Civic 1.6 automatico

o melhor jogo de computador é um gajo ter casa no alentejo, um terrodromo ao lado, e um ax sport para esgravatar!

e acaba por custar o mesmo que uma PSIII com alguns jogos [:D]

[:D][:D][:D]

Ja dei a minha opiniao em relaçao a caixas automaticas.

cumps e habituas-te logo a isso , depois nao queres outra coisa:)

OFF:
Tu es demais. [:)]

Nem sei como é que ainda nao 'desatinaste' com o A. Joao Jardim[:)]

Última edição:
como disse Nuno, já conduzi e de facto, não gostei! e não foi apenas uma......nem duas! [;)] nem foi 1km ou meia volta num parque de estacionamento!

mas concordo de na cidade e em AE são de facto bem confortáveis! do jeito que uma scooter é mais confortavel que uma moto de transmissão manual...nas mesmas condições![;)]

aliás já nem me vou por com mais conversas deste tipo [;)]

os factos são estes, um amante de carros gosta de ser ele a controlar o carro...seja na aceleração, na travagem, na viragem, ou na mudança de velocidade...

uma caixa automática não faz mais do que retirar ao condutor essa tarefa!

portanto tirem as vossas conclusões!

Só se o condutor quiser. Mesmo em modo automático, e desde que não estejamos a falar de uma caixa de variação contínua, o condutor continua no comando, passa as mudanças que quer, quando quer, basta dosear o acelerador de maneira adequada. Não duvido que tenhas experimentado muitas caixas automáticas, o que questiono é se tentaste aprender a tirar todo o seu valor ou se ias pre-disposto a não gostar e só carregavas no acelerador sem ter especial atenção às nuances que estas caixas permitem.

Quem ler o que escreves até fica com a ideia que é só carregar no acelerador e já está, o que não podia estar mais longe da verdade. Permite essa condução descontraida, é verdade, mas também outro tipo de condução onde o condutor é quem manda, passa as mudanças que quer, quando quer, como quer e sem sequer acionar o modo manual/sequencial.

[:D][:D][:D]

Ja dei a minha opiniao em relaçao a caixas automaticas.

cumps e habituas-te logo a isso , depois nao queres outra coisa:)

OFF:
Tu es demais. [:)]

Nem sei como é que ainda nao 'desatinaste' com o A. Joao Jardim[:)]

já tenho no meu "curriculo" mais de 30 cartas publicadas no Diário a fazer "frente" ao bicho [:D]

Só se o condutor quiser. Mesmo em modo automático, e desde que não estejamos a falar de uma caixa de variação contínua, o condutor continua no comando, passa as mudanças que quer, quando quer, basta dosear o acelerador de maneira adequada. Não duvido que tenhas experimentado muitas caixas automáticas, o que questiono é se tentaste aprender a tirar todo o seu valor ou se ias pre-disposto a não gostar e só carregavas no acelerador sem ter especial atenção às nuances que estas caixas permitem.

Quem ler o que escreves até fica com a ideia que é só carregar no acelerador e já está, o que não podia estar mais longe da verdade. Permite essa condução descontraida, é verdade, mas também outro tipo de condução onde o condutor é quem manda, passa as mudanças que quer, quando quer, como quer e sem sequer acionar o modo manual/sequencial.

De facto eu experimentei todas as caixas exactamente ao contrário da atitude que referes, e sempre com a tentativa de gostar daquilo, até algumas vezes andei com os carros mais do que era suposto para de facto habituar-me á caixa e descobrir o ponto certo (lembro-me agora da robotizada do c4) da mudança de velocidade, a altura certa para acelerar etc!

mas nada me demove das caixas tradicionais, a sentir os selectores e a fazer a mudança á maneira tipica! eu não sou casmurro e tenho a plena consciência da ineficácia e da menor eficiência de uma caixa manual tradicional em relação a uma robotizada ou totalmente automática, mas de facto....como eu já referi, sou um amante de automoveis puro......e gosto deles carros e não robots com motor ou computadores sobre rodas!

obviamente que não desgosto de uma direcção assistida ..[:D] , mas de facto a caixa manual tipica é um dos grandes prazeres que tenho a conduzir![;)]

e mesmo depois de me apaixonar por um selespeed aqui da familia.......se prefiro isso a uma caixa tipica!

Já andei em carros automáticos e não gosto. É tipo acelera, é só dar ao pedal.
Caixa manual dá mais gozo conduzir. Não me imagino num carro onde não possa meter uma abaixo e dar-lhe gás, por exemplo.

Já andei em carros automáticos e não gosto. É tipo acelera, é só dar ao pedal.
Caixa manual dá mais gozo conduzir. Não me imagino num carro onde não possa meter uma abaixo e dar-lhe gás, por exemplo.

Podes fazer isso com caixas automáticas, é o chamado kickdown. Não há absolutamente nada que faças numa manual que não possas fazer numa automática.

É possível q seja assim, mas acho q não trocaria.
O último automático q conduzi foi o lendário renault 18. Aquilo tinha R, D, 1 e 2.
Na cidade era meter o D e tá feito.

Podes fazer isso com caixas automáticas, é o chamado kickdown. Não há absolutamente nada que faças numa manual que não possas fazer numa automática.

Isso não é bem assim! eu compreendo o que queres dizer teoricamente, mas sabes bem que na prática uma caixa manual nada tem a ver com uma automática!

lá porque um gajo carrega num botão ou empurra a manete para a frente sem embraiagem....não quer dizer que isso seja o mesmo que engrenar uma velocidade numa caixa manual!

na manual estás de facto a engrenar a mudança nos carretos....

na automática estás a dar a ordem a um sistema para o fazer

Isso não é bem assim! eu compreendo o que queres dizer teoricamente, mas sabes bem que na prática uma caixa manual nada tem a ver com uma automática!

lá porque um gajo carrega num botão ou empurra a manete para a frente sem embraiagem....não quer dizer que isso seja o mesmo que engrenar uma velocidade numa caixa manual!

na manual estás de facto a engrenar a mudança nos carretos....

na automática estás a dar a ordem a um sistema para o fazer

Da mesma maneira que tu não viras as rodas, estás só a dar a ordem para virarem.

Pelo menos numa robotizada, é usada uma embraiagem e as velocidades são engrenadas da mesmíssima maneira que numa manual.

Entendo perfeitamente que não gostes, embora seja um grande defensor deste género de caixas, acabo por ter sentimentos contraditórios, gosto de ambas de igual modo e nenhuma me satisfaz plenamente, há alturas em que ando com a manual e desejaria ter uma automática e alturas em que ando com uma automática e desejaria ter a manual.

Da mesma maneira que tu não viras as rodas, estás só a dar a ordem para virarem.

Pelo menos numa robotizada, é usada uma embraiagem e as velocidades são engrenadas da mesmíssima maneira que numa manual.

Entendo perfeitamente que não gostes, embora seja um grande defensor deste género de caixas, acabo por ter sentimentos contraditórios, gosto de ambas de igual modo e nenhuma me satisfaz plenamente, há alturas em que ando com a manual e desejaria ter uma automática e alturas em que ando com uma automática e desejaria ter a manual.

em relação á direcção é isso mesmo, tal como eu tinha dito acima![;)]

epá....eu de facto se tivesse um carro só para AE ou só para cidade escolheria um totalmente automatico![;)] mas como o meu é um faz tudo....é um manual[:p] embora aquele overdrive seja automatico ....[8b]

Eu até vou várias vezes para lisboa nomeadamente Estefãnia, Av Roma, Av Republica e etc, e um carro automatico aí até dava jeito.

Só que daqui a 4 meses não sabia conduzir um manual :sh)

Eu até vou várias vezes para lisboa nomeadamente Estefãnia, Av Roma, Av Republica e etc, e um carro automatico aí até dava jeito.

Só que daqui a 4 meses não sabia conduzir um manual :sh)

depende, se antes já soubesses conduzir tavas na boa!

mas o meu pai tem familia nos E.U.A e na venezuela, e qualquer um deles quando vem á Madeira, não sabe conduzir manuais![:D] :sh)

para quem (como eu, lol) com vários anos de carta e que trata a caixa por "tu" faz uma transição natural de uma para outra. Mas aquela que requer de facto habituação, é a automática, quase que precisamos de reaprender a usar uma caixa.

para quem (como eu, lol) com vários anos de carta e que trata a caixa por "tu" faz uma transição natural de uma para outra. Mas aquela que requer de facto habituação, é a automática, quase que precisamos de reaprender a usar uma caixa.

da primeira vez fica á nora..........., não percebia nada daquilo! era N era P era D era 1 e 2 ......fonix.....[:D]

P R N D 1 2 É o padão, creio eu.

P = parking : trava as rodas motrizes.
R = marcha-atrás
N = ponto morto
D = "seguir viagem"
1 = Mudança curta, para utilizar em estradas sinuosas, ou para descer engatado
2 = É igual á 1 mas mais longa.

Creio ser isto.

No Xsara era P R N D 1 2 3 4

Agora é P R N D S :confused:

Agora há uma "filosofia" nova de caixas automáticas, são as chamadas automatizadas/robotizadas, não se baseiam no binário como as "tradicionais", são simplesmente caixas manuais com automatização de embraiagem e passagem de mudanças.

Permitem consumos muito melhores que as "tradicionais" e custos de aquisição muito mais baixos.

Agora há uma "filosofia" nova de caixas automáticas, são as chamadas automatizadas/robotizadas, não se baseiam no binário como as "tradicionais", são simplesmente caixas manuais com automatização de embraiagem e passagem de mudanças.

Permitem consumos muito melhores que as "tradicionais" e custos de aquisição muito mais baixos.

exacto... e já agora acrescento que permitem tirar bastante prazer de condução... uma vez que todas as reacções do carro são controláveis pelo condutor... simplesmente de maneira diferente.

Quem não gosta está no seu direito... agora dizer que não simplesmente porque não... das duas uma, ou gostava muito de ter uma e não pode, ou é claramente um condutor limitado.

exacto... e já agora acrescento que permitem tirar bastante prazer de condução... uma vez que todas as reacções do carro são controláveis pelo condutor... simplesmente de maneira diferente.

Quem não gosta está no seu direito... agora dizer que não simplesmente porque não... das duas uma, ou gostava muito de ter uma e não pode, ou é claramente um condutor limitado.

Mas quando dizia que se podia fazer tudo igual às manuais estava precisamente a falar destas. Não conheço as "tradicionais".

Mas pelos vistos há o contrário, ou seja, gente que experimentou as "tradicionais" e essas, pelos vistos é que é "só" acelerar.

Mas com as robotizadas não é nada disso, quando digo que controlam tudo, não estou a exagerar, controlam mesmo a pasagem das mudanças apenas com o acelerador. Requer habituação, mas depois de lhe apanhar o "feeling" o controlo da máquina é total.

Voltar
Superior