.....

Quanto à questão colocada .... se um de vocês ficar desempregado como é que fazem ? O que fica desempregado vai para a beira da estrada ou como é ?!?!?
Juntos, sempre![;)]

Eu estou com a minha companheira de corrida à 9 anos e temos a conta em conjunto, nem me faz sentido de outra forma.
Pois quando vou de férias não quero ir para a Jamaica sozinho e ela para a Costa da Caparica, assim vamos os dois juntos para o Algarve. [:D]

Também não percebi lá muito bem como fazem com contas separadas?, dividem os valores de tudo? e quando um não pode o mesmo que o outro?

A minha mulher esta desempregada à 3 meses, é suposto morrer à fome?
Isto é para os bons e maus momentos, se eles ou elas gastam demais, a solução pode passar pelo dialogo.

Eu ainda sou muito novinha para pensar nesse tipo de coisas, mas posso falar do exemplo dos meus pais.
Todas as contas deles são em conjunto e estão casados em comunhão total de bens. A minha mãe é que gere o dinheiro e apenas informa o meu pai das ocorrências. As coisas sempre correram bem e nunca houve problemas.

Não posso deixar de dizer que me causa alguma confusão, que haja pessoal que pense em casar, ou em ter um relação do genero, e não confia no parceiro, para ter uma conta conjunta :confused:

Anyway, quanto a questão do topico, nunca cheguei a esse ponto (de ter conta conjunta).

Se o casal tem sentimentos suficientemente fortes para casar-se e confiar plenamente um no outro não fazem sentido contas separadas!
Vivo junto com a mesma pessoa há 23 anos, somos casados há 17 e nunca tivemos contas conjuntas. Bem… que pecado! Antes a infidelidade!!! [:D]

E ainda há pior, somos casados com separação de bens!!! Pegando no que escreveste, o melhor é começar já a pensar em divórcio. [;)]

Mas o que é que uma coisa (felicidade no casamento) tem que ver com a outra (forma de gestão das finanças do casal)??? :confused:

Não posso deixar de dizer que me causa alguma confusão, que haja pessoal que pense em casar, ou em ter um relação do genero, e não confia no parceiro, para ter uma conta conjunta :confused:

Anyway, quanto a questão do topico, nunca cheguei a esse ponto (de ter conta conjunta).
No meu caso não se trata de confiar ou deixar de confiar, é que a malta nem se lembrou disso. É entretanto já lá vão mais de 20 anos. [:D]

lá por casa temos um sistema misto.

há 2 contas conjuntas, para onde transferimos todos os meses um determinado valor, regra geral propocional ao ordenados,
são as chamadas contas da casa.
uma para o credito habitação e despesas correntes da casa, e afins.
outra para poupança e projectos futuros

depois cada um tem as suas contas separadas,que não tem de dar cavaco ao outro com os gastos que faz.

logico que estando casados, o não dar cavaco não inclui comprar bens que possam necessitar de conhecimento por parte do outro.

Eu não sou casado mas aqui em casa entre os meus pais sempre houve uma só carteira, e acho que não faz muito sentido um casal ter contas separadas ou bem que confia ou bem que não confia[;)][;)]

eu como sou solteiro quero saber se os casados ou juntos têm a mesma conta com a vossa companheira(o),ou seja ambos os salarios são domiciliados na mesma conta ou cada um tem o a sua conta?

digam de vossa justiça senhores(as) casados!
Cada um tem a sua conta (ela e Funcionária Pública logo..... CGD) à qual o outro tem acesso total.
A situação é semelhante à do PéLeve e PMCT mas com a gestão tb conjunta pq AMBOS somos conservadores.
Não há cá dinheiro de um e dinheiro de outro.
Para tal é necessário uma convergência quase total de valores e um respeito TOTAL pela opinião do outro.

Última edição:
No meu caso não se trata de confiar ou deixar de confiar, é que a malta nem se lembrou disso. É entretanto já lá vão mais de 20 anos. [:D]
Isso é diferente do que eu estava a referir, e sei que percebeste isso. [:p] [:D]
Referia-me, a parte em que pessoal pondera casar-se/fazer vida a 2, e tem problemas em confiar na outra pessoa a nivel de €€€...
E isso causa-me alguma confusão, e eu nem sou tão conservador quanto isso.

Cada um tem a sua conta (ela e Funcionária Pública logo..... CGD) à qual o outro tem acesso total.
A situação é semelhante à do PéLeve e PMCT mas com a gestão tb conjunta pq AMBOS somos conservadores.
Não há cá dinheiro de um e dinheiro de outro.
Para tal é necessário uma convergência quase total de valores e um respeito TOTAL pela opinião do outro.

se eu fosse pela cabeça da minha mulher, so tinha contas a prazo. [:D]

assim pela minha cabeça é so titulos [:)]

slavo uns trocos para alguma ventualidade[:D].

resumindo as mulheres são por regra melhores a tomar decisoes nas compras do dia a dia, dai ela gerir essa parte, nos somos por regra mais arriscados nos investimentos, dai que sou e que faço essa parte.

re-resumindo, eu faço dinheiro para ela gastar [:)]

Voltar
Superior