Cigarro electrónico

Está explicado. O teu problema é muito simples: inveja [;)]
Já me aconteceu várias vezes ver pessoas com cara de quem levou com uma bufa na cara a olhar para mim e eu sem fazer ideia porquê. Depois vejo-os a levantarem-se e a irem para o frio fumar...

não é inveja. estava a tentar explicar a minha posição com um pouco de humor. [;)]

Deixei de fumar em Julho deste ano, e já fumava há cerca de 20 anos. Deixei de fumar algumas vezes pelo caminho, mas voltei a fumar normalmente por brincadeiras de fumar um cigarro numa festa.

A minha perspectiva é e sempre foi a mesma. A dependência do tabaco é fundamentalmente psíquica. Claro que existem alguns efeitos secundários ligeiros quando se deixa de fumar (que duram poucos dias), mas a dependência é essencialmente psicológica.

É enquanto se está em frente ao PC, quando se acaba de beber o café, é um ritual que se adquire. Eu (como a maioria dos fumadores) não podia deitar-me sabendo que não tinha cigarros em casa, quando na prática se ia dormir não iam fazer falta. Mas o não ter aguçava o apetite pelo tabaco.

Ainda hoje (3 meses depois) há situações muito específicas em que sinto a falta do cigarro. Sou capaz de estar com pessoas que fumam sem ter vontade de fumar, até porque agora o primeiro cigarro ia saber-me mal.
Mas num convívio de amigos em que todos puxam do cigarro, é inevitável lembrar-me de que era algo que me dava prazer fazer em determinadas circunstâncias, e nesses momentos (felizmente raros) é como se tivesse uma grande vontade de comer queijo, tivesse o queijo na frente e não o pudesse comer.
Mas não "como" !

Isto para dizer que essas ideias (como muitas outras) são inúteis. Tem de partir do indivíduo a decisão de deixar de fumar.
Arranjar motivações, como:

- o que posso comprar com o dinheiro do tabaco (um maço por dia são 1200 euros ano)

- o mal que faz (ver fotos de pulmões de fumadores ajuda a dar uma perspectiva)

...entre outros.

Houve um anúncio da MTV que me ficou particularmente na memória, que foi um em que andavam indivíduos com uns apitos na boca daqueles que quando se sopra desenrolam-se.
Aquilo deu-me uma perspectiva curiosa do que na realidade eu fazia.

Isto tudo para dizer que não adianta substituir um mal por outro mal.

É impossível que alguém não consiga deixar de fumar. O que acontece sempre é não haver vontade e real determinação de o fazer.

Depois há alturas em que é mais fácil ter essa determinação do que noutras, mas é a determinação que manda.

Eu sei que ja foi dito a muito tempo, isto que fiz quote. Mas só agora é que vi o tópico e que li isto. Apenas quero dizer que concordo a 100% e a pessoa só faz o que quer e só não faz o que não quer. Não sooms robots comandados como que não conseguissemos impedir o movimento de ir fumar... Pode custar, mas se não formos ninguem nos obriga... Vai da força de vontade de cada um. Do estar junto ao maço a olhar para ele e dizer "hoje deixo mesmo" e mandar fora o maço todo.

Abraço.

Ah e já agora, uma pergunta que sempre gostei de ouvir diferentes respostas:

As pessoas começam a fumar porquê? Isto porque passado não sei quantos anos, todas ou quase todas as pessoas querem deixar de fumar... Então para que começar?

Ah e já agora, uma pergunta que sempre gostei de ouvir diferentes respostas:

As pessoas começam a fumar porquê? Isto porque passado não sei quantos anos, todas ou quase todas as pessoas querem deixar de fumar... Então para que começar?
Porque gostaram do paladar do tabaco, é simples.

Uns experimentam e gostam.
Outros experimentam e não gostam.

Última edição:
Cigarros eletrónicos são prejudiciais na mesma. talvez não tanto, mas são. Continuam a ter nicotina que é um veneno muito poderoso. Para quem não sabe a nicotina é usada como pesticida e inseticida na agricultura.

Isto já para não falar que a nicotina é um potenciador das formas cancros do pâncreas mais agressivas.

Existem cartuchos sem nicotina.
Além de que, a ideia é ajudar a deixar de fumar...

Boas pessoal,

Estou tentado a encomendar o IT. Vi tb o smuky entre outros que estão cá em Portugal mas o IT, neste momento, é o que tem a melhor relação preço.

Alguém fuma o IT? É uma boa escolha? Encomendando o starter pack já está pronto a fumar ou tenho de comprar mais alguma coisa?

Vamos la ver se é desta que deixo de fumar :)

podem apresentar todos os argumentos racionais que quiserem, mas ver alguém meter um cigarro na boca e expelir fumo para mim é fumar, e mesmo que digam que é vapor de água não interessa, aquilo é fumar e é um acto de prazer/vício pessoal que já não consigo associar ao trabalho. dá um ar pouco profissional à pessoa, para não dizer maluquinho que não consegue limitar-se a satisfazer o seu vício nas pausas. e podem dizer que assim é melhor porque não precisam de fazer pausas, que não quero saber.

é claro que não vou lá insultar a pessoa, mas depois falo mal dela com outras pessoas a quem isto também faz confusão enquanto fumamos um cigarro tradicional na rua. :sh)

Tens razão !!!

Trabalhar devia ser sempre debaixo de chicote e de sol a sol !

Outros experimentam, não gostam, mas são putos e na altura é cool fumar e então continuam. Depois já está o vício instalado.
É verdade, mas não há ninguém que vá fumar pela 1ª vez e que goste.

Simplesmente a curiosidade/estupidez "fala" mais alto que o resto, fruto provavelmente da idade.

É verdade, mas não há ninguém que vá fumar pela 1ª vez e que goste.

Simplesmente a curiosidade/estupidez "fala" mais alto que o resto, fruto provavelmente da idade.

Não é inteiramente verdade. Eu o primeiro cigarro que fumei adorei. Adorei a sensação do fumo, adorei a moca que deu na altura sei lá... Fiquei fã ao 1º cigarro. No entanto concordo que a generalidade das pessoas poucas fumam por verdadeiro prazer, a grande maioria é mesmo por ser um vício e nada mais que isso. Eu nesse dia não tenho dúvida nenhuma que deixarei de fumar e a outra condição será no dia em que souber que a minha companheira está grávida. Deixa ela de imediato (se se der o caso de ser fumadora) e deixo eu por solidariedade e princípio. Até lá fumo tanto quanto me apetecer sem preocupações e sempre com algum prazer.

Olha o desenterranço!!!!!!

Meus amigos, vou voltar a este mundo. Finalmente há cartuchos que não têm fibra e deixam um sabor horrível quando queima um pouco, desperdiçando o líquido que lá está, porque têm de ir para o lixo.

Vou mandar vir da heaven-gifts dois atomizadores para o Joye 510-T, que funcionam com as minhas baterias do normal 510. Mais uns cartuchos apropriados para o 510-T. Os cartuchos só pecam por conterem apenas 0.5ml de líquido. Nem tudo é perfeito, mas já um grande avanço nesta tecnologia.

Pelo que estive a ler, os eGo-T (semelhantes ao 510, mas muito maiores, em bateria e cartuchos, que aguentam 1.1ml) têm problemas, porque deixam sair um pouco de líquido. Portanto, fica o aviso para quem estiver a ponderar a compra. Os 510-T não têm esse problema, pelo que pesquisei.

Boas Ganso.
Que tal te tens dado com os 510-T? Eu estou à espera do meu eGo, que preferi em relação ao eGo-T por causa desses problemas todos que o pessoal tem. Vai daí, a minha ideia é usar os atties+tanks do 510-T no eGo normal, que deverão ser compatíveis. A capacidade é aproximadamente a mesma dos cartuchos mas só o maior conforto dos refills e a consistência da vaporização vale a pena o investimento extra.
Por isso peço a tua opinião sobre esse sistema :)

Boas Ganso.
Que tal te tens dado com os 510-T? Eu estou à espera do meu eGo, que preferi em relação ao eGo-T por causa desses problemas todos que o pessoal tem. Vai daí, a minha ideia é usar os atties+tanks do 510-T no eGo normal, que deverão ser compatíveis. A capacidade é aproximadamente a mesma dos cartuchos mas só o maior conforto dos refills e a consistência da vaporização vale a pena o investimento extra.
Por isso peço a tua opinião sobre esse sistema :)

Estava a vaporizar e a ler o teu post! LOL

O sistema é perfeito. Com uma seringa metes o líquido dentro do cartucho (tens que o abrir primeiro, metendo-o no atomizador rompe o plástico do meio), ou então abres a tampinha e colocas lá dentro o líquido gota a gota. Não há o mau sabor dos cartuchos antigos, quando, por vezes, aquela espécie de lã queimava um pouco. Só sentes o sabor do líquido, que é mais intenso, com maior vapor e mais denso (mas aqui também está relacionado com o líquido, porque eu compro VG por causa disso mesmo). Pelo que li, o sabor é igual a fazer drip, mas como nunca experimentei isso, só te posso garantir que é um sabor mais forte e limpo.

Tens de ter atenção à quantidade de líquido no cartucho, porque se já não tiveres nada vais arrepender-te de ter puxado. É um sabor terrível. Só me aconteceu uma vez e desde aí aprendi a lição.

De resto, é como disse antes, os 510-T não têm qualquer problema ao nível de escorrer líquido para fora do cartucho, coloca-se o líquido até 1 ou 2mm do topo e está feito.

Agora, para mim, é só melhorarem as baterias (neste formato mais pequeno, porque não quero andar com coisas enormes no bolso) e tenho o sistema perfeito para matar o vício de forma muito menos má para a minha saúde. Infelizmente, quando vou acampar ou sair à noite, já nem tento levar o cigarro electrónico, pois as baterias não aguentam! Fico-me, nessas alturas, pelo tabaco de enrolar.

Estava a vaporizar e a ler o teu post! LOL

O sistema é perfeito. Com uma seringa metes o líquido dentro do cartucho (tens que o abrir primeiro, metendo-o no atomizador rompe o plástico do meio), ou então abres a tampinha e colocas lá dentro o líquido gota a gota. Não há o mau sabor dos cartuchos antigos, quando, por vezes, aquela espécie de lã queimava um pouco. Só sentes o sabor do líquido, que é mais intenso, com maior vapor e mais denso (mas aqui também está relacionado com o líquido, porque eu compro VG por causa disso mesmo). Pelo que li, o sabor é igual a fazer drip, mas como nunca experimentei isso, só te posso garantir que é um sabor mais forte e limpo.

Tens de ter atenção à quantidade de líquido no cartucho, porque se já não tiveres nada vais arrepender-te de ter puxado. É um sabor terrível. Só me aconteceu uma vez e desde aí aprendi a lição.

De resto, é como disse antes, os 510-T não têm qualquer problema ao nível de escorrer líquido para fora do cartucho, coloca-se o líquido até 1 ou 2mm do topo e está feito.

Agora, para mim, é só melhorarem as baterias (neste formato mais pequeno, porque não quero andar com coisas enormes no bolso) e tenho o sistema perfeito para matar o vício de forma muito menos má para a minha saúde. Infelizmente, quando vou acampar ou sair à noite, já nem tento levar o cigarro electrónico, pois as baterias não aguentam! Fico-me, nessas alturas, pelo tabaco de enrolar.

A grande razão de eu comprar um eGo foi mesmo as baterias. Não queria nenhuma mod mas o meu M401+PCC, ao fim de dois anos, já não chega, fruto de uma mudança de ritmo do dia. Andar preocupado a ver se as baterias aguentam até à noite, ou se o líquido dos cartuchos (que levam 0.3ml) é suficiente, chega a ser stressante e quando fico pendurado então não penso em mais nada[:D] Nestes últimos tempos o PCC tem levado carga a meio do dia, só para veres a utilização que dou a este meu fiel companheiro :)
Assim, tive de evoluir, apesar de o meu mini me deixar plenamente satisfeito. As pequenas baterias não chegam para o uso que lhes dou.

Depois de ler o relato do sucesso que tiveste com os 510-T não tenho dúvidas, os próximos atties que comprar vão ser 510-T e os tanks respectivos. Obrigado :)

EDIT: Porque não compras um PCC para o 510? É como se comprasses mais umas baterias, mas junta o conforto de teres o cigarro e cartuchos guardados numa caixinha, ao invés de andar solto nos bolsos e até protege de sujidades :)

Última edição:
Infarmed desaconselha uso de cigarros eletrónicos - Sociedade - Sol

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) desaconselha o uso de cigarros electrónicos alegando que estes, tal como os convencionais, podem induzir dependência, independentemente da quantidade de nicotina dispensada.
Numa circular divulgada hoje no site da internet, o Infarmed indica que, até ao momento, «não tem qualquer autorização ou registo para este tipo de produtos, nem como medicamento, nem como dispositivo médico«.

Assim, é desaconselhada a utilização deste tipo de produtos, por não ser possível assegurar a sua qualidade, segurança e eficácia/desempenho.

O enquadramento do cigarro electrónico enquanto medicamento, dispositivo médico ou produto de consumo geral, depende do seu conteúdo em nicotina, da sua indicação de uso, e se essa é, ou não, uma finalidade médica.

E lembra que «os fins médicos devem ser devidamente fundamentados, com dados clínicos e científicos, e esses dados têm que ser submetidos às autoridades competentes para avaliação».

Já no ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) havia esclarecido que não considera os cigarros electrónicos como um sistema de ajuda ao abandono do tabagismo e que os mesmos contêm aditivos químicos que podem ser tóxicos.

Os cigarros electrónicos apresentados como uma solução para deixar de fumar "sabotam as estratégias da OMS" de luta contra o tabaco, segundo a organização.

Os cigarros electrónicos são "uma ferramenta para sabotar as estratégias destinadas a encorajar as pessoas a deixar de fumar", defendeu Eduardo Bianco, director regional da Aliança para a Convenção Quadro da OMS pela luta anti-tabaco (CCLAT).

A mesma opinião é partilhada pela Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo que, em Novembro, referiu à agência Lusa que os cigarros eletrónicos vendidos na Internet e apresentados como eficazes para deixar o hábito são prejudiciais à saúde, mantêm a dependência e funcionam como um aliciante para os mais novos começarem a fumar.

Luís Rebelo, presidente da confederação, alertou, na ocasião, para o facto de muitos destes cigarros estarem disponíveis com diferentes sabores adocicados, como o chocolate, podendo funcionar como um aliciante para crianças e jovens se iniciarem no tabagismo, já que "produtos aditivos com sabor e cheiro melhoram a capacidade de fumar para quem está a começar".

Os cigarros electrónicos, também chamados de e-cigarros, são geradores de aerossóis cuja forma lembra a dos cigarros "normais" e que produzem fumo artificial aromatizado, com ou sem nicotina.

As empresas que comercializam esse produto, inventado na China em 2004, afirmam ser menos nocivo que os cigarros tradicionais e defendem que constituem uma solução para ajudar os consumidores a deixar o vício de fumar, o que é contestado pela OMS e por outras organizações não governamentais.

Lusa/SOL

Por momentos até pensei que estava a ler um comunicado da FDA traduzido, já que referências a estudos que comprovem, efectivamente, os perigos e malefícios do cigarro electrónico "está quieto" :)

Hoje recebi o meu novo eGo, maravilha de dispositivo, lá vou encostar o meu M401 a um canto :)

Por momentos até pensei que estava a ler um comunicado da FDA traduzido, já que referências a estudos que comprovem, efectivamente, os perigos e malefícios do cigarro electrónico "está quieto" :)

Hoje recebi o meu novo eGo, maravilha de dispositivo, lá vou encostar o meu M401 a um canto :)

Só coloquei porque me deparei com a notícia. Embora ache este tipo de cigarros uma parvoíce a mim não me aquece nem arrefece, já me deixei de fumícios há bons anos.

Ouvi essa do infarmed agora na rádio e pareceu me uma parvoíce. Como disse o senhor que a seguir falou, que é de uma empresa de cigarros electrónicos, o produto não é anunciado como um meio de deixar de fumar muito menos um medicamento. A grande vantagem é não inalar aqueles produtos químicos todos de um cigarro, mas claro que se a nicotina está lá vicia á mesma.
Neste caso parece me que o infarmed "pariu um rato".

Voltar
Superior