Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Draso 0.50 50 Ah, alguém conhece? [] Pois é, resolveu calar-se hoje, ao 6ºaniversário apr
![]()
A bateria da minha Mazda 5 2.0 CD 143cv, morreu do nada.
Havia comprado em Setembro de 2011 uma Tudor Standard Battery TC954 (12V-95Ah e 680 A de arranque) por 108 euros.
E em pouco mais de 2 anos a mesma "morreu". Nunca tal me havia acontecido.
Como estou escaldado com este modelo e como terei que ir procurar bateria este fim de semana , que alternativas aconselham ?
Os alarmes e outros aparelhos gastam corrente, mas numa utilização normal deve ser completamente desprezável e nunca deve levar a bateria a perder parte importante da carga - coisa que as baterias de chumbo usadas nos carros não gostam por duas razões (sulfatam e não são preparadas para descargas severas - deep cycle).
Os motores de arranque julgo terem entre 1 a 2 cv (aprox. 1000 a 2000Watts) o que dá correntes em torno dos 100Amperes. Se o motor arranque rodar por 10segundos (normalmente é preciso muito menos tempo) o gasto deve andar perto do 0.25A/horas (10/3600 * 100A).
Os alternadores conseguem fornecer correntes de 30 a 100 Amperes, considerando um valor de 10A (o valor depende da rotação a que trabalham) basta pouco mais de 1 minuto para repor a carga.
É anunciado que as baterias usadas nos carros tem um tempo de vida médio de 4 anos, a minha experiência é de que anda mais perto dos 6 anos mas já vi baterias a durarem perto de 10 como outras a durarem muito menos do que 4.
Eu tenho um carro igual a esse e aos 9 anos o carro começou a ter dificuldade em pegar a quente, nunca pensei ser da bateria pois o motor rodava e a quente deveria ser mais fácil de por a funcionar, enganei-me pois era mesmo a bateria, acontece que nestes carros a quente precisa de mais rotação para pegar que a frio e não estava a ter a necessária por isso custava a pegar, comprei uma ENERGY na texoleo por 65€ que era igualzinha à varta de origem com o carimbo GM, desde ai nunca mais tive problemas.Antes de mais bom post.
A bateria do meu Opel Corsa c 1.3cdti de 2005 ja vai com 10 anos, falando de cor é uma bateria de 60Ah 370 amperes de origem; não sei dizer se é sorte (estou contente, claro) mas explicando o que tenho feito: o meu andamento, ate 2012 era quase todos os dias de 20Km pelo menos; no arranque quase nunca precisei de esforçar muito para o pôr a trabalhar, dou à chave, se não pegar logo não esforço o motor e tento novamente com uma ignição não forçada e logo pega;depois de 2012 passei a andar muito menos, apenas 70 km por semana aproximadamente (em uma ou duas vigens) e não notei que a bateria se ressentisse por isso.
Conheci alguém uma vez num curso em que tinha um opel corsa A a diesel, que me disse, na altura, que a bateria era de origem com 15 anos, para minha admiração. E ainda conheço alguém que tem um audi A3 e é emigrante, só anda com o carro em um mes quando de férias, a bateria ja tem alguns anos e o carro sempre lhe tem pegado bem quando volta, acontece o seguinte: ele desliga o borne negativo da bateria (- , massa) sempre que vai embora, indo eu ocasionalmente a pôr o carro a trabalhar (um bocado acelerado) por alguns minutos de mes a mes ou de dois em dois meses.
Sorte ou não também, estes são casos positivos.