Citroen Ax 1.4TRD

pingufanatiku

New member
Boas pessoal.

O meu pai tem um Citroen AX 1.4TRD com cerca de 260.000km.

Quando ia na auto-estrada teve de encostar porque o carro estava a uma temperatura acima do normal ( viu através de um manómetro instalado ), e reparou que estava a sair água do copo de radiador, ou seja, teve de levar um radiador novo.

Mas com essa brincadeira de aquecer a junta de cabeça também foi ao ar.

O que aconselham a fazer ? Comprar uma junta de cabeça reforçada ? Comprar uma normal ? Qual é a diferença entre a junta de cabeça normal e a reforçada ? Dura mais tempo ? Ou resolve o problema por completo ?

E um à parte: Mudando o motor para um 1.5d não haverá problemas na inspecção ?

Boas pessoal.

O meu pai tem um Citroen AX 1.4TRD com cerca de 260.000km.

Quando ia na auto-estrada teve de encostar porque o carro estava a uma temperatura acima do normal ( viu através de um manómetro instalado ), e reparou que estava a sair água do copo de radiador, ou seja, teve de levar um radiador novo.

Mas com essa brincadeira de aquecer a junta de cabeça também foi ao ar.

O que aconselham a fazer ? Comprar uma junta de cabeça reforçada ? Comprar uma normal ? Qual é a diferença entre a junta de cabeça normal e a reforçada ? Dura mais tempo ? Ou resolve o problema por completo ?

E um à parte: Mudando o motor para um 1.5d não haverá problemas na inspecção ?

Se mudarem o motor, terão que o averbar, basicamente ficar legal nos papéis.

Em relação ao resto não te consigo ajudar..

Fala com algum mecânico e ouve o que ele te diz

pois,podes trocar o motor que isso na inspecçao só nao passa despercebido se for visto com muita atençao, ou se houver diferenças nas emissoes.
mas acho que o maior problema que dai pode advir é em caso de acidente grave em que a peritagem da seguradora de por isso

Só não sabem reconhecer um e outro se não quiserem...

1.4 D:

pieces-ax-14d.jpg

1.5 D:

axpapy012ph9.jpg

Se calhar não basta apenas e só a junta. Há que ver o estado da cabeça e até do bloco, onde os parafusos apertam a cabeça. E até os parafusos. [;)]

Se calhar não basta apenas e só a junta. Há que ver o estado da cabeça e até do bloco, onde os parafusos apertam a cabeça. E até os parafusos. [;)]

Exacto. Isso quando o desmontar tem-se de ver isso.

Mas acho que a junta de cabeça reforçada só aguentará mais quilómetros não irá resolver o problema estou certo ?

Com manutenção extremamente cuidada o 1.4D até aguenta uns valentes quilómetros, mas é um motor que mais tarde ou mais cedo queima mesmo. A opção mais habitual é trocar por um 1.5D pois creio que nunca desenharam uma junta mais reforçada e era um motor a ser descontinuado (pelo 1.5D)...

Por cá houve um 1.4D num AX e a junta foi aos 150.000 km's [:D]. Nunca se fez a reparação, andou uns meses a levar um garrafão de água por dia até ser trocado por outro carro.

Quanto à IPO, é uma questão que só tu podes decidir. Como o DeCeIi disse, são visualmente distintos mas se tiveres alguém de confiança a inspeccionar-te o carro até pode ser que passe.

Com manutenção extremamente cuidada o 1.4D até aguenta uns valentes quilómetros, mas é um motor que mais tarde ou mais cedo queima mesmo. A opção mais habitual é trocar por um 1.5D pois creio que nunca desenharam uma junta mais reforçada e era um motor a ser descontinuado (pelo 1.5D)...

Por cá houve um 1.4D num AX e a junta foi aos 150.000 km's [:D]. Nunca se fez a reparação, andou uns meses a levar um garrafão de água por dia até ser trocado por outro carro.

Quanto à IPO, é uma questão que só tu podes decidir. Como o DeCeIi disse, são visualmente distintos mas se tiveres alguém de confiança a inspeccionar-te o carro até pode ser que passe.

Pois é mas um motor novo já é mais uns €€€€ :(

É uma questão de pesquisar mas creio que já compras um 1.5D com uns ... 300, 400€ ? Mais mão de obra, não sei...talvez uns 500 ou 600€ ? É o valor do carro [:D]. A reparação deve-se ficar por uns 300, tu é que sabes qual a melhor opção para ti e para o uso que ainda pensas dar ao carro. [;)]

É uma questão de pesquisar mas creio que já compras um 1.5D com uns ... 300, 400€ ? Mais mão de obra, não sei...talvez uns 500 ou 600€ ? É o valor do carro [:D]. A reparação deve-se ficar por uns 300, tu é que sabes qual a melhor opção para ti e para o uso que ainda pensas dar ao carro. [;)]

Que reparação ? Da junta de cabeça ?

Eu não me metia a reparar isso, olha que o bloco do 1.4D é de aluminio e provavelmente precisa de ser faceado também, cabeça e bloco têm de ficar 5 estrelas caso contrário é quase certo que passado pouco tempo está no mesmo, esse motor é uma autêntica desgraça. Se fosse para reparar o carro punha o 1.5D mas de olhos fechados, um motor destes já velho é melhor que o 1.4D acabado de sair da fábrica.[:D]

Quando trocam o motor 1.4d para 1.5d para disfarçar bem a troca deixa-se ficar a admissão do 1,4d ( na foto é aquela caixa preta onde diz TUDiesel) daí que ninguem depois repare que o motor é o 1.5d.

Quando trocam o motor 1.4d para 1.5d para disfarçar bem a troca deixa-se ficar a admissão do 1,4d ( na foto é aquela caixa preta onde diz TUDiesel) daí que ninguem depois repare que o motor é o 1.5d.

Mas para isso tinha de se mudar a tampa das valvulas, ou seja, meter a tampa do 1.4 mas não sei se a caixa do filtro de ar caberá no mesmo lugar no 1.5d

Voltar
Superior