Combustíveis "premium" compensam?

Hoje atestei de gforce. Em andamento não notei nada mas amanhã devo ter uma ideia mais definida.

Não é amanha nem talvez depois que vais ter ideia alguma...

Eu so notei diferenças significativas depois de muitos depósitos[;)]

O que podes notar sim, é diferenças no relenti a frio!Depois conta como foi[;)]

Notaste menos espuma ao abastecer ou foi igual ao litro?

Última edição:
Não é amanha nem talvez depois que vais ter ideia alguma...

Eu so notei diferenças significativas depois de muitos depósitos[;)]

O que podes notar sim, é diferenças no relenti a frio!Depois conta como foi[;)]

Notas-te menos espuma ao abastecer ou foi igual ao litro?
Acredito que sim.

Como o meu carro tem um sistema xpto de abastecimento nunca vejo qq espuma.

Quando tinha o meu Laguna II constatei oscilações no ralenti quando comecei a meter gasolina das bombas do Jumbo, oscilações que só desapareceram quando passei para outras marcas, entre as quais a BP.

Com o Cruze ainda não fiz esse exercício, mas como o carro é novo não queria estar a "arriscar" meter gasóleos de marca branca...

Eu lembro-me de acompanhar os teus testes...

Ao fim de tantas contas, que tens metido?

Costumo abastecer com gasóleo Galp normal, porque há uma bomba mesmo ao lado da minha casa que faz preços muito bons. Com o desconto do modelo, fica ao mesmo preço do gasóleo Jumbo.

Mas de vez em quando também abasteço com gasóleo Jumbo e outras vezes com Galp G-Force.

Já agora, nos testes que fiz cheguei a outra conclusão curiosa: de Inverno os consumos aumentam cerca de um litro com todos os gasóleos. Desconfio que os gasóleos no inverno são diferentes. Provavelmente levam um aditivo qualquer para evitar que congelem, que faz aumentar o consumo.

Última edição:
Costumo abastecer com gasóleo Galp normal, porque há uma bomba mesmo ao lado da minha casa que faz preços muito bons. Com o desconto do modelo, fica ao mesmo preço do gasóleo Jumbo.

Mas de vez em quando também abasteço com gasóleo Jumbo e outras vezes com Galp G-Force.

Já agora, nos testes que fiz cheguei a outra conclusão curiosa: de Inverno os consumos aumentam cerca de um litro com todos os gasóleos. Desconfio que os gasóleos no inverno são diferentes. Provavelmente levam um aditivo qualquer para evitar que congelem, que faz aumentar o consumo.

Linda-a-Velha??

É o síndroma do carro novo [:D] Aposto que andas também a aspirá-lo e lavá-lo todas as semanas. [;)]
Olha como te enganaste... [:p]

Levantei o carro no dia 28 do mês passado e pú-lo a lavar há menos de uma semana. Como entretanto choveu, agora vai andar assim uns tempinho, para aprender... [:D]

Aspirado? Só lá mais para a frente...

Com os combustíveis vou ter de início, pelo menos, um pouco mais de cuidado! [;)]

Eu também já fui assim...[:D] Agora, ando com os carros todos cag@dos, por vezes literalmente [:)] (malditos pássaros [8b])

Eu não consigo. Se for por fora ainda é naquela, aguenta-se, mas não consigo conduzir um carro com os tapetes cheios de areia...

Os pássaros são um tormento, então quando acabamos de lavar o carro e eles fazem logo o serviço grrrrrrr [8b][8b][8b]

Olha como te enganaste... [:p]

Levantei o carro no dia 28 do mês passado e pú-lo a lavar há menos de uma semana. Como entretanto choveu, agora vai andar assim uns tempinho, para aprender... [:D]

Aspirado? Só lá mais para a frente...

Com os combustíveis vou ter de início, pelo menos, um pouco mais de cuidado! [;)]
Toca a desenterrar.[:D] Já abasteces com "low-cost"? "premium" compensa?[;)]

Meto 50€ més, e faço praticamente os mesmos percursos e o mesmo tipo de condução... normalmente faço 7.0 l/100km (faço sempre reset) num 20d... atestei agora 2 x's com Galp Gforce n sei quê e em ambos os depósitos de 50€ a média ficou em 6.8 l/100km.. não faço ideia do que significa ou se sequer compensa mas ficam os dados.

Meto 50€ més, e faço praticamente os mesmos percursos e o mesmo tipo de condução... normalmente faço 7.0 l/100km (faço sempre reset) num 20d... atestei agora 2 x's com Galp Gforce n sei quê e em ambos os depósitos de 50€ a média ficou em 6.8 l/100km.. não faço ideia do que significa ou se sequer compensa mas ficam os dados.
Já decidi que quando tiver o meu novo carro vou abastecer apenas gasóleo premium. Os relatos de melhorias face aos gasóleos normais (e muito mais face aos low cost) são diversos e convencem-me quanto à relação custo/benefício.

Email da Renault:

Bom dia:

Relativamente a questao colocado por si passo a informar o seguinte:
A viatura Renault Megane que descreve pode utilizar os dois tipos de combustivel, diesel normal ou o aditivado.
A diferenca entre os 2 tipos de Diesel tem a ver principalmente com o indice de Cetano do combustivel.
O aditivado possui um indice de Cetano superior ao Normal, pelo que torna a sua queima mais homogenea e completa; o que por sua vez vai implicar menor consumo e menos fumo e ruido de injeccao.

Última edição:

Não consegues garantir que tenhas tido o mesmo tipo de condução. Há uma multiplicidade de factores que afectam as médias, incluindo piso, estado e pressão dos pneus, trânsito, semáforos que se apanham, temperatura, se usaste ou não AC, se andaste ou não com vidros abertos...

Só para teres uma ideia: A minha melhor média DE SEMPRE foi feita com combustível de hiper. Devo, portanto concluir que o combustível de hiper é "o melhor"? Não. Do mesmo modo, não podes concluir que o premium seja "o melhor".

Que me digas:
- diferença notória nas vibrações de motor com combustíveis diferentes
- diferença notória no desempenho do carro
- motor mais limpo (ainda estou por saber como é que isto se mede...)

Ou então, fazer como fizeram os tipos do Fifth Gear há uns anos num banco de potência:

A conclusão? A não ser que tenhas um carro como o Subaru Impreza WRX... simplesmente as diferenças de combustível de hiper vs. premium NÃO COMPENSAM.

Bate certo com os meus "testes": os gasóleos premium permitem consumos inferiores.

Mas a diferença de preço dificilmente compensa os menores consumos...

Bate certo com os meus "testes": os gasóleos premium permitem consumos inferiores.

Mas a diferença de preço dificilmente compensa os menores consumos...
Mas os consumos menores são apenas uma das vantagens. Outros benefícios são o aumento da longevidade dos componentes relevantes do motor, menos propensão a fenómenos de corrosão, acumulação de resíduos, etc, se bem que estes benefícios sejam menos tangíveis e perceptíveis apenas em longos períodos de utilização.

Voltar
Superior