Sendo natural de Bragança já conduzi várias vezes em situações de neve e gelo.
Além disso, praticando algumas vezes por ano esqui também já tive em situações de conduzir sobre estes pisos.
A melhor recomendação será ter uma condução serena, sem atitudes bruscas, acelerador a meio gás e tentar nunca usar o travão.
Em situações de gelo devermos ter atenção a curvas viradas a norte e bermas, onde geralmente se acumula a geada.
Obviamente que umas correntes de neve são fundamentais. Do meu anterior carro, tive umas correntes da Autosock e só posso dizer bem delas. Terá que ser ter em atenção que só se pode andar com elas em cima de gelo ou neve. Quando se pisar alcatrão ou se já tivermos tracção é tirá-las.
Uma imagem do meu anterior carro com as correntes em tela, isto em Fev. 2006 a caminho da estância de Alto Campoo. Só estavam -11ºC nesse dia e um dia azul maravilhoso.
Ver anexo 88269
Agora, mesmo tendo uma carrinha 4x4, vou comprar umas correntes. Terão que ser de tela ou rede, tipo Michelin Easy Grip, porque os carros com jantes maiores não suportam as correntes metálicas.
Em relação às correntes da Michelin, já tenho lido em outros foruns de neve que são mais resistentes que as da autosock e são igualmente muito eficazes.
Ambas estão limitadas a uma velocidade de 40Km/h (também não se deve andar a mais) e são mais caras.
No entanto são muito mais fáceis de colocar.
Em qualquer dos casos, convêm treinar em piso seco colocá-las porque já tive a experiência de um dia extremamente frio e com vento por as correntes e não é fácil.
Lembro que o código da estrada espanhol, a Guardia Civil, caso as condições os permita, só deixa passar carros com correntes ou pneus de inverno. Obviamente, se as condições forem extremas ninguém passa.
Quanto ao carro, umas recomendações:
- Ter sempre e quanto possível o depósito de combustivel cheio. Nunca se sabe quando se fica preso.
- Ter o cuidado de ter destapado o tubo de escape para os gases não entrarem no habitáculo.
- Um cobertor, comida (bolachas, chocolate, etc) e água;
- Uma vela de cera. Uma vela acessa é o suficiente para manter uma temperatura mais agradável dentro do carro. Obviamente convêm ir abrindo de vez em quando o vidro para renovar o ar.
- Colocar anticongelante no radiador. Existe à venda anticongelante concentrado que dá para colocar de várias formas. Se for sem água e directamente colocado aguenta até -20ºC.
- Em Espanha e Andorra, os combustíveis tem aditivos anticongelante para evitar o seu congelamento. Por cá não sei.
- Ter um raspador de vidro para retirar o gelo. Eu faço isto depois de ter o carro algum tempo a trabalhar e com a sofage para o vidro e raspo com o pano que tenho no carro. Sai igual.
- Com o carro parado, convêm levantar as escovas do limpa-vidros para não colarem.
- O que faço quando venho de uma viagem à neve é ir a uma lavagem de carros mais completa e que tenha lavagem de chassis. Desta forma tiro os resíduos de sal existentes na carroçaria