Cantinhos do Brasil

[/quote]

Sei... ChegasteS no aeroporto de Congonhas (grande Belo Horizonte) e passasteS pelo circuito da estrada Real.. Eu particularmente acho esta zona interessante, mas digo-TE que ainda tens muitos cantinhos para conhecer no Brasil:D VeM mais!
[/quote]

sportbay, amigo, espero q nao me leves a mal. gostei da tua tentativa de falares (neste caso escreveres) o português de portugal. apenas uma pequena correcçao: regra geral, na 2ª pessoa do singular (TU) nao metemos no final do verbo 1 S, mas sim na 2ª pessoa do plural (VÓS/VOCÊS).

deixa lá q no msn c a garota de itabuna (faltam as fotos!) eu começo a falar português do brasil. [:p]

em relaçao ao tópico, apesar de quase nao postar aqui, tenho-o acompanhado e voltou a estar interesante outra vez.

só 1 favor: podes mostrar as praias? tipo pipa, porto galinhas, a ilha de fernando noronha, etc? obrigado a todos os brasucas pelas fotos aqui já colocadas e às futuras tb. continuem!!! ;) [:X]

citação:Originalmente colocada por GTA

Estas fotografias ja metem nojo,se gostam tanto do vosso país do 3º mundo vao para lá agora eu portugues nao tenho k estar a levar com estes topicos nacionalistas.

Pá, não há necessidade de atitudes destas! Eles têm direito de gostar e falar sobre o país deles...aque para além de muita coisa má é um país magnífico!!

Botem lá mais fotos de zonas porreiras.

Voçês tenham paciência, mas a verdade é que muito portugês fala assim dos brasileiros porque alguns compatriotas vossos cá em Portugal dão má imagem a um povo inteiro! Têm fama de "enganadores"...mas claro que isso é aquela parte de brasileiros que não interessam...todos os outros são pessoas como nós e vós, interessantes!!;)[8]:)

citação:Originalmente colocada por caditonuno

citação:Originalmente colocada por Sportboy
Sei... ChegasteS no aeroporto de Congonhas (grande Belo Horizonte) e passasteS pelo circuito da estrada Real.. Eu particularmente acho esta zona interessante, mas digo-TE que ainda tens muitos cantinhos para conhecer no Brasil:D VeM mais!

sportboy, amigo, espero q nao me leves a mal. gostei da tua tentativa de falares (neste caso escreveres) o português de portugal. apenas uma pequena correcçao: regra geral, na 2ª pessoa do singular (TU) nao metemos no final do verbo 1 S, mas sim na 2ª pessoa do plural (VÓS/VOCÊS).

deixa lá q no msn c a garota de itabuna (faltam as fotos!) eu começo a falar português do brasil. [:p]

em relaçao ao tópico, apesar de quase nao postar aqui, tenho-o acompanhado e voltou a estar interesante outra vez.

só 1 favor: podes mostrar as praias? tipo pipa, porto galinhas, a ilha de fernando noronha, etc? obrigado a todos os brasucas pelas fotos aqui já colocadas e às futuras tb. continuem!!! ;) [:X]
Hehe.. Eu sou péssimo em português, Caditonuno, agradeço as correcções, mas a verdade é que apesar de tentar escrever em português de Portugal, acabo misturando os dois.:D Por exemplo, fiquei sabendo que a novela "A lua me disse" teve seu nome modificado para "A lua disse-me" em Portugal.. Tipo, resumidamente ( e sabes melhor que eu disso), no Brasil é assim:

Eu: cantO
Vc: cantA
Ele/Ela: CantA
Nós: cantAMOS
Vcs: cantAM
Eles/Elas: cantAM

Ou seja, aqui no Brasil, a excepção do eu/nós, todas as outras conjugações (2 e 3 pessoas) são iguais. Em Portugal, pelo contrário, me parece que usam o "Tu" e o "Vós", algo que não estamos habituados e que nem mesmo nos é ensinado na escola. Assim, para mim, é algo totalmente difícil escrever nas pessoas Tu e Vós.;)

Quanto a fotos, já anotei e esperes para breve estes lugares por aqui. Participe mais, pois gosto muito do que escreve:)

é quase igual, apenas no voces ou vós é cantais.

ah,diz-se espera.

abraçoes pra tim e felicidades prá minina linda q vai nascer e prá tua gata tb.

citação:Originalmente colocada por caditonuno

sportboy, amigo, espero q nao me leves a mal. gostei da tua tentativa de falares (neste caso escreveres) o português de portugal. apenas uma pequena correcçao: regra geral, na 2ª pessoa do singular (TU) nao metemos no final do verbo 1 S, mas sim na 2ª pessoa do plural (VÓS/VOCÊS).

Hehe.. Eu sou péssimo em português, Caditonuno, agradeço as correcções, mas a verdade é que apesar de tentar escrever em português de Portugal, acabo misturando os dois.:D Por exemplo, fiquei sabendo que a novela "A lua me disse" teve seu nome modificado para "A lua disse-me" em Portugal.. Tipo, resumidamente ( e sabes melhor que eu disso), no Brasil é assim:

Ou seja, aqui no Brasil, a excepção do eu/nós, todas as outras conjugações (2 e 3 pessoas) são iguais. Em Portugal, pelo contrário, me parece que usam o "Tu" e o "Vós", algo que não estamos habituados e que nem mesmo nos é ensinado na escola. Assim, para mim, é algo totalmente difícil escrever nas pessoas Tu e Vós.;)

Quanto a fotos, já anotei e esperes para breve estes lugares por aqui. Participe mais, pois gosto muito do que escreve:)

Tenho andado intrigado com essa vossa forma de conjugar os verbos.
Já dei uma volta pelas gramáticas cá de casa e não encontro referência ao não uso da 2ª pessoa do singular e do plural na conjugação dos verbos.

Será que aí, pelo facto de não usarem o TU na lingua falada, pura e simplesmente o abuliram também na conjugação dos verbos ?

Para mim faria sentido

Tu: cantAs
Vc/Ele/Ela: CantA
Vós: cantAIS
Vcs/Eles/Elas: cantAM

como você escreveu não faz sentido para mim.

Como conjugam vocês o verbo? Eleminam mesmo a segunda pessoa do singular e do plural ?

Desculpem o off topic, mas vou te contar.

;)

citação:Originalmente colocada por inspector_blitz

Já dei uma volta pelas gramáticas cá de casa e não encontro referência ao não uso da 2ª pessoa do singular e do plural na conjugação dos verbos.

Será que aí, pelo facto de não usarem o TU na lingua falada, pura e simplesmente o abuliram também na conjugação dos verbos ?

Para mim faria sentido

Como conjugam vocês o verbo? Eleminam mesmo a segunda pessoa do singular e do plural ?

;)

Não considero isto off-topic, Inspetor Blitz! Até porque é realmente interessante que os tugas saibam estas diferenças linguísticas existentes entre o português e o brasileiro, para as utilizarem quando por cá estiverem.

Na prática, o idioma falado por aqui simplismente conjuga da MESMA forma as segunda e terceira pessoas, embora a segunda pessoa continue a existir, mas de forma similar ao inglês, cujos verbos têm menos variações.

Eu amO
Vc amA
Ele amA.....

No sul do pais, chega-se a usar o "Tu", porém conjugando-o como se fosse "Vc". Exemplo: "Tu está muito enganado se pensa que vai sair sem pagar a conta"

No Brasil, simplismente não se usa esta conjugação específica para segunda pessoa, o que convenhamos, apenas facilita o idioma.

Fugindo um pouco do assunto, estava lendo um artigo de um doutor em letras que dizia justamente isso: o português de PT e do BR estão se separando cada vez mais, já que o Brasil está a sofrer cada vez mais com interferências da lingua espanhola, dominante na região, e também devido ao fato de estar a se afastar culturalmente de Portugal.

Aliás, particularmente, penso que nos próximos 50 anos ficará inviável a manutenção das regras linguísticas ditadas pelos acadêmicos portugueses no português BR. Explico: apesar de incorreto, a maioria dos brasileiros simplismente não acentuam as palavras, além de outras diferenças.

Exemplo, apesar de ainda ser considerado "errado", é MUITO COMUM encontrar que diga: "Nós trabalha naquele restaurante.." Entendes? Penso que dentro de algumas décadas, teremos um português onde os verbos não trocam de conjugação no Brasil, assim como ocorre no inglês.;)

Bom topico ! E mais uma vez não liguem aos comentarios estupidos, pq gente estupida há em todo o lado !

Já estive no Brasil, mais concretamente uma noite em São Paulo (apenas a fazer escala de voo)....medo muito medo ! O Hotel tinha um segurança com uma G3 e qd descarregavamos as malas andavam por lá uns fulanos a rondar o autocarro ate q o segurança lhes foi dizer um "segredo" e eles foram embora.

Depois estive em Recife, Olinda, João Pessoa, Natal e Pipa.
Gostei muito de Pipa e Natal !!! As pessoas são muito simpaticas e é tudo muito barato !!
Só havia uma coisa que me irritava... Era o tempo de espera por comida num restaurante.. "Tá saindo" era so o q diziam....

Vou-me casar muito em breve (fim de Abril) e ainda não escolhi a lua de mel. Um dos sítios em q já pensei foi Rio de Janeiro + Angra dos Reis.

Aos "brazucas", o que acham? Serão mesmo sitios bons ?!?!

Tenho muita curiosidade em conhecer a "Cidade Maravilhosa" mas tenho algum receio pois estamos sempre a ouvir falar de assaltos a turistas e coisas parecidas...

Em relação a Angra dos Reis, já alguem me disse que, para férias na praia, que é o melhor que o Brasil oferece. É verdade?

citação:Originalmente colocada por hpventura

Bom topico ! E mais uma vez não liguem aos comentarios estupidos, pq gente estupida há em todo o lado !

Já estive no Brasil, mais concretamente uma noite em São Paulo (apenas a fazer escala de voo)....medo muito medo ! O Hotel tinha um segurança com uma G3 e qd descarregavamos as malas andavam por lá uns fulanos a rondar o autocarro ate q o segurança lhes foi dizer um "segredo" e eles foram embora.

Depois estive em Recife, Olinda, João Pessoa, Natal e Pipa.
Gostei muito de Pipa e Natal !!! As pessoas são muito simpaticas e é tudo muito barato !!
Só havia uma coisa que me irritava... Era o tempo de espera por comida num restaurante.. "Tá saindo" era so o q diziam....

Vou-me casar muito em breve (fim de Abril) e ainda não escolhi a lua de mel. Um dos sítios em q já pensei foi Rio de Janeiro + Angra dos Reis.

Aos "brazucas", o que acham? Serão mesmo sitios bons ?!?!

Tenho muita curiosidade em conhecer a "Cidade Maravilhosa" mas tenho algum receio pois estamos sempre a ouvir falar de assaltos a turistas e coisas parecidas...

Em relação a Angra dos Reis, já alguem me disse que, para férias na praia, que é o melhor que o Brasil oferece. É verdade?

O conceito de Bom é muito subjectivo. Conheço os dois sítios a que te referes e só posso dizer que vale a pena.

São dois locais lindíssimos. Não é por acaso que o Rio é uma das Maravilhas do Mundo.
Se tiveres respeito pela cidade ela não te morde.
Podes ir onde te apetecer desde que não mostres sinais exteriores de riqueza e respeites algumas regras de segurança. Regras essas iguais em todo o mundo.
Em Lisboa não vais para as ruelas da baixa à noite e muito menos sózinho. À Praça da Figueira também não vais à noite com a tua namorada. Concerteza já percebeste o que quero dizer.

Angra dos Reis própriamente dita não interessa a ninguém, agora toda aquela miriade de ilhas e a baía é um espanto. Mas daí a ser o melhor que há no Brasil - ??? - deixo as minhas ...
Tens dois sítios completamente diferentes e igualmente bonitos para estar.

Num tens o buliço da cidade no outro tens o bucolismo da paisagem e o sossego do paraíso.

Aproveita que a vida é um instante.
Agora tu é sabes o que queres.

Para mim faria sentido

;)

Não considero isto off-topic, Inspetor Blitz! Até porque é realmente interessante que os tugas saibam estas diferenças linguísticas existentes entre o português e o brasileiro, para as utilizarem quando por cá estiverem.

Na prática, o idioma falado por aqui simplismente conjuga da MESMA forma as segunda e terceira pessoas, embora a segunda pessoa continue a existir, mas de forma similar ao inglês, cujos verbos têm menos variações.

Eu amO
Vc amA
Ele amA.....

No sul do pais, chega-se a usar o "Tu", porém conjugando-o como se fosse "Vc". Exemplo: "Tu está muito enganado se pensa que vai sair sem pagar a conta"

No Brasil, simplismente não se usa esta conjugação específica para segunda pessoa, o que convenhamos, apenas facilita o idioma.

Fugindo um pouco do assunto, estava lendo um artigo de um doutor em letras que dizia justamente isso: o português de PT e do BR estão se separando cada vez mais, já que o Brasil está a sofrer cada vez mais com interferências da lingua espanhola, dominante na região, e também devido ao fato de estar a se afastar culturalmente de Portugal.

Aliás, particularmente, penso que nos próximos 50 anos ficará inviável a manutenção das regras linguísticas ditadas pelos acadêmicos portugueses no português BR. Explico: apesar de incorreto, a maioria dos brasileiros simplismente não acentuam as palavras, além de outras diferenças.

Exemplo, apesar de ainda ser considerado "errado", é MUITO COMUM encontrar que diga: "Nós trabalha naquele restaurante.." Entendes? Penso que dentro de algumas décadas, teremos um português onde os verbos não trocam de conjugação no Brasil, assim como ocorre no inglês.;)

Na prática compreendo o que queres dizer, mas no asaspecto académico já continuo com as minhas dúvidas.
Perccebi e já tinha reparado que vocês pouco usam o TU quer escrito quer falado, mas queria que me dissesses (você me dissesse) como é ensinado na escola.
É que estou "pegado" com a minha esposa que é professora de Português, mas diz que não sabe se no brasil ensinam as pessoas dos verbos como cá. Pelo que tu dizes (você diz) sou levado a concluir que no ensino fazem desaparecer as segundas pessoas, e custa-me a acreditar que na escola não vos ensinem as segundas pessoas.

Espero que entendas qual é a minha dúvida.

Obrigado pela atenção que me dispensaram.

Obrigado Blitz.Basicamente o q quero é ter, por um lado o contacto com a civilização, os hábitos e a cultura e por outro, ter um tempo de relaxamento mesmo.

Esta opçao é uma das q estao em análise, tb ando inclinado para a Costa Rica e outro eventual destino na América do Sul/ Central (fugindo um pouco às Caraíbas), nomeadamente a Guatemala ou o Chile.

Relativamente ao comentario q fiz de Angra, é o que me disseram. Como deves calcular não posso confirmar nem desmentir ! ;)

Já agora, como é o clima no Brasil por alturas de fim de Abril inicio de Maio ?!

Obrigado Blitz.Basicamente o q quero é ter, por um lado o contacto com a civilização, os hábitos e a cultura e por outro, ter um tempo de relaxamento mesmo.

Esta opçao é uma das q estao em análise, tb ando inclinado para a Costa Rica e outro eventual destino na América do Sul/ Central (fugindo um pouco às Caraíbas), nomeadamente a Guatemala ou o Chile.

Relativamente ao comentario q fiz de Angra, é o que me disseram. Como deves calcular não posso confirmar nem desmentir ! ;)

Já agora, como é o clima no Brasil por alturas de fim de Abril inicio de Maio ?!

Tens que ser mais específico. Repara no tamanho do Brasil e já percebes o que quero dizer. Tens várias zonas climatéricas dentro do mesmo País. Equatorial, tropical e zona temperada do Sul. Portanto por essa altura do ano depende muito do destino que escolhares.

Se estiveres a apontar para o Rio deves pensar em termos de Outono de lá mais ou menos igual à Primavera de cá.

Hpventura, Angra como cidade, é bem pequena e tranquila. O seu forte sem dúvida, são as suas praias e ilhas próximas. No entanto, de lá, fica fácil visitares a visinha Paraty, que é uma cidade-histórica rep[leta de extrangeiros. Um pouco mais ao sul, e com excelentes praias, encontras Ubatuba, que fica a 2 horas de Angra.. O litoral norte de São Paulo também é uma excelente opção. Mas tens de me dizer mais detalhadamente o que procuras, pois, por exemplo, tem Floripa, que é maravilhosa, ou mesmo Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, que são excelentes.. Dê mais detalhes, para poder te sugerir algo.:) Quanto ao clima, nesta região de Angra, estaremos no outono, o que acaba sendo melhor que o verão, pois chove menos, as praias estão mais vazias e limpas, além do que continua a ser bem quente.

Na prática compreendo o que queres dizer, mas no aspecto académico já continuo com as minhas dúvidas.
Perccebi e já tinha reparado que vocês pouco usam o TU quer escrito quer falado, mas queria que me dissesses (você me dissesse) como é ensinado na escola.
É que estou "pegado" com a minha esposa que é professora de Português, mas diz que não sabe se no brasil ensinam as pessoas dos verbos como cá. Pelo que tu dizes (você diz) sou levado a concluir que no ensino fazem desaparecer as segundas pessoas, e custa-me a acreditar que na escola não vos ensinem as segundas pessoas.

Espero que entendas qual é a minha dúvida.

Obrigado pela atenção que me dispensaram.

Agora entendi a sua dúvida, Inspector Blitz! Eu posso te dizer o seguinte: não é gramaticalmente errado usar a conjugação da segunda pessoa por aqui, mas no mínimo nos soará estranho e vamos logo perceber que não é brasileiro. Mas claro é que entendemos.

Agora, mais precisamente quanto as aulas de português, algumas escolas chegam a mostrar a conjugação do verbo na segunda pessoa (eu por acaso aprendi). Mas como simplismente ninguém usa, acabei não fixando, o que me leva a ter grandes dificuldades em escrever usando o "Tu/Vós". No entanto, existem alguns livros onde simplismente omite-se a conjugação da segunda pessoa (esse bem que "Vc é segunda pessoa), justamente por não terem serventia alguma.

Mais uma vez obrigado pela paciência Spotboy. Agora já chegamos a uma conclusão.

Especialmente para o hpventura e para todos em geral vou postar umas fotos que tirei no Rio de Janeiro

Vista do quarto de hotel para o lado da baía

20061192376_wwUntitled-1.jpg

Vista do Pão de Açucar para o Yate Club

200611923847_wwUntitled-2.jpg

Em 2003 tive a oportunidade de passar 2 meses de ferias com mais 4 amigos no brasil.. fomos para la so com a passagem de avião e sem hoteis(ou seja,n era ca pacote turistico)
ehehe no geral gostei bastante, estive em:

Itacaré (Bahia)
São Salvador (Bahia)
Morro de S. Paulo (1 ilha, Bahia)
Porto Seguro (Bahia)
Trancoso (Bahia)
Arraial da Ajuda (Bahia)
Caraíva (Bahia)
Paraty (axo q já pertence ao estado do Rio de Janeiro..)
Rio de Janeiro
S. Paulo

Não gostei mt de porto seguro, zona mt turistica e cheia de putedo.
As pessoas na bahia são 1 pouco mais "chatas" mas temos de compreender o nivel socio-economico da região, ignorando-as ou fazendo de conta q n percebemos a coisa fica mais leve.. apesar de termos tido alguns problemas neste estado...eheheh mas eles não são herois :D
A zona da bahia tem 1 beleza natural fantastica, desde a mata atlantica, na qual tive a oportunidade de andar pelo meio das trilhas, às belas praias!

Paraty é zona engraçada, especialmente a zona da praia chamada trindade, é 1 vilazinha tipicamente portuguesa. O chão é feito de pedra PORTUGUESA, daquela que vinha no fundo dos barcos penso q pra equilibrar..), acho esta vila mais indicada para casais ou pessoas apartir dos 30 e tal 40 anos, que procuram algo mais "pacato".

As cidades são fantasticas no geral, em especial Rio de Janeiro, akela cidade "maravilhosa". Nas cidades temos de andar "espertos" e não "vacilar", mas também não é como se conta por cá... é aquela cidade com praia.. é aquela praia.. IPANEMA posto nº 9, pra kem la esteve sabe o que eu quero dizer... é popozudas por todo o lado, ate faz impressão.. na praia tava qs sempre a jogar ao "prego" ahahaha, Copacabana é 1 bocado fatela, mais mitra.. em ipanema e leblon o nivel é mt acima...

As pessoas nas cidades são mais "normais, ou seja, não estão sempre a procura do nosso dinheiro, claro que há sempre o psl de rua, cuidado!

S. Paulo é a tipica metropole, a praia mais proxima é a 120 km +/-, mas esta é 1 cidade brutal com cerca de 18milhoes de habitantes, o aviao demorou cerca de 15 min a sobrevoa-la. Não aconselho alguem a la ir sem conhecer alguma pessoa q viva la. Fantastica, tem 1 noite brutal.. talvez 1 das melhores noites do mundo ahahaha.

Em resumo, Brasil não é o que se diz por cá!
As gajas não são como se pensa por ca (em todos os sentidos, ker fisicos ker... "comportamentais", mas são bastante simpaticas lol..)
Os sitios mais "conhecidos/falados" ca em protugal devem de ser dos piores pra se ir la (pelo menos a julgar por porto seguro)
Tem 1 diversidade de paisagem brutal, tem pessoas de todo o genero.
Quando se vai pra 1 viagem ao brasil deve-se pensar q genero de ferias pretendemos, nas aldeias a vida é mais calma, não há o stress constante do "trombadinha" dar "pipoca" num gajo, por outro lado ate por perguntares as horas te pedem 1 real, claro q é so manda-los passear e eles desistem facilmente.. têm mais a mania q outra coisa..
Nas cidades grandes a estoria é diferente, tem de se estar mais atento, evitar zonas menos movimentadas ou em q o movimento é mais suspeito, ter cuidado com a bofia..etc.. é 1 pouco mais stressante mas vale bem a pena, especialmente Rio de Janeiro... eheheh tenho de voltar a frisar.. :D

Não vou entrar em controversias sobre o povo brasileiro, tal como existe aquele cheio de esquemas sempre a tentar sugar o dinheiro ao portugues (pq sim, eles pensam q nos somos muiiiito otarios..ahahah) tb existem psl 5 estrelas!!

Para quem diz que é 1 país do 3º mundo... bem.. eu depois de la tar digo 1 coisa apenas, é pais cheio de miseria sem duvida, e é pena. De resto.. Portugal ta mt longe de lá.. nunca vi construções como as q vi la, nunca vi ca em pt centrais nucleares...n conheço automoveis que sejam feitos de raíz em portugal..etc...etc.. ate a nivel de saude, tive de ir ao hospital la numa aldeia manhosa, fui super bem tratado e medicamentado e melhor... paguei 0€ eu ate estanhei..
Qualquer aldeia faz promoção ao seu turismo, existem paginas web de todas as terrinhas..é só procurar.. enfim, têm mt coisa má..mas tb tem mt coisa boa, oxala n tivessem tanto politico corrupto.

Mt mais haveria a dizer, afinal tive la 2 meses, mas fica aki a opinião geral, só n posto fotos pq infelizmente ando sem tempo 8epoca de exames) pra digitalizar :(

Vou mostrar um pouco de São Paulo. Pode ser uma metrópole, com todos os problemas que isso gera, mas ainda assim é uma bela cidade, que deve ser visitada.

Avenida Paulista:
paulista.jpg

Viaduto do Chá:
viad%202.jpg

Teatro Municipal:
municipal2004natal.jpg

Museu do Ipiranga:
NovoMuseu_Ipiranga.jpg

Praça e catedral da Sé:
916.JPG

Edifício Copan:
copan.jpg

10.jpg

Vista do Edifício Itália:
00019.jpg

Parque do Ibirapuera:
sao_paulo.jpg

E ainda há muitas coisas para serem vistas. Além disso, para quem gosta de uma boa comida, São Paulo é umas das cidades mais gastronômicas do mundo.

Sem contar a noite paulistana.....

Abraços

Voltar
Superior