Construir casa

Não, paguei a adjudicação e um valor para a entrega do PIP. Depois ainda lhe vou pagar outro valor pela aprovação do PIP, outro pelo estudo prévio,

até aqui tudo normal...

outro pelo projecto de arquitectur

aqui entra a xulice pois deve ser identico e teria que ter um preço BEM inferior

e outro valor equivalente ao total de tudo o que já lhe paguei para o projecto de execução.

projecto de execução? mas isso é preciso ser feito? normalmente é uma copia do de arquitectura que se utiliza em obra

e as especialidades quem as faz?

Nephilim disse:
(...)
Alias fala-se de um arquitecto e tal. mas quem manda é o dono de obra é esse que tem o dinheiro e o resto é conversa[:D]
Esse comentario é demasiadamente cru, estás a menosprezar a necessidade do arquitecto.

Nephilim disse:
(...)
A minha foi eu que a projectou ao "milimetro"(...)
Foi tu mesmo? [:)]
Desculpa. [:D]

Concordo totalmente....e é exactamente isso[;)]

Alias fala-se de um arquitecto e tal. mas quem manda é o dono de obra é esse que tem o dinheiro e o resto é conversa[:D]

Se o arquitecto tem vaos de 4m2 e o dono de obra nao tem dinheiro para um vao que pode custar o mesmo que o resto da casa quase toda nada feito.

A minha foi eu que a projectou ao "milimetro" dentro de um estilo rustico e dentro de gamas "standard" mas com qualidade... foi projectada logo a ver a solução construtiva e o custo da mesma...

Parece-me que estás a partir do princípio que quem pediu uma casa assim nunca tem dinheiro para a pagar e que ela fica sempre mal feita, o que não é verdade. Por isso é que eu acho que toda a gente devia fazer um caderno de encargos. Antes de partir para uma casa dizer ao arquitecto quanto está disposto a pagar por ela e depois então partir para opções praticáveis dentro do gosto da pessoa. Isto evita muita chatice futura.

Cada um tem o que paga, ou... menos.

Quanto tentamos ser nós a fazer as coisas, é porque não queremos/não temos dinheiro para deixar os profissionais trabalhar.

Mas há pessoas que essa é a unica forma de terem as coisas, em suma, tentam ter mais do que aquilo que realmente têm dinheiro para ter.

O Nephilim pelo que percebi mora aqui na zona de Fernão Ferro, que é "só" um dos maiores bairros de origem candestina de Portugal.

Aqui, há casas antigas que foram feitas num fim-de-semana!!! nem há pilares...

As lajes (placas como dizem os curiosos) eram cheias recorrendo á mão-de-obra dos amigos.

Isso de dar as coisas a fazer a quem sabe, é uma coisa "moderna", as gerações mais antigas (e tesas) nunca souberam nada disso...

Nephilim, vê as minhas respostas a azul.

até aqui tudo normal...

aqui entra a xulice pois deve ser identico e teria que ter um preço BEM inferior

Deve ser idêntico como? A quê? De facto provavelmente será bastante idêntico ao PIP, mas mais elaborado.

projecto de execução? mas isso é preciso ser feito? normalmente é uma copia do de arquitectura que se utiliza em obra

Epá, eu não pesco nada disto, mas acho que não tem nada a ver. Parece-me que é a parte mais trabalhosa do processo pois é a "compilação" num mapa exaustivo de todos os materiais que irão ser utilizados na obra. Acho que é isso.

Uma empresa de engenharia

Nem é preciso dizer mais nada...

Podes dizer sim... já agora ficamos todos a aprender o que é que se dá pelo nome de projecto de execução.[;)]

Eu onde trabalhei há muitos anos faziamos preojectos para aprovar as coisas e no fim davamos umas plantas ao dono de obra para execução, por vezes essas plantas eram á escala 1/50 e pormenores a 1/20 ou 1/10 e até 1/5.... mas nao era projecto eram as plantas da arquitectura maiores para obra.

Desconheço isso com o nome de projecto de execução.

Depois o que trabalhei foi já em obras com o caderno de encargos feito, mapas d trabalho etc... será isto o que se chama de projecto de execução?
tambem ja fiz caderno de encargos... mapas de quantidades, medições etc...

Nephilim, vê as minhas respostas a azul.

Originalmente Colocado por Nephilim
até aqui tudo normal...

Deve ser idêntico como? A quê? De facto provavelmente será bastante idêntico ao PIP, mas mais elaborado.

Sim eu julgo que é o desenho de arqutectura mas com uns pormenores para obra, mas deixa lá o silver dizer o que se trata que ele ta mais dentro deste assunto

Epá, eu não pesco nada disto, mas acho que não tem nada a ver. Parece-me que é a parte mais trabalhosa do processo pois é a "compilação" num mapa exaustivo de todos os materiais que irão ser utilizados na obra. Acho que é isso.

Ísso é um Caderno de Encargos, é no fundo um conjunto de folhas ou mesmo um livro que devine os os materiais e a forma de serem feitos, normalmente o CE tem marcas e modelos de equipamento, e a obra é toda feita apravez do que vem lá escrito.
CE ja fiz alguns e todo o trabalho que faço é com base em CE das obras. Sem o CE nao pode haver obras.

Originalmente Colocado por Nephilim
até aqui tudo normal...

Sim eu julgo que é o desenho de arqutectura mas com uns pormenores para obra, mas deixa lá o silver dizer o que se trata que ele ta mais dentro deste assunto

Ísso é um Caderno de Encargos, é no fundo um conjunto de folhas ou mesmo um livro que devine os os materiais e a forma de serem feitos, normalmente o CE tem marcas e modelos de equipamento, e a obra é toda feita apravez do que vem lá escrito.
CE ja fiz alguns e todo o trabalho que faço é com base em CE das obras. Sem o CE nao pode haver obras.

Um projecto de execução é um projecto a uma escala mais pormenorizada do conjunto da arquitectura com todas as especialidades lá integradas e com pormenorização exacta de todos os pormenores de construção. Por exemplo se no licenciamento a fachada aparece revestida a pedra, na execução aparece a ordem pela qual essa pedra é disposta e a pormenorização da sua fixação (com acessório metálico e caixa de ar ou colada). Ao integrar as especialidades todas tem-se ainda a noção de alguma incompatibilidade entre os projectos (por exemplo no cruzamento de condutas de avac, esgotos, águas, tubagem eléctrica!
Um projecto de execução é muito mais trabalhoso que um projecto de licenciamento e consequentemente mais caro, mas há muita gente a vender projectos de licenciamento ao qual adicionam uns pormenores chapa-cinco, como projectos de execução!
Para uma obra correr bem e ficar dentro dos custos previstos é essencial ter um bom projecto de execução, medições de confiança e sobretudo um bom caderno de encargos e ainda uma boa fiscalização em obra! Assim não há surpresas!
O que acontece normalmente é que os incautos poupam nos projectos, e na fiscalização e mais tarde gastam 5 ou 6 vezes mais a pagar as mais valias em obra! Até nas obras públicas isso acontece!
São "comidos" de todas as maneiras pelos empreiteiros![:D]

Um projecto de execução é um projecto a uma escala mais pormenorizada do conjunto da arquitectura com todas as especialidades lá integradas e com pormenorização exacta de todos os pormenores de construção. Por exemplo se no licenciamento a fachada aparece revestida a pedra, na execução aparece a ordem pela qual essa pedra é disposta e a pormenorização da sua fixação (com acessório metálico e caixa de ar ou colada). Ao integrar as especialidades todas tem-se ainda a noção de alguma incompatibilidade entre os projectos (por exemplo no cruzamento de condutas de avac, esgotos, águas, tubagem eléctrica!
Um projecto de execução é muito mais trabalhoso que um projecto de licenciamento e consequentemente mais caro, mas há muita gente a vender projectos de licenciamento ao qual adicionam uns pormenores chapa-cinco, como projectos de execução!
Para uma obra correr bem e ficar dentro dos custos previstos é essencial ter um bom projecto de execução, medições de confiança e sobretudo um bom caderno de encargos e ainda uma boa fiscalização em obra! Assim não há surpresas!
O que acontece normalmente é que os incautos poupam nos projectos, e na fiscalização e mais tarde gastam 5 ou 6 vezes mais a pagar as mais valias em obra! Até nas obras públicas isso acontece!
São "comidos" de todas as maneiras pelos empreiteiros![:D]

Todo integrado mas em desenhos diferentes... realmente tenho apanhado esses "projectos de execução" feitos pelos projectistas e as vezes dá para rir o que lá vem escrito, falam de coisas que na realidade nao podem ser feitas assim, de equipamento incompativel, de material que já nao se faz, outro por vezes a preço de ouro que nem o cliente tem dinheiro para pagar metade etc...[:cool:]

O meu trabalho actualmente é mesmo dar a volta a esses "projectos de execução" caderno de encarmos memorias discritivas etc a maioria das vezes porque quem os faz sem saber na pratica como as coisas funcionam, depois lá tenho eu que arranjar alternativas aquilo tudo falar com o cliente e faze-lo ver a realidade dos custos e etc...[:cool:] rara é a obra que é feita de acordo com um projecto de execução ou por culpa de este estar mal feito ou pela escolha dos equipamentos ser absurda a nivel de preço ou compatibilidade.

Todo integrado mas em desenhos diferentes... realmente tenho apanhado esses "projectos de execução" feitos pelos projectistas e as vezes dá para rir o que lá vem escrito, falam de coisas que na realidade nao podem ser feitas assim, de equipamento incompativel, de material que já nao se faz, outro por vezes a preço de ouro que nem o cliente tem dinheiro para pagar metade etc...[:cool:]

O meu trabalho actualmente é mesmo dar a volta a esses "projectos de execução" caderno de encarmos memorias discritivas etc a maioria das vezes porque quem os faz sem saber na pratica como as coisas funcionam, depois lá tenho eu que arranjar alternativas aquilo tudo falar com o cliente e faze-lo ver a realidade dos custos e etc...[:cool:] rara é a obra que é feita de acordo com um projecto de execução ou por culpa de este estar mal feito ou pela escolha dos equipamentos ser absurda a nivel de preço ou compatibilidade.

Como eu disse, há bons e maus projectos de execução!
O barato sai caro!

Como eu disse, há bons e maus projectos de execução!
O barato sai caro!

Sim só que esses que tou a falar desses ser bem caros... tou a falar do que faço no trabalho actualmente que sao obras de muitos milhoes de euros, (escolas, hospitais, fabricas,hoteis, edificioos de escritorios, zonas industriais etc) nao fazemos obrinhas de moradias ou coisas simples.

Sim só que esses que tou a falar desses ser bem caros... tou a falar do que faço no trabalho actualmente que sao obras de muitos milhoes de euros, (escolas, hospitais, fabricas,hoteis, edificioos de escritorios, zonas industriais etc) nao fazemos obrinhas de moradias ou coisas simples.

Obras públicas com maus projectos ou projectos desadequados é o que não faltam! Por isso é que acabam no dobro do preço!
E aqui para nós que ninguém nos ouve, até sabemos que isso é propositado![:D]

Obras públicas com maus projectos ou projectos desadequados é o que não faltam! Por isso é que acabam no dobro do preço!
E aqui para nós que ninguém nos ouve, até sabemos que isso é propositado![:D]

Por acaso o que faço no trabalho é precisamente é o contrario, tantas voltas dou com soluções alternativas que ficam por vezes a metade do preço sem perderem qualidade.[;)] sao as vezes meses a "regatiar" uma obra até á exastão[:D] no fundo é ajustar a obra aquilo que o cliente quer gastar[;)]

E acredita que a maioria das vezes o que vem escrito nesses "projectos de execução" caderno de encargos e afins , é muitas vezes o dobro ou o triplo dos objectivos de custos pretendido pelo cliente[:blush:]

Por acaso o que faço no trabalho é precisamente é o contrario, tantas voltas dou com soluções alternativas que ficam por vezes a metade do preço sem perderem qualidade.[;)] sao as vezes meses a "regatiar" uma obra até á exastão[:D] no fundo é ajustar a obra aquilo que o cliente quer gastar[;)]

E acredita que a maioria das vezes o que vem escrito nesses "projectos de execução" caderno de encargos e afins , é muitas vezes o dobro ou o triplo dos objectivos de custos pretendido pelo cliente[:blush:]

Se o dono de obra fizer sobre os projectos um bom caderno de medições com orçamento não há surpresas!
Se a empresa o aceita , então o preço é aquele e não tem discussão!
Uma empresa não pode aceitar uma obra com base num orçamento que diz que um tubo de água instalado em obra fica em x e depois cobrar mais! A não ser que o caderno de encargos seja tão mau que tenha omissões que levem ao pagamento de mais-valias.

Se o dono de obra fizer sobre os projectos um bom caderno de medições com orçamento não há surpresas!
Se a empresa o aceita , então o preço é aquele e não tem discussão!
.

Era bom que fosse assim e as vezes é mas é muito raro...

o dono de obra tem as quantidades nao por vezes nao tem noção dos custos, depois pede varios orçamentos até escolher um...esta escolha demora meses por vezes onde tudo é mexido e remexido consoante o dinheiro que o dono de obra quer pagar.

Eu tou desde uns anos para cá sou comercial dessa area, sou quem faz os preços e apresenta orçamentos com soluções e fazer o cliente aceitar.

E daquilo que noto é que o que manda é mesmo o dinheiro do cliente, ja apanhei clientes que querem o "ferrari" e nem ligam ao preço, mas a grande maioria começa a querer o "ferrari" mas na realidade só tem dinheiro para pagar um "fiat" o meu papel consiste em arranjar um fiat vermelho e pintar lá o cavalinho[:D]

Diz-me ai duas escolas e/ou um hotel feito pela tua empresa para eu ver se ficou alguma coisa de jeito.... [:D]

Diz-me ai duas escolas e/ou um hotel feito pela tua empresa para eu ver se ficou alguma coisa de jeito.... [:D]

Minha? era bom era...[:D]

Não vou dizer nomes concretos obviamente mas escolas tamos a fazer 2....hoteis fizemos recentemente um e tamos a fazer outros, supermercados mais 2 ou 3...lojas em centros comerciais tambem fazemos. Mas uma carrada de coisas que vao desde bancos a postos de turismo, escritórios, edificios de luxo etc... basicamente só nao fazemos habitação a menos que seja algo muito especifico.

Quando ao ficar bem, sim tendo os consideração que os clientes sao maioritáriamente fixos é porque ficaram bem servidos das outras vezes.

Podes dizer sim... já agora ficamos todos a aprender o que é que se dá pelo nome de projecto de execução.[;)]

Eu onde trabalhei há muitos anos faziamos preojectos para aprovar as coisas e no fim davamos umas plantas ao dono de obra para execução, por vezes essas plantas eram á escala 1/50 e pormenores a 1/20 ou 1/10 e até 1/5.... mas nao era projecto eram as plantas da arquitectura maiores para obra.

Desconheço isso com o nome de projecto de execução.

Depois o que trabalhei foi já em obras com o caderno de encargos feito, mapas d trabalho etc... será isto o que se chama de projecto de execução?
tambem ja fiz caderno de encargos... mapas de quantidades, medições etc...
Um projecto de execução tem para além das plantas, cortes e alçados "normais" do licenciamento a 1/100, plantas de tectos, pavimentos, rodapés. Pormenorização das instalações sanitárias a 1/20 com vistas de todas as paredes interiores, pormenorização da cozinha a 1/20.
Pormenores construtivos de dezenas (e as vezes centenas) de pontos da construção.
Pormenorização as 1/20 1/10 1/5 1/2 e 1/1 de todas as carpintarias da obra.
Pormenorização de Guardas, Corrimão, etc etc

Há projectos de execução de uma "simples" moradia com mais de 50 A1's.

E depois sim, somar, medições, cadernos de encargos, etc etc etc.

Voltar
Superior