Construir casa

O PIB não, o PIP[:D]. O meu arquitecto disse-me que fez o equivalente a um projecto de licenciamento. Sinceramente não sei avaliar se o é ou não. Sei que ele fez as plantas, implantação, 3D, alçados e projecto de acessibilidades.

Boas,
Inicei o meu projecto há quase um ano. Contratei um arquitecto que me leva os olhos da cara (é mesmo caro, acreditem. Foi uma estupidez) e ele fez um pequeno projecto inicial para meter na Câmara para um Pedido de Informação Prévia.
Pois bem, já passaram mais de 5 meses e nada! Além disso, a arquitecta da câmara (de Cascais, convém ser dito para que se saiba onde há mau trabalho) disse-me, a mim e ao arquitecto que aprovava o projecto sem qualquer problema. Pois bem, ela levantou problemas e agora estou a ver que por causa desses problemas que apareceram, porque ela não os referiu e devia ter referido (ela é a responsável da zona bolas, devia saber), ainda vou ter o projecto chumbado e vai tudo por água abaixo, bem como o dinheiro que paguei ao topógrafo, arquitecto e câmara.

Por isto, pensem bem antes de se meterem numa confusão como é a construção de uma casa. Metem-se com câmaras municipais e vão ver a vida a andar para trás: a palavra não vale nada, os processos arrastam-se lentamente, há montes de problemas, corre-se o risco de se perder tudo, ganham-se cabelos brancos e chatices sem conta e, pior que tudo, é-se confrontado e tem que se tolerar incompetentes.
Para mim nunca mais. Só coisas já feitas!

Depende dos arquitectos. Eu tb paguei os olhos da cara mas o meu valeu cada cêntimo. É tão rigoroso que a Câmara não conseguiu implicar com nada do que ele fez. [:D] Além disso trabalha na Ordem dos Arquitectos, o que me dá uma segurança extra. Agora até chegar a ele perdi muito tempo a "entrevistar" arquitectos e já estava a desesperar. Não conseguia gostar de nenhum. O problema é às vezes ficarmos com o primeiro que aparece.

O PIB não, o PIP[:D]. O meu arquitecto disse-me que fez o equivalente a um projecto de licenciamento. Sinceramente não sei avaliar se o é ou não. Sei que ele fez as plantas, implantação, 3D, alçados e projecto de acessibilidades.

isso deve ser.... mas sera que para esse PIP teve de entregar as especialidades? termica aguas esgotos estabilidade etc?

isso deve ser.... mas sera que para esse PIP teve de entregar as especialidades? termica aguas esgotos estabilidade etc?

Não, não, nada disso. O PIP só vai avaliar se ali se pode construir ou não e em que moldes. Para isso não são necessárias especialidades. Serão necessárias sim, para a Comunicação Prévia. Aliás, aí é TUDO necessário, até a identificação do empreiteiro e dos responsáveis pela obra.

"Entrevistar" arquitectos? De forma sucinta explica la o processo de indagar o arquitecto com o perfil necessario (se n te importas).
Obrigado.

Sim, é praticamente uma entrevista (não te escandalizes, não passa de uma palavra como outra qualquer[:D]) em que ele tem que te dar provas do que já fez e se está à altura do que queres que ele faça. Eu procurava uma casa de linhas modernas e de construção bioclimática (acabei por não seguir com isso porque saía muito dispendioso mas ainda assim o projecto todo vai ter uma preocupação muito grande em termos de isolamento e na própria concepção e eu só estaria à vontade para o fazer com um arquitecto experiente) e como sabes essas casas não são mais fáceis de projectar e construir, pelo contrário. Alguns dos arquitectos com quem falei não tinham grande experiência a projectar esse tipo de casas (alguns nula). Depois levavam séculos (muito tempo mesmo) a apresentar-me um orçamento e quando o fizeram era um valor completamente surreal, tendo em conta que não estavam propriamente à vontade com o tipo de projecto que eu pretendia. Tb não demonstraram a sensibilidade necessária para fazer um projecto que viesse ao encontro dos meus interesses. Um arquitecto é quase um psicólogo que deve perceber o funcionamento da família para criar uma casa funcional para aquela família em especial e muitos esquecem-se disso. A acrescentar a isso, deve ser defeito de "gaja" mas eu preciso de criar uma certa empatia com as pessoas e não foi o caso. Acho que não existe uma fórmula para apurar o perfil certo, é um misto de várias coisas. Mas comigo é muito importante estar à vontade com o arquitecto, perceber que ele é competente e conseguir criar um verdadeiro clima de parceria com ele.

Não, não, nada disso. O PIP só vai avaliar se ali se pode construir ou não e em que moldes. Para isso não são necessárias especialidades. Serão necessárias sim, para a Comunicação Prévia. Aliás, aí é TUDO necessário, até a identificação do empreiteiro e dos responsáveis pela obra.

ok ja percebi...

mas entao se está á espera da resposta do PIP , só pagaste a arquitectura no maximo certo?

ok estive a ler...

Mas tem piada que no meu caso e com essa camara nao se entregou nada disso, ou seja fiz logo directamente o projecto de arquitectura.

És Arquitecto? [:D]

Ah pera... :sh) Pagas-te a alguém p'ra te assinar o projecto? apr:):sh)

Eu tambem gosto...em desenho...[:cool:]

pois na pratica aparecem outros problemas que no desenho nao aparecem...[:blush:]

O que tem a Arquitectura em si, a ver com esses problemas que falas? Problemas existem em qualquer tipo de arquitectura se não for projectada com o devido cuidado.

És Arquitecto? [:D]

Ah pera... :sh) Pagas-te a alguém p'ra te assinar o projecto? apr:):sh)

Não mas fui á muitos anos aluno de arquitectura, e trabalhei varios anos directamente para varios arquitectos como desenhador.... sim fui eu que fiz o projecto de arquitectura da minha casa[;)] quem o assinou depois foi o tecnico que fez as especialidade[;)]

O que tem a Arquitectura em si, a ver com esses problemas que falas? Problemas existem em qualquer tipo de arquitectura se não for projectada com o devido cuidado.

Por vezes tem tudo... por vezes certas soluções arrojadas de arquitectura sao de dificil execução em obra, e carecem de manutenção e cuidados que colocam em causa custos e durabilidade[;)]

Não mas fui á muitos anos aluno de arquitectura, e trabalhei varios anos directamente para varios arquitectos como desenhador.... sim fui eu que fiz o projecto de arquitectura da minha casa[;)] quem o assinou depois foi o tecnico que fez as especialidade[;)]

Por vezes tem tudo... por vezes certas soluções arrojadas de arquitectura sao de dificil execução em obra, e carecem de manutenção e cuidados que colocam em causa custos e durabilidade[;)]

[:)][:)]

Os custos de obra podem subir, é normal, agora falares de durabilidade... Depende de projecto para projecto mas não vejo onde a durabilidade possa estar em causa quando se fala de projectos modernos ... Mas não discuto mais com o Mestre [:p]

[:)][:)]

Os custos de obra podem subir, é normal, agora falares de durabilidade... Depende de projecto para projecto mas não vejo onde a durabilidade possa estar em causa quando se fala de projectos modernos ... Mas não discuto mais com o Mestre [:p]

eu nao falei em projectos necessáriamente modernos mas sim arrojados que tanto podem ser modernos como antigos[;)]

O que me refiro sao de certas soluções arrojadas, de dificil execução e que tem ENORME tendencia para ficarem uma porcaria.

Dou-te exemplo de algumas coisas com risco de ser problematicas.... grandes lajes em consola, grandes vaos, caves em alguns terrenos, terraços aproveitados, floreiras ou jardins em terraços,...etc...

Claro que cada caso é um caso....

Olha que tb anda aí muito caixote "tradicional" que vai lá vai. Algumas nem se parecem com nada. Nem sei quem é que desenhou aquilo. Ao pé do meu terreno há uma vivenda nova "tradicional" em que as escadas de acesso ao primeiro andar estão a passar quase coladas a uma das janelas. E ali não cabe a desculpa de que foi de propósito. Está uma aberração. [:D] Acho que é preciso é bom senso. Mas o futuro vão ser casas com linhas cada vez mais depuradas e em formato de cubo e bioclimáticas e sustentáveis. Eu inspirei-me um pouco nisso mas quis "humanizar" um pouco mais a minha casa, dando-lhe um ar mediterrânico. Mas não acho que estas casas modernas venham a sair de moda. Por mais estranhas que elas parecem na maior parte dos casos as coisas têm uma razão de ser. Outras vezes tb pode ser puro mau gosto. Mas mais facilmente saem de moda as construções mais tradicionais, muitas delas não só de gosto duvidoso, como de péssima construção.

Uma casa tradicional nunca passa de moda e tem a vantagem de normalmente estar mais adaptada à região climática em que é edificada!
As casas não tradicionais envolvem uma construção normalmente mais dispendiosa pela necessidade de colmatar a falta de adaptibilidade ao local em que se edificam!
Exemplo: O estilo de casa cúbica com grandes envidraçados que está agora na moda. São lindas! mas para funcionarem aquelas grandes superfícies vidradas tem que levar um vidro de muito boa qualidade térmica e que custa uma boa pipa de massa! Na fase de obra o dono apercebe-se do elevado custo do vidro e opta por um mais barato! Resultado, a casa fica um forno no verão e um frigorifico no inverno! Já assisti a n casos destes![:D]

Uma casa tradicional nunca passa de moda e tem a vantagem de normalmente estar mais adaptada à região climática em que é edificada!
As casas não tradicionais envolvem uma construção normalmente mais dispendiosa pela necessidade de colmatar a falta de adaptibilidade ao local em que se edificam!
Exemplo: O estilo de casa cúbica com grandes envidraçados que está agora na moda. São lindas! mas para funcionarem aquelas grandes superfícies vidradas tem que levar um vidro de muito boa qualidade térmica e que custa uma boa pipa de massa! Na fase de obra o dono apercebe-se do elevado custo do vidro e opta por um mais barato! Resultado, a casa fica um forno no verão e um frigorifico no inverno! Já assisti a n casos destes![:D]

Olha que eu acho que não é bem assim. Tens razão quanto aos envidraçados mas qualquer casa com janelas grandes ou pequenas deve levar uma boa caixilharia. O meu apartamento às vezes estou ao pé da janela e penso que tenho a porta da rua aberta. E é um apartamento pequeno, com janelas pequenas. E a generalidade das casas tradicionais está mal projectada e mal construída. Não me parece que as casas que vemos por aí sejam melhor isoladas que uma casa moderna. Seria muito bom só termos casas feitas por arquitectos mas a maior parte delas foi desenhada por desenhadores que não têm conhecimentos suficientes para assegurar outras qualidades da casa para além do desenho, porque se assim fosse não era preciso tirar-se curso de arquitecto. Quando o dono da obra é um construtor que vai vender posteriormente não é raro encontrar as casas com péssimos acabamentos e caixilharia. Não quer dizer que as modernas sejam mais especiais mas muito do que acontece na construção de uma casa escapa ao arquitecto se ele não andar sempre em cima do construtor e por vezes o cliente pede envidraçados muito grandes sem ter noção se se podem pôr tendo em conta o clima, a orientação da casa ou do quanto isso vai encarecer a casa (aqui deve entrar o papel do BOM arquitecto, que deve saber aconselhar antes das pessoas entrarem em loucuras!) e acaba falido a meio da construção. Depois põe-se a fazer cortes.

Se for bem projectado e bem isolado um envidraçado grande pode trazer grandes benefícios energéticos para uma casa. Não é à toa que as casas bioclimáticas têm grandes envidraçados. Há pessoas que os pedem por simples capricho mas tb há quem saiba o que está a pedir e disposto a pagar por isso.

Sim, é praticamente uma entrevista (não te escandalizes, não passa de uma palavra como outra qualquer[:D]) em que ele tem que te dar provas do que já fez e se está à altura do que queres que ele faça. Eu procurava uma casa de linhas modernas e de construção bioclimática (acabei por não seguir com isso porque saía muito dispendioso mas ainda assim o projecto todo vai ter uma preocupação muito grande em termos de isolamento e na própria concepção e eu só estaria à vontade para o fazer com um arquitecto experiente) e como sabes essas casas não são mais fáceis de projectar e construir, pelo contrário. Alguns dos arquitectos com quem falei não tinham grande experiência a projectar esse tipo de casas (alguns nula). Depois levavam séculos (muito tempo mesmo) a apresentar-me um orçamento e quando o fizeram era um valor completamente surreal, tendo em conta que não estavam propriamente à vontade com o tipo de projecto que eu pretendia. Tb não demonstraram a sensibilidade necessária para fazer um projecto que viesse ao encontro dos meus interesses. Um arquitecto é quase um psicólogo que deve perceber o funcionamento da família para criar uma casa funcional para aquela família em especial e muitos esquecem-se disso. A acrescentar a isso, deve ser defeito de "gaja" mas eu preciso de criar uma certa empatia com as pessoas e não foi o caso. Acho que não existe uma fórmula para apurar o perfil certo, é um misto de várias coisas. Mas comigo é muito importante estar à vontade com o arquitecto, perceber que ele é competente e conseguir criar um verdadeiro clima de parceria com ele.
Obrigado. Agora entendi. Nao foi o facto de ter ficado escandalizado, fiquei apenas confuso com o termo utilizado.
Efectivamente, como dizes, nesses moldes de construçao bioclimatica, convem ser alguem com experiencia na materia, experiencia essa normalmente, e visto q em termos de arquitectura ainda estamos pouco desenvolvidos, ganha em projectos elaborados fora de portas por arquitectos afamados na praça.
Pessoalmente, e se me permites opinar, acho que as linhas modernas sao frequentemente demasiado frias e rectilineas, pelo que prefiro o rustico com curvaturas e sinuosidades - p. ex. o uso do xisto aliado ao ferro e à madeira é um must.

p.s. desculpem o offtopic.

Depende do q entendes por tradicional.

Nao so, tb tens as questoes altamente inflaccionarias da imputaçao de novas tecnologias e materiais e da mao-de-obra qualificada exigida.

Exemplo: O estilo de casa cúbica com grandes envidraçados que está agora na moda. São lindas! mas para funcionarem aquelas grandes superfícies vidradas tem que levar um vidro de muito boa qualidade térmica e que custa uma boa pipa de massa!(...)
Depende do que achas uma boa pipa de massa e do peso dessa pipa de massa no valor total da obra
Relativamente aos envidraçados tenho uns bons 30m2 de stopsol? espelhado e arriscava dizer q aquilo tem uns bons 90% de factor isotermico(a caixilharia tb interfere) - por acaso tenho um medidor de temperatura portatil laser e so no verao é q o vidro acusa alguns graus relativamente à temperatura ambiente. O unico inconveniente até à data é escurecer demasiado a divisao.
Qt às casas cubicas...chamem-me conservador mas algumas sao quase aberraçoes, detesto aqueles "caixotes".

Comentario dentro do quote.

Obrigado. Agora entendi. Nao foi o facto de ter ficado escandalizado, fiquei apenas confuso com o termo utilizado.
Efectivamente, como dizes, nesses moldes de construçao bioclimatica, convem ser alguem com experiencia na materia, experiencia essa normalmente, e visto q em termos de arquitectura ainda estamos pouco desenvolvidos, ganha em projectos elaborados fora de portas por arquitectos afamados na praça.
Pessoalmente, e se me permites opinar, acho que as linhas modernas sao frequentemente demasiado frias e rectilineas, pelo que prefiro o rustico com curvaturas e sinuosidades - p. ex. o uso do xisto aliado ao ferro e à madeira é um must.

p.s. desculpem o offtopic.

Compreendo perfeitamente o teu gosto. Ao longo do tempo em que fui conversando com o meu arquitecto tb fui alterando um pouco o meu gosto. Inicialmente tinha em mente linhas muito depuradas e acabei com uma casa sem tecto, com cubos, mas com um aspecto muito mediterrânico. Dá um ar mais acolhedor. Quanto aos arquitectos muito afamados tenho um bocado de m€do deles.. alguns ganham a mania que as coisas têm que ser como eles querem e depois o que se vê são projectos super "prá frente", parece que falta ali "calor". Então optei por um excelente arquitecto mas que está habituado a fazer casas para se viver nelas... e não aquelas que parecem um museu, que nem dá vontade de desarrumar.[:D]

Acho que foste feliz na escolha do termo. Acolhedor define bem o rustico.
Alem disso, e tendo uma casa na praia "forrar" a pedra(xisto p.ex.) origina calor no inverno e fresco no verao (é engraçado pois qd passo nas fachadas de xisto sinto mesmo o calor nas paredes).
Qt ao teu projecto deixaste-me confuso, cubica de inspiraçao mediterranica? [:D]

ok ja percebi...

mas entao se está á espera da resposta do PIP , só pagaste a arquitectura no maximo certo?

Não, paguei a adjudicação e um valor para a entrega do PIP. Depois ainda lhe vou pagar outro valor pela aprovação do PIP, outro pelo estudo prévio, outro pelo projecto de arquitectura e outro valor equivalente ao total de tudo o que já lhe paguei para o projecto de execução.

Concordo totalmente....e é exactamente isso[;)]

Alias fala-se de um arquitecto e tal. mas quem manda é o dono de obra é esse que tem o dinheiro e o resto é conversa[:D]

Se o arquitecto tem vaos de 4m2 e o dono de obra nao tem dinheiro para um vao que pode custar o mesmo que o resto da casa quase toda nada feito.

A minha foi eu que a projectou ao "milimetro" dentro de um estilo rustico e dentro de gamas "standard" mas com qualidade... foi projectada logo a ver a solução construtiva e o custo da mesma...

Voltar
Superior