Cigarro electrónico

Só coloquei porque me deparei com a notícia. Embora ache este tipo de cigarros uma parvoíce a mim não me aquece nem arrefece, já me deixei de fumícios há bons anos.

Eu só comentei a notícia.
Fizeste bem em deixar o tabaco, que é uma parvoíce bem maior do andar com uma coisa destas na boca...

Ouvi essa do infarmed agora na rádio e pareceu me uma parvoíce. Como disse o senhor que a seguir falou, que é de uma empresa de cigarros electrónicos, o produto não é anunciado como um meio de deixar de fumar muito menos um medicamento. A grande vantagem é não inalar aqueles produtos químicos todos de um cigarro, mas claro que se a nicotina está lá vicia á mesma.
Neste caso parece me que o infarmed "pariu um rato".

e por isso mesmo é que é perigoso.

no momento este tipo de dispositivo é praticamente isento de controlo, pelo que não seria eu a confiar que fará efectivamente menos mal que um cigarro tradicional.

Por momentos até pensei que estava a ler um comunicado da FDA traduzido, já que referências a estudos que comprovem, efectivamente, os perigos e malefícios do cigarro electrónico "está quieto" :)

Hoje recebi o meu novo eGo, maravilha de dispositivo, lá vou encostar o meu M401 a um canto :)

Da FDA e do lobby do tabaco. Que, infelizmente, é dos mais (senão o mais) poderosos do mundo...

Viva pessoal,

estou a pensar mudar para o electrónico, qual e o melhor na relação qualidade/preço em PT? Quanto fica € o equivalente a 10 maços de tabaco normal?

Ja agora queria me desfazer do tabaco de enrolar(medusa, comprado ca) há algum problema se enviar por correio?

e por isso mesmo é que é perigoso.

no momento este tipo de dispositivo é praticamente isento de controlo, pelo que não seria eu a confiar que fará efectivamente menos mal que um cigarro tradicional.

A nicotina está divulgada incluindo a dosagem em mg/l. Os maiores fornecedores são dos EUA, Polónia, UK, Espanha, Bélgica...

Se estás a falar do controlo do Infarmed, aí tens razão. As substâncias usadas não são perniciosas a ponto de sequer serem comparáveis a um cigarro convencional.

A nicotina está divulgada incluindo a dosagem em mg/l. Os maiores fornecedores são dos EUA, Polónia, UK, Espanha, Bélgica...

Se estás a falar do controlo do Infarmed, aí tens razão. As substâncias usadas não são perniciosas a ponto de sequer serem comparáveis a um cigarro convencional.

isso porque tu acreditas no que as marcas dizem que contém nicotina e o resto são excipientes sem "importância" e de qualidade assegurada, eu se fosse utilizador desse tipo de dispositivo teria mais alguma prudência.

Última edição:
isso porque tu acreditas no que as marcas dizem que contém nicotina e o resto são excipientes sem "importância" e de qualidade assegurada, eu se fosse utilizador desse tipo de dispositivo teria mais alguma prudência.

Por isso convém informarmo-nos bem antes de ir à aventura. O infarmed não fez mais do que emitir uma informação óbvia sobre os malefícios da nicotina, muito fora de tempo uma vez que a maior parte dos países já fez análises a estes produtos. Em muitos sites especializados encontras secções "DIY" (Do It Yourself) de como fazer os líquidos. A nicotina pode ser adquirida na farmácia assim como a glicerina e o propileno glycol. A única desconfiança poderia ser dos "flavours", mas esses são iguais aos que encontras em doces e outros produtos alimentares.
Os produtos farmaceuticos são iguais em praticamente todo o mundo, tendo o rótulo e certificação obrigatórios a acompanhar.

A questão que se levanta, no fundo, é: qual a real preocupação do infarmed?

Por isso convém informarmo-nos bem antes de ir à aventura. O infarmed não fez mais do que emitir uma informação óbvia sobre os malefícios da nicotina, muito fora de tempo uma vez que a maior parte dos países já fez análises a estes produtos. Em muitos sites especializados encontras secções "DIY" (Do It Yourself) de como fazer os líquidos. A nicotina pode ser adquirida na farmácia assim como a glicerina e o propileno glycol. A única desconfiança poderia ser dos "flavours", mas esses são iguais aos que encontras em doces e outros produtos alimentares.
Os produtos farmaceuticos são iguais em praticamente todo o mundo, tendo o rótulo e certificação obrigatórios a acompanhar.

A questão que se levanta, no fundo, é: qual a real preocupação do infarmed?

sim nos DIY se comprares os produtos na farmácia tens a qualidade assegurada... nos que já vem feitos?

chama-me desconfiado por natureza, mas ainda não passou muito tempo desde que as tabaqueiras juravam a pés juntos que o cigarro não fazia mal a ninguém.

Também eu. Até porque os produtos que dizem que tem (glicerina, propileno glycol, aromas, etc) são tudo produtos aprovados há muitos anos na indústria alimentar, mas será que já foram testados enquanto produtos inalados? Eu não sou químico nem médico, mas deve haver muitas diferenças entre engoliar e inalar...

Por outro lado, quanto ao Infarmed, percebe-se perfeitamente que estão a tentar que se crie legislação no sentido de classificar os cigarros electrónicos como produtos médicos, para garantirem mais um monopóliozinho para a classe médica e para as farmácias.

sim nos DIY se comprares os produtos na farmácia tens a qualidade assegurada... nos que já vem feitos?

chama-me desconfiado por natureza, mas ainda não passou muito tempo desde que as tabaqueiras juravam a pés juntos que o cigarro não fazia mal a ninguém.

Sim, mas os malefícios do tabaco são conhecidos há mais de 30 anos. E isto não é uma mescla sintética como era o Extasy, apregoado como sendo um produto perfeitamente natural há coisa de 10 anos atrás...

Pelas minhas pesquisas o maior malefício dos e-cigs é sem dúvida a nicotina, que é um veneno.

Quanto aos e-liquids, os que já vêm feitos têm a composição igual aos que tu podes fazer em casa, mas variam (está rotulado) na quantidade de PG (Propilenoglicol) e VG (Vegetal Glicerine) usados. Os preços dos líquidos também variam mas a qualidade é confirmada pelo feed-back dado e pela apreciação/avaliação dada por quem compra.

Sim, mas os malefícios do tabaco são conhecidos há mais de 30 anos. E isto não é uma mescla sintética como era o Extasy, apregoado como sendo um produto perfeitamente natural há coisa de 10 anos atrás...

Pelas minhas pesquisas o maior malefício dos e-cigs é sem dúvida a nicotina, que é um veneno.

Quanto aos e-liquids, os que já vêm feitos têm a composição igual aos que tu podes fazer em casa, mas variam (está rotulado) na quantidade de PG (Propilenoglicol) e VG (Vegetal Glicerine) usados. Os preços dos líquidos também variam mas a qualidade é confirmada pelo feed-back dado e pela apreciação/avaliação dada por quem compra.

têm composição igual? comprovada por quem? quem assegura a qualidade da matéria prima? quem assegura a qualidade da "fabricação"? confirmar a qualidade pelo feed-back é dar um tiro nos pés, se causar malefícios a longo prazo o feed-back de quem fuma hoje não te serve de coisa nenhuma.

eu pessoalmente não fumo nenhum tipo de cigarro mas sinceramente parece-me um risco rotular um produto com tão pouco controlo como "inofensivo".

Vou dar-te um explicação simples. O líquido portador da nicotina e a própria nicotina são certificados por laboratórios europeus. Todos os lotes são devidamente catalogados em base de dados. Os flavorizantes usados de igual modo. Ou seja, no meu caso controlo absolutamente tudo. Até porque compro propileno glicol e glicerina vegetal com nível ph. eur.

Enviado de Full Android via Tapatalk
Sent from my Full Android on S5PV210 via Tapatalk

Vou dar-te um explicação simples. O líquido portador da nicotina e a própria nicotina são certificados por laboratórios europeus. Todos os lotes são devidamente catalogados em base de dados. Os flavorizantes usados de igual modo. Ou seja, no meu caso controlo absolutamente tudo. Até porque compro propileno glicol e glicerina vegetal com nível ph. eur.

Enviado de Full Android via Tapatalk
Sent from my Full Android on S5PV210 via Tapatalk

vou dar-te uma explicação simples recorrendo a exemplo que já tinha dado... as tabaqueiras também juravam que tinham tudo controlado e que os cigarros não faziam mal a ninguém.

têm composição igual? comprovada por quem? quem assegura a qualidade da matéria prima? quem assegura a qualidade da "fabricação"? confirmar a qualidade pelo feed-back é dar um tiro nos pés, se causar malefícios a longo prazo o feed-back de quem fuma hoje não te serve de coisa nenhuma.

eu pessoalmente não fumo nenhum tipo de cigarro mas sinceramente parece-me um risco rotular um produto com tão pouco controlo como "inofensivo".

Essa lógica de desconfiança faria-me não sair à rua.

Se almoçares fora repararás que não tens afixado em todos os restaurantes a proveniência do que vais comer, nem sequer o matadouro...

A proveniência destes produtos é certificada por entidades que não são portuguesas e isso não implica que estejam a seguir padrões de qualidade inferiores aos nossos.
Como já tinha dito atrás, na Europa tens fornecedores da Bélgica, Espanha, Polónia, Reino Unido, países estes que já têm condições de venda legisladas pelos governos locais. Estou a falar, por exemplo, da proibição de venda a menores de 18 e inclusivé algumas recomendações sobre a utilização destes aparelhos.
Cá a utilização é feita por recomendações e instruções dadas por fabricantes e outros fornecedores, porque cá não existe nada e quando se começa a falar é sobre os malefícios da nicotina. Aliás, a notícia do infarmed não é mais que a tradução deste texto:
FDA and Public Health Experts Warn About Electronic Cigarettes
O artigo é de 2009, pouco tempo após a comercialização em massa deste tipo de aparelhos, entretanto surgiram evoluções e muita legislação sobre a sua venda. O infarmed simplesmente está descontextualizado e um bocado atrasado na divulgação deste aviso.

vou dar-te uma explicação simples recorrendo a exemplo que já tinha dado... as tabaqueiras também juravam que tinham tudo controlado e que os cigarros não faziam mal a ninguém.

Vou continuar na explicação simples. Quem certifica aquilo que EU ponho no meu cigarro electrónico não o faz para esta ou aquela indústria. De resto, tirando a nicotina, todos os outros componentes são usados por toda a gente, na alimentação, na saúde ou na cosmética.

Voltar
Superior