Olha... Hoje o meu regresso a casa foi assim:
YouTube - Neve A24 - 2010/11/30 (ver em full screen a 720p para terem real noção do que nevava e das condições da estrada)..
Infelizmente nos últimos anos tenho tido mais que muitas aventuras na neve.. Pelo que começo a ter alguma experiência.
Conselhos:
Antes de saíres de casa:
- Compra umas correntes, aprende a monta-las a leva-as na mala do carro. A partir de Novembro eu trago SEMPRE um par delas na mala. Nas condições existentes em Portugal não são necessárias muitas vezes. Mas por 4 ou 5 vezes que foram a diferença entre chegar a casa sem problema nenhum, ou chegar a uma subida qualquer e o carro começar a escorregar e só parar num muro..
- Traz o deposito sempre para cima de meio.. Já por duas vezes fiquei retido enquanto aguardava pelos Limpa-neves, uma das vezes estive 5 horas na A24.. Com temperaturas de -4 ou -5 graus o carro se estiver desligado arrefece MUITO rapidamente. Convém ter reserva para qualquer eventualidade.
Depois na condução, se apanhares neve, a maior parte dos conselhos que te posso dar são puro bom senso:
- Mantém sempre uma boa distancia do carro da frente.
- Evita tudo o que seja acelerações ou travagens bruscas.
- Se a camada de neve for suficiente para deixares de ver o alcatrão preto, usa as correntes.
- Se o teu carro tiver controlo de tracção e não tiver um programa especifico para a neve (consulta o manual) convém desligar sempre que a neve for muita. Isto porque com neve há sempre percas de atrito e se o carro vai sempre a tentar combater isso podem acontecer duas coisas:
- Os travões vão sofrer desgaste desnecessário e aquecer imenso porque o controlo de tracção vai estar constantemente a aplicar travões as rodas para evitar que estas derrapem.
- O carro vai parar na primeira subida mais inclinada que aparecer e muitas vezes quando se para, já não se consegue sair do sitio. Porque com neve há sempre alguma derrapagem das rodas, essa derrapagem é que permite ir encontrando piso com mais atrito por debaixo da neve. O controlo de tracção impede que isso aconteça porque trava as rodas e retira força ao motor.
- Por fim. Se parares numa subida não deixes o carro só travado com o travão de mão, desliga-o e deixa-o engatado.. Duas rodas por vezes não são suficientes para segurar o carro. E já me aconteceu, parar, travar e sair para avaliar a situação e o carro começar a deslizar sozinho.. Por sorte conseguir saltar para dentro e travar (com as 4 rodas) antes que acontecesse algo pior.
NOTA: a sério, umas correntes nestas condições fazem milagres. Compra umas [

]