Burla OLX

Em primeiro lugar, muitos parabéns neste caso CHB. Este tópico, para além da sua enorme utilidade para quem vê, é um grande exemplo de persistência em não se deixar de lutar pelos seus direitos. Obrigado por teres sempre feito actualizações ao longo destes 3 anos.

Agora só tenho uma dúvida: porque dizem que a irmã do CHB vai ser pressionada para desistir da queixa? Então ela não tem o direito de ser ressarcida dos 25€ no qual foi vítima de burla? Porque se desistir, todo o trabalho que tiveram ao longo deste tempo seria em vão...

Outra coisa interessante, é ver se a arguida comparecerá no tribunal..

Última edição:
Em primeiro lugar, muitos parabéns neste caso CHB. Este tópico, para além da sua enorme utilidade para quem vê, é um grande exemplo de persistência em não se deixar de lutar pelos seus direitos. Obrigado por teres sempre feito sempre actualizações ao longo destes 3 anos.

Agora só tenho uma dúvida: porque dizem que a irmã do CHB vai ser pressionada para desistir da queixa? Então ela não tem o direito de ser ressarcida dos 25€ no qual foi vítima de burla? Porque se desistir, todo o trabalho que tiveram ao longo deste tempo seria em vão...

Outra coisa interessante, é ver se a arguida comparecerá no tribunal..

Não interessa a ninguém que vá a julgamento --- ao juiz não interessa porque com a desistência é menos uma chatice;;ao advogado do arguido também interessa que se despache assim; O Mp tanto faz. E é do interesse da justiºa é que isto é uma bagatela que dá tipo uma multa, que provavelmente nem fica no registo se tal for requerido.

Não interessa a ninguém que vá a julgamento --- ao juiz não interessa porque com a desistência é menos uma chatice;;ao advogado do arguido também interessa que se despache assim; O Mp tanto faz. E é do interesse da justiºa é que isto é uma bagatela que dá tipo uma multa, que provavelmente nem fica no registo se tal for requerido.

Isso não faz sentido. Até custa a acreditar que realmente façam algum tipo de pressão por quem luta pelos seus direitos. Felizmente, nunca tive que passar por isso daí o meu desconhecimento de como o sistema funciona lá dentro (essa da pressão é uma "pérola"[:vm)]). Mas então, só aconselho ao user CHB para ir sempre até ao fim. Aliás, acredito que para ele nem fará sentido outra coisa tendo em conta o tempo que ele perdeu nestes últimos 3 anos (está bem que foi tudo tratado por e-mail, mas é completamente descabido se no final "ficar a ver navios"). Desmotiva qualquer pessoa..

Ver navios como?
Ele nem fez o pedido de indemnização. Ou seja é só o crime que vai ser julgado. Estado --- arguido. E é aplicada uma pena de chacha e pronto.
Pode eventualmente ser decretada uma indemnização pelo tribunal .
Nada de mais. Que direitos? Isto é entre o Estado e o arguido. Ele tinha direito a € se o pedisse. E se pedisse até podia pedir mal e perder o pedido.

Ver navios como?
Ele nem fez o pedido de indemnização. Ou seja é só o crime que vai ser julgado. Estado --- arguido. E é aplicada uma pena de chacha e pronto.
Pode eventualmente ser decretada uma indemnização pelo tribunal .
Nada de mais. Que direitos? Isto é entre o Estado e o arguido. Ele tinha direito a € se o pedisse. E se pedisse até podia pedir mal e perder o pedido.

Vamos lá ver: A queixa não foi feita no sentido de se reaver os 25€? A arguida, presumo, não vai a tribunal para ser julgada pelo crime que praticou? Neste caso, Burla. Se for condenada, para além da multa (se não for presa, mas aí já duvido), terá que devolver os 25€ do qual se apropriou indevidamente à lesada, pelo menos na minha lógica seria assim... mas como te digo, não sei como o sistema funciona por dentro (nem quero saber e espero que nunca tenha que vir a saber) pois não sou da área. Mas é assim que me faz sentido.

Última edição:
Os danos tem que ser o lesado a pedir.

O crime é uma relação entre o Estado e o arguido.

Danos reparação\compensação--- relação entre o ofendido e o arguido.

Exemplo: se fores agredido -- partem-te os dentes todos -- até calha de os ires meter. Apresentas a queixa por ofensa integridade física. Se não fazes o pedido de indemnização em principio não recebes nada ( o tipo é condenado ao que for e pronto, está resolvido) [ pode ser decretada oficiosamente pelo tribunal] mas mesmo assim, convém fazeres o pedido. Ou até tu fazes (ou um advogado muito mau) o pedido -- mas esqueceste de juntar as provas ou algumas, fazes fora do prazo, etc... podes não receber nada. Ou pedes € a menos, etc.

Um homem levou uma porrada de um moço. O pedido dele foi "quero receber 2000€" no meio de outro requerimento que não tinha nada a ver.
Apesar de nem ser preciso advogado para fazer esse pedido.... foi rejeitado pelo tribunal.
São as teimosias de não se tratar das coisas com um profissional da área.
Aqui cinco contos não, mas danos mais elevados convém...

Hoje li todos os post do CHB sobre a burla e as respostas aos mesmos.

Quero agradecer ao CHB pela partilha, sublinhando os pontos de situação sucintos que foi fazendo ao longo destes anos.

Agradeço também ao contributo do Jktfah neste tópico.

Vivendo e aprendendo.

ATUALIZAÇÃO
Lá fui a tribunal.
Depois de 2 horas à espera da advogada da arguida que veio de Lisboa, fui convidado a conversar com o MP, Juíza e advogada da arguida porque e imagine-se só, a queixa foi "mal feita" e portanto se fosse para julgamento resultaria na absolvição da arguida o que seria pior para mim.

Isto porque segundo eles, a queixa não seria válida pois foi apresentada por mim e não fui eu o burlado mas sim a minha irmã que teria utilizado a conta dos meus pais para fazer o pagamento e como tal, teria de ser um tutor legal a apresentar queixa já que a minha irmã na altura era menor (17 anos).

Portanto fui convidado a desistir da queixa para que as forças policiais não ficassem "mal vistas" por terem deixado a queixa prosseguir bem como todos os envolvidos no processo que deixaram que o mesmo seguisse os trâmites normais tendo em conta a inviabilidade do mesma.

CONCLUSÃO

Desisti da queixa, a arguida provavelmente já não se encontra em Portugal (era de origem Africana), recebi um pedido de desculpas da juíza e mp, e fui à minha vidinha.
Se bem entendi penso que foi condenada a pagar qualquer coisa mas nem sequer me preocupei mais.,

De salientar a atitude de ***** da advogada da arguida que, numa troca breve de palavras comigo, deu a entender que eu era um idiota por ter feito queixa sem pedir indemnização.
Perguntei-lhe para que é que educa os filhos se não vai tirar proveito financeiro da situação, engoliu o sapo e nunca mais me dirigiu a palavra.

3 anos, não há condenação ou indemnização, e é o próprio MP a pressionar o queixoso para retirar a queixa.

é este o Estado e o estado da justiça que temos.

bando de inúteis que querem é boa vida e não fazer nada. Cada vez mais ao nível do 3º mundo.

Engraçado como alguém aqui me disse palavra por palavra que era isto que iria acontecer.
Pressão por parte do mp, juíz e advogado para retirar a queixa [:D]

Pois, não tinha pensado bem, tens razão, mas como disse que a culpada tinha pago alguma coisa baralhou-me...

Ela foi condenada a pagar alguma coisa não foi é a mim.
A juíza na altura mencionou que ela já teria sido condenada noutros processos e teria outros em andamento [:D]
Aliás uma amiga da minha irmã tem uma audiência para a mesma pessoa marcada para breve.

Boas, tive o gosto em acompanhar este tópico durante esta manhã e por momentos achei que tudo ia ficar resolvido.

É uma vergonha a conclusão a que se chegou, mesmo sendo 25 euros, imagine-se que eram 100? Sem falar no tempo que demorou, para no final nem serem devolvidos os 25 euros.
Mesmo assim valeu todo processo e ajuda por parte dos users, sempre se aprendeu algo.

ATUALIZAÇÃO
Lá fui a tribunal.
Depois de 2 horas à espera da advogada da arguida que veio de Lisboa, fui convidado a conversar com o MP, Juíza e advogada da arguida porque e imagine-se só, a queixa foi "mal feita" e portanto se fosse para julgamento resultaria na absolvição da arguida o que seria pior para mim.

Isto porque segundo eles, a queixa não seria válida pois foi apresentada por mim e não fui eu o burlado mas sim a minha irmã que teria utilizado a conta dos meus pais para fazer o pagamento e como tal, teria de ser um tutor legal a apresentar queixa já que a minha irmã na altura era menor (17 anos).

Portanto fui convidado a desistir da queixa para que as forças policiais não ficassem "mal vistas" por terem deixado a queixa prosseguir bem como todos os envolvidos no processo que deixaram que o mesmo seguisse os trâmites normais tendo em conta a inviabilidade do mesma.

CONCLUSÃO

Desisti da queixa, a arguida provavelmente já não se encontra em Portugal (era de origem Africana), recebi um pedido de desculpas da juíza e mp, e fui à minha vidinha.
Se bem entendi penso que foi condenada a pagar qualquer coisa mas nem sequer me preocupei mais.,

De salientar a atitude de ***** da advogada da arguida que, numa troca breve de palavras comigo, deu a entender que eu era um idiota por ter feito queixa sem pedir indemnização.
Perguntei-lhe para que é que educa os filhos se não vai tirar proveito financeiro da situação, engoliu o sapo e nunca mais me dirigiu a palavra.

Já te tinha dito aqui desde o inicio do processo como tudo se ia passar...
Fora essa questão da queixa (podia ser confirmada ? ~- não sei)--- sem o PIC só podias negociar a desistência da queixa e aí dizias a advogada para a cliente ir ao banco levantar X €.

Voltar
Superior