contas comuns em casais

contas comuns em casais

• sim

Votos: 84 62,7%
  • não

Votos: 50 37,3%

• Total de eleitores
    134
Salários domiciliados na conta conjunta. O que sobra (quando sobra...) é transferido para as contas individuais para as despesas pessoais.

Se o casal tem sentimentos suficientemente fortes para casar-se e confiar plenamente um no outro não fazem sentido contas separadas!

Por cá as que existem são conjuntas, uma delas ainda antes do casamento! E já somos casados há vinte anos!

Estaria pior. [:D]
Consumo retraído -> menos lojas -> menos shoppings -> menos construção /menos especulação imobiliária/ menos emprego -> menos rendimento disponível -> menos dinheiro para consumir/poupar

Tem que haver equilibrio: para alguns ganharem outros têm que gastar.
Para alguns investirem (c/ financiamento), outros têm que poupar.

Tinha que vir a historia do consumo retraído...[:D][:D]

Claro que não se pode retrair o consumo e que toda a economia está no contra-balanço entre o consumo e o aforro, mas neste caso estamos em sobre-endividamento![;)]

Cá por casa temos uma conta conjunta..... não tenho nada a esconder nem ela tem! somos grandinhos se ela quer comprar alguma coisa compra, se eu quero comprar alguma coisa compro! ninguém chateia ninguém!

tenho vários amigos com contas separadas e não vejo qualquer vantagem ...

ca em casa temos 2 contas conjuntas, mas com gestão separada.

A minha mulhes gere os passivos ( ou seja as despesas da casa creditos escolas etc etcetc) eu faço a gestão dos activos noutra conta conjunta noutro banco ( porque a minha mulher é muito conservadora na aplicaçao dos dinheiros), mas o segredo esta em que no dia dos ordenados, 50% vai logo para a conta de investimentos, ou seja poupança forçada[:D], depois disso é gastar enquanto houver[:D].

ou seja contas conjuntas com gestão sepradad, logo a resposta é nim [:D]

Tinha que vir a historia do consumo retraído...[:D][:D]

Claro que não se pode retrair o consumo e que toda a economia está no contra-balanço entre o consumo e o aforro, mas neste caso estamos em sobre-endividamento![;)]

Está em sobreendividamento se considerares a dívida como variável stock e a contrapuseres com o PIB, como estes estatísticos da treta tanto gostam de enfiar no rabinho dos jornalistas, que agradecem a bomba noticiosa. [;)]

Se o casal tem sentimentos suficientemente fortes para casar-se e confiar plenamente um no outro não fazem sentido contas separadas!

Por cá as que existem são conjuntas, uma delas ainda antes do casamento! E já somos casados há vinte anos!

É certo Pé Leve, mas repara, com certeza tens uma esposa consciente e que sabe o que as coisas custam. Mas isso poderia não ser assim.

Vejo casos de esposas que não sabem controlar e derretem tudo, e casos de maridos que também não sabem controlar e derretem tudo.

Aí, infelizmente, acho que as coisas têm que ter um travão, e têm que se separar.

Eu compreendo o teu ponto de vista, só que nem todas as pessoas são, no campo do dinheiro, as ideias para lidar com ele.

Está em sobreendividamento se considerares a dívida como variável stock e a contrapuseres com o PIB, como estes estatísticos da treta tanto gostam de enfiar no rabinho dos jornalistas, que agradecem a bomba noticiosa. [;)]

Claro que existe alarmismo, especialmente se forem analisadas as estatísticas friamente e meramente na comparações com o PIB, aliado com as variações de poder de compra e aumento da taxa de juro[;)]

O consumo em alta, tem alimentado economias em recessão, como por exemplo no Japão pós crise de 97[;)]

Mas não nos podemos esquecer, no fim de contas, que existem milhares de dramas reais, por sobre endividamento...

ca em casa temos 2 contas conjuntas, mas com gestão separada.

A minha mulhes gere os passivos ( ou seja as despesas da casa creditos escolas etc etcetc) eu faço a gestão dos activos noutra conta conjunta noutro banco ( porque a minha mulher é muito conservadora na aplicaçao dos dinheiros), mas o segredo esta em que no dia dos ordenados, 50% vai logo para a conta de investimentos, ou seja poupança forçada[:D], depois disso é gastar enquanto houver[:D].

ou seja contas conjuntas com gestão sepradad, logo a resposta é nim [:D]

Eu não sou casado e não vivo com ninguém em situação de união de facto, pelo que a minha resposta a esta pergunta objectiva não faz sentido. Contudo, do ponto de vista ideológico e conceptual, acho que isso que fazes ou algo parecido é o que faz mais sentido. Ou seja um ganha X, uma percentagem segue para outra conta própria e o mesmo acontece com o outro conjuge. Assim há dinheiro para as despesas correntes e comuns, e dinheiro de cada um para gerir da melhor forma. Opinião de quem é solteiro...

É certo Pé Leve, mas repara, com certeza tens uma esposa consciente e que sabe o que as coisas custam. Mas isso poderia não ser assim.

Vejo casos de esposas que não sabem controlar e derretem tudo, e casos de maridos que também não sabem controlar e derretem tudo.

Aí, infelizmente, acho que as coisas têm que ter um travão, e têm que se separar.

Eu compreendo o teu ponto de vista, só que nem todas as pessoas são, no campo do dinheiro, as ideias para lidar com ele.

por isso é que se pode dizer que cada caso é um caso!

Sou um adepto da separação total de bens [;)]

Jamais daria liberdade à minha mulher(neste caso Ex), para gerir o meu património.

Há mulheres/homens que se tiverem 1000, gastam 1000, se tiverem 1 000 000, gastam um 1 000 000, não sabem dosear, e depois andam à rasca quando as taxas de juro sobem, etc

Sou um adepto da separação total de bens [;)]

Jamais daria liberdade à minha mulher(neste caso Ex), para gerir o meu património.

Há mulheres/homens que se tiverem 1000, gastam 1000, se tiverem 1 000 000, gastam um 1 000 000, não sabem dosear, e depois andam à rasca quando as taxas de juro sobem, etc
pior é quando ganham 1000 e gastam 2000,isso é que é mau![;)]

pior é quando ganham 1000 e gastam 2000,isso é que é mau![;)]
Conheço alguns casos desses.

Também conheço casos, em que elas casam, não entram com património nenhum, depois separam-se e querem levar(algumas conseguem) carro, casa, etc.

Comigo é separação total de bens, o que é meu é meu, o que é dela é dela, não quero nada dela, mas também não quero ser comido [;)]

Conheço alguns casos desses.

Também conheço casos, em que elas casam, não entram com património nenhum, depois separam-se e querem levar(algumas conseguem) carro, casa, etc.

Comigo é separação total de bens, o que é meu é meu, o que é dela é dela, não quero nada dela, mas também não quero ser comido [;)]
nem eu,de nenhuma forma!!

Contas conjuntas, já há muitos anos desde que casamos, nem faria sentido ser de outra forma, até porque tem bastantes vantagens, mas temos varias contas 2 são para despesas correntes do dia-a-dia as restantes regra geral é onde se vai pondo uns euros para outras coisas, e até digo mais destas contas so gasto nao faço a gestao, deixo isso para ela, muitas vezes até é ela a perguntar o que foi este ou aquele pagamento, eu sinceramente nao tenho paciencia para gerir o orçamento ca de casa.

Voltar
Superior