[Estradas] Conduzir com neve

Para a Covilhã não há necessidade nenhuma de correntes. Não costuma nevar muito (e muito menos mais do que um dia seguido), o pior é mesmo o gelo e para isso não há correntes que te safem. Até hoje só fiquei apeado uma vez, e mesmo assim as correntes não iam servir de muito pois a GNR fechou logo a rua. Regra geral nas situações em que as correntes poderiam ser úteis, a estrada é fechada ao trânsito.

As correntes também servem no gelo. Isso digo com toda a certeza absoluta.

Quanto ao spray que se coloca nos pneus, isso é um produto que em 5 seg já era e não serve para nada. É uma ilusão e um gasto de dinheiro.

Bem eu como homem da neve que sou e para quem me conhece aqui já sabe que a minha pancada é a neve e frio deixo também aqui alguma dicas a acrescentar às que já disseram.

No local do mija-mija metam um pouco de anticongelante do normal -3/-5 que já não vai congelar.

Se ficarem retidos na neve e se tiverem que passar algum tempo no carro abram uns 2/3cm de uma janela do carro, se acenderem uma vela ainda mais importante é fazer isso.

As corrente montem quando comprarem para ver como se monta e ganhar jeito, de seguida desmontam e voltam a montar mas com luvas postas que é para ver onde têm dificuldade, porque na neve por vezes é impossivel estar sem luvas.

Por minha opção e porque tenho equipamente para isso levar sempre um saco de cama de inverno ou uma manta polar dentro do carro.

Durante a condução se virem uma subita sem neve mas que o chão está brilhante, NÃO VÃO poderá ser Black Ice.
Se for numa superficie plana o melhor aqui é para o carro num sitio seguro e esperar. (em portugal é dificil apanhar este tipo de gelo)

O resto da condução já disseram aqui, calma e sem brutidades.

Rodas pequenas e finas são melhor para a neve.

Carros 4x4 ter algum cuidado porque dá uma sensação falsa de segurança é tão perigoso como um FWD.

Se começar a nevar ou mesmo se a estrada tiver neve acender os medios.
Se não nevar não acender os farois de nevoeiro porque vai refletir na neve e prejudicar outros.
Acender só se começar a nevar.

Por agora não me lembro de mais nada [:D]

Ps: para a Covilhã não vais apanhar neve, se não fores à Serra não precisas correntes.

Sem espinhas mesmo. Os carros todos mancos para subir ou descer aquilo e aquele faz aquilo com uma perna às costas xD

Se tivesse que parar talvez não tivesse corrido tão bem.

Ainda que bem conduzido não é nada de outro mundo, muito peso nas rodas de tracção e tracção traseira, além de que um autocarro pouco cheio de pessoas não é muito pesado.

Lembro-me em andorra a passar Soldeu numa subida de inclinação considerável o meu carro com correntes não se mexeu e o autocarro à frente arrancou sem grandes problemas.

Subir na neve tem muito a ver com a condução e não só com o carro (tipo de tracção, dist. de peso, etc.).
Já trepei varias vezes num corsa b, com pneus normais 165 e sem qqr ajuda nem correntes, em subidas onde varios carros e até 4x4, por incrível que pareça, ficaram parados e nem sequer arrancavam dali.
Na neve o truque é vir de baixo com alguma velocidade e constante, manter sempre uma rotação baixa e não trocar de mudanças para evitar perdas de tracção, não virar bruscamente o volante e tentar fazer as curvas por fora de modo a não cair o escorregar para a valeta é claro. Um carro a gasóleo ajuda pois consegue manter um bom binário a muito baixas rotações.
Nasci e vivi muitos anos numa zona do país onde todos os anos neva e nunca usei correntes na minha vida. Eu acho que no nosso pais, talvez a excepção de pontos mais elevados da serra da estrela onde o frio é mais constante e persistente e se forma uma camada de gelo por baixo da neve, não acho muito necessário nada dessas coisas, mas que é mais seguro usa-las é verdade.

Subir na neve tem muito a ver com a condução e não só com o carro (tipo de tracção, dist. de peso, etc.).
Já trepei varias vezes num corsa b, com pneus normais 165 e sem qqr ajuda nem correntes, em subidas onde varios carros e até 4x4, por incrível que pareça, ficaram parados e nem sequer arrancavam dali.
Na neve o truque é vir de baixo com alguma velocidade e constante, manter sempre uma rotação baixa e não trocar de mudanças para evitar perdas de tracção, não virar bruscamente o volante e tentar fazer as curvas por fora de modo a não cair o escorregar para a valeta é claro. Um carro a gasóleo ajuda pois consegue manter um bom binário a muito baixas rotações.
Nasci e vivi muitos anos numa zona do país onde todos os anos neva e nunca usei correntes na minha vida. Eu acho que no nosso pais, talvez a excepção de pontos mais elevados da serra da estrela onde o frio é mais constante e persistente e se forma uma camada de gelo por baixo da neve, não acho muito necessário nada dessas coisas, mas que é mais seguro usa-las é verdade.

Carros com pneus mais finos tendem a andar melhor na neve.. Quanto mais largo for o pneu mais dificilmente chega ao alcatrão.. E portanto, mais dificilmente consegue alguma tracção.

Quanto ao uso ou não das correntes, eu pessoalmente também não gosto de usa-las.. Mas das vezes que as usei, era a diferença entre conseguir chegar a casa, ou ficar retido (sabe-se lá quantas horas) a meio do caminho. Ainda este ano, tive que as usar, porque cheguei a uma subida onde após 3 ou 4 tentativas o carro simplesmente não subia. Montei as correntes e segui viagem como se nada se passasse..

Na condução na neve, devemos ter algum cuidado especial com a pressão dos pneus?

No meu caso particular, no dia a dia, uso uma pressão acima do recomendado pelo fabricante, pois é manifestamente pouco para uso em piso normal e provoca um desgaste prematuro dos pneus.

SUV com pneus 225/60/18, onde o construtor recomenda 2.1bar, costumo usar 2.4bar. Para neve será de usar os 2.1 bar?

Na condução na neve, devemos ter algum cuidado especial com a pressão dos pneus?

No meu caso particular, no dia a dia, uso uma pressão acima do recomendado pelo fabricante, pois é manifestamente pouco para uso em piso normal e provoca um desgaste prematuro dos pneus.

SUV com pneus 225/60/18, onde o construtor recomenda 2.1bar, costumo usar 2.4bar. Para neve será de usar os 2.1 bar?

Com as condições que apanhas em Portugal esvaziar os pneus é uma péssima ideia por várias razões:

1º Com o frio o ar contrai e os pneus já andam menos cheios de qualquer forma, pelo que se eles já tiverem menos ar a temperaturas normais, depois com temperaturas muito baixas podem ficar abaixo das pressões recomendadas e provocar danos estruturais ao pneu e comportamentos estranhos ao carro.

2º Em Portugal quando apanhas neve, geralmente o que apanhas são camadas finas, e não é por ter maior ou menos área de contacto que o pneu vai agarrar mais, porque acredita que ao fim de muito pouco tempo, os sulcos dos pneus estão cheios de gelo solidificado e os pneus tornam-se verdadeiros patins. Assim, a tua melhor esperança de ter boa tracção é que os pneus desviem tanta neve e agua semi-gelada para os lados de forma a que os pneus penetrem na camada de neve e de alguma forma toquem no alcatrão. Caso esvazies os pneus a capacidade destes em escoarem a agua debaixo deles fica muito diminuída e ao aumentar a área de contacto vai fazer com que seja mais difícil os pneus enterrarem-se na neve até tocar no alcatrão. Por isso é que quando começa a nevar normalmente vez os carros modernos com pneus super largos apenas por questões estéticas a começar logo a patinar e a ficarem presos no sitio, enquanto muitos carrinhos dos anos 80 e 90 lá vão circulando, porque os pneus fininhos típicos da altura, entram na neve muito mais facilmente até tocar no alcatrão.

Voltar
Superior