Construir casa

´
Tens de ver esse 5 meses quem tem realmente tem a culpa desse tempo.

Agora parece que sempre é ampliação como tinha dito mas aí ha um caso bicudo, se é um lote destinado a uma moradia unifamiliar nao pode ter 2 moradias independentes, alem disso ultrapassa a area permitida de construção etc,,,

ou seja isso parece mais complicado que um simples projecto , parece uma alteração da norma o que só a camara pode decidir.

Mas tambem te digo num caso desses , bastava o arquitecto ter entregue o projecto de arquitectura da alteração (ampliação neste caso) e na resposta dada pela camara fica logo a saber o que é possivel e o que se tem que fazer. Pelo menos era o que eu fazia.

Nephilim, nós seguimos as indicações dadas pela técnica da CMC. As reuniões prévias que tivemos com ela serviram exactamente para que ela nos informasse da possibilidade de realizar esse projecto ou não e ela respondeu sempre que sim, era possível sem problemas.
O meu arquitecto entregou de facto o projecto de arquitectura para o PIP e lá está, continuo à espera da tal resposta há mais de 5 meses.

Mas mais facilmente saem de moda as construções mais tradicionais, muitas delas não só de gosto duvidoso, como de péssima construção.
Eu penso o contrário. Uma casa de arquitectura tradicional resiste melhor às modas e tendências.

Quanto à péssima construção: tanto existe na arquitectura tradicional como na moderna.

o que é o que consiste o PIP? :sh)
Tens aqui uma boa resposta no site da CM Seixal
O pedido de informação prévia é um procedimento autónomo e facultativo, que pode anteceder um licenciamento ou autorização de operações urbanísticas, no âmbito do qual qualquer interessado pode requerer à Câmara Municipal informação escrita sobre:

• A viabilidade de realizar determinada operação urbanística;
  • Respectivos condicionamentos legais ou regulamentares, nomeadamente relativos a:
· Infra-estruturas;
· Servidões administrativas;
· Restrições de utilidade pública;
· Índices urbanísticos;
· Cérceas;
· Afastamentos

No caso de o pedido respeitar a operação de loteamento, em área não abrangida por plano de pormenor, ou a obra de construção, ampliação ou alteração em área não abrangida por plano de pormenor ou operação de loteamento, o interessado pode requerer que a informação prévia contemple os seguintes aspectos:

• Volumetria da edificação e a implantação da mesma e dos muros de vedação;
  • Condicionantes para um adequado relacionamento formal e funcional com a envolvente;
  • Programa de utilização das edificações, incluindo a área bruta de construção a afectar aos diversos usos e número de fogos e outras unidades de utilização;
  • Infra-estruturas locais e ligação às infra-estruturas gerais;
  • Estimativa de encargos urbanísticos devidos
A aprovação do pedido de informação prévia tem os seguintes efeitos:

• O conteúdo da informação prestada vincula as entidades competentes na decisão sobre o pedido de licenciamento ou autorização, desde que tal pedido seja apresentado no prazo de um ano a contar da data em que o requerente foi notificado da mesma;
  • Fica dispensada a consulta às entidades exteriores ao município em matéria sobre a qual se tenham pronunciado favoravelmente no âmbito do pedido de informação prévia, desde que o pedido de licenciamento esteja em conformidade com os pareceres por elas emitidos;
  • Não poderão ser suspensos os procedimentos de licenciamento ou autorização em virtude do início do período de discussão pública dos planos municipais ou especiais de ordenamento do território ou sua revisão.
Fonte

Tens aqui uma boa resposta no site da CM Seixal

Fonte

ok estive a ler...

Mas tem piada que no meu caso e com essa camara nao se entregou nada disso, ou seja fiz logo directamente o projecto de arquitectura.

Mas no meu cao foi estranho por estes motivos:

1º ja havia construção feita ilegal[:blush:] que a camara sabia...

Como tal o pedido foi de ampliação...

2º eu fiz as coisas de raiz ou seja no projecto entreguei o futuro e o que ta feito no mesmo projecto para tudo ser aprovado mesmo o existente como de um probjecto normal se tratasse.

3º nao fiz projecto de alteração, nem "vermelhos e amarelos"

4º a resposta da camara pensei que seria complicada...mas ao fim de uns dias pediram uma correcção devido a um vao e a lei das acessibilidade.

5º foi corrigido o projecto e a camara aprovou em 1 mes e meio e pediu as especialidades.

Eu seja acho estranho nunca terem levantado problema com a construção ilegal, mas ainda bem[:cool:]

ok estive a ler...

Mas tem piada que no meu caso e com essa camara nao se entregou nada disso, ou seja fiz logo directamente o projecto de arquitectura.

Mas no meu cao foi estranho por estes motivos:

1º ja havia construção feita ilegal[:blush:] que a camara sabia...

Como tal o pedido foi de ampliação...

2º eu fiz as coisas de raiz ou seja no projecto entreguei o futuro e o que ta feito no mesmo projecto para tudo ser aprovado mesmo o existente como de um probjecto normal se tratasse.

3º nao fiz projecto de alteração, nem "vermelhos e amarelos"

4º a resposta da camara pensei que seria complicada...mas ao fim de uns dias pediram uma correcção devido a um vao e a lei das acessibilidade.

5º foi corrigido o projecto e a camara aprovou em 1 mes e meio e pediu as especialidades.

Eu seja acho estranho nunca terem levantado problema com a construção ilegal, mas ainda bem[:cool:]

Nem quero acreditar no que acabei de ler!! 1 mês?!?!?!?! Para aprovar um projecto?!? Incrível! Em Cascais demoraria um ano pelo menos.

Pelo que pude perceber, a lei 60/2007 veio decidir que em situações de ampliação, deve ser entregue uma Comunicação Prévia em que se vai comunicar à CM que se vai construir. Nessa CP devem estar TODOS os dados do projecto, arquitectura, especialidades, identificação do construtor, etc, ou seja, representa uma despesa brutal mesmo antes de teres alguma aprovação. O PIP serve para que tenhas a certeza que podes mesmo construir para não estares a gastar dinheiro e depois a CP voltar para trás porque não se pode construir nesse determinado local.
Faz tudo parte da simplificação (simplex), mas no fundo é uma complicação dos diabos.
Deixa que te diga que estás muito mal habituado[;)] (oxalá fosse tudo assim)

Nem quero acreditar no que acabei de ler!! 1 mês?!?!?!?! Para aprovar um projecto?!? Incrível! Em Cascais demoraria um ano pelo menos.
Pera nao é bem um mes...

foi assim:

entreguei de inicio apenas o projecto de topografia, e a arquitectura e uma carrada de fichas e papeis que tive de preencher. passado apenas umas 2 semanas recebi uma carta a dizer que tinha de entregar umas declarações para complementar a entrega e esta dar entrada oficialmente.

Foi lá e entreguei o que faltou.

passado 1 mes recebo
recebo uma carta a dizer que varias coisas estavam mal e uma lista grande de coisas a rectificar e a indicar... feita a correcção e entregue cerca de 1.5mes tinha a carta com a aprovação da arquitectura e a pedir a especialidade.

Ou seja nao foi no total 1 mes mas nunca tive mais de 1 mes e meio sem resposta da camara.[;)]

Pelo que pude perceber, a lei 60/2007 veio decidir que em situações de ampliação, deve ser entregue uma Comunicação Prévia em que se vai comunicar à CM que se vai construir. Nessa CP devem estar TODOS os dados do projecto, arquitectura, especialidades, identificação do construtor, etc, ou seja, representa uma despesa brutal mesmo antes de teres alguma aprovação. O PIP serve para que tenhas a certeza que podes mesmo construir para não estares a gastar dinheiro e depois a CP voltar para trás porque não se pode construir nesse determinado local.
Faz tudo parte da simplificação (simplex), mas no fundo é uma complicação dos diabos.

Tou a ver...

mas olha o que me disseram isto:

se o caso fosse fazer de raiz aí sim teria de entregar todos os projectos de uma vez...

mas como o meu caso era ampliação e ja havia algo na camara embora nada legal, só podia ser pelo metodo antigo de entregar a arquitectura e depois o resto qdo esta estivesse aprovada, o que para mim era optimo.

Segundo a camara do seixal aceitam a entrega dos projectos nestas 2 modalidades consoante o caso.

Sem qq desprimor para os arquitectos, sendo todos nos seres pensantes e creativos, n ha nada como aprender umas noçoes basicas de homeplan ou mesmo archicad e projectar segundo a nossa propria perspectiva.
Depois caberá ao arquitecto/projectista tornar o plano viavel.
Ja construi 2 assim e n me arrependo.

Eu quando vou ao médico também costumo levar umas ideias do que poderá ser. Assim ele só tem que passar a receita.

Eu gosto destas duas:

556491_jpg_95_Fachada.jpg

24934578.jpg

Só para completar:
O DL60/07 veio "dividir" a entrada de processos em duas modalidades, dependendo do tipo de obra: licenciamentos ou comunicações prévias.
Nos licenciamentos é tudo como dantes, entra Arquitectura e depois especialidades, nas comunicações prévias entra tudo ao mesmo tempo.
O PIP continua a ser facultativo e pode ser apresentado previamente em qualquer dos casos.
Acabou por ficar mais complicado, e curiosamente mais lento também.

Só para completar:
O DL60/07 veio "dividir" a entrada de processos em duas modalidades, dependendo do tipo de obra: licenciamentos ou comunicações prévias.
Nos licenciamentos é tudo como dantes, entra Arquitectura e depois especialidades, nas comunicações prévias entra tudo ao mesmo tempo.
O PIP continua a ser facultativo e pode ser apresentado previamente em qualquer dos casos.
Acabou por ficar mais complicado, e curiosamente mais lento também.

Exacto!

e no caso dele devido á complexidade de ser 2 casas no mesmo lote acho que o melhor era ter sido entregue só a arquitectura e esperar resposta , pois assim sabia logo a viabilidade que aquilo possa ter e só depois dessa arquitectura aprovada já se podia tratar do resto mais descansadamente.[;)]

Exacto!

e no caso dele devido á complexidade de ser 2 casas no mesmo lote acho que o melhor era ter sido entregue só a arquitectura e esperar resposta , pois assim sabia logo a viabilidade que aquilo possa ter e só depois dessa arquitectura aprovada já se podia tratar do resto mais descansadamente.[;)]

O problema é que se eu fizesse pela via "clássica" ia demorar mais tempo e custar mais. Aliás, podes ver aqui que tinha mesmo de ser comunicação prévia que foi a indicação da Arquitecta da Câmara Municipal.

Operações sujeitas a COMUNICAÇÃO PRÉVIA
Estão sujeitas a comunicação prévia as seguintes situações isentas de licença (artº6, alíneas c) a h) do nº1):

c) as obras de reconstrução com preservação das fachadas;

d) as obras de urbanização e os trabalhos de remodelação de terrenos em área abrangida por operação de loteamento;

e) as obras de construção, de alteração ou de ampliação em área abrangida por operação de loteamento ou plano de pormenor que contenha elementos referidos nas alíneas c) d) e f) do nº1 do artº91 do DL 380/99, ou sejam:

• [*]desenho urbano, com várias definições;
    [*]distribuição de funções e definição de parâmetros urbanísticos;
    [*]operações de demolição, conservação e reabilitação de construções existentes.
f) as obras de construção, de alteração ou de ampliação efectuadas em zona urbana consolidada que respeitem os PMOTs e das quais não resulte:
edificação com cércea superior à altura mais frequente das fachadas da frente edificada do lado do arruamento onde se integra a nova edificação, no troço de rua compreendido entre as duas transversais mais próximas, para um e para outro lado

g) a edificação de piscinas associadas a edificacão principal;
h) as alterações à utilização dos edifícios e o arrendamento para fins não habitacionais de prédios ou fracções não licenciados nos termos do nº 4 do artº5 do DL 160/2006.

O problema é que se eu fizesse pela via "clássica" ia demorar mais tempo e custar mais. Aliás, podes ver aqui que tinha mesmo de ser comunicação prévia que foi a indicação da Arquitecta da Câmara Municipal.

Operações sujeitas a COMUNICAÇÃO PRÉVIA
.

Não percebi uma coisa...

Entao a comunicação previa consiste na entrega do que? só a arquitectura e se deram o SIM entregam tudo depois de uma vez?

ou a comunicação previa é entregar logo TUDO?( se for este caso nao sei porque se chama comunicação previa...)

Não percebi uma coisa...

Entao a comunicação previa consiste na entrega do que? só a arquitectura e se deram o SIM entregam tudo depois de uma vez?

ou a comunicação previa é entregar logo TUDO?( se for este caso nao sei porque se chama comunicação previa...)

A Comunicação Prévia consiste em entregar TUDO na Câmara. Chama-se assim porque estás a comunicar previamente à CM que vais construir. Se ao fim de 20 dias não houver rejeição, apenas tens de pagar as taxas e começar a construir.
O pior é se houver rejeição e não poder dar-se a volta. Aí perdes TODO o dinheiro que já gastaste nos projectos de arq. eng., etc. Para isso é que serve o PIP, para garantir que a CP não é rejeitada (desde que os projectos estejam de acordo com o PIP aprovado).

A Comunicação Prévia consiste em entregar TUDO na Câmara. Chama-se assim porque estás a comunicar previamente à CM que vais construir. Se ao fim de 20 dias não houver rejeição, apenas tens de pagar as taxas e começar a construir.
O pior é se houver rejeição e não poder dar-se a volta. Aí perdes TODO o dinheiro que já gastaste nos projectos de arq. eng., etc. Para isso é que serve o PIP, para garantir que a CP não é rejeitada (desde que os projectos estejam de acordo com o PIP aprovado).

Entao o que entegaste foi o PIB? e o que desenhos ou projectos consiste o PIB?

Voltar
Superior