[Estradas] Conduzir com neve

Eu apenas digo o que faço, eu não vou passear à neve mas qd sei que a posso encontrar num dia de trabalho estou preparado, é mt fácil ter um pequeno despiste e furar um pneu, se isso for a meio do dia eu não gosto de andar com roupa molhada no resto do dia, mas isso sou eu, eu(no dia à dia) ando sempre com um casaco, um cobertor, uma nota de 50€, água, papel higiénico e gel desinfectante no carro.

Obviamente que eu ir pó trabalho não é sempre 30min no IC19, uma vez pensava que ia passar o dia em Lisboa e fiz quase 1000km, homem prevenido vale por 2, até já pensei em por uma tomada no carro e ter lá uma maquina de café [:D]

Última edição:
Eu apenas digo o que faço, eu não vou passear à neve mas qd sei que a posso encontrar num dia de trabalho estou preparado, é mt fácil ter um pequeno despiste e furar um pneu, se isso for a meio do dia eu não gosto de andar com roupa molhada no resto do dia, mas isso sou eu, eu(no dia à dia) ando sempre com um casaco, um cobertor, uma nota de 50€, água, papel higiénico e gel desinfectante no carro.

Falta o penico [:D]

No meu carro tenho é mais lixo que outra coisa, mas o que fiz foi pegar no kit de 1ºs socorros e adicionei lá material.
-Pensos "normais" para pequenos cortes e afins.
-Pensos de gel para queimaduras.
-Anti-séptico (tipo betadine) para feridas.
-Gel desinfectante.
-Agulha
-Lâmina afiada (uma de barbear por exemplo. Eu tenho um bisturi)
-Faca de mato

De resto já lá tinha vários tipos de ligaduras e compressas, tesoura e adesivo. E o cobertor térmico.

Por falar em neve e gelo, hoje estou à espera que derreta para ir trabalhar... Deve ter nevado ao inicio da noite e entretanto o ceu abriu... Está um lindo cobertor de gelo..

Só uma coisa: qual a vantagem de ter o depósito cheio? Se estamos bloqueados, desligamos o motor e esperamos até dar...

Ou isso retarda o congelamento do combustivel?

Só uma coisa: qual a vantagem de ter o depósito cheio? Se estamos bloqueados, desligamos o motor e esperamos até dar...

dá jeito para teres o interior do carro quente ligando e desligando o motor... pois o habitaculo arrefece rapidamente com o carro desligado.

Já agora uma pergunta, o que se deve usar para retirar a neve de cima do carro?

Já agora: carregador de viagem para o telemóvel (para ligar ao bocal do isqueiro do carro), pois só isso pode salvar-nos a vida! [;)]
Eu tenho, nunca se sabe[;)]
dá jeito para teres o interior do carro quente ligando e desligando o motor... pois o habitaculo arrefece rapidamente com o carro desligado.

Boa pergunta[;)].

Da última vez que fui à Serra da Estrela ainda andava lá por casa o CTR. Coisinha tão má para neve e gelo sem correntes, jasus!! [:D] Presumimos que o facto de ter pneus largos também não ajudou, pois o Saxito que ía à nossa frente com penus de bicicleta seguiu viagem sem problemas. Éramos nós a subir e o carro sem conseguir ganhar tracção. Lá desistimos e resolvemos fazer inversão de marcha. A custo conseguimos ir atravessando o carro na estrada e eis que o carro começa a escorregar na diagonal! [:D] Estávamos a ver o caso mal parado! Quando descemos já apanhámos a GNR a cortar a estrada.

Experimenta ficar horas parado dentro de um carro desligado, com temperaturas negativas e sem aquecimento e depois diz qualquer coisa! [:D]

Se tiveres umas luvas serve.

Um pano também ajuda. Existe uns pequenos raspadores de vidro que também serve.

Mas só precisas de tirar a neve dos vidros. No tejadilho bem pode andar.

Quanto a outra pergunta sobre o depósito cheio, já foi respondido. Estando parado bastante tempo com temp. negativas, o interior do carro fica frio muito rapidamente.
Mas atenção a se estiver a nevar e o tubo de escape fica de alguma forma tapado. Os gases de combustão podem entrar no habitáculo.

Lembro o truque de uma vela de cera. Uma vela acesa é o suficiente para manter uma temp. mais agradável dentro do carro. Mas aqui também é necessário renovar de fez em quando o ar dentro do habitáculo.

Hoje, estive a falar com um amigo meu que é do Fundão e ele disse-me que, se vou ficar pela cidade da Covilhã, não compensa comprar as correntes de neve.
De qualquer modo, alguém me consegue aconselhar sobre onde comprar as correntes? E de que marcas?

Mais uma vez, muito obrigado pelos conselhos! [kiss]

Hoje, estive a falar com um amigo meu que é do Fundão e ele disse-me que, se vou ficar pela cidade da Covilhã, não compensa comprar as correntes de neve.
De qualquer modo, alguém me consegue aconselhar sobre onde comprar as correntes? E de que marcas?

Compensa sempre para o caso de algum imprevisto,não vá o diabo tece-las. [;)]

Compensa sempre para o caso de algum imprevisto,não vá o diabo tece-las. [;)]
Lá isso é verdade[;)]
O facto de irem para a Covilhã não quer dizerque andem lá o dia todo. Hoje por exemplo, na minha terra ninguém foi para a escola nem o padeiro lá foi[;)]
Estrada cortada Loriga - Seia. Agora não sei, mas já deve estar boa. Mas isso das correntes vale sempre a pena[;)]

Podes comprar na Norauto, el corte Inglês ou até nos Jumbos que tenham mais variedade de produtos. Por exemplo o do MAr Shoping tem as correntes metálicas.

Agora, eu tenho por hábito andar com as correntes (ou de tela) desde Outubro até Março na mala do carro, bem como um casaco , tipo Kispo, com reflector no carro.

E um par de luvas.

Há um genero de produto, que para um desenrasque parece-me o melhor. É vendido (não sei onde) em spray que se aplica directamente no piso dos pneus que endurece ficando com uns altos aumentando assim a aderência, depois com o desgaste normal parece que desaparece. Isto foi o que me contaram, já que nunca usei qqr tipo de correntes de neve ou similares.

Para a Covilhã não há necessidade nenhuma de correntes. Não costuma nevar muito (e muito menos mais do que um dia seguido), o pior é mesmo o gelo e para isso não há correntes que te safem. Até hoje só fiquei apeado uma vez, e mesmo assim as correntes não iam servir de muito pois a GNR fechou logo a rua. Regra geral nas situações em que as correntes poderiam ser úteis, a estrada é fechada ao trânsito.

Quanto ao anti-congelante: desde que não andes com água, tudo ok. Não aches que vais apanhar -10º aqui, nem nada que se pareça...

Ah, e se vires que há demasiado gelo, não arrisques. A Covilhã é demasiado inclinada: na vez que fiquei apeado, o carro mesmo parado deslizava. Tive de o deixar parado com as rodas viradas para o passeio.

Última edição:
Por falar em neve e gelo, hoje estou à espera que derreta para ir trabalhar... Deve ter nevado ao inicio da noite e entretanto o ceu abriu... Está um lindo cobertor de gelo..

Hoje de manhã também andei com o carro a dançar na estrada. Não havia neve, mas qualquer poça estava congelada.

Voltar
Superior