Civic 1.6 automatico

Mas quando dizia que se podia fazer tudo igual às manuais estava precisamente a falar destas. Não conheço as "tradicionais".

Mas pelos vistos há o contrário, ou seja, gente que experimentou as "tradicionais" e essas, pelos vistos é que é "só" acelerar.

Mas com as robotizadas não é nada disso, quando digo que controlam tudo, não estou a exagerar, controlam mesmo a pasagem das mudanças apenas com o acelerador. Requer habituação, mas depois de lhe apanhar o "feeling" o controlo da máquina é total.

nas antigas tb... só que as passagens eram por vezes exageradamente lentas [;)]

Eu troco uma caixa manual por uma manual robotizada ; )

Aparte de não ter pedal de embriagem, pode funcionar de igual modo que uma caixa manual, e depois tem sempre a funcionalidade da automática, que é excelente para cidade. Depois de nos habituarmos acho que só se usa o modo sequencial por brincadeira lol

Cump.

Eu troco uma caixa manual por uma manual robotizada ; )

Aparte de não ter pedal de embriagem, pode funcionar de igual modo que uma caixa manual, e depois tem sempre a funcionalidade da automática, que é excelente para cidade. Depois de nos habituarmos acho que só se usa o modo sequencial por brincadeira lol

estas novas dos VW devem ser mto interessantes!

mas por exemplo a do smart roadster que experimentei era muito fraquinha...[8b][:vm)]

Há mais, a da bmw também é porreira, já a da mercedes achei muito lenta, e tem apenas 5 velocidades...

Mas as do grupo vw são do melhor ; )

Cump.

As automáticas podem fazer o mesmo que as manuais. Não esqueçer é que não é preciso ter habilidade para as usar [8b]

Um C5 3.0 V6 anda a 240 km/h com caixa manual de 5. E a 230 km/h com caixa Auto de 4 velocidades.......optariam pela auto ? Eu não.

As automáticas podem fazer o mesmo que as manuais. Não esqueçer é que não é preciso ter habilidade para as usar [8b]

Um C5 3.0 V6 anda a 240 km/h com caixa manual de 5. E a 230 km/h com caixa Auto de 4 velocidades.......optariam pela auto ? Eu não.

Estamos a falar de caixas diferentes, essa de 4 é a "clássica", muito diferente das robotizadas.

Mas actualmente há uma de 6. È a AM6 que a peugeot tb usa ? seja como for, fica-se na mesma pelos 230 km/h...

Não sei qual é a caixa em questão, mas a designação das robotizadas na Citroen é "Caixa Manual Pilotada". A mais recente, de 6 velocidades, foi estreada no C4, não sei se o C5 já a tem.

Não sei qual é a caixa em questão, mas a designação das robotizadas na Citroen é "Caixa Manual Pilotada". A mais recente, de 6 velocidades, foi estreada no C4, não sei se o C5 já a tem.

O C5 acho que não tem. Mas há uns anos, a Peugeot apresentou a caixa AM6 no 407 V6 ou HDI v6, n sei, que até era com sistema da Porsche...

O meu pai teve um 525i(de 98) com caixa automática "normal" de 5 velocidades e aquilo era um mimo, extremamente suave(muitas vezes nem se sentia as mudanças de velocidades) e rápida a responder ao acelerador. E sim, também se controlava tudo com o acelerador como o K2000 diz que faz numa robotizada. Inclusivamente, segundo o meu pai, (eu conduzi-o mas não me estiquei [:D]) o acelerador ia ate abaixo e se se fizesse um pouco mais de força ele ia mais um bocadinho e dava um estalido e quando isso acontecia reduzia o máximo que podia e levava a mudança até ao corte(tinha de aliviar o acelerador para mudar de relação de caixa). Tinha P, R, N, D(automático "confortável"), S(modo desportivo, tipo o D mas mantinha acima das 3000rpm e fazia as reduções em travagem como muitos fazemos numa manual) e o +/-(modo sequencial). Há não muito tempo fez um test drive a um Peugeot 407 2.7 V6 HDI com caixa automática Tiptronic(a tal da porsche que falaram) e era uma bela bodega...muitíssimo lenta a responder, ao pé da do bmw era um sucata quase...[:vm)]Por isso é que eu digo sempre, que há caixas e caixas(automáticas) e muitas vezes o pessoal experimenta e diz logo que não gosta, se calhar tiveram azar e experimentaram uma/as não muito boa/as.

Offtopic: O barulho daquele 6 em linha era algo de fenomenal.

PAREM lá de comparar uma caixa manual com uma caixa automática.

Obviamente que uma caixa Manual é "pura e dura" e dará mais prazer a conduzir porque o controlo é "total".

Vantagens da caixa automática:
- adeus ponto de embraiagem... o carro segura-se e não vai abaixo nunca.
- comprar um carro usado com caixa automática é melhor do que com caixa manual. Porquê? Já ouviram aquele "kkkkkkkrrrrrrrrrraaaack" de quem não sabe manusear uma caixa manual? Pois isso nunca acontece numa caixa automática, por muito mau que seja o condutor. Logo, ao longo dos anos, a caixa não sente esses problemas.
- é um luxo ainda hoje caríssimo, e normalmente só existe em carros topo-de-gama
- podes manter 2 mãos no volante (ou então com a mão livre podes fazer outras coisas como fumar, atender o telemóvel, abrir uma cerveja ou tirar macacos do nariz*)

Desvantagens da caixa automática:
- habituação. Durante uns tempos o teu pé esquerdo vai andar para trás e para a frente a pisar absolutamente nada.
- menos "diversão" na condução... mas isso é óbvio.
- valor de retoma. Isto é uma incógnita, porque se bem que muita gente não gostará de comprar esse carro por ser automático, haverá alguns capazes de dar bom dinheiro por ele por causa disso!
- consumos ligeiramente maiores. No entanto, com uma condução normal a diferença é insignificante.
- reparações. Conheces alguém que saiba reparar uma caixa automática?...

...eu também não!

Eu recomendo a Caixa Automática. Se me quiser divertir na condução, tenho o meu outro carro para isso.

Só queria acrescentar duas coisas ao que disseste.

- Antigamente era um luxo, hoje em dia, são opções que custam 1000 euros e em alguns casos um pouco menos ou um pouco mais.

- Os consumos também só são superiores com as caixas "clássicas" as robotizadas conseguem consumos mais baixos que as manuais.

P R N D 1 2 É o padão, creio eu.

P = parking : trava as rodas motrizes.
R = marcha-atrás
N = ponto morto
D = "seguir viagem"
1 = Mudança curta, para utilizar em estradas sinuosas, ou para descer engatado
2 = É igual á 1 mas mais longa.

Creio ser isto.

No Xsara era P R N D 1 2 3 4

Agora é P R N D S :confused:

P R N D S L é a cvt, pois a automatica no civic é P R N D 1 2 [;)]

Voltar