Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Um conselho, tenta fazer uma casa relativamente normal, se te poes com grandes arrojos arquitectónicos daqui a uns anos olhas para a casa e só pensas como é que conseguiste fazer aquilo... []
Aquelas janelas então ao nivel do tecto são qq coisa.. parece que se dorme numa cave!! []
A minha foi feita por um arquitecto, mas quem mandava nele e nas suas ideias era quem lhe pagava, eu, deu boas ideias, janelas em sitios fulcrais para aproveitamento de luz e calor no Inverno e no Verão nada de luz nem calor, uns recantos e degraus engraçados, etc....
Grande parte dos arquitectos, nem admitem a opinião do dono e cobram-se bem....
Uma das grandes aberrações, na minha opinião, e muito na onda dos arquitectos, é a substituição das janelas tradicionais, por portas onde para garantir a privacidade, passam o dia com os estores ou cortinas corridas (para isto ficava em parede!!!!)....
Às vezes os arquitecto levam com as culpas de coisas que os clientes impuseram. Um dia destes fui visitar uma obra da empresa de caixilharias a quem andei a pedir orçamentos. Chegámos lá e deparei-me com uma casa que não era carne e nem era peixe. Era tradicional mas com uns envidraçados hiper modernos. Casa típica de novo rico. Uma das vidraças ia da base ao topo da casa. Nunca tinha visto uma coisa tão grande. Só naquele vidro estava uma fortuna. A dona da casa estava lá (rodeada de amigos) e eu só fiz uma observação: "como é que vai limpar este vidro?" Isto porque o vidro era completamente inacessível. Ela ficou com cara de parva a olhar para mim e disse: "nunca tinha pensado nisso" e quando eu me vim embora passado um bocado ainda lá estava ela a coçar a cabeça. Ora, as pessoas não pensam nestas coisas quando fazem uma casa?? Só pensam em ter coisas grandes para mostrar aos outros. [] Agora fica lá com um monstro de janela e não tem como a limpar. Só se contratar uma grua.. [
] Se calhar o arquitecto tb devia ter alertado para isto mas grande parte da culpa é dela. O cliente tem que pensar nestas coisas.
. Outras vezes tb pode ser puro mau gosto. Mas mais facilmente saem de moda as construções mais tradicionais, muitas delas não só de gosto duvidoso, como de péssima construção.
A pior câmara aqui da zona de Lisboa é a de Sintra, há processos lá há mais de 2 anos.Boas,
Inicei o meu projecto há quase um ano. Contratei um arquitecto que me leva os olhos da cara (é mesmo caro, acreditem. Foi uma estupidez) e ele fez um pequeno projecto inicial para meter na Câmara para um Pedido de Informação Prévia.
Pois bem, já passaram mais de 5 meses e nada! Além disso, a arquitecta da câmara (de Cascais, convém ser dito para que se saiba onde há mau trabalho) disse-me, a mim e ao arquitecto que aprovava o projecto sem qualquer problema. Pois bem, ela levantou problemas e agora estou a ver que por causa desses problemas que apareceram, porque ela não os referiu e devia ter referido (ela é a responsável da zona bolas, devia saber), ainda vou ter o projecto chumbado e vai tudo por água abaixo, bem como o dinheiro que paguei ao topógrafo, arquitecto e câmara.
Por isto, pensem bem antes de se meterem numa confusão como é a construção de uma casa. Metem-se com câmaras municipais e vão ver a vida a andar para trás: a palavra não vale nada, os processos arrastam-se lentamente, há montes de problemas, corre-se o risco de se perder tudo, ganham-se cabelos brancos e chatices sem conta e, pior que tudo, é-se confrontado e tem que se tolerar incompetentes.
Para mim nunca mais. Só coisas já feitas!
Boas,
Inicei o meu projecto há quase um ano. Contratei um arquitecto que me leva os olhos da cara (é mesmo caro, acreditem. Foi uma estupidez) e ele fez um pequeno projecto inicial para meter na Câmara para um Pedido de Informação Prévia.
Pois bem, já passaram mais de 5 meses e nada! Além disso, a arquitecta da câmara (de Cascais, convém ser dito para que se saiba onde há mau trabalho) disse-me, a mim e ao arquitecto que aprovava o projecto sem qualquer problema. Pois bem, ela levantou problemas e agora estou a ver que por causa desses problemas que apareceram, porque ela não os referiu e devia ter referido (ela é a responsável da zona bolas, devia saber), ainda vou ter o projecto chumbado e vai tudo por água abaixo, bem como o dinheiro que paguei ao topógrafo, arquitecto e câmara.
Por isto, pensem bem antes de se meterem numa confusão como é a construção de uma casa. Metem-se com câmaras municipais e vão ver a vida a andar para trás: a palavra não vale nada, os processos arrastam-se lentamente, há montes de problemas, corre-se o risco de se perder tudo, ganham-se cabelos brancos e chatices sem conta e, pior que tudo, é-se confrontado e tem que se tolerar incompetentes.
A pior câmara aqui da zona de Lisboa é a de Sintra, há processos lá há mais de 2 anos.
Mas por exemplo em Lisboa.
Meti 2 projectos de duas casas lado a lado no mesmo dia.
Um está todo resolvido e a pagamento da licença de alvará. Em cerca de 1 ano e meio.
O outro ainda nem a arquitectura foi aprovada. []
Acho que estás a dramatizar um pouco...mas tenho duvidas no seguinte:
1º dizes que iniciou á um ano ma o que?
2º passou 5 meses de nada de que?
3º o chumbar normalmente é para ser revisto e fica apto, nao é ir para o lixo propriamente.
4º o pagamento ao arquitecto devia e deve ser só depois de aprovado o projecto e nunca antes....pelo menos é assim a minha maneira de trabalhar.[]
Pelo que entendo:
1º - Iniciou-se o processo do projecto, depois de contactar o arquitecto. E começar o projecto.
2º - Passaram 5 meses que o projecto está na câmara e a câmara ainda não respondeu. Resta esperar.
3º - Pode chumbar, mas imaginando que afinal o terreno não está abrangido pela área explicada antes, e os índices de construção são menores, ou mesmo inexistentes.
4º - Os pagamentos são faseados conforme a parte do processo. Não se paga tudo no começo, nem se paga tudo no fim.
Pelo que entendo:
1º - Iniciou-se o processo do projecto, depois de contactar o arquitecto. E começar o projecto.
2º - Passaram 5 meses que o projecto está na câmara e a câmara ainda não respondeu. Resta esperar.
3º - Pode chumbar, mas imaginando que afinal o terreno não está abrangido pela área explicada antes, e os índices de construção são menores, ou mesmo inexistentes.
4º - Os pagamentos são faseados conforme a parte do processo. Não se paga tudo no começo, nem se paga tudo no fim.
Foi mais ou menos isso.
Vou contar então:
1-Primeiro fui à Câmara falar com a arquitecta responsável sobre uma hipótese de fazer um andar sobre a vivenda do meu pai. Ela disse que teria de arranjar um arquitecto.
2-Assim o fiz. Fui ter com um arquitecto de renome, vencedor de prémios e habituado a construções de luxo. Eu disse-lhe logo para esquecer os milhões e pensar em tostões. Era caro, mas como dizia ter grande afinidade com a CMC e essa técnica contratei-o.
3-Voltámos à CMC. O projecto agora já não era construir por cima, mas sim ao lado da casa do meu pai, ficando as casas no mesmo lote, mas em propriedade horizontal.
4-Confirmou-se que havia índice de construção e a arquitecta da CMC disse que aprovava sem problemas.
5-desde o primeiro contacto com a CMC, depois com as reuniões, desenhos e discussões (principalmente a discussão dos termos do contrato) perdeu-se muito tempo.
6-O arquitecto fez um primeiro desenho que diz que ser algo que se equipara a um projecto de licenciamento (sinceramente não sei avaliar se o é) e meteu-o na câmara para um Pedido de Informação Prévia, cuja lei diz que deve ser respondido no prazo de 20 dias.
7-Ao fim de 4 meses a arquitecta levanta um problema que tem a ver com uma confusão relacionada com uma média de fogos por lote no quarteirão e coloca mesmo a hipótese de chumbar o PIP.
8-Vou tirar fotos às campaínhas do lote para mostrar que há muitos lotes que têm mais que um fogo naquele quarteirão.
9-Essas fotos não servem de nada e vai a CMC averiguar por si própria.
10-Eu peço uma reunião com a arquitecta para a confrontar com a situação: então primeiro diz que aprova o PIP de olhos fechados e depois levanta um problema que o pode chumbar e que nunca havia referido antes?!?
11-É-me negada a reunião porque o processo já está na fase final
12-Passa mais um mês...
13-A CMC termina o estudo do quarteirão e manda de volta à arquitecta que só tem de dar o seu parecer.
14-Já está há duas semanas com a arquitecta e não se mexe...
Mas precisas de saber algo da camara de cascais? Tenho uma conhecida que trabalha nessa secção da camara de cascais. Qualquer coisa posso tentar saber algo para ti.Boas,
Mas precisas de saber algo da camara de cascais? Tenho uma conhecida que trabalha nessa secção da camara de cascais. Qualquer coisa posso tentar saber algo para ti.
´Nephilim, o problema é que não são duas semanas, são 5 meses!!! 2 semanas é o tempo em que ela já devia ter dado o parecer depois de o processo ter andado os 5 meses a correr de um lado para o outro. Ah, e mais um pormenor, desses 5 meses ficou 1 mês a repousar em cima da secretária dela até o meu arquitecto lhe perguntar o que se passava.
Quanto à divisão do lote não é possível porque depois a área de ambos os lotes era inferior à média do quarteirão. O projecto é considerado como ampliação, daí primeiro ser necessário o PIP e depois uma Comunicação Prévia.
O que mais me chateia aqui, para além da espera, é o facto de a arquitecta ter no início dito que aprovava tudo e mais alguma coisa e que havia toda a facilidade e agora está a levantar um problema de que nunca falou nessas reuniões (a única questão que se havia levantado era acerca do índice de construção que havia). Por outro lado, o meu arquitecto também deveria ter antecipado essa questão.
Tambem nao ofereci nenhuma cunha [Lorran, agradeço a disponibilidade, mas quero seguir os caminhos normais para que quando a coisa der mesmo para o torto e eu quiser contestar, eles não terem ponta por onde pegar.