BMW 318is E36

Boas,

Eu tenho um BMW desses e é o meu carro do dia a dia e posso te dar algumas luzes.

A nivel de problemas mais comuns, costuma ser o relanti. Normalmente deve se á electro-válvula ganhar sujidade e não trabalhar de forma correcta, mas é de facil resolução.
Atenção que num carro dessa idade, a rever obrigatóriamente são os tubos de vácuo e os de combustivel. Se possivel, substituir tudo.

A nivel de manutenção não tem nada de mais de um carro a gasolina. É o dito, normal.
A nivel de preços de peças, arranjam se a bons preços com muita oferta em quase todos os componentes.

A insonorização e contrução geral é boa, o conforto nem por isso. É um carro "duro" em pisos mais irregulares, mas como estradista é dos melhores que tive.
A fiabilidade do M44 é muito elevada. São blocos capazes de fazer elevadas kilometragens.

Qualquer duvida, diz!

Dependendo do ano, pode ter o M42. [;)]

Já agora, deixo o que em tempos já coloquei sobre o 318is:

Ficam a seguir, todas as motorizações a gasolina presente no E36 (isto sem contar com as motorizações por parte da Alpina)

in: http://forum.autohoje.com/forum-geral/109310-bmw-318-x-ibiza-1-9-d.html#post1066617094

O 318is tem é 140cv.

Sendo que o 18is teve dois motores.

Neste caso e atendendo que é de 1993, ainda é o 1796cc 16 válvulas.

Posteriormente (em 1996), é que surgiu o 1895cc 16 válvulas de 140cv.

Mas já agora:

Já agora e por curiosidade, o E36 com o 318is de 140cv, inicialmente (de 1992 a 1995), tinha o 1796cc 16 válvulas.

No entanto em 1996, o E36 318is passou a ter este motor 1.9 (1895cc) 16 válvulas de 140cv.

Isto também é válido para o Compact, ou seja, o 318ti

in: http://forum.autohoje.com/forum-geral/102510-slk-200-duvidas.html#post1066141323

Ou ainda:

LeonCupra, acho que te pode interessar, portanto aqui fica:
file0029qw1.jpg

​

in: http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/88867-bmw-318is-coupe-1993-a-7.html#post1066073604

in: http://forum.autohoje.com/forum-geral/109310-bmw-318-x-ibiza-1-9-d.html#post1066617084

O E36 é um carro bastante difícil de provocar a traseira nestas versões menos potentes, mesmo à chuva. Como o MarcoSPinto disse, eu no meu só a fazer clutch kick é que o meto a fazer uns ângulos mais atrevidos... não é preciso ter medo do carro nesse aspecto. ;)

Sem duvida. O meu nunca descolou em qualquer situação, nem mesmo provocado se soltou a não ser em paralelos polidos.
Mas as sapatilhas também são bem largas.

Tive um durante 3anos como carro do dia, fiz cerca de 60 mil km nele, na minha opinião a manutenção é a normal de qualquer outro carro e o preço das peças é o equivalente se fores a casas de peças da concorrência, se fores á marca será certamente mais caro mas isso acontece em qualquer marca. Problemas conhecidos do carro são os já falados, a valvula que controla o ralenti ( 10euros na sucata ou uma limpeza resolve o assunto ) e o chassi na zona dos amortecedores traseiros pode começas a "rasgar" principalmente em carros rebaixados ou com suspensão dura, o motor usa corrente de distribuição o que em principio garante boa fiabilidade neste departamento.

O carro leva 4.5l de oleo semi sintetico com muda de filtro de oleo, gastas 40euros mais mao de obra se pagares a alguem apra fazer a troca ou menos se usares oleos piores o que claro não é aconselhavel...

Na cidade conta com consumos de 10l e isto se não fores acelera, em nacional 7l para cima e a 120 na autoestrada 8-9l, isto são consumos minimos atenção!

A traseira do meu nunca descolou sem contar e mesmo provocando não era fácil, numa rotunda só sai com mais facilidade a partir do meio da curva ( só mesmo carregando na embraiagem e largando depressa é que solta facilmente mas o desgaste que isso dá á embraiagem... ) Isto tanto com os pneus que vinham com o carro que tinham 9 anos como quando pus pneus novos se manteve.

O conforto acho que era excelente tanto com o carro original como quando pus amortecedores e molas opcionais do kit m mesmo com jante 16, só era desconfortavel em autoestrada onde a 120 já se ouvia bem o motor.

Quanto e carro do dia a dia, é um bocado grande para estacionar todos os dias mas depende de habilidade de cada um, os comandos do carro são um bocado pesados mas tudo isto é questão de habito.

O motor não é grande coisa a nivel de performance portanto não servirá para impressionar amigos com os civics ou ibizas se for o caso...só acorda as 4000 rpm e mesmo assim não impressiona.

Passa no meu db se quiseres ver mais umas coisas do modelo:
http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/88867-bmw-318is-coupe-1993-a.html

Bom, só agora verifiquei o tópico. Agradeço a todos pelas respostas. Vou ficar de olho nos exemplares que encontrar no standvirtual, e quando tirar a carta vou ver os carros e tentar fazer um test-drivezinho. Realmente a minha maior preocupação e que, depois de comprar o carro com o dinheiro que tenho vindo a acumular há um ano, passado umas semanitas me depare com uma factura de reparação nas centenas de euros. Tenho visto os consumos também, e pelo que vejo anda nos 7-8 autoestrada e 8-10 cidade, o que não me parece assim tanto para o carro que é. A diferença entre os motores m42 e m44 não parece ser muita, e não justifica para mim a diferença de preço, acho.

Ah, e quando à questão da traseira escorregadia, bem, como recém encartado prometo andar com cuidado ;)

Bom, só agora verifiquei o tópico. Agradeço a todos pelas respostas. Vou ficar de olho nos exemplares que encontrar no standvirtual, e quando tirar a carta vou ver os carros e tentar fazer um test-drivezinho. Realmente a minha maior preocupação e que, depois de comprar o carro com o dinheiro que tenho vindo a acumular há um ano, passado umas semanitas me depare com uma factura de reparação nas centenas de euros. Tenho visto os consumos também, e pelo que vejo anda nos 7-8 autoestrada e 8-10 cidade, o que não me parece assim tanto para o carro que é. A diferença entre os motores m42 e m44 não parece ser muita, e não justifica para mim a diferença de preço, acho.

Ah, e quando à questão da traseira escorregadia, bem, como recém encartado prometo andar com cuidado ;)

Eu também prometi e a primeira coisa que fiz depois de ir buscar a carta foi pegar no carro cá de casa e dar uma boa esgalhadela.
Acho que só ganhei tino quando fiz uns 2 anos de carta.

Mas pronto, por acaso gosto bastante desse modelo e o motor com 140cv até pode ser molengão em baixas mas penso que dará para te divertires bastante.
Se não te meteres em azeiteirices de rebaixamentos, alargadores e películas mais escuras que a noite, penso que tens carro para andar para a frente.
Esse exemplar verde parece estar mesmo excepcionalmente bem tratado.

Não é com o pé na embraiagem. É embraiares, dares gás e largares. Nunca fizeste drift pois não?
Antes de te teres explicado (mal), gostava de saber como é que consegues assumir seja o que for, com base no que eu disse. Mas não, não faço drifts por sistema na estrada. Aí, quando quero, desligo a electrónica do serie 1 e divirto-me um pouco, e sempre com piso molhado, para não derreter pneu. Mas, na pista faço-o com muito mais regularidade e divertimento.

Um carro destes, com esta idade, sempre são alguns cavalos e cilindrada, nas mãos de um recém encartado, e com as condições certas, é um perigo, potencialmente. E antes que voltes a assumir o que quer que seja, não estou a cuspir para o ar. Logicamente que numa condução normal, nas mãos de condutor experiente, este carro não causa grande dificuldade.

Para o pessoal que diz que as performances não impressionam,não se esqueçam que a maior parte dos que andam por aí já andam "cansados" Eu tive sorte,comprei um à 6 meses com um só dono150mil klm reais e quase novo de interior(o exterior só precisou de um polimento) só o comprei para umas brincadeiras e a traseira do meu sai quando eu quero,seja à chuva ou a seco...é um m44 e custou 1500. Mas tive paciência para o encontrar...

Antes de te teres explicado (mal), gostava de saber como é que consegues assumir seja o que for, com base no que eu disse. Mas não, não faço drifts por sistema na estrada. Aí, quando quero, desligo a electrónica do serie 1 e divirto-me um pouco, e sempre com piso molhado, para não derreter pneu. Mas, na pista faço-o com muito mais regularidade e divertimento.

Um carro destes, com esta idade, sempre são alguns cavalos e cilindrada, nas mãos de um recém encartado, e com as condições certas, é um perigo, potencialmente. E antes que voltes a assumir o que quer que seja, não estou a cuspir para o ar. Logicamente que numa condução normal, nas mãos de condutor experiente, este carro não causa grande dificuldade.

Não precisas de te exaltar e muito menos dares explicação do que quer que seja.

Então eu falo-te de embraiar para o drift e tu interpretas como fazer rotundas com o carro desengatado. [:D]

Apareceram aqui outros users que perceberam logo o que eu queria dizer, coisa que tu não fizeste. Se foi distracção ou mesmo falta de experiência na arte (drift) não sei.

E deixa que te diga que o série 1 que tens é tão bom para o drift como este 318is, ambos com muita falta de força o que os torna pouco hábeis para esse tipo de brincadeira.

Para o pessoal que diz que as performances não impressionam,não se esqueçam que a maior parte dos que andam por aí já andam "cansados" Eu tive sorte,comprei um à 6 meses com um só dono150mil klm reais e quase novo de interior(o exterior só precisou de um polimento) só o comprei para umas brincadeiras e a traseira do meu sai quando eu quero,seja à chuva ou a seco...é um m44 e custou 1500. Mas tive paciência para o encontrar...

Aposto que o diferencial é o do 316. Investiga isso. O rapporte do diferencial é diferente, permitindo mais força e subida de rotação mais rápida. Só perde em velocidade máxima.

Não precisas de te exaltar e muito menos dares explicação do que quer que seja.

Então eu falo-te de embraiar para o drift e tu interpretas como fazer rotundas com o carro desengatado. [:D]

Apareceram aqui outros users que perceberam logo o que eu queria dizer, coisa que tu não fizeste. Se foi distracção ou mesmo falta de experiência na arte (drift) não sei.

E deixa que te diga que o série 1 que tens é tão bom para o drift como este 318is, ambos com muita falta de força o que os torna pouco hábeis para esse tipo de brincadeira.

Quanto ao exaltar, mais uma vez gostaria que me mostrasses onde é que percebes isso. Voltas a fazer o que já fizeste antes, que é, assumir o que não tens capacidade para fazer, através dos posts escritos.

Quanto à tua péssima explicação (se voltares atrás e leres o seguimento dos posts, acho que chegarás à mesma conclusão), ou pelo menos admite que a construção da frase (se embraires não) em resposta ao meu post, pode deixar uma interpretação ambigua. Claramente disseste uma coisa, e eu interpretei outra. Se isso é motivo para te rires, gozares, e ainda vires dizer que nunca fiz drift, isso é lá contigo, não deixa de ser errado, no meu ponto de vista.

Agora a melhor parte (esta tinha aparecer...), o meu 116i para drift...eu sei bem o que o carro dá ou não para fazer, além de saber bem a potência que o carro tem e que não tem. Para mim, o carro não foi comprado para drift, nem tão pouco mais ou menos é aquilo que faço quando lhe desligo a electrónica (atrás estava claramente a provocar-te para te ver chegar a este ponto). A traseira do S1 com chuva e sem desligar a electrónica, é viva, não há volta a dar. Sem a electrónica, consegue-se brincar um pouco, fazer umas rotundas de uma forma engraçada, mas drifts, apenas por breves instantes e com as condições certas.

Na pista, foi outra provocação, mas não deves ter reparado, ou então decidiste ignorar. A pista que me refiro é de karts, um dos meus desportos de eleição, desde há 13 anos a esta parte. Mais uma vez, nada tem a ver com drifts.

Podes dizer o que quiseres sobre o 318is ou o 116i, mas "ambos com muita falta de força" diz quais são os teus padrões de potência. Parece-me muito exagerado para os casos em questão.

Ando com regularidade num 320i de 130cv de 1993, com umas belas "sapatas", e deixa-me que te diga que a traseira não precisa de muito para ser provocada. Com chuva então (dito pelo dono) é preciso ter muita calma com o acelerador. Os 2 acidentes que teve, um deles fez uma rotunda de lado, mas "falhou" a saida...a traseira deu-lhe uma chicotada que não conseguiu segurar o carro. Isto com piso seco.

BTW, esta conversa da treta, nada tem a ver com o que quis passar. Nunca falei ao autor do tópico nos drifts, mas sim no cuidado que deveria ter com este carro. Se tu achas que este é o carro ideal (considerando onde tem a tracção, a sua potência e idade - levantando algumas reservas acerca da segurança), estás no teu direito. Mas dizer que este carro em piso molhado não tem uma traseira perigosa, nas mãos de um inexperiente, é brincar com o fogo. Acredita se quiseres, tenho uma colega de trabalho que o 1º carro dela era exactamente este, 318is coupe (carro do papá), que depois de uns sustos, foi vendido para comprar um A4 Avant. Ainda esta semana se falou nisso, e disse-me que adorava o carro, mas que se sentia muito insegura à chuva (logicamente não sei o estado do carro/pneus e companhia, mas como era o carro do Pai, presumo que o Pai não lhe passaria um carro mau nestes aspectos).

Já o disse neste tópico, um condutor experiente, não terá problemas alguns em conduzir um carro destes. Mas não é o caso.

é o termo correcto a usar na manutenção de qualquer equipamento.

numa situação hipotética de ter de colocar um motor reconstruído ou reconstruir o que está é de apenas 150€? Muito bom. É só avançar com a compra.
para si, sim, trocar o motor ou reconstruir aquele custa 150€. Os restantes users certamente leram bem.

Não! Lol ele tem é ainda muita força,e está de origem até ao tutano,inclusive o conjunto pneumático,o que também ajuda a traseira a soltar....

Quanto ao exaltar, mais uma vez gostaria que me mostrasses onde é que percebes isso. Voltas a fazer o que já fizeste antes, que é, assumir o que não tens capacidade para fazer, através dos posts escritos.

Quanto à tua péssima explicação (se voltares atrás e leres o seguimento dos posts, acho que chegarás à mesma conclusão), ou pelo menos admite que a construção da frase (se embraires não) em resposta ao meu post, pode deixar uma interpretação ambigua. Claramente disseste uma coisa, e eu interpretei outra. Se isso é motivo para te rires, gozares, e ainda vires dizer que nunca fiz drift, isso é lá contigo, não deixa de ser errado, no meu ponto de vista.

Agora a melhor parte (esta tinha aparecer...), o meu 116i para drift...eu sei bem o que o carro dá ou não para fazer, além de saber bem a potência que o carro tem e que não tem. Para mim, o carro não foi comprado para drift, nem tão pouco mais ou menos é aquilo que faço quando lhe desligo a electrónica (atrás estava claramente a provocar-te para te ver chegar a este ponto). A traseira do S1 com chuva e sem desligar a electrónica, é viva, não há volta a dar. Sem a electrónica, consegue-se brincar um pouco, fazer umas rotundas de uma forma engraçada, mas drifts, apenas por breves instantes e com as condições certas.

Na pista, foi outra provocação, mas não deves ter reparado, ou então decidiste ignorar. A pista que me refiro é de karts, um dos meus desportos de eleição, desde há 13 anos a esta parte. Mais uma vez, nada tem a ver com drifts.

Podes dizer o que quiseres sobre o 318is ou o 116i, mas "ambos com muita falta de força" diz quais são os teus padrões de potência. Parece-me muito exagerado para os casos em questão.

Ando com regularidade num 320i de 130cv de 1993, com umas belas "sapatas", e deixa-me que te diga que a traseira não precisa de muito para ser provocada. Com chuva então (dito pelo dono) é preciso ter muita calma com o acelerador. Os 2 acidentes que teve, um deles fez uma rotunda de lado, mas "falhou" a saida...a traseira deu-lhe uma chicotada que não conseguiu segurar o carro. Isto com piso seco.

BTW, esta conversa da treta, nada tem a ver com o que quis passar. Nunca falei ao autor do tópico nos drifts, mas sim no cuidado que deveria ter com este carro. Se tu achas que este é o carro ideal (considerando onde tem a tracção, a sua potência e idade - levantando algumas reservas acerca da segurança), estás no teu direito. Mas dizer que este carro em piso molhado não tem uma traseira perigosa, nas mãos de um inexperiente, é brincar com o fogo. Acredita se quiseres, tenho uma colega de trabalho que o 1º carro dela era exactamente este, 318is coupe (carro do papá), que depois de uns sustos, foi vendido para comprar um A4 Avant. Ainda esta semana se falou nisso, e disse-me que adorava o carro, mas que se sentia muito insegura à chuva (logicamente não sei o estado do carro/pneus e companhia, mas como era o carro do Pai, presumo que o Pai não lhe passaria um carro mau nestes aspectos).

Já o disse neste tópico, um condutor experiente, não terá problemas alguns em conduzir um carro destes. Mas não é o caso.

É óbvio que um RWD é mais perigoso que um FWD. Isso é quase inegável. A sobreviragem é inimiga dos condutores inexperientes.

Se tiver montados pneus dos chineses obviamente que torna tudo ainda mais perigoso.

Repara que em momento nenhum te ataquei ou sequer formulei juízos sobre ti. Talvez tenhas interpretado a minha pergunta "Nunca fizeste drift pois não?" em sentido pejorativo mas curiosamente nem sequer tive essa intenção. Talvez se tivesse perguntado "Se já fizeste drift sabes que é assim que se faz".

Mas pronto, interpretaste mal, feri-te o ego e passaste a disparar em todas as direcções.

Aqui é tudo uma questão de parâmetros. Um 116i ou um 318is (para quem souber) são fáceis de provocar se o piso estiver molhado, mas em piso seco simplesmente não se arrastam nem têm potência suficiente para corrigir trajectórias.

320i de 1993 com 130cv? Por acaso não conheço nenhum. Deves querer dizer 150cv, e mesmo esse apesar de ser um 6 cilindros não o considero nada de especial já agora.

Mas pronto, depende do que estamos habituados.

É óbvio que um RWD é mais perigoso que um FWD. Isso é quase inegável. A sobreviragem é inimiga dos condutores inexperientes.

Foi sempre a mensagem que quis passar.

Se tiver montados pneus dos chineses obviamente que torna tudo ainda mais perigoso.

Pois...

Repara que em momento nenhum te ataquei ou sequer formulei juízos sobre ti. Talvez tenhas interpretado a minha pergunta "Nunca fizeste drift pois não?" em sentido pejorativo mas curiosamente nem sequer tive essa intenção. Talvez se tivesse perguntado "Se já fizeste drift sabes que é assim que se faz".

Mas pronto, interpretaste mal, feri-te o ego e passaste a disparar em todas as direcções.

Não há egos feridos, nem cowboyadas de faroeste. Só um off-topic que nem devia ter sido criado e alimentado (reporto-me ao drift).

Aqui é tudo uma questão de parâmetros. Um 116i ou um 318is (para quem souber) são fáceis de provocar se o piso estiver molhado, mas em piso seco simplesmente não se arrastam nem têm potência suficiente para corrigir trajectórias.

Concordo e já o afirmei (pelo menos para o meu, que é onde eu tenho mais experiência).

320i de 1993 com 130cv? Por acaso não conheço nenhum. Deves querer dizer 150cv, e mesmo esse apesar de ser um 6 cilindros não o considero nada de especial já agora.

O dono diz que tem 130cv, eu fiquei como tu a olhar para ele...mas o importante é o que disseste a seguir. Para um carro que não é "nada de especial", a traseira não é dificil de provocar. Um pouco como o 318is.

Mas pronto, depende do que estamos habituados.

Certo.

A azul.

Escrita e interpretação é bem diferente de discurso pessoal e interpretação. E mais uma vez isso fica bem demonstrado aqui.
És um user que tenho bem em conta por aqui e quando escrevi aquela frase que despoletou tudo o resto, nem sequer lhe atribuí segundo sentido e muito menos tom de gozo ou de rebaixamento.

Concordo com tudo que escreveste.

Abraço

Ecoflex, como já referido e se o 320i que te referes é o E36 (o que só pode ser, atendendo o ano), então o mesmo tem 150cv. [;)]

Já agora, deixo lista já colocada na primeira página deste tópico, em que tem os motores que estiveram presentes no E36:

Ficam a seguir, todas as motorizações a gasolina presente no E36 (isto sem contar com as motorizações por parte da Alpina)

Escrita e interpretação é bem diferente de discurso pessoal e interpretação. E mais uma vez isso fica bem demonstrado aqui.
És um user que tenho bem em conta por aqui e quando escrevi aquela frase que despoletou tudo o resto, nem sequer lhe atribuí segundo sentido e muito menos tom de gozo ou de rebaixamento.

Concordo com tudo que escreveste.

Abraço

Acho que nenhum de nós entrou por ofensas pessoais. Não faz o meu género, e não me parece que faça o teu.

Cumps.

EDIT: Só para completar, aprecio os teus posts, e o conhecimento que demonstras ter e a vontade de o partilhares com os demais.
Ecoflex, como já referido e se o 320i que te referes é o E36 (o que só pode ser, atendendo o ano), então o mesmo tem 150cv. [;)]

Já agora, deixo lista já colocada na primeira página deste tópico, em que tem os motores que estiveram presentes no E36:

Certo, é o que eu acho também, mas o dono pensa que só tem 130cv e dei-lhe o beneficio da dúvida numa primeira instância. O MarcoSPinto já me tinha elucidado sobre o assunto.

Última edição:
Voltar
Superior