[Estradas] Conduzir com neve

LuisMiguel

New member
Viva! Na altura do Natal, vou ter que fazer uma viagem à Covilhã.

No entanto e dado que eu nunca guiei com neve, que conselhos me dão? Não só a nível de condução, também a nível de preparação do carro?

Obrigado! :)

Caiu bastante granizo agora mesmo em Matosinhos, as estradas ficaram todas brancas, pelo sim pelo não conduzi muito devagar e com precaução, apesar de ver pessoal a passar a abrir, enfim [;)]

Só se apanhares uns nevões muito fortes, que por norma as via vão sendo desempedidas e, a neve que caí se for escassa, acaba por derreter.
Muito cuidado é com o gelo.

O melhor conselho é comprares umas correntes para a neve, para prevenir não teres que ficar a aguardar se ficar alguma coisa cortada ou à espera de ser limpa. [;)]

Para o carro o sal é tramado, mas não será por uma passagem ou outra.
Podes sempre lavar bem por baixo no regresso.
E ter atenção ao liquidos devido à possibilidade de congelar, podes colocar um anti-congeleante para temp. mais negativas.

Última edição:
Anda devagarinho. É o único conselho que te posso dar.

Curiosamente a única vez que andei com neve na estrada foi de mota na AE que passa para os lados de Castro Laboreiro.

Nunca tinha apanhado tanto frio e chuva como nesse fim de semana.

Basicamente ir na faixa da direita no trilho dos carros. É claro que ouve um esperto de um Clio que passou a andar normal por nós e mais a frente estava todo desfeito numa curva.

Outra dúvida: disseram-me que, com temperaturas negativas, só devemos deixar o carro engatado e não com o travão de estacionamento, para prevenir que os travões traseiros possam congelar e bloquear as rodas. Isto é mesmo assim? :confused:

Quanto aos líquidos, já tinha pensado nisso e vou ligar ao stand a perguntar que anti congelante o carro traz de origem (vou com o Prius) e qual devo por no líquido do lava vidros. :confused:

Outra dúvida: disseram-me que, com temperaturas negativas, só devemos deixar o carro engatado e não com o travão de estacionamento, para prevenir que os travões traseiros possam congelar e bloquear as rodas. Isto é mesmo assim? :confused:

Sim, isso pode acontecer mas só com temperaturas extremamente baixas e se fores sair ainda de madrugada! Duvido que por cá esse problema se coloque. [;)]

Essa do travão nunca tinha ouvido, mas não me parece que assim seja.[;)]
No ano passado nevou na minha zona, e a pedido de uma familiar fui buscar uma sobrinha à escola, escolhi mal o caminho e não consegui subir uma rua em paralelo, ao descer com 1ª engatada e sem travar,com a inclinação lateral da estrada só parei na esquina do muro, isto com a kangoo de trabalho.
O que aconselho em caso de muita neve é a usar a caixa para abrandar o carro e os travões muito suavemente e circular pelos trilhos abertos pelos outros carros e evitar estradas com muita inclinação.
O anti congelante que tens de certeza que é mais que suficiente para aguentar as temperaturas negativas que possas apanhar, em relação à água do limpa vidros, mesmo que congela-se parcialmente ao fim de uns minutos com o carro a trabalhar fica no ponto.

Eu falei no anti-congelante, tendo em atenção no entanto, que por norma no circuito já deve ser para temperaturas negativas, pelo menos de -5º (creio).

Com o prius e caixa auto é mesmo andar devagarinho e rezar [:D]

E comprar umas correntes de neve atempadamente, pois mais vale prevenir que remediar.

Se apanhares mesmo neve, tenta conduzir devagar e com muito cuidado como é obvio! Sempre com a maxima atenção a estrada, e tem cuidado com o trilho deixado pelos outros carros, as vezes a neve calcada é do piorio! E sempre com antevisao para nao teres que travar a meio de uma curva...
Se por acaso nevar e o ceu começar a limpar, nem saias de casa, porque a estrada transforma-se literalmente numa pista de gelo.

Olha... Hoje o meu regresso a casa foi assim:

YouTube - Neve A24 - 2010/11/30 (ver em full screen a 720p para terem real noção do que nevava e das condições da estrada)..

Infelizmente nos últimos anos tenho tido mais que muitas aventuras na neve.. Pelo que começo a ter alguma experiência.

Conselhos:

Antes de saíres de casa:

- Compra umas correntes, aprende a monta-las a leva-as na mala do carro. A partir de Novembro eu trago SEMPRE um par delas na mala. Nas condições existentes em Portugal não são necessárias muitas vezes. Mas por 4 ou 5 vezes que foram a diferença entre chegar a casa sem problema nenhum, ou chegar a uma subida qualquer e o carro começar a escorregar e só parar num muro..

- Traz o deposito sempre para cima de meio.. Já por duas vezes fiquei retido enquanto aguardava pelos Limpa-neves, uma das vezes estive 5 horas na A24.. Com temperaturas de -4 ou -5 graus o carro se estiver desligado arrefece MUITO rapidamente. Convém ter reserva para qualquer eventualidade.

Depois na condução, se apanhares neve, a maior parte dos conselhos que te posso dar são puro bom senso:

- Mantém sempre uma boa distancia do carro da frente.

- Evita tudo o que seja acelerações ou travagens bruscas.

- Se a camada de neve for suficiente para deixares de ver o alcatrão preto, usa as correntes.

- Se o teu carro tiver controlo de tracção e não tiver um programa especifico para a neve (consulta o manual) convém desligar sempre que a neve for muita. Isto porque com neve há sempre percas de atrito e se o carro vai sempre a tentar combater isso podem acontecer duas coisas:
- Os travões vão sofrer desgaste desnecessário e aquecer imenso porque o controlo de tracção vai estar constantemente a aplicar travões as rodas para evitar que estas derrapem.
- O carro vai parar na primeira subida mais inclinada que aparecer e muitas vezes quando se para, já não se consegue sair do sitio. Porque com neve há sempre alguma derrapagem das rodas, essa derrapagem é que permite ir encontrando piso com mais atrito por debaixo da neve. O controlo de tracção impede que isso aconteça porque trava as rodas e retira força ao motor.​

- Por fim. Se parares numa subida não deixes o carro só travado com o travão de mão, desliga-o e deixa-o engatado.. Duas rodas por vezes não são suficientes para segurar o carro. E já me aconteceu, parar, travar e sair para avaliar a situação e o carro começar a deslizar sozinho.. Por sorte conseguir saltar para dentro e travar (com as 4 rodas) antes que acontecesse algo pior.

NOTA: a sério, umas correntes nestas condições fazem milagres. Compra umas [:D]

Correntes são ilegais senão me engano, mas existem uns picos que se podem por nas rodas que não são. Basicamente conduz devagar, trava com o motor (nunca traves a fundo senão acontece o oposto ao que queres), etc.

Condução suave é fundamental para não se perder a aderência. Convém ter suavidade ao acelerar, travar e curvar, e aplicar ponta tacão nas reduções, para não haver bloqueio de rodas provocado pelas passagens de caixa.

Correntes são ilegais senão me engano, mas existem uns picos que se podem por nas rodas que não são. Basicamente conduz devagar, trava com o motor (nunca traves a fundo senão acontece o oposto ao que queres), etc.

Ilegais?

Então para que servem estes sinais no codigo:

D9.gif

D15.gif

H5.gif

H36.gif

Além disso posso dizer que ainda ontem a sinalização electrónica na A24 recomendava o uso de correntes de neve.

Resumindo, não só não são ilegais, como até podem ser obrigatórias em algumas vias..

Condução suave é fundamental para não se perder a aderência. Convém ter suavidade ao acelerar, travar e curvar, e aplicar ponta tacão nas reduções, para não haver bloqueio de rodas provocado pelas passagens de caixa.

Que reduções?

Nestas situações é meter 2ª ou 3ª dependendo da situação e deixares-te ir...

Essa do travão nunca tinha ouvido, mas não me parece que assim seja.[;)]
No ano passado nevou na minha zona, e a pedido de uma familiar fui buscar uma sobrinha à escola, escolhi mal o caminho e não consegui subir uma rua em paralelo, ao descer com 1ª engatada e sem travar,com a inclinação lateral da estrada só parei na esquina do muro, isto com a kangoo de trabalho.
O que aconselho em caso de muita neve é a usar a caixa para abrandar o carro e os travões muito suavemente e circular pelos trilhos abertos pelos outros carros e evitar estradas com muita inclinação.
O anti congelante que tens de certeza que é mais que suficiente para aguentar as temperaturas negativas que possas apanhar, em relação à água do limpa vidros, mesmo que congela-se parcialmente ao fim de uns minutos com o carro a trabalhar fica no ponto.

Ontem, no parque interior do Mar Shopping uma Kangoo cheia de gente andou umas 2 vezes a bailar lá dentro até que bateu num carro mas sem danos por acaso...

Que reduções?

Nestas situações é meter 2ª ou 3ª dependendo da situação e deixares-te ir...

Reduções... de mudanças, o que é que querias que fosse?[:p]

Não se pode generalizar e dizer que quando há neve na estrada se deve ir sempre na mesma mudança. O que é importante é que quando se fazem trocas de mudanças as rotações devem estar alinhadas com a nova mudança, seja a subir ou a descer de relações. Sempre me deu jeito quando andei a conduzir em situações de menor aderência.

Trava o máximo que puderes com motor.
Não uses correntes, mete antes umas daquelas "meias" que se compram agora. São mais práticas e o efeito é quase o mesmo.

Trava o máximo que puderes com motor.
Não uses correntes, mete antes umas daquelas "meias" que se compram agora. São mais práticas e o efeito é quase o mesmo.

São imensamente mais práticas... Mas, umas correntes de aço dependendo do tamanho dos pneus e do local de venda, compras entre 20 a 30 euros.. Umas têxteis da AutoSock na Norauto custam 80 euros.

Para quem vai usar 1 ou 2 vezes não compensa a diferença de investimento...

Última edição:
Já agora quem tem correntes para a neve, onde comprou?

E já agora devem ser colocadas no eixo de tracção ou no caso de tracção total nas rodas da frente. Confirmam?

Voltar
Superior